A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Resíduos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Resíduos."— Transcrição da apresentação:

1 Resíduos

2 O que são Resíduos? Resíduos são quaisquer substância ou objecto de que o detentor se desfaz ou tem intenção ou obrigação de se desfazer. Existem resíduos perigosos e não perigosos São todos aqueles que apresentam na sua constituição substâncias prejudiciais, representado um perigo imediato ou temporário para a saúde ou para o ambiente.

3 Há vários tipos de resíduos, tais como:
Resíduos industriais (RI); Resíduos hospitalares (RH); Resíduos agrícolas (RA); Resíduos sólidos urbanos (RSU);

4 Resíduos industriais (RI)
Os resíduos industriais incluem o lixo proveniente da actividade industrial e das actividades de produção e distribuição de electricidade, gás e água.

5 Resíduos hospitalares (RH)
Os resíduos hospitalares constituem o lixo produzido em unidades de prestação de cuidados de saúde, incluindo as actividades médicas de diagnóstico, prevenção e tratamento da doença em seres humanos ou em animais.

6 Resíduos agrícolas (RA)
Os resíduos agrícolas são os objectos e materiais que foram utilizados na exploração ou resultantes de actividades agrícolas, florestais, agro-industriais e pecuárias.

7 Resíduos sólidos urbanos (RSU)
Os resíduos sólidos urbanos representam o lixo doméstico (de casas, restaurantes, escritórios e outros estabelecimentos) que é produzido pela sociedade de consumo.

8 No passado, a maioria dos objectos utilizados pelo Homem era de origem animal ou vegetal e decompunha-se naturalmente, mas hoje já não é assim o potencial tecnológico e científico desenvolvido permitiu o fabrico de uma enorme variedade de novos materiais. A matéria orgânica, o papel, o cartão, o plástico, o metal e o vidro são os materiais mais significativos que estão presentes na composição dos resíduos sólidos urbanos.

9 Em Portugal, verifica-se uma elevada produção de resíduos sólidos urbanos.
Diariamente cada cidadão produz cerca de 1,3 kg de resíduos. A produção de grandes quantidades de resíduos e a sua deposição e eliminação em condições inadequadas podem provocar graves problemas ambientais e de saúde pública.

10 Onde se deve colocar os resíduos?
Em Portugal, até relativamente pouco tempo, milhares de toneladas de resíduos eram encaminhados e depositados em terrenos amplos e abandonados - as lixeiras.

11 O que são Lixeiras? As lixeiras são depósitos não controlados de lixo, que provocam a contaminação do solo, dos rios e das águas subterrâneas, a libertação de gases e de odores desagradáveis e a proliferação de organismos prejudiciais à saúde pública. Estes aspectos estão relacionados com: a inexistência de impermeabilizações do terreno; a ausência de tratamento das águas lixiviantes (água da chuva que em contacto com os resíduos fica poluída), produzidas durante a biodegradação dos resíduos orgânicos;

12 A libertação de gases para a atmosfera, os quais contribuem para o efeito de estufa ou, no caso de ficarem retidos, podem ocasionar incêndios. As lixeiras constituem um risco para a saúde pública e para a degradação da paisagem e da Natureza. As lixeiras municipais foram progressivamente encerradas em todo o país e a sua erradicação concretizou-se em 2002. Actualmente as lixeiras são substituídas por sistemas integrados intermunicipais ou multimunicipais de tratamento, valorização e eliminação final de resíduos constituídos por: - aterros sanitários; - unidades de incineração; - centrais de compostagem; - estações de tratamento de águas residuais (ETAR) e centros de recolha selectiva.

13 Aterro Sanitário Aterro sanitário são instalações de eliminação, utilizadas para a deposição controlada de resíduos acima ou abaixo do solo.

14 Quando o aterro sanitário está esgotado (cheio) o aterro é selado, recobrindo-se com camadas de terra de 1 metro a 1,5 metros de espessura. A área que era ocupada pelo aterro fica interdita à construção, normalmente é ocupada por zonas verdes, (campos de jogos e jardins públicos).

15 Unidades de incineração
A incineração consiste na queimada de resíduos, com ou sem recuperação de energia, em fornos específicos, em condições controladas de temperatura e oxigénio, salvaguardando a combustão completa. A emissão de gases é controlada para diminuir a poluição atmosférica.

16 Centrais de compostagem
A compostagem é o processo biológico de decomposição, na presença de oxigénio, da matéria orgânica dos resíduos empilhados, por acção de bactérias e fungos, produzindo uma substância humica designada composto.

17 ETAR A ETAR é uma estação de tratamento de águas residuais (esgotos) provenientes de actividades produzidas nos aterros.

18 O tratamento das águas residuais inclui processos:
- físicos, em que são afectadas apenas operações físicas, com filtração de partículas sólidas; - químicos, onde são utilizados produtos químicos; - biológicos, que são caracterizados pela utilização de microrganismos. Após este tratamento, a água deve apresentar uma qualidade, esta água pode ser utilizada na agricultura mas geralmente, a água é lançada nos rios e mares. A comissão Europeia propõe a aplicação da regra dos 3R- Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

19 Reduzir: Reutilizar: Reciclar:
Reduzir conste em diminuir o consumo e, consequentemente, a quantidade de resíduos produzidos. Reutilizar: Reutilizar consiste em dar novo uso a materiais já utilizados, tantas vezes quanto seja possível, antes de se produzir qualquer operação de transformação. Reciclar: Reciclar consiste na valorização dos resíduos em que recuperam os diferentes materiais constituintes, dando origem a novos produtos.

20 Símbolo internacional da reciclagem:
O símbolo da reciclagem surge com várias formas e pode significar que a embalagem é “reciclada” ou “reciclável”.

21 Centros de recolha selectiva:
Para reciclar, é necessário evitar a mistura dos materiais recicláveis com os outros resíduos. E, como cada tipo de resíduo requer um procedimento próprio, é necessário a recolha selectiva dos resíduos. Centros de recolha selectiva: Existem várias formas de remoção e recuperação de materiais, a partir dos resíduos sólidos urbanos: - Decomposição selectiva: colocação de resíduos em locais especificamente preparando para o efeito: - Ecoponto conjunto de estruturas onde se encontram vários contentores.

22 Ecocentros São parques amplos com contentores destinados a receber, separadamente, os diversos materiais de grandes dimensões, tais como monstros metálicos e não metálicos, madeiras, óleos, plásticos, resíduos verdes e entulho, que podem ser reciclados.

23 Centrais de triagem Recolha selectiva
Recolha e transporte de recipientes para a triagem. Instalações onde ocorre a separação e limpeza dos materiais. Depois de enfardados e acondicionados, são encaminhados para diversas indústriais recicladoras.

24 Estações de transferência
Instalações de armazenamento temporário onde os resíduos são descarregados, com o objectivo de os preparar para serem transportados para o local de valorização ou eliminação. A reciclagem permite a preservação dos recursos naturais e a diminuição da quantidade de resíduos. O abandono dos resíduos em locais não controlados representa perigos graves.

25 Protocolo de Quioto É um tratado internacional, que requer a redução das emissões de GEE (Gases de enfeito de estufa). Exemplo de GEE: Dióxido de Carbono

26 Trabalho elaborado por: Andreia Miliciano 8ºA
Filipe Correia ºA


Carregar ppt "Resíduos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google