A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Biomas Brasileiros Professores: Aline Gonzales e Gustavo Siebra

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Biomas Brasileiros Professores: Aline Gonzales e Gustavo Siebra"— Transcrição da apresentação:

1 Biomas Brasileiros Professores: Aline Gonzales e Gustavo Siebra
3ª Fase EJA Quinta- Feira

2 O que é um Bioma? É um conjunto de diferentes ecossistemas, que possuem certo nível de homogeneidade. São as comunidades biológicas, ou seja, as populações de organismos da fauna e da flora interagindo entre si e interagindo também com o ambiente físico chamado biótopo. O termo "Bioma" (bios, vida, e oma, massa ou grupo) foi utilizado pela primeira vez em 1943 por Frederic Edward Clements definindo-o como: “Unidade biológica ou espaço geográfico cujas características específicas são definidas pelo macroclima, a fitofisionomia, o solo e a altitude”. Podem, em alguns casos, serem caracterizados de acordo com a existência ou não de fogo natural.

3 Exemplos diversos de Biomas

4 Biomas Marinhos

5 Biomas Marinhos

6 Águas Lênticas Paradas (lago)
Águas Lóticas em movimento (rio)

7 Tipos de Biomas Brasileiros
Os Biomas são divididos em: Floresta Amazônica Pantanal Caatinga Zonas Costeiras Cerrado Zona de Transição Campos Manguezal Mata Atlântica Mata de Araucária

8

9 Caatinga Tem uma vegetação típica de regiões semi-areadas, formada por plantas adaptadas ao clima seco e à pouca quantidade de água. A fauna é representada por répteis, roedores, insetos, aracnídeos, arara azul, sapo cururu, asa branca, cutia, gambá, preá, veado-catingueiro, entre tantos outros.

10 Caatinga

11 Curiosidades sobre a Caatinga
Vive na Caatinga a ave com maior risco de extinção no Brasil, a Ararinha-azul . Na estação seca a temperatura do solo pode chegar a 60ºC.  No idioma tupi, Caatinga quer dizer Mata Branca, referência à vegetação sem folhas que predomina durante a época de seca.

12 Cerrado Segundo maior bioma brasileiro, o cerrado está presente em diferentes Regiões brasileiras. Apresenta clima quente e períodos alternados (6 meses) de chuva e seca. Sua vegetação é composta por árvores, arbustos e gramíneas. Uma das principais características do cerrado são as árvores com caules tortuosos e folhas coriáceas, além do solo com poucos nutrientes e com grande concentração de alumínio. A diversidade de espécies da fauna é grande: tamanduá-bandeira, tatu-bola, veado-campeiro, capivara, lobo-guará, onça-pintada, etc.

13 Cerrado

14 Curiosidades sobre o Cerrado
Cerca de 80% do carvão vegetal consumido no Brasil vem das árvores do Cerrado. O Cerrado é considerado o “berço das águas”, ao abrigar as nascentes de importantes bacias hidrográficas da América do Sul: Platina, Amazônica e São Francisco. O número de insetos na região do Cerrado é surpreendente: apenas na área do Distrito Federal, há 90 espécies de cupins, 1000 espécies de borboletas e 500 tipos diferentes de abelhas e vespas.


Carregar ppt "Biomas Brasileiros Professores: Aline Gonzales e Gustavo Siebra"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google