A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sequência Didáctica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sequência Didáctica."— Transcrição da apresentação:

1 Sequência Didáctica

2 O que é uma sequência didáctica?
Uma sequência didáctica é um conjunto de actividades de ensino e de aprendizagem articuladas , organizadas a partir da situação actual (conhecimentos prévios de tipo declarativo e procedimental) e visando atingir uma determinada meta. As actividades de ensino são planeadas por etapas para promover experiências de aprendizagem voltadas para o desenvolvimento de conhecimentos, habilidades e atitudes. A avaliação é monitorizada através dos descritores que explicitam o desempenho dos alunos nas suas experiências de aprendizagem.

3 Etapa A etapa pode ser entendida como uma actividade ou um conjunto de actividades em que se desenvolve trabalho explícito sobre um ou mais descritores de desempenho de uma competência ou competências. A etapa funciona como uma plataforma consolidada de conhecimentos (de tipo declarativo e procedimental) que favorecem as aprendizagens que se querem promover nas etapas seguintes. As etapas deverão conduzir o aluno a aprendizagens significativas, que se pretende que desenvolvam as competências.

4 Como organizar uma sequência didáctica?
Para elaborar uma sequência didáctica, é necessário: Ter em conta (diagnosticar) o estádio de desenvolvimento actual da turma (pré-requisitos) em relação aos conteúdos de aprendizagem e ao estádio que se pretende atingir : o produto final (resultado). Em função da meta a atingir , seleccionar os descritores de desempenho (aquilo que se espera que o aluno seja capaz de fazer) e os conteúdos que poderão levar os alunos a desenvolver as competências. Em função desse produto, escolher a competência foco; como no desenvolvimento do trabalho com os alunos, não se trabalha exclusivamente uma competência de cada vez, à competência foco outras deverão estar associadas ( competências de processo).

5 Como organizar uma sequência didáctica?
Organizar o processo de ensino em torno de situações-problema (um projecto, uma pergunta ou conjunto de perguntas, um tema), que desencadeia módulos organizados sistematicamente para fornecer aos alunos os instrumentos para dar respostas à situação-problema. Provocar um conflito cognitivo e promover a actividade mental do aluno, para que estabeleça relações entre os novos conteúdos e os conhecimentos prévios. Promover uma atitude favorável que seja motivadora em relação à aprendizagem dos conteúdos. Ajudar o aluno a adquirir habilidades relacionadaa com o aprender a aprender, que lhe permitam ter uma autonomia cada vez maior na sua aprendizagem.

6 Competência Foco Competência foco: competência que se pretende desenvolver de forma privilegiada numa determinada sequência. É seleccionada em função dos resultados que se pretendem alcançar numa determinada competência.

7 Competências Associadas ou de Processo
Competências associadas ou de processo: são as competências que auxiliam, de forma articulada, o desenvolvimento da competência foco. São alvo de ensino explícito e intencional e definidas de acordo com os descritores de desempenho que se pretendem trabalhar.

8 Sequência didáctica Uma sequência didáctica deve:
Promover um desenvolvimento integrado de diferentes competências. Privilegiar, ao mesmo tempo, um trabalho estruturado e estruturante no âmbito de cada uma das competências específicas. Criar contextos significativos para desencadear e regular as aprendizagens. Permitir a realização de uma avaliação centrada nos desempenhos dos alunos (processual/formativa e sumativa). Mobilizar recursos diversificados. Ter em conta circuitos pedagógicos de divulgação e consequente valorização dos produtos realizados pelos alunos.

9 Avaliação da Sequência
A sequência didáctica apela a dois tipos de produção - intermédias e final – e, por conseguinte, a duas formas de avaliação distintas. As produções intermédias estão ligadas sobretudo à avaliação formativa (avaliação processual – sistematização por etapas). A produção final está ligada à avaliação sumativa (avalia-se o conjunto de aprendizagens feitas ao longo da sequência).

10 Planificar uma sequência didáctica
Seleccionar o público -alvo Definir o produto final Delinear o processo (roteiro) Explicitar : competências (competência foco e competências associadas ao processo) ; desempenhos envolvidos; conteúdos associados; conhecimentos prévios; possível interdisciplinaridade. Apresentar as actividades que operacionalizam os desempenhos seleccionados.

11 Sequência Didáctica Roteiro
Apresentação Nome da sequência Contexto /projecto Ano de escolaridade Duração Competência foco associada ao resultado esperado Resultado esperado no final da sequência Descritores de desempenho Conteúdos associados Conhecimentos prévios Tema interdisciplinar

12 Sequência Didáctica Roteiro

13 Sequência Didáctica Roteiro

14 Sequência Didáctica Roteiro


Carregar ppt "Sequência Didáctica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google