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Os desafios da governança nas organizações da sociedade civil

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Apresentação em tema: "Os desafios da governança nas organizações da sociedade civil"— Transcrição da apresentação:

1 Os desafios da governança nas organizações da sociedade civil
Carolina Andion

2 Como definir governança?
Um processo contínuo de construção e manejo de relações … …que determina o jeito de ser (modus operandi), o papel e o impacto social de uma OSC,… …resultante da existência de um sistema de relacionamento entre diversas audiências… …internas e externas à organização, direta ou indiretamente interessadas e… em diferentes posições de responsabilidade, autoridade e influência. Conselho e Diretoria terão papel central neste processo, em razão de estarem investidos deste poder.

3 Governança e planejamento
Uma governança efetiva exige conhecer a si mesmo: ter um bom planejamento MISSÃO: CAUSA, VOCAÇÃO O QUE FAZEMOS? PARA QUE FAZEMOS? COM QUEM FAZEMOS? A V L I Ç Ã O VISÃO: O QUE QUEREMOS TRANSFORMAR, ONDE QUEREMOS CHEGAR? PROGRAMAS: EIXOS EXTRATÉGICOS, ÁREAS PROJETOS E SERVIÇOS: AÇÕES Carolina Andion

4 Exemplo: Fundação Boticário
Missão: Promover e realizar ações de conservação da natureza Visão: Proteger importantes remanescentes de dois dos biomas mais ameaçados do Brasil: Mata Atlântica e Cerrado. Programas: (1) Proteção de áreas naturais, (2) apoio a projetos de outras organizações e (3) sensibilização da sociedade para a causa conservacionista Projetos/serviços: Unidades de Conservação Educação Ambiental Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação Revista Brasileira de Conservação da Natureza

5 Para colocar isso em prática qual a Estrutura jurídica essencial?
Órgãos Deliberativos (não executivos) Assembléia Geral (obrigatório para associações) Conselho Deliberativo (facultativo para associações, obrigatório para Fundações) Órgãos administrativos (executivos) Diretoria (obrigatório para associação e fundação) Conselho Fiscal (obrigatório para OSCIP e Fundação) Novo Código Civil (Lei nº de 10 de janeiro de 2002, já alterada pela Lei nº de 28 de junho de 2005)

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8 As Fases de Desenvolvimento das Organizações
Mudanças x tempo

9 A Fase Pioneira A identidade organizacional é dada pelo fundador ou pioneiro, é quem traz a visão, a chama da iniciativa para o grupo; O pioneiro atende diretamente “seu” público e muitas vezes é quem ensina aos demais o modo como atendê-lo: Todos se conhecem; todo mundo faz tudo: Somos uma grande família! Pode haver um certo paternalismo entre o fundador e os demais; A comunicação é fácil; as estruturas são simples; Percebe-se um forte sentimento de lealdade entre as pessoas; Os processos tendem a ser artesanais, com um certo improviso; A falta de controles impedem de se conhecer a situação real da organização; As dificuldades são enfrentadas com criatividade e rapidez; Os recursos são muito escassos; A questão básica: como crescer? A crise ao final desta fase é dolorosa, especialmente para o pioneiro, que normalmente muda de papel (Conselho) ou se afasta da organização.

10 A Fase da Diferenciação
A crise da fase pioneira leva à busca pela competência organizacional; A organização está centrada em sua profissionalização; Há uma valorização das regras, busca-se a padronização; Busca-se competência técnica e especialização nos profissionais da organização; A entidade passa a ter um organograma e as relações tornam-se formais; As decisões são tomadas de cima para baixo; Definem-se mecanismos de controle, normas e procedimentos; A comunicação é formal entre os setores; É uma fase de grandes investimentos internos: instalações, pessoas; Não são mais pessoas que doam por conhecer o fundador; doa-se para a organização; A questão básica: como dominar a tecnologia? A burocracia faz com que tudo demore a acontecer; O trabalho repetitivo faz com que a produtividade caia, a frieza nas relações traz desmotivação; A preocupação com os problemas internos é maior do que o público-alvo; A crise desta fase também é dolorosa, muitas vezes envolve o desligamento de grande número de funcionários.

11 A Fase Associativa A organização percebe-se como participante de um todo maior, de uma rede interdependente de relações entre diferentes organizações e interessados; Atuando em rede, participa de ações que ultrapassam os limites organizacionais; Busca-se a melhor utilização dos recursos e das capacidades existentes no sistema social; Impactos são levados em consideração nas decisões: impacto social, ambiental, político e econômico; O importante é que a organização tenha uma razão de ser no desenvolvimento do sistema social como um todo; A questão básica: como desenvolver a organização de forma sustentável (consciência sócio-ambiental)?

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13 Qual a melhor composição para um conselho?
Grupo que preza pela diversidade, pela pluralidade de idéias, experiências, posições, trajetórias... Grupo que tem representatividade: tem poder simbólico, político e legal... Grupo que se reúne periodicamente; o bastante para manter seu próprio processo vivo... Grupo que elabora políticas e posicionamentos... – por isso um número ímpar ajuda. – por isso diversidade ajuda. – por isso conversar ajuda. – por isso comitês ajudam. • É um grupo que cuida de si mesmo, prepara-se, renova-se...

14 A governança e as fases da organização
Na fase pioneira, o conselho pode ser composto pelos fundadores, tendendo a ser orientado à ação e diretamente. Muitas vezes vai se limitar a ouvir e comentar a respeito das atividades da organização, não possui liderança. Na fase de diferenciação, o conselho pode ser colocado “no alto da pirâmide”, sob o argumento de que sua tarefa é a determinação de diretrizes, é exercer poder, é orientar a direção. Liderança estratégica e fiduciária. Na fase de integração o conselho é visto parte de um processo de governança na qual inovação e desenvolvimento são temas íntimos. O conselho se torna um local para encorajamento, questionamento e suporte. Liderança criativa.

15 Vamos aplicar na nossa consultoria? Desenvolvendo os planos de ação
A organização que estamos trabalhando tem sua missão, visão, programas e projetos/serviços bem definidos? O que pode ser aperfeiçoado? Qual o sistema de governança da organização (formal e informal)? Ele é efetivo, funciona na prática? Qual a relação entre os diferentes níveis? Qual a fase que se encontra a organização? Os problemas que enfrenta se relacionam com a fase que se encontra? Quais sugestões práticas podemos oferecer para desenvolver a governança da organização? O que ela deve fazer para isso?


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