A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÉTRICAS ASSOCIADAS AO DESENVOLVIMENTO DE

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÉTRICAS ASSOCIADAS AO DESENVOLVIMENTO DE"— Transcrição da apresentação:

1 MÉTRICAS ASSOCIADAS AO DESENVOLVIMENTO DE
Faculdade Cenecista Nossa Senhora dos Anjos FACENSA Sistemas de Informação MÉTRICAS ASSOCIADAS AO DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE USANDO MÉTODOS ÁGEIS por Guilherme da Silveira Elias - Monografia apresentada na disciplina de Trabalho de Conclusão de Curso I, sob orientação do Prof. Daniel Wildt

2 AGENDA Motivação Objetivos do trabalho Referencial teórico
Estado da arte Solução Proposta Considerações finais Perguntas

3 MOTIVAÇÃO A função do desenvolvedor obviamente
é garantir qualidade! OPA COMO ASSIM? Mais INSPIRAÇÃO e menos TRANSPIRAÇÃO (Ferramentas – Boas Práticas – Métricas) Realidade do Mercado Trabalho: Este tópico fica destinado a explicar a origem da idéia do trabalho, que ocorreu através do meu ingresso na área de desenvolvimento de software, vendo que tudo aquilo que eu até então tinha aprendido era muito bonito, mas muito poucos aplicam. Métodos Ágeis: A minha identificação com os principios e valores do manifesto ágil até mesmo antes de conhece-lo. Métricas de Software: Além de toda a curiosidade que já tinha sido despertada através da aplicação de métricas em um projeto que trabalhei (aplicadas no minimo de forma equivocada), o Daniel foi quem deu a grande idéia.

4 OBJETIVOS DO TRABALHO Aprender, Praticar e Disseminar:
Métricas - Qualidade de Código Práticas e Princípios do Manifesto Ágil Uso de Ferramentas de Apoio (Java, .Net e RoR) Incentivo Grupos de Estudos Os tópico já dizem tudo, Conhecer uma gama maior de métricas, ferramentas aprender suas aplicações e estudar a fundo as práticas das principais Metodologias Ágeis (Scrum, XP, Lean, FDD ...)

5 REFERENCIAL TEÓRICO Modelos de Qualidade de Software (KOSCIANSKI,2006)
Métodos Ágeis (MANIFESTO,2008) Métodos Ágeis: Complemento do ultimo Slide, falo um pouco mais do que foi abordado para os estudos realizados em cima destas duas metodologias. Modelos de Qualidade: Irei falar um pouco de cada um deles, ressaltando principais caracteristicas. Métricas e Ferramentas de Apoio à Qualidade (LANZA,2004) e (TIAN, 2005)

6 ESTADO DA ARTE Práticas de XP (TELES, 2005)
Métricas e Métodos Ágeis (TOSHIAKI, 2007) Modelo de Medição (PEREIRA, 2003) Gerenciamento Distribuído e Métricas (BARRETO, 2002) Métricas e CMM nível 2. (MOREIRA, 2002) Estado da Arte: Neste irei comentar rapidamente o foco de cada um deles, ressaltando os critérios de comparação (Métricas de qualidade de código+ferramentas+práticas ágeis)

7 Propor um Guia de Boas Práticas de Codificação e Testes
SOLUÇÃO PROPOSTA Propor um Guia de Boas Práticas de Codificação e Testes Auditorias de Código Estático - Aplicar padrões de codificação (Code Standard) - Realizar revisões de código (Peer Review) - Ferramentas Continuação ... Identifico as principais características da solução, as métricas, as ferramentas para as tecnologias envolvidas.

8 SOLUÇÃO PROPOSTA (cont ...)
Testes Unitários – Funcionais - Testar até não conseguir a pensar em mais nenhum possível teste. (BECK, 2004) - Ambiente Automatizado Code Coverage - Garantir maior abrangência dos testes - Buscando qualidade nos teste

9 SOLUÇÃO PROPOSTA (cont ...)
TAMANHO - SLOC, LOC, KLOC - Mensurar métodos, classes, módulos etc.. COMPLEXIDADE - Sinônimo de Legibilidade!! OO - Acoplamento, Abstração REFACTORING - Instrumento de otimização C.I. - Agir de forma preventiva

10 CONSIDERAÇÕES FINAIS TO DO DONE DOING
Objetivos Alcançados: Neste tópico irei focar no que a meu modo de ver, consegui a evoluir e aprender acima de tudo (o que não foi pouca coisa). Dificuldades Encontradas: Aqui mencionarei a enorme gama encontrada no assunto métricas de software, ou seja para tudo se pode usar métricas, inclusive da forma correta ou não. Irei falar sobre o foco tomado “Métricas de qualidade de Código”. Próximos Passos: O Start dado junto aos projetos dos grupos, os experimentos que já realizei e estou aprimorando junto ao classdiary para definir um “toolset”.

11 REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS
BARRETO, Fabiane Vavassori. Metodologia para o gerenciamento distribuído de projeto e métricas de software, Florianópolis, 2002 LANZA, Michele. Object-Oriented Metrics in Pratice, using software metrics to characterize, evaluate, and improve the design of object-oriented systems. Springer, 2006. KOSCIANSKI , André e dos Santos Soares, Michel. Qualidade de Software. São Paulo: Novatec, 2006; MANIFESTO, Agile. Manifesto for Agile Software Development. Disponível em: ( Consultado em abril de 2001; TIAN, Jeff. Software Quality Engineering. Testing, Quality Assurance, Quantifiable Improvement. New Jersey: John Wiley & Sons, Inc. 2005 MANHÃES, Vincíus Teles. Um estudo de Caso das praticas e valores da Extreme Programming, Rio de Janeiro, 2005. MOREIRA, Gabriela Carneiro Campelo, A Utilização de métricas na Gerencia de Projetos de Software. Uma abordagem focada no CMM nível 2. Recife, 2002. PEREIRA, Eduardo Borges. Um modelo de medição para processos de desenvolvimento de software, Belo Horizonte, 2003. TOSHIAKI, Danilo Sato. Uso Eficaz de Métricas no Desenvolvimento Ágil de software, São Paulo, 2007. BECK, Kent. Programação Extrema Explicada. Porto Alegre: Bookman, 2004;

12 PERGUNTAS ?


Carregar ppt "MÉTRICAS ASSOCIADAS AO DESENVOLVIMENTO DE"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google