A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Vozes verbais Partícula SE Concordância

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Vozes verbais Partícula SE Concordância"— Transcrição da apresentação:

1 Vozes verbais Partícula SE Concordância
EE Coronel Calhau EE Orlando Alves Pereira

2 O lixo Luís Fernando Veríssimo

3 Encontram-se na área de serviço. Cada um com seu pacote de lixo
Encontram-se na área de serviço. Cada um com seu pacote de lixo. É a primeira vez que se falam. - Bom dia... - Bom dia. - A senhora é do E o senhor do É. - Eu ainda não lhe conhecia pessoalmente... - Pois é... - Desculpe a minha indiscrição, mas tenho visto o seu lixo... - O meu quê? - O seu lixo. - Ah... - Reparei que nunca é muito. Sua família deve ser pequena... - Na verdade sou só eu. - Mmmm. Notei também que o senhor usa muito comida em lata.

4 - É que eu tenho que fazer minha própria comida
- É que eu tenho que fazer minha própria comida. E como não sei cozinhar... - Entendo. - A senhora também... - Me chame de você. - Você também perdoe a minha indiscrição, mas tenho visto alguns restos de comida em seu lixo. Champignons, coisas assim... - É que eu gosto muito de cozinhar. Fazer pratos diferentes. Mas, como moro sozinha, às vezes sobra... - A senhora... Você não tem família? - Tenho, mas não aqui. - No Espírito Santo. - Como é que você sabe? - Vejo uns envelopes no seu lixo. Do Espírito Santo. - É. Mamãe escreve todas as semanas. - Ela é professora?

5 - Isso é incrível! Como foi que você adivinhou?
- Pela letra no envelope. Achei que era letra de professora. - O senhor não recebe muitas cartas. A julgar pelo seu lixo. - Pois é... - No outro dia tinha um envelope de telegrama amassado. - É. - Más notícias? - Meu pai. Morreu. - Sinto muito. - Ele já estava bem velhinho. Lá no Sul. Há tempos não nos víamos. - Foi por isso que você recomeçou a fumar? - Como é que você sabe? - De um dia para o outro começaram a aparecer carteiras de cigarro amassadas no seu lixo. - É verdade. Mas consegui parar outra vez.

6 - Eu, graças a Deus, nunca fumei.
- Eu sei. Mas tenho visto uns vidrinhos de comprimido no seu lixo... - Tranqüilizantes. Foi uma fase. Já passou. - Você brigou com o namorado, certo? - Isso você também descobriu no lixo? - Primeiro o buquê de flores, com o cartãozinho, jogado fora. Depois, muito lenço de papel. - É, chorei bastante, mas já passou. - Mas hoje ainda tem uns lencinhos... - É que eu estou com um pouco de coriza. - Ah. - Vejo muita revista de palavras cruzadas no seu lixo. - É. Sim. Bem. Eu fico muito em casa. Não saio muito. Sabe como é. - Namorada? - Não.

7 - Mas há uns dias tinha uma fotografia de mulher no seu lixo
- Mas há uns dias tinha uma fotografia de mulher no seu lixo. Até bonitinha. - Eu estava limpando umas gavetas. Coisa antiga. - Você não rasgou a fotografia. Isso significa que, no fundo, você quer que ela volte. - Você já está analisando o meu lixo! - Não posso negar que o seu lixo me interessou. - Engraçado. Quando examinei o seu lixo, decidi que gostaria de conhecê-la. Acho que foi a poesia. - Não! Você viu meus poemas? - Vi e gostei muito. - Mas são muito ruins! - Se você achasse eles ruins mesmo, teria rasgado. Eles só estavam dobrados. - Se eu soubesse que você ia ler... - Só não fiquei com eles porque, afinal, estaria roubando. Se bem que, não sei: o lixo da pessoa ainda é propriedade dela? - Acho que não. Lixo é domínio público.

8 - Você tem razão. Através do lixo, o particular se torna público
- Você tem razão. Através do lixo, o particular se torna público. O que sobra da nossa vida privada se integra com a sobra dos outros. O lixo é comunitário. É a nossa parte mais social. Será isso? - Bom, aí você já está indo fundo demais no lixo. Acho que... - Ontem, no seu lixo... - O quê? - Me enganei, ou eram cascas de camarão? - Acertou. Comprei uns camarões graúdos e descasquei. - Eu adoro camarão. - Descasquei, mas ainda não comi. Quem sabe a gente pode... - Jantar juntos? - É. - Não quero dar trabalho. - Trabalho nenhum. - Vai sujar a sua cozinha? Nada. Num instante se limpa tudo e põe os restos fora. - No seu lixo ou no meu?

