A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "GERENCIAMENTO DE PROJETOS"— Transcrição da apresentação:

1 GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Prof. Paulo Roberto Alves Pereira Março de 2013

2 OPINIÃO “Quando um projeto é bem estruturado e se desenvolve tranqüilamente, seus desafios podem ser estimulantes e prazerosos. Mas sendo mal definido ou mal gerenciado pode se tornar um pesadelo para todos os envolvidos, resultar em desastre financeiro e prejudicar muitas carreiras promissoras”. Ralph Keeling

3 SUMÁRIO Definições e Conceitos Ciclo de Vida do Projeto
Processos de Gerenciamento de Projetos Mapa de Conhecimento Escopo do Projeto Sistemas de Apoio à Decisão Gestão de Tempo Gestão de Custo Gestão da Qualidade Gestão de Recursos Humanos Gestão de Comunicação Gestão de Riscos Gestão de Contratação Time to Market

4 BIBLIOGRAFIA PMBOK – 2000. Como se tornar um profissional em gerenciamento de projetos – Qualitymark. Administração de Projetos – P.W.G. Morris. Keeleing, Ralph. Gestão de Projetos – uma abordagem global. Gestão dos projetos de Reestruturação da Xbra - desenvolvido pela DQP&SC - 07/2001.

5 SIGLAS PMBOK: Project Management Body of Knowledge.
PMI: Project Management Institut. PMP: Program Management Process da Xerox (não é o PMP: Project Management Professional, certificado pelo PMI).

6 OBJETIVOS Identificar a importância da área de gerenciamento de projetos; Mostrar a estrutura envolvida em um processo de gestão de projetos; Apresentar os pontos críticos associados ao gerenciamento de projetos; Apresentar algumas ferramentas utilizadas na gestão de projetos e no processo de tomada de decisão.

7 DEFINIÇÃO DE PROJETO Empreendimento temporário com o intuito de criar um produto ou serviço único. Tem começo e fim bem definidos. (PMBOK).

8 DEFINIÇÕES As organizações que desenvolvem projetos usualmente os dividem em fases visando o melhor controle gerencial. O conjunto de fases de um projeto é conhecido como ciclo de vida do projeto.

9 O QUE É UM PROJETO ? Serviços continuados e projetos diferem principalmente porque enquanto os primeiros são contínuos e repetitivos, os projetos são temporários e únicos. Assim, um projeto pode ser definido em termos de suas características distintas: um projeto é um empreendimento temporário com o objetivo de criar um produto ou serviço único. Podem ser citados como exemplos de projetos: Desenvolver um novo produto ou serviço Implementar uma mudança organizacional a nível de estrutura, de pessoas ou de estilo gerencial. Planejar um novo veículo de transporte. Desenvolver ou adquirir um sistema de informação novo ou modificado. Construir um prédio ou instalações. Levar a cabo uma campanha política. Implementar um novo processo ou procedimento organizacional.

10 CARACTERÍSTICAS DE UM PROJETO
Temporário: significa que cada projeto tem um início e um fim muito bem definidos. Um projeto é fundamentalmente diferente: porque ele termina quando seus objetivos propostos são alcançados, enquanto as operações continuadas (não projetos), quando atingem seus objetivos, criam um novo grupo de objetivos e o trabalho continua. Único: significa que o produto ou serviço produzido é de alguma forma diferente de todos os outros produtos ou serviços semelhantes.

11 CARACTERÍSTICAS DE UM PROJETO
Simplicidade de propósito. Clareza de propósito e escopo. Controle independente. Facilidade de medição. Flexibilidade de emprego. Útil ao desenvolvimento individual. Mobilidade. Facilidade de distribuição.

12 GESTÃO DE PROJETOS Quando o Projeto diz...
O Projeto está 98% completo. Não temos concorrência. Nossa equipe tem muita experiência no varejo. Produzimos com custos baixos. Estamos 6 meses adiantados. Se o investimento for feito conforme o planejado teremos 60% de retorno. Entenda-se ... Completar os 2% demandará o mesmo tempo e custará o dobro. Só a Microsoft e a IBM divulgaram planos para entrar no negócio. Minha mulher quando fez supermercado disse... Ainda não produzimos nada, mas faremos com custos baixo se aprovada a proposta. Tivemos cuidado de não procurar saber que outras empresas também estão na frente, nos últimos 6 meses. Se tudo que puder dar certo der certo, talvez você consiga recuperar seu dinheiro. Fonte: Roberto Rabechini Jr - Fundação Vanzolini

13 O QUE É A GERÊNCIA DE PROJETOS?
Gerência de Projetos é a aplicação de conhecimentos, habilidades, ferramentas e técnicas para projetar atividades que visem atingir ou exceder as necessidades e expectativas das partes envolvidas, com relação ao projeto.

14 O QUE É A GERÊNCIA DE PROJETOS?
O ato de atingir ou exceder as necessidades e expectativas das partes envolvidas; invariavelmente envolve o equilíbrio entre as demandas concorrentes: Escopo, prazo, custo e qualidade. Diferentes necessidades e expectativas das partes envolvidas. Necessidades concretas e expectativas.

15 (metas quantitativas e qualitativas)
DEFINIÇÃO objetivo comum (metas quantitativas e qualitativas) restrições pessoas recursos financeiros recursos materiais Gerenciamento de projetos: conjunto técnicas e métodos

16 PROGRAMAS Um programa é um grupo de projetos gerenciados de uma forma coordenada, a fim de se obter benefícios que, de uma forma isolada, não se obteria. Muitos programas também incluem elementos de operações continuadas. Exemplos: Programa de Educação do Governo, Programa de Ação contra a Fome, Programa de Defesa do Território Nacional, etc.

17 SUBPROJETOS Os projetos são freqüentemente divididos em componentes mais manuseáveis ou subprojetos. Os subprojetos são frequentemente contratados por uma empresa externa ou por outra área funcional na própria organização. Exemplos: subprojetos baseados nos processos do projeto, como uma fase específica; subprojetos associados a habilidades específicas (RH); subprojetos envolvendo tecnologias.

18 GERENCIAMENTO DE PORTFOLIO DE PROJETOS
Seleção e suporte de projetos ou programas de investimentos. Esses investimentos em projetos e programas são guiados pelo plano estratégico da organização e recursos disponíveis.

19 PARTES ENVOLVIDAS NO PROJETO
Em todo projeto existem algumas partes principais envolvidas: Gerência do projeto: indivíduo responsável pela gerência do projeto. Cliente: indivíduo ou organização que fará uso do produto do projeto. Organização executora: empresa cujos funcionários estão mais diretamente envolvidos na execução. Patrocinador: indivíduo ou grupo, dentro da organização executora, que provê os recursos financeiros para o projeto.

