A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Abordagem Contingencial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Abordagem Contingencial"— Transcrição da apresentação:

1 Abordagem Contingencial

2 Introdução Na segunda metade da década de 70 mais um enfoque de ciências administrativas chega à América Latina, o enfoque contingencial ou situacional. Esse enfoque representa, em última análise, a constatação de que continua não existindo uma teoria administrativa aplicável a todos os casos e a todas as circunstâncias. Cada um dos enfoques ou combinação de enfoques se presta melhor à análise de certa e determinada situação do que outro enfoque ou cominação de enfoques.” WARLICH,Beatriz, 1986.

3 “ Os autores neoclássicos procuraram aumentar o grau de abrangência da Escola Clássica, acrescendo aspectos das teorias comportamentais, mantendo as premissas básicas da Teoria Clássica. A abordagem contingencial fez a mesma coisa em relação á teoria dos sistemas. Incorporou os pressupostos da teoria de sistemas sobre a interdependência e a natureza orgânica da organização, bem como o caráter aberto e adaptativo das organizações e a necessidade de preservar a flexibilidade em face das mudanças e procurou meios para unir a teoria com a prática, em um enfoque de sistemas.” (SCOTT & MICHELL ap. CARAVANTES, 1998)

4 Características A teoria da contingência enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.

5 Características A Teoria da Contingência apresenta os seguintes aspectos básicos: Natureza sistêmica, isto é, ela é um sistema aberto; Interação entre si e com o ambiente; Características ambientais são variáveis independentes, enquanto as características organizacionais são variáveis dependentes daquelas.

6 O ambiente Quais variáveis estão no ambiente?
O ambiente é o contexto que envolve externamente a organização (ou sistema). Como a organização é um sistema aberto, ela mantém transações e intercâmbio com o seu meio. Quais variáveis estão no ambiente?

7 Tipos de Ambiente Ambiente Geral
Constituído de um conjunto de variáveis e condições comuns a todas as organizações Ambiente de Tarefa É o ambiente de operações de cada organização.

8 Ambiente Geral CONDIÇÕES Econômicas Demográficas Ecológicas Políticas
Tecnológicas Legais CONDIÇÕES

9 Entidades Reguladoras
Ambiente Tarefa EMPRESA Concorrentes Fornecedores Clientes Entidades Reguladoras

10 Condições demográficas Condições tecnológicas Condições culturais
AMBIENTE GERAL Condições ecológicas Condições demográficas Condições tecnológicas Condições culturais Condições econômicas Condições políticas Condições legais AMBIENTE DE TAREFAS Clientes; Fornecedores; Concorrentes; Entidades Reguladoras EMPRESA

11 A Tecnologia Ao lado do ambiente, a tecnologia constitui outra variável independente que influencia as características organizacionais. Sob o ponto de vista administrativo, a tecnologia é algo que se desenvolve nas organizações por meio de conhecimentos acumulados e desenvolvidos sobre o significado e a execução de tarefas (know-how) constituindo um complexo de técnicas usadas na transformação dos insumos recebidos pela empresa em produtos ou serviços.

12 Críticas Para a teoria contingencial tudo é relativo e tudo depende, nada é absoluto ou universalmente aplicável.


Carregar ppt "Abordagem Contingencial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google