9 O homem carrega o lixo. sujeito agente (pratica a ação) carrega = verbo na voz ativa

10 O lixo é carregado pelo homem.
sujeito paciente (sofre a ação verbal) é carregado = locução verbal na voz passiva

11 A jovem feriu-se enquanto separava o ↓ lixo para a reciclagem.
sujeito agente e paciente feriu-se = verbo na voz reflexiva

12 As vozes verbais podem ser:
Ativa – quando o sujeito pratica a ação verbal Passiva – quando o sujeito sofre a ação verbal Reflexiva – quando o sujeito pratica e sofre a ação verbal

13 Observe: A mulher bebe a água da chuva. Voz ativa Como fica a voz passiva correspondente?

14 A mulher bebe a água da chuva.
A água da chuva é bebida pela mulher. O homem e a mulher reciclam o lixo. voz ativa O lixo é reciclado pelo homem e pela mulher. voz passiva correspondente

15 Eu fiz o bolo. voz ativa O bolo foi feito por mim. voz passiva correspondente

16 Será que toda voz ativa apresenta uma voz passiva correspondente?
Eu moro em Salvador. Preciso de sua ajuda. Vou a São Paulo no próximo feriado. A mulher bebe a água da chuva. O homem e a mulher reciclam o lixo. Eu fiz o bolo. Qual é o segredo??????????

17 Eu fiz o bolo. (voz ativa)
Resposta: É preciso existir um OBJETO DIRETO na voz ativa para que haja uma voz passiva correspondente! Eu fiz o bolo. (voz ativa) ↓ ↓ ↓ sujeito VTD objeto direto O bolo foi feito por mim. (voz passiva) sujeito loc. verbal agente da passiva Agente da passiva = realiza a ação na voz passiva

18 Voz ativa: Eu reciclo lixo.
A voz passiva pode ser: Analítica O lixo é reciclado por mim. (I) Sintética Recicla-se lixo. (II) Observe as orações I e II e compare-as: Quais são as semelhanças (sentido)? Quais são as diferenças (sentido)?

19 Machucou-se durante a reciclagem. Vendem-se latas de lixo.
Observe ainda: Machucou-se durante a reciclagem. Vendem-se latas de lixo. Precisa-se de voluntários. Em que voz verbal encontra-se cada uma das orações acima? Reflexiva – o sujeito praticou e sofreu a ação de machucar-se. Passiva – Latas de lixo são vendidas. Ativa – Alguém (sujeito indeterminado) precisa de voluntários.

20 Desafio: Classifique o SE presente nas seguintes orações (partícula apassivadora, pronome reflexivo, índice de indeterminação do sujeito): Recicla-se lixo.

21 Desafio: Recicla-se lixo. (partícula apassivadora)

22 2. Deseja-se um futuro melhor.

23 2. Deseja-se um futuro melhor.
(partícula apassivadora)

24 3. Nos Estados Unidos, até os lixos arrumam-se para a festa.

25 3. Nos Estados Unidos, até os lixos arrumam-se para a festa.
(pronome reflexivo)

26 4. Candidatou-se ao cargo de dono de casa!

27 4. Candidatou-se ao cargo de dono de casa!
(pronome reflexivo)

28 5. Vive-se bem em lugares limpos.

29 5. Vive-se bem em lugares limpos.
(índice de indeterminação do sujeito)

30 6. Machucou-se enquanto praticava exercícios.

31 6. Machucou-se enquanto praticava exercícios.
(pronome reflexivo)

32 A gramática normativa e o uso:
Vende-se filhotes de cães yorkshire e cocker spaniel inglês pura raça ótimo preço fone:(019)   

33 Vende-se filhotes de cães.
Segundo a gramática normativa (norma culta / norma urbana de prestígio), como deveriam ser escritas as seguintes placas? Vende-se filhotes de cães. Vende-se filhotes de cão. Aluga-se apartamentos na orla.

34 O verbo de uma oração deve concordar em pessoa a número com o sujeito:
Regra de concordância: O verbo de uma oração deve concordar em pessoa a número com o sujeito: Vendem-se filhotes de cão. = filhotes de cão são vendidos. Alugam-se apartamentos na orla. = apartamentos na orla são alugados. Todas as imagens utilizadas neste material, exceto a do slide 26, foram retiradas do site


Carregar ppt "Vozes verbais Partícula SE Concordância"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google