A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inovação Estratégica “Case W. L. Gore” Prof. Leopoldo Cezar Almeida

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inovação Estratégica “Case W. L. Gore” Prof. Leopoldo Cezar Almeida"— Transcrição da apresentação:

1 Inovação Estratégica “Case W. L. Gore” Prof. Leopoldo Cezar Almeida
Fernanda Teles Gabriele Kamada Maria Teresa M. Prandini Ricardo Viotti

2 O Início Ex-funcionário da DuPont decide, após quase 20 anos de empresa e cansado da politicagem, das restrições na tomada de decisões, das intermináveis discussões sobre orçamento e prioridades, iniciar seu próprio negócio. - Construiu uma empresa dedicada à inovação, imaginação e iniciativa; - Considerando este objetivo, como começar? com quais princípios básicos? como a empresa seria organizada? como seriam tomadas as decisões? quem estaria no comando? - Toda grande organização não é receptiva a inovação, portanto, se quiser criar um sistema de gestão favorável a inovação, terá de inventá-lo

3 W.L Gore Perfil da empresa: Receita Qualidade de empresas
Países de atuação Tecido Gore-tex + diversificação da linha de produtos - Teoria "X" x Teoria "Y" (filosofia embriônica de gestão)

4 Rede, não hierarquia Desafios: construir empresa sem hierarquia? empresa sem chefe? funcionários podem escolher onde querem trabalhar? - "Ganhar dinheiro e se divertir" - Caso Whole Foods Market - Bill Gore concebeu uma empresa como uma "rede", em vez de hierarquia; - Linhas de comunicação diretas - Possíveis riscos?

5 Sem gerentes, mas com muitos líderes
Existência de "liderança natural“ por parte dos funcionários - Novos recrutas - explicar o processo de entrada

6 Livres para experimentar
“Tempo de diletantismo": tempo para desenvolver as próprias idéias, dedicando-se a uma iniciativa de sua escolha; - Os parceiros são incentivados a conversar com os colegas frente a frente; - Conceito de mercado de idéias/ economia de doação - “Os autoritários não podem impor comprometimento, só ordens“ - “Todos os comprometimentos são autocomprometimentos"

7 Grande, mas pessoal - Organizar suas fábricas em agrupamento;

8 Estimulando e exigindo
Remuneração - Link com a parte de aversão a riscos - Processo para aprovação de uma idéia nova - "Real, ganho e valor“ - Classificação: Cem melhores empresas para trabalhar, pela Forbes.

9 Lições essenciais Primeiro: A inovação em gestão geralmente redistribui o poder. (Então, não espere que alguém se empolgue.) Segundo: No curto prazo, é possível que os custos de inovação em gestão sejam muito mais visíveis que os benefícios. Terceiro: Não seja tímido


Carregar ppt "Inovação Estratégica “Case W. L. Gore” Prof. Leopoldo Cezar Almeida"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google