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Gestão de Mudanças - ITIL

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Apresentação em tema: "Gestão de Mudanças - ITIL"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão de Mudanças - ITIL
3/26/2017 8:27 AM Gestão de Mudanças - ITIL Autor Jamildo Feitosa Nº 22 © 2005 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

2 Agenda Retornos Tangíveis de um Projeto ITIL Conclusão O que é ITIL
ITIL não é... Certificações do ITIL Gerenciamento de Serviços em TI Modelo de Processo de Suporte a Serviço Processo adequado ao propósito Gerenciamento de Mudanças Objetivo Definição Responsabilidades Atividades Aceite Verificação e planejamento Coordenação Avaliação Exemplo de processo – Mudanças Relacionamento com gerenciamento de projetos Benefícios Retornos Tangíveis de um Projeto ITIL Conclusão

3 O que é ITIL Information Technology Infrastructure Library
3/26/2017 8:27 AM O que é ITIL Information Technology Infrastructure Library Abordagem para Gestão de Serviços da TI (ITSM) Modelo de gestão baseado em processos Padrão aberto que se tornou padrão de fato Biblioteca composta por 7 livros principais Conjunto de melhores práticas Se tornou de Fato um Padrão em 1990. ITIL é composto de práticas que já foram provadas. Apesar de Ser um padrão aberto os direitos cópias são da OCG © 2005 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

4 3/26/2017 8:27 AM ITIL não é... ITIL não é uma Metodologia, é um conjunto de Melhores Práticas Melhores práticas: Serve de inspiração Sugere onde é possível chegar (os outros já chegaram) Sugere para quê Sugere por quê ITIL não é objetivo, objetivo é a Gestão de Serviços de TI (ITSM) O que é bom para um Negócio pode não ser bom para outro Metodologia esclarece exatamente o quê, para quê, por quê, como, etc © 2005 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

5 Certificações do ITIL Foundation Pré-requisito: nenhum
40 questões / múltipla escolha Prova online pela VUE / Prometric Custo: US$ 145,00 - EXIN Practitioner Pré-requisitos: Foundation, experiência prática 40 questões / múltipla escolha / estudo de caso Prova somente em Centro Autorizado Manager’s Pré-requisitos: Foundation, e anos, treinamento 2 exames de 3 horas

6 Gerenciamento de Serviços em TI
Suporte a Serviço engloba 1 função e 5 processos: Central de Serviços (Função) Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Mudanças Gerenciamento de Configuração Gerenciamento de Liberação Entrega de Serviços engloba 5 processos: Gerenciamento do Nível de Serviço Gerenciamento da Disponibilidade Gerenciamento da Capacidade Gerenciamento da Continuidade dos Serviços em TI Gerenciamento Financeiro

7 Gerenciamento de Serviços em TI
Suporte a Serviço Central de Serviços (Função) Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Mudanças Gerenciamento de Configuração Gerenciamento de Liberação Entrega de Serviços Gerenciamento do Nível de Serviço Gerenciamento da Disponibilidade Gerenciamento da Capacidade Gerenciamento da Continuidade dos Serviços em TI Gerenciamento Financeiro

8 Modelo de Processo de Suporte a Serviço

9 Sustentação: O Tripé (PPT)
3/26/2017 8:27 AM Sustentação: O Tripé (PPT) Processos Pessoas Tecnologia Processos Tecnologia Pessoas Conjunto formado por pessoas, processos e ferramentas que cooperam para assegurar a qualidade dos serviços com suporte a níveis de serviços acordados previamente com o cliente. © 2005 Microsoft Corporation. All rights reserved. This presentation is for informational purposes only. Microsoft makes no warranties, express or implied, in this summary.

10 Processo adequado ao propósito

11 Gerenciamento de Mudanças
Inter-relacionamento entre os processos Central de Serviços Nível de Serviço Disponibilidade Incidente Problema Segurança Mudança Financeiro Liberação Capacidade Configuração Continuidade de Serviços de TI

12 Gerenciamento de Mudanças
Objetivo Missão Assegurar que métodos padronizados e procedimentos são utilizados para o manuseio eficiente de todas as mudanças, de forma a minimizar o impacto de mudanças relacionadas a incidentes na qualidade dos serviços, e consequentemente melhorar as operações do dia-a-dia da organização. Lembre-se... “Nem toda Mudança é uma melhoria, mas toda melhoria requer uma mudança”

13 Gerenciamento de Mudanças
Definição Uma Mudança é: Uma ação que resulta em uma nova situação de um ou mais Itens de Configuração. Ação: adição, modificação ou remoção Itens de configuração (exemplos): aprovado, suportado ou referenciados: hardware, rede, software, aplicação, ambiente, sistema, desktop, documentação associada Qualquer ação que resulte em uma nova situação de um ou mais itens de configuração devem ser implementados dentro do processo de gerenciamento de mudanças.

14 Gerenciamento de Mudanças
Responsabilidades Gerente da mudança Comitê de controle de mudanças (CCM, ou Change Advisory Board CAB) Comitê de controle de mudanças/Comitê de Emergência (CCM/CE) Comitê de gerenciamento Revisor independente Construtor da mudança Executor da mudança

15 Gerenciamento de Mudanças
Atividades Aceite Classificação Verificação e planejamento Coordenação Construção Testes Execução/implementação Avaliação Provisão de informações gerenciais

16 Gerenciamento de Mudanças
Aceite Requisição de Mudança (RDM) deve incluir dados para realizar uma verificação: Razão da mudança Item de Configuração que será mudado O que envolve a mudança Quando a mudança será implementada Assim que a mudança é aceita, o solicitante deve ser notificado Aprovações não são dadas neste ponto

17 Gerenciamento de Mudanças
Verificação e planejamento Impacto que a mudança irá trazer ao negócio do cliente Efeito no desempenho da capacidade e performance da infra-estrutura, confiabilidade e resiliência, planos de contingência e segurança Impacto em outros serviços O efeito de mudanças não implementadas Os recursos requeridos e a disponibilidade deles

18 Gerenciamento de Mudanças
Avaliação A mudança teve o efeito desejado Usuários e clientes estão satisfeitos com os resultados Não existem efeitos inesperados ou indesejados Os recursos utilizados para implementar a mudança foram os planejados O plano de implementação funcionou corretamente A mudança foi implementada no tempo esperado e com os custos esperados O plano de volta, se aplicado, funcionou corretamente

19 Gerenciamento de Mudanças
Exemplo de processo - Mudanças Iniciadores da Mudança Menor Média Maior Gerente da Mudança CCM Comitê de Gerenciamento Gerente da Mudança Aprova, rejeita e programa Aprova, rejeita e programa Aprova, rejeita e programa Filtra requisição Não Aceita? Autorizada ? Gerente da Mudança Não Coordena a implementação da mudança Sim Sim Gerente da Mudança Construtor da Mudança Gerente da Mudança Não Aloca prioridade inicial Executa mudança, planos volta e planos de teste Funciona ? Sim Funciona ? Revisa mudança Sim Urgente? Não Falha Sim Procedimento Urgente Revisor independente Gerente da Mudança Não Gerente da Mudança Testa mudança Coordena Plano de volta Fecha Mudança Decide categoria ou modelo padrão Interação com Gerenciamento de Configuração: Registra a RDM Atualização das ações e da RDM Fechamento da RDM

20 Gerenciamento de Mudanças
Exemplo de processo – Mudanças Urgentes Processo normal tempo para teste ? Gerente da Mudança Coordena a implementação da mudança Gerente da Mudança Sim Chama o CCM ou CCM/CE Gerente da Mudança Revisor independente Funciona ? Sim Garante que os registros foram atualizados Testa mudança Gerente da Mudança Não Verifica impacto, recursos e urgência (rápido) Gerente da Mudança Gerente da Mudança Não Funciona ? Sim Coordena Plano de volta Revisa mudança Urgente? Não Sim Sim Sucesso ? Gerente da Mudança Não Fecha Mudança Prepara a mudança urgente Interação com Gerenciamento de Configuração: Registra a RDM Atualização das ações e da RDM Fechamento da RDM

21 Relacionamento com gerenciamento de projetos
Registro e classificação Monitoração da mudança Monitoração e planejamento Aprovação Construção Autorização e implementação Teste Avaliação (ex.: RPI) Implementação Gerenciamento de Mudanças Gerenciamento de Projetos/ Programas

22 Gerenciamento de Mudanças
Benefícios A condição de absorver grande número de mudanças sem impactos adversos nos serviços Menos mudanças falhas ou retornadas Melhores avaliações das mudanças serão realizadas Flexibilidade para rapidamente rastrear mudanças menores ou urgentes. Ajuda a manter a confiabilidade do BDGC Controle sobre alocação e consumo de recursos Melhora na comunicação relativa a mudanças

23 Benefícios ao Negócio Aumento geral na qualidade das operações que suportam negócios; Clientes sabem o que esperar de TI e o que deles é requerido para que os serviços sejam entregues; Incremento da produtividade geral através de aumento de disponibilidade e resiliência de TI; Gerenciamento da Continuidade focada no negócio e não apenas no tecnicismo; Melhoria de relacionamento entre provedores de TI e clientes.

24 Retornos Tangíveis de um Projeto ITIL
Falhas % de redução de falhas 50% de redução no tempo de solução Capacidade % de redução da capacidade excedente Disponibilidade % a mais na disponibilidade dos sistemas Tempo de Reparo 80% de redução no tempo de reparo Mudanças % de redução no tempo de conclusão de mudanças 50% de redução de alterações urgentes e dispendiosas TCO % de redução do custo total de propriedade. Fonte: Quint Wellington Redwood

25 Conclusão A nova Sociedade da Informação demanda organizações eficazes, que saibam aplicar a modelagem de processos para integrar: Processos de Negócio, Processos de desenvolvimento de software e Processos de Gestão e Governança de TI.

26 Referências [itSMF 1] IT Service Management Forum (itSMF)
itSMF Brasil: Livros ITIL: ITIL: Simulado online (em inglês):

27 Duvidas?

28 3/26/2017 8:27 AM © 2005 Microsoft Corporation. All rights reserved.
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