20 PARTES ENVOLVIDAS NO PROJETO
Cliente: indivíduo ou organização que fará uso do produto do projeto. Podem existir múltiplas “camadas de clientes” num projeto. Níveis de clientes de um projeto: Por exemplo, os clientes de um novo produto farmacêutico incluem os médicos que os prescrevem, os pacientes que o tomam e as companhias de seguro que pagam por ele.

21 GERENCIAMENTO DAS EXPECTATIVAS
Gerenciar as expectativas das partes envolvidas pode ser um uma tarefa difícil porque, frequentemente, cada parte possui objetivos diferentes que podem entrar em conflito: Exemplo: o contratante possui interesse na qualidade do produto e o contratado na maximização dos lucros. Em geral, divergências entre as partes envolvidas devem ser resolvidas em favor do cliente. Isto, entretanto, não significa que as necessidades e expectativas das demais partes envolvidas devam ser desconsideradas. Encontrar soluções apropriadas torna-se o maior desafio do gerente de projeto.

22 CICLO DE VIDA DO PROJETO

23 CICLO DE VIDA DO PROJETO
Nível de Custo e Pessoal Fases Intermediárias (uma ou mais) Fase Inicial Fase Final Início Fim Tempo

24 CICLO DE VIDA DO PROJETO: DEFINIÇÃO
Divisão do projeto em várias fases para: melhor controle. links com as operações. Define: que trabalho deve ser feito em cada fase. quem estará envolvido em cada fase. As fases de um projeto, juntas, são chamadas de Life Cycle

25 CICLO DE VIDA DO PROJETO: FASES
Caracterizada pelo cumprimento de uma ou mais atividades. Constituem uma sequência lógica. Phase N BOM Definition Module Definition Define MoB Phase N+1 Economic Feasibility

26 PREMISSAS DO CICLO DE VIDA DO PROJETO
O trabalho de um arquiteto é parte da fase de definição ou da fase de execução ? O Ciclo de Vida de um Projeto define: Qual técnica de trabalho deve ser utilizada em cada fase ? Quem deve ser envolvido em cada fase ? Requerimentos a serem apresentados a Especialistas ou Tomadores de Decisão

27 CICLO DE VIDA DO PROJETO
Ciclo de Vida Representativo da Aquisição pelo Sistema de Defesa US DOD FASE 0 FASE I FASE II FASE III FASE IV Determinação dos Requisitos da Missão Exploração Conceitual e Definição Demonstração e Validação Desenvolvimento de Engenharia e Fabricação Produção e Desdobramento Operações e Suporte MARCO 0 Aprovação dos Estudos Conceituais MARCO I Aprovação da Demonstração de Conceitos MARCO II Aprovação de Desenvolvimento MARCO III Aprovação de Produção MARCO IV Aprovação das Principais Modificações Quando Requeridas

28 CICLO DE VIDA REPRESENTATIVO DE UM PROJETO DE CONSTRUÇÃO
Plena Operação Instalação Praticamente Completa Principais Contratos Negociados Decisão de “GO” ESTÁGIO I ESTÁGIO II ESTÁGIO III ESTÁGIO IV PLANEJAMENTO E DESIGN ADAPTAÇÃO E LANÇAMENTO VIABILIDADE PRODUÇÃO Teste Final Manutenção Formulação do Projeto Estudos de Viabilidade Projeto Estratégico e Aprovação Projeto Básico Custo e Cronograma Termos e Condições Contratuais Planej. Determinado Fabricação Entrega Obras Civis Instalação Teste

29 HABILIDADES GERENCIAIS

30 HABILIDADES GERENCIAIS
Entre outros pontos, inclui: Finanças e Contabilidade, Marketing e Vendas, Pesquisa e Desenvolvimento, Fabricação e Distribuição. Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional. Estrutura Organizacional, Comportamento Organizacional, Administração de Pessoal, Compensação, Benefícios etc. Gestão do relacionamento no trabalho através de motivação, supervisão, delegação, construção de equipes de trabalho, gerenciamento de conflitos etc.

31 HABILIDADES GERENCIAIS
Comunicação Negociação Liderança Habilidades Resolução de Problemas Influência na Organização

32 HABILIDADES GERENCIAIS
A administração geral envolve todos os aspectos de gerência de um empreendimento: Finanças e contabilidade, vendas e marketing, pesquisa e desenvolvimento, fabricação e distribuição. Planejamento estratégico, tático e operacional. Estrutura organizacional, comportamento organizacional, administração de pessoal. Motivação de pessoal, delegação, supervisão, administração de conflito, administração de tensão Administração pessoal.

33 HABILIDADES GERENCIAIS
LIDERAR Liderar  Gerenciar Não necessariamente o líder será o gerente. Mas os dois perfis são necessários. Gerência: consiste em atender stakeholders Liderar envolve: Estabelecer uma direção. “Alinhar” pessoas: para alcançar a visão. Motivação e Inspiração: ajudando pessoas a superar questões políticas, burocráticas, recursos.

34 HABILIDADES GERENCIAIS
COMUNICAR A informação deve ser clara, não ambígua, integra, entendível. Como, quando, de que forma, e para quem informar desempenho de projeto. A Comunicação pode ser: escrita ou oral, escutada ou falada. interna ou externa (cliente, mídia, público). formal (relatórios) e informal. vertical e horizontal.

35 HABILIDADES GERENCIAIS
COMUNICAR Para tal: Escolha da Mídia: escrita, oral. Estilo de Escrita: voz passiva, estrutura da oração. Técnicas de Apresentação: linguagem corporal. Conhecer técnicas de administração: preparar um programa de trabalho, lidar com o conflito.

36 HABILIDADES GERENCIAIS
NEGOCIAR Chegar ao acordo quanto a: Definição das necessidades do projeto em termos de planejamento, custos e objetivos. Mudanças no planejamento, custos e objetivos. Atribuições – responsabilidades e autoridades. Recursos. A negociação é necessária não só no início. Ocorre nos vários níveis de projeto

37 HABILIDADES GERENCIAIS
SOLUCIONAR PROBLEMAS Definição das causas e sintomas do problema e tomada de decisões; Os problemas podem ser: internos (alocação de pessoas em outro projeto). externos (pendências externas atrasando o projeto). técnicos (opiniões do melhor modo de projetar). gerenciais (um grupo não produz como esperado). interpessoais (problemas de personalidades e estilo).

38 HABILIDADES GERENCIAIS
SOLUCIONAR PROBLEMAS A decisão quanto à solução consiste em: analisar o problema identificando as soluções viáveis e só depois implementá-las. ouvir os clientes, as equipes de trabalho ou o gerente, que podem oferecer soluções. A decisão certa pode não ser a melhor decisão se é efetuada muito cedo ou muito tarde.

39 HABILIDADES GERENCIAIS INFLUENCIAR A NEGOCIAÇÃO
“Fazer acontecer” requer: O entendimento das estruturas formais e informais de todas as organizações envolvidas. O entendimento de poder e política. Poder: a habilidade potencial para influenciar comportamentos, mudar o curso de eventos, superar resistências, etc. Política: ligada a obter ação coletiva de um grupo de pessoas que podem ter interesses bastante diferentes.

40 HABILIDADES GERENCIAIS
CONSIDERAÇÕES FINAIS O gerente de projetos precisa ter habilidades diversas, que vão além do conhecimento técnico (de engenharia de software). O desenvolvimento destas habilidades deve ser visto como investimento pessoal. O gerente de projetos é, antes de tudo, um empreendedor.

41 PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS

42 PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
CONTEÚDO Processos de um Projeto. Organização de Processos em Áreas de Conhecimento. Grupos de Processo. Interações entre Processos.

43 PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
OBJETIVO Entender a gerência de projetos como um conjunto de processos encadeados e integrados. Lidar com as interações que podem ser: Diretas e compreensíveis; Sutis e incertas. Otimizar as chances de sucesso por meio do entendimento dos processos e do gerenciamento de suas interações.

44 PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS PROCESSOS ( VISÃO DINÂMICA )
Projetos são compostos de processos. Um processo é uma série de ações que provocam um resultado. Duas Categorias que se sobrepõem e interagem ao longo do projeto: Processos de administração de projeto (descrever e organizar o trabalho do projeto); Processos orientados a produto (especificar e criar o produto de projeto).

45 PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS ÁREAS ( VISÃO ESTÁTICA )
Integração Escopo Tempo Custo Qualidade RH Comunicação Risco Aquisição

46 PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
A Gerência de projetos exige uma forte interação com as demais áreas. Estas interações podem ser claras e diretas ou, indiretas. Estas interações exigem do gerente de projeto a capacidade de balancear a gestão de recursos x objetivos. A ampliação do escopo de algum projeto, acarretará, em algum sacrifício em outra área. 3.1 - GRUPOS DE PROCESSO - PMBOK Processos de Iniciação Processos de Planejamento Processos de Execução Processos de Controle Processos de encerramento

47 NÍVEL DE ATIVIDADE GRUPOS DE PROCESSO EM CADA FASE DOS PROJETOS Tempo
Processos de Execução Processos de Planejamento Processos de Controle Processos de Iniciação Processos de Encerramento Início da fase Fim da fase Tempo

48 PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Conexão entre os Grupos Criação de um plano que garanta que a execução do projeto cumpra sua missão Definição e compromisso com o projeto Iniciação Planejamento Controle Execução Finalização Coordenação de pessoas e recursos para realizar o plano monitoração, controle e ações corretivas para garantir que os objetivos serão atingidos aceitação formalizada dos resultados do projeto terminação coordenada As flechas representam os fluxos de entradas e saídas entre os grupos de processos.

49 PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS INTERAÇÃO DOS PROCESSOS
Cada processo é descrito em termos de: Entradas (inputs): documentos de trabalho; Ferramentas e Técnicas: mecanismos aplicados nas entradas para gerar saídas; Saída (outputs): documentos que são os resultados do processo.

50 PROCESSOS DE INICIAÇÃO
PLANEJAMENTO INICIAÇÃO ESCOPO DO PROJETO

51 PROCESSOS DE PLANEJAMENTO
PROCESSOS CENTRAIS INICIAÇÃO Planejamento e Definição de Escopo Atividades e Recursos (estimativa e custo) Cronograma, Orçamento, Desenv. Do Plano EXECUÇÃO PROCESSOS FACILITADORES CONTROLE Qualidade, Comunicação Plano organizacional, Staffing Planejamento de Risco, Concorrência e Aquisições

52 PLANEJAMENTO DE PROCESSOS CENTRAIS
PROCESSOS CENTRAIS DE PLANEJAMENTO Planejamento de Escopo Sequenciamento de Atividades Cronograma Definição de Atividades Definição de Escopo Estimativa de Tempo Orçamento Planejamento de Recursos Estimativa de Custo Plano do Projeto

53 PROCESSOS DE EXECUÇÃO PROCESSOS DE EXECUÇÃO Execução do Plano
PLANEJAMENTO Execução do Plano do Projeto CONTROLE Processos Facilitadores CONTROLE Distribuição de Informação Treinamento da Equipe Garantia de Qualidade Verificação de Escopo Licitações, Administração de Contrato

54 PROCESSOS DE CONTROLE PROCESSOS DE CONTROLE PLANEJAMENTO Relatório de
Desempenho Controle Global de Modificações EXECUÇÃO Processos Facilitadores Controle de Mudança de Escopo Controle de Qualidade Controle de Cronograma Controle de Risco Controle de Custo FINALIZAÇÃO

55 PROCESSOS DE FINALIZAÇÃO
Controle Encerramento do Contrato Fechamento Administrativo

56 PROCESSO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
CONSIDERAÇÕES FINAIS Planejamento, execução e controle são os elementos chave da gerência de projetos. O tempo dedicado ao planejamento é vital para evitar problemas na fase de execução. O objetivo central do planejamento é minimizar a necessidade de revisões durante a execução.

57 ÁREAS DE CONHECIMENTO Integração de Projeto Planejamento
Controle de Mudança Integrado Escopo do Projeto Planejamento Definição Verificação Controle de Mudança Tempo do Projeto Definição, Seqüenciamento, estimação e controle de atividades Custo do Projeto Planejamento de Recursos, Estimativas e controle de custo Qualidade do Projeto Planejamento, garantia e controle da qualidade Recursos Humanos do Projeto Planejar, adqüirir e desenvolver times de projeto Comunicações do Projeto Planejar comunicação e distribuição de informações Reportar desempenho Riscos do Projeto Planejar e gerenciar Monitorar e controlar Aquisições do Projeto Planejar aquisições; Planejar solicitações;

58 ÁREAS DE CONHECIMENTO QUALIDADE ESCOPO CUSTO TEMPO RECURSOS HUMANOS
AQUISIÇÕES COMUNICAÇÕES RISCOS INTEGRAÇÃO

59 ÁREAS DE CONHECIMENTO Gerência do Escopo do Projeto Iniciação
Planejamento do Escopo Definição do Escopo Verificação do Escopo Controle de Mudanças do Escopo Processos necessários para assegurar que o projeto contemple todo o trabalho requerido, e nada mais que o trabalho requerido, para completar o projeto com sucesso. Autorizar o início do projeto ou de uma nova fase. Desenvolver uma declaração escrita do escopo como base para decisões futuras do projeto. Subdividir os principais subprodutos do projeto em componentes menores e mais manejáveis. Formalização e aprovação do escopo do projeto. Controlar as mudanças de escopo, envolvendo escopo do produto e escopo do projeto.

60 Processos necessários para assegurar dentro do prazo previsto.
ÁREAS DE CONHECIMENTO Gerência do Tempo do Projeto Definição das Atividades Sequenciamento das Atividades Estimativa de Duração das Atividades Desenvolvimento do Cronograma Controle do Cronograma Processos necessários para assegurar que o projeto termine dentro do prazo previsto. Identificar as atividades específicas que devem ser realizadas para produzir os diversos subprodutos do projeto. Identificar e documentar as relações de dependência entre as atividades. Estimar a quantidade de períodos de trabalho que serão necessários para a implementação de cada atividade. Analisar a seqüência e as durações das atividades, e os requisitos de recursos para criar o cronograma do projeto. Controlar as mudanças no cronograma do projeto.

61 Processos necessários para assegurar dentro do orçamento aprovado.
ÁREAS DE CONHECIMENTO Gerência do Custo do Projeto Planejamento dos Recursos Estimativa dos Custos Orçamentação dos Custos Controle dos Custos Processos necessários para assegurar que o projeto termine dentro do orçamento aprovado. Determinar quais recursos e que quantidades de cada devem ser usadas para executar as atividades do projeto. Desenvolver uma estimativa dos custos dos recursos necessários à implementação das atividades do projeto. Alocar as estimativas dos custos do projeto aos itens individuais de trabalho. Controlar as mudanças no orçamento do projeto.

62 ÁREAS DE CONHECIMENTO Gerência da Qualidade do Projeto
Planejamento da Qualidade Garantia da Qualidade Controle da Qualidade Processos necessários para assegurar que as necessidades que originaram o desenvolvimento do projeto sejam atendidas. Identificar quais padrões de qualidade são relevantes para o projeto e determinar a forma como satisfazê-los. Avaliar periodicamente o desempenho geral do projeto buscando assegurar a satisfação dos padrões relevantes de qualidade. Monitorar os resultados do projeto para determinar se estão de acordo com os padrões de qualidade e eliminar causas de desempenhos insatisfatórios.

63 ÁREAS DE CONHECIMENTO Gerência dos Recursos Humanos do Projeto
Planejamento Organizacional Montagem da Equipe Desenvolvimento da Equipe Processos necessários para proporcionar a melhor utilização das pessoas envolvidas no projeto. Identificar, documentar e designar as funções, responsabilidades e relacionamentos do projeto. Conseguir que os recursos humanos necessários sejam designados e alocados ao projeto. Desenvolver habilidades individuais e do grupo para aumentar o desempenho do projeto.

64 ÁREAS DE CONHECIMENTO Gerência das Comunicações do Projeto
Planejamento das Comunicações Distribuição das Informações Relato de Desempenho Encerramento Administrativo Processos necessários para assegurar que a geração, captura, distribuição, armazenamento e apresentação das informações do projeto sejam feitas de forma adequada e no tempo certo. Determinar as informações e comunicações necessárias para as partes interessadas: quem, qual, quando e como ela será fornecida. Disponibilizar as informações necessárias para as partes interessadas de uma maneira conveniente. Coletar e disseminar as informações de desempenho, incluindo relatórios de situação, medição de progresso e previsões. Gerar, reunir e disseminar informações para formalizar a conclusão de uma fase ou de todo o projeto.

65 ÁREAS DE CONHECIMENTO Gerência dos Riscos do Projeto
Processos necessários para a identificação, análise e resposta a riscos do projeto. Planejamento da Gerência dos Riscos Análise Quantitativa dos Riscos Planejamento das Respostas aos Riscos Controle e Monitoração dos Riscos Identificação dos Riscos Análise Qualitativa dos Riscos Determinar quais riscos podem afetar o projeto e documentar suas características. Analisar qualitativamente os riscos e as condições para priorizar seus efeitos nos objetivos do projeto. Monitorar riscos residuais, identificar novos, reduzir e avaliar a efetividade por todo o projeto. Decidir como abordar e planejar as atividades de gerência dos riscos do projeto. Medir a probabilidade e as conseqüências dos riscos e estimar as implicações nos objetivos do projeto. Desenvolver processos e técnicas para aumentar as oportunidades e reduzir as ameaças dos riscos.

66 ÁREAS DE CONHECIMENTO Gerência das Aquisições do Projeto
Planejamento das Aquisições Planejamento das Solicitações Obtenção de Propostas Seleção de Fornecedores Administração de Contratos Encerramento de Contratos Processos necessários para a aquisição de mercadorias e serviços fora da organização que desenvolve o projeto. Determinar o que contratar e quando. Documentar as necessidades de produtos ou serviços e identificar possíveis fornecedores. Obter propostas de fornecimento conforme apropriado a cada caso (cotações de preço, cartas-convite, licitação). Escolher entre os possíveis fornecedores. Gerenciar os relacionamentos com fornecedores. Completar e liquidar o contrato, incluindo a resolução de qualquer item pendente.

67 ÁREAS DE CONHECIMENTO Gerência da Integração do Projeto
Desenvolvimento do Plano do Projeto Execução do Plano do Projeto Controle Geral de Mudanças Processos necessários para assegurar que os diversos elementos do projetos sejam adequadamente coordenados. Agregar os resultados dos outros processos de planejamento construindo um documento coerente e consistente. Levar a cabo o projeto através das atividades nele incluídas. Coordenar as mudanças através de todo o projeto.

68 Mapa Conhecimento X Processos
Iniciação Planejamento Execu-ção Controle Fechamento Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do Projeto Recursos Humanos do Projeto Riscos do Projeto Aquisições do Projeto Comunicações do Projeto

69 Verificação e Controle da Mudança do Escopo
Escopo do Projeto Iniciação Planejamento Execu-ção Controle Fechamento Definição Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do Projeto Recursos Humanos do Projeto Riscos do Projeto Aquisições do Projeto Comunicações do Projeto Verificação e Controle da Mudança do Escopo Planejamento e Definição do Escopo

70 Tempo Definição, Sequenciamento, Duração e Programação de atividades
Inicia -ção Planejamento Execu-ção Controle Fechamento Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do Projeto Recursos Humanos do Projeto Riscos do Projeto Aquisições do Projeto Comunicações do Projeto Definição, Sequenciamento, Duração e Programação de atividades Controle da Programação

71 Planejamento de Recursos;
Custo Iniciação Planejamento Execu-ção Controle Fechamento Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do Projeto Recursos Humanos do Projeto Riscos do Projeto Aquisições do Projeto Comunicações do Projeto Planejamento de Recursos; Estimativas de Custo; Orçamento Controle de Custo

72 Qualidade Planejamento da Qualidade Controle de Qualidade Garantia da
Iniciação Planejamento Execu-ção Controle Fechamento Planejamento da Qualidade Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do Projeto Recursos Humanos do Projeto Riscos do Projeto Aquisições do Projeto Comunicações do Projeto Controle de Qualidade Garantia da Qualidade

73 Planejamento da Organização;
Recursos Humanos Iniciação Planejamento Execu-ção Controle Fechamento Planejamento da Organização; Aquisição do Staff Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do Projeto Recursos Humanos do Projeto Riscos do Projeto Aquisições do Projeto Comunicações do Projeto Desenvolvimneto do Time

74 Comunicação do Desempenho Comunicação formal de fechamento
Comunicações Iniciação Planejamento Execu-ção Controle Fechamento Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do Projeto Recursos Humanos do Projeto Riscos do Projeto Aquisições do Projeto Comunicações do Projeto Comunicação do Desempenho Distribuição das Informações Planejamento da Comunicação Comunicação formal de fechamento

75 Monitoramento e Controle de Riscos
Iniciação Planejamento Execu-ção Controle Fechamento Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do Projeto Recursos Humanos do Projeto Riscos do Projeto Aquisições do Projeto Comunicações do Projeto Planejamento, Identificação, Análise qualitativa e quantitativa e ações para os riscos Monitoramento e Controle de Riscos

76 Fechamento do Contrato
Aquisições Iniciação Planejamento Execu-ção Controle Fechamento Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do Projeto Recursos Humanos do Projeto Riscos do Projeto Aquisições do Projeto Comunicações do Projeto Solicitação; Seleção de Fontes Planejamento; Solicitação Fechamento do Contrato

77 Integração do Controle de Mudança
Iniciação Planejamento Execu-ção Controle Fechamento Desenvolvimento do Plano Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do Projeto Recursos Humanos do Projeto Riscos do Projeto Aquisições do Projeto Comunicações do Projeto Integração do Controle de Mudança Planejamento da Execução do Projeto

78 Mapa Conhecimento X Processos
Iniciação Planejamento Execu-ção Controle Fechamento Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do Projeto Recursos Humanos do Projeto Riscos do Projeto Aquisições do Projeto Comunicações do Projeto

79 Mapa Conhecimento X Processos
Iniciação Planejamento Execu-ção Controle Fechamento PMP PMP PMP Integração de Projeto Escopo do Projeto Tempo do Projeto Custo do Projeto Qualidade do Projeto Recursos Humanos do Projeto Riscos do Projeto Aquisições do Projeto Comunicações do Projeto PMP PMP PMP PMP PMP PMP PMP PMP PMP

80 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO
ÁREAS DE CONHECIMENTO GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO

81 GERENCIAMENTO DA INTEGRAÇÃO DO PROJETO
OBJETIVO Inclui os processos requeridos para garantir que os vários elementos do projeto estão propriamente coordenados.

82 Gerenciamento da Integração do Projeto
Desenvolvimento do Plano do Projeto Execução do Plano do Projeto Controle de Mudança de Intergração Inputs Inputs Inputs 1. Outputs de outros Projetos 2. Histórico de Informações 3. Políticas Organizacionais 4. Restrições 5. Suposições 1. Plano do Projeto 2. Detalhamento de Suporte 3. Políticas Organizacionais 4. Ações Preventivas 5. Ações Corretivas 1. Plano do Projeto 2. Reporte de Performance 3. Mudanças Requeridas T&T 1. Sistema de Controle 2. Gerenciamento de Configuração 3. Medição de Performance 4. Planejamento Adicional 5. Sistema de Informação T&T T&T 1. Metodologia de Planej. de Projeto 2. Conhecimento – Stakehol. 3. PMIS 1. Habilidades de Gerenc. Geral 2. Conhecimento do Produto 3. Sistema de Autorização 4. Reuniões de Revisão Outputs Outputs 1. Plano do Projeto 2. Detalhamento para Suporte Outputs 1. Atualizações do Pl.Proj. 2. Ações Corretivas 3. Lições aprendidas 1. Resultados de Trabalho 2. Mudanças requeridas

83 GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO
ÁREAS DE CONHECIMENTO GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO

84 GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO
OBJETIVO Apresentar métodos e técnicas para: Desenvolver uma declaração de escopo como a base para decisões futuras. Subdividir os produtos do projeto em componentes menores e mais gerenciáveis.

85 GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO
CONTEÚDO Iniciação. Planejamento de Escopo. Definição de Escopo.

86 GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO
INICIAÇÃO É o processo formal de autorização de um novo projeto ou de continuidade de um projeto já existente para a passagem para uma nova fase. De uma maneira geral, os projetos são autorizados como resultado de um ou mais pontos listados abaixo: Uma demanda de mercado; Uma necessidade de negócio; Um requerimento específico de um ou mais clientes; Avanços tecnológicos; Um requerimento legal; Uma necessidade social.

87 GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO
INICIAÇÃO INPUTS Descrição do Produto Plano Estratégico Critério de Seleção do Projeto Informações históricas TOOLS & TEC. TECHNIQUES Métodos de Seleção do Projeto Julgamento de um especialista OUTPUT Project Charter Identificação do Gerente do Projeto Restrições Suposições

88 Exercício - Projeto de um Portal de Serviços
( o grupo define qual indústria ou área específica) 1) Listar os inputs do projeto: Descrição do produto – detalhar o produto de acordo com a complexidade do mesmo. Isso facilita o planejamento posterior. Plano Estratégico – definição do objetivos estratégicos da organização Critério de seleção do projeto – envolve os méritos pela escolha do projeto e todas as preocupações (variáveis) gerenciais (retorno financeiro, market share, percepções do consumidor etc.) Histórico de informações – informações sobre projetos anteriores – seleção e performance – assim como tendências e informações relevantes que justifiquem o projeto. 2) Listar as ferramentas e técnicas do projeto: Descrever o método utilizado para a seleção do projeto Resumir as avaliações/julgamentos feitos por especialistas. Quem eram eles ? De que áreas funcionais ? Algum consultor externo ? 3) Listar os outputs do projeto: Project Charter – documento que formalmente autoriza a execução do projeto. Deve compreender as necessidades de negócio cobertas pelo projeto e a descrição do produto (item 3a). Identificação do gerente do projeto, com as respectivas justificativas. Restrições (orçamento, cronograma etc.) Suposições – fatores considerados como certos, mas que podem envolver um certo grau de risco.

89 Considerações sobre o trabalho:
Exercício - Projeto de um Portal de Serviços ( o grupo define qual indústria ou área específica) Considerações sobre o trabalho: Grupo de 4 pessoas para o desenvolvimento do processo de iniciação do escopo do projeto. Após o trabalho concluído, os trabalhos devem ser trocados entre os grupos. Cada grupo avalia o trabalho de outro grupo (outputs), sob a visão de um stakeholder.

90 GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO PLANEJAMENTO DO ESCOPO
Critérios que determinam se o projeto ou fase foi completada com sucesso. Base para um acordo entre a equipe de projeto e o cliente, identificando os objetivos do projeto e o produtos resultantes da sua execução.

91 GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO PLANEJAMENTO DO ESCOPO
PLANEJANDO PROCESSOS CORE PROCESSES Planejamento e Definição de Escopo Atividades e Recursos (estimativa e custo) Schedule, Orçamento, Plano Início Execução Controle FACILITATING PROCESSES Qualidade, Comunicação Plano organizacional, Staff Análise de Risco, Obtenção e Solicitação do Planejamento

92 GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO PLANEJAMENTO DO ESCOPO
INPUTS Descrição do Produto Project Charter Restrições Suposições TOOLS & TECHNIQUES Análise do Produto Benefício / Custo Identificação de alternativas Julgamento de um especialista OUTPUT Declaração de Escopo Informação de Suporte Plano de Gerência do Escopo

93 GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO PLANEJAMENTO DO ESCOPO - OUTPUTS
O Escopo inclui: Justificativa do projeto; Descrição do produto; Produtos ou Resultados do projeto; Objetivos: critérios para considerar o projeto um sucesso. Informação de suporte: restrições e suposições. Plano de Gerência: identificar mudanças e integrá-las ao projeto.

94 GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO
DEFINIÇÃO DO ESCOPO Subdividir os resultados do projeto principal a fim de: obter precisão no custo e na alocação de recursos; definir uma baseline para medida de desempenho e controle. facilitar a definição de responsabilidades. Quando a definição de escopo é pobre: tempo e custos planejados não são alcançados; qualidade geral é reduzida; aparecem problemas de produtividade e moral da equipe.

95 GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO
DEFINIÇÃO DO ESCOPO OUTPUT Work breakdown structure TOOLS & TECHNIQUES structure templates Decomposição INPUTS Declaração do Escopo Restrições Suposições Outras Informações Histórico de Informação

96 GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO DEFINIÇÃO DO ESCOPO - OUTPUTS
WBS: organização dos elementos de atividade do projeto em uma estrutura de hierárquica A hierarquia de produto: indica como os vários componentes de software se relacionam: rotinas, módulos, subsistema, etc; Usado para estimar o custo do software: a partir do número de pessoas e tempo gasto em cada atividade; Baseado no modelo de arquitetura de software: reflete a estrutura básica projetada.

97 GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO DEFINIÇÃO DO ESCOPO – T&T
WBS templates: Reutilização; Padronização. Decomposição dos resultados: Identificar os principais elementos; Decidir o custo e duração estimado em cada nível; Identificar produtos; Verificar correção da decomposição.

98 GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO DEFINIÇÃO DO ESCOPO - OUTPUTS
WBS (cont.): A hierarquia de Atividades: indica as várias atividades técnicas e gerenciais do projeto; a definição de atividades é baseada no ciclo de vida do software; as atividades se relacionam com cada componente de software.

99 GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO
WBS - UTILIDADES A ilustração de cada parte do projeto contribui em termos de: Performance; Responsabilidade; Orçamento; Prazos; Estimar custo e duração de tarefas, para cada atividade; Definir o número de pessoas envolvidas em cada atividade.

100 GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO
WBS - PROCEDIMENTOS Identificar os dados pertinentes: materiais, vendedores, recursos, duração, etc.; Revisar a organização e responsabilidades de pessoal; Definir o orçamento baseado em 2 elementos: orçamentos diretos de cada tarefa; um orçamento de custo indireto para o projeto ; Agregar informações em uma estrutura central.

101 GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO Software Product Release
WBS - EXEMPLO Software Product Release Project Management Project Requirements Detail Design Construction Project Management Software User Docu. Training Program Materials Software User Docu. Training Program Materials Software ... Planning User Docu. ... Training Program Materials Meetings ... Administration

102 GERENCIAMENTO DO ESCOPO DO PROJETO
CONCLUSÕES Ao final do planejamento e definição de escopo são produzidos: Declaração de Escopo: semelhante à proposta de projeto. WBS: Resultados; Atividades; Responsabilidades; A partir destes documentos: Escalonar as atividades; Definir custos e orçamento.

103 SISTEMAS DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO
ÁREAS DE CONHECIMENTO SISTEMAS DE APOIO À TOMADA DE DECISÃO

104 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO

105 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO
CIÊNCIAS DA DECISÃO

106 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO

107 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO

108 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO

109 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO CARACTERÍSTICAS DE PROBLEMAS DE DECISÃO
Envolvem objetivos conflitantes; Interesses específicos e divergentes de diversos departamentos da empresa; Critérios financeiros com peso significativamente alto comparado com outros critérios, muito em função do elevado valor envolvendo estas transações; Tomada de decisão envolvendo um grupo de trabalho, onde as pessoas apresentam seus próprios interesses e pontos de vista.

110 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO CARACTERÍSTICAS DE PROBLEMAS DE DECISÃO
Decisões em condição de risco ou incerteza; Elevada exposição da “marca” da empresa frente ao mercado, dependendo da amplitude da decisão; Necessidade de avaliar, de maneira simultânea, critérios que são claramente quantificáveis, com outros que são valorados a partir de julgamentos estritamente qualitativos. Gomes et al., 2002; Goodwin e Wright, 2000

111 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO
“A tomada de decisão é basicamente, a escolha de uma opção entre diversas alternativas existentes, seguindo determinados passos previamente estabelecidos e culminando na resolução de um problema de modo correto ou não”. Envolve oito etapas: Análise e identificação da situação; Definição dos critérios e sub-critérios; Identificação das restrições; Desenvolvimento de alternativa; Comparação entre as alternativas; Classificação dos riscos de cada alternativa; Escolher a melhor alternativa; Execução e avaliação .

112 SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO
EXERCÍCIO Com o intuito de definir o local ideal para a instalação de uma sorveteria, alguns dos objetivos/critérios para essa estratégia podem ser naturalmente atribuídos em escalas. Como exemplos, podemos citar a minimização do custo de aluguel, dentre outros fatores. Mas outros atributos, como a visibilidade do local, para os consumidores que transitam próximo à loja, não possuem uma escala natural. A partir deste cenário, desenvolva as seguintes questões: Estruture o modelo de decisão a partir de cada etapa do processo decisório. Que condição de decisão você entende se situar o exemplo dado ? Justifique sua resposta.

113 GESTÃO DE TEMPO DO PROJETO – DEFINIÇÃO DE ATIVIDADES E SEQÜENCIAMENTO
ÁREAS DE CONHECIMENTO GESTÃO DE TEMPO DO PROJETO – DEFINIÇÃO DE ATIVIDADES E SEQÜENCIAMENTO

114 GESTÃO DE TEMPO DO PROJETO
OBJETIVOS Estudar métodos para definição, sequenciamento e interatividade entre atividades que irão produzir os resultados descritos na WBS. Conteúdo Definição de Atividades; Sequenciamento.

115 GESTÃO DE TEMPO DO PROJETO PROCESSOS DE PLANEJAMENTO
Processos de Planejamentos Processos Centrais Planejamento e Definição de Escopo Atividades (definição, sequenciamento, estimativa e calendário) Orçamento e Plano Início Execução Controle Processos Facilitadores Qualidade, Comunicação Plano organizacional, Staff Análise de Risco, Obtenção e Solicitação do Planejamento

116 GESTÃO DE TEMPO DO PROJETO
Sub-processos envolvidos Definição de Atividades identificação das atividades Sequenciamento de Atividades identificar e documentar as dependências entre atividades

117 GESTÃO DE TEMPO DO PROJETO PROCESSO DE DEFINIÇÃO DE ATIVIDADE
Identificar e documentar as atividades que devem ser executadas para produzir deliverables and sub-deliverables identificados no WBS. É necessário definir atividades de modo que os objetivos do projeto sejam alcançados.

118 GESTÃO DE TEMPO DO PROJETO ELEMENTOS DA DEFINIÇÃO DE ATIVIDADES
Inputs WBS Scope statement Inform. Históricas Restrições Premissas Tools & Techniques Decomposição Templates Output Lista de Atividades Detalhes de Suporte Atualização da WBS

119 GESTÃO DE TEMPO DO PROJETO DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES - INPUT
WBS Declaração de Escopo as justificativas e os objetivos de projeto devem estar explícitos Informações Históricas Restrições que restrições limitarão as opções das equipes Premissas envolve e identifica riscos

120 GESTÃO DE TEMPO DO PROJETO DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES – T&T
Decomposição Subdivisão do projeto em elementos menores, mais gerenciáveis, mais controláveis A diferença é que as produções finais aqui são descritas como atividades e não como resultados Templates Lista de atividades padrão que pode ser utilizada como um modelo para um novo projeto

121 GESTÃO DE TEMPO DO PROJETO DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES - OUTPUTS
Lista de Atividades: Extensão da WBS garantindo que não há qualquer atividade que não faça parte do escopo do projeto Inclui descrições de cada atividade, garantindo que a equipe entenda o que deve ser feito Informações de Suporte: Documentação de todas as premissas e restrições identificadas Deve ser documentada para facilitar o uso por outros processos de administração de projetos

122 GESTÃO DE TEMPO DO PROJETO DEFINIÇÃO DAS ATIVIDADES - OUTPUTS
Atualização da WBS Na WBS, a equipe pode identificar resultados novos ou pode fazer uma correção As atualizações devem ser documentadas numa nova WBS Estas atualizações são chamadas refinamentos e são mais prováveis quando o projeto envolve novas tecnologias

123 GESTÃO DE TEMPO DO PROJETO SEQUENCIAMENTO DAS ATIVIDADES
Envolve a determinação de dependências e interações entre atividades O sequenciamento é essencial na construção do cronograma Técnicas automatizadas são mais indicadas para grandes projetos

124 GESTÃO DE TEMPO DO PROJETO DEFINIÇÕES PRELIMINARES
Atividade: tarefa necessária ao projeto; usa recursos e leva tempo para ser completada Evento: resultado de completar uma ou mais atividades Rede: combinação de atividades e eventos que define relações de precedência entre atividades Caminho: série de atividades conectadas entre quaisquer dois eventos Crítico: atividades, eventos e caminhos que, se atrasados, irão atrasar o projeto.

125 GESTÃO DE TEMPO DO PROJETO ELEMENTOS DO SEQUENCIAMENTO DAS ATIVIDADES
Output Tools & Techniques Inputs PDM ADM Métodos de diagra- mação condicionais Network templates Network diagram Atualização da lista de atividades Lista de Atividades Descrição do Produto Dependências: obrigatórias discretas externas Restrições Premissas

126 GESTÃO DE TEMPO DO PROJETO SEQUENCIAMENTO DAS ATIVIDADES - INPUT
Lista de Atividades Descrição do Produto Dependências: obrigatórias preferenciais externas Restrições Premissas

127 GESTÃO DE TEMPO DO PROJETO SEQUENCIAMENTO DAS ATIVIDADES – T&T
Diagramas de precedência nós representam atividades setas representam dependências Activitiy-on-node (AON) A1 A3 Início Fim A2 A4 A5

128 GESTÃO DE TEMPO DO PROJETO SEQUENCIAMENTO DAS ATIVIDADES – T&T
Diagramas de setas setas representam atividades nós conectados representam dependências Activity-on-arrow (AOA) Início A3 A1 A2 A4 A5

129 GESTÃO DE TEMPO DO PROJETO SEQUENCIAMENTO DAS ATIVIDADES – T&T
Métodos de diagramação condicionais permitem loops e atividades condicionais Network templates alguns padrões podem ser utilizados para otimização ideal para projetos com várias etapas idênticas ou muito semelhantes

130 GESTÃO DE TEMPO DO PROJETO SEQUENCIAMENTO DAS ATIVIDADES – OUTPUTS
Diagrama de rede dependência entre atividades Atualização da lista de atividades quebrar ou redefinir atividades para corrigir relações de precedência

131 GESTÃO DE TEMPO DO PROJETO
CONCLUSÕES Utilizar AON ou AOA é equivalente AOA tende a ser mais difícil de desenhar, mas descreve milestones mais claramente Redes de atividades são grafos direcionados várias análises são possíveis, e.g., caminho crítico Cronogramas são grafos direcionados com pesos O tempo e custo da atividade são os pesos do grafo

132 GESTÃO DA EQUIPE DO PROJETO
ÁREAS DE CONHECIMENTO GESTÃO DA EQUIPE DO PROJETO

133 GESTÃO DA EQUIPE DO PROJETO
Recente pesquisa conduzida junto a 77 executivos, de 57 companhias, engajados em esforços de projetos, ao serem perguntados sobre o tipo de problema possível na condução de um projeto, somente 15% dos entrevistados que conduzem ou que são responsáveis por projetos os tratam a partir de uma visão mais estratégica. 19% priorizam a aplicação de ferramentas e 66% apontam os problemas de coordenação de esforços e dos integrantes do time do projeto como o principal problema.

134 GESTÃO DA EQUIPE DO PROJETO
OBJETIVOS Discutir a montagem de equipes para administração e desenvolvimentos de projetos Conteúdo trabalho em equipe gerente de projeto equipes de desenvolvimento equipes de gerência montagem das equipes de projeto

135 GESTÃO DA EQUIPE DO PROJETO
TRABALHO EM EQUIPE Projetos complexos e grandes são desenvolvidos em equipe Metcalf's Law: o valor de uma rede cresce com o quadrado do número de nós Fatores críticos: interdependência: definição de tarefas e alocação de pessoas comunicação: compartilhamento de soluções e identificação de riscos personalidade: convivência, espírito de equipe e complementaridade

136 GESTÃO DA EQUIPE DO PROJETO
GERENTE DE PROJETO Atividades do Gerente: Planejar: custos e cronograma Organizar a obtenção e alocação de recursos Conhecer e manter contato com o cliente Motivar a equipe e mantê-la balanceada Lidar com obstáculos Estabelecer compromissos (trade offs) Negociar: cliente, hierarquia superior Manter canais de comunicação: na equipe, entre a equipe e o cliente, entre o projeto e outras partes da organização Dirigir, monitorar e controlar o desenvolvimento

137 GESTÃO DA EQUIPE DO PROJETO EQUIPE EM DESENVOLVIMENTO
Times Cirúrgicos Cirurgião: responsável pela análise e programação Co-piloto: revisão, projeto e avaliação Equipe: atividades complementares (documentação testes, administração) Procedimento: estabelecido com a convivência; define etapas, seqüência de atividades e responsabilidades; difícil de modificar

138 GESTÃO DA EQUIPE DO PROJETO
EQUIPES DE GERÊNCIA Times de Gerência: Papéis complementares: Perfil pessoal Relacionamento entre perfis Necessidade de balanço

139 GESTÃO DA EQUIPE DO PROJETO
REVISÃO DAS EQUIPES A partir do questionário de perfil gerencial Uma pessoa de cada perfil (se possível) Complementaridade técnica Estabelecer um time cirúrgico

140 GESTÃO DA EQUIPE DO PROJETO
CONCLUSÕES Equipes são necessárias em grandes projetos Comunicação e diversidade são as principais fontes de problemas Aspectos técnicos e gerenciais devem ser levados em conta na montagem de equipes

141 ÁREAS DE CONHECIMENTO GESTÃO DE CONFLITOS

142 GESTÃO DE CONFLITOS Conflitos em projetos:
desvios ou divergências de objetivo, propósitos ou propostas; desarmonia entre opiniões; discussões, colisões que impactam o andamento do projeto. processo que se inicia quando uma parte percebe que a outra está frustrada ou está para se frustrar a seu respeito (Thamhain e Wilemon, 1975). “O objetivo da Gerência de Projetos em relação ao conflito é resolvê-lo. Assim, quando todas as partes envolvidas no conflito estão satisfeitas diz-se que o conflito está resolvido” (Meredith e Mantel, 1995).

143 GESTÃO DE CONFLITOS Schedules Prioridades Mão-de-obra
PRINCIPAIS CAUSAS DE CONFLITOS INTENSIDADE Schedules Prioridades Mão-de-obra Questões Técnicas Administração Choque de Personalidades Custo Baixa Alta

144 GESTÃO DE CONFLITOS Gerentes de Projetos resolvem os conflitos através de: Retirada - saída da área de conflito; Smoothing (Panos Quentes) - evita áreas de diferenças buscando áreas de convergência; Confronto (Negociação) - enfrenta o conflito através de resolução de problema entre as partes; Compromisso (Colaboração) - barganha e busca soluções que trazem alguns graus de satisfação para as partes; Força - dá ênfase à um ponto de vista como alternativa.

145 PREFERÊNCIAS DE ESTILO PARA SOLUÇÃO DE CONFLITOS
GESTÃO DE CONFLITOS PREFERÊNCIAS DE ESTILO PARA SOLUÇÃO DE CONFLITOS % de Gerente de Projeto % de Gerente de Projeto rejeitam este modo favoráveis a este modo Negociação Compromisso Smoothing Força Retirada

146 COMPETÊNCIAS GERENCIAIS BÁSICAS
GESTÃO DE INDICADORES

147 GESTÃO DE INDICADORES Gestão de indicadores é o exercício de:
medir e coletar dados , fatos, evidências e resultados; analisar e interpretar dados, fatos e evidências, transformando-os em informação; usar a informação na tomada de decisão e definição de ações de curso

148 GESTÃO DE INDICADORES Indicadores são:
Formas de representação quantificáveis de características de produtos e processos utilizados para acompanhar e melhorar os resultados ao longo do tempo; Estatísticas, séries estatísticas e todas as outras formas de fatos e evidências que permitem avaliar os requisitos, “valores” e objetivos de um projeto, onde estavam e para onde vão; Variáveis aleatórias em função do tempo I = f(t).

149 Redução das incertezas através da coleta, análise e uso de dados
GESTÃO DE INDICADORES Redução das incertezas através da coleta, análise e uso de dados DADOS coleta de fatos independentes geram dados SABEDORIA otimização ou uso dos conhecimentos geram melhores tomadas de decisão e maximiza os recursos disponíveis INFORMAÇÕES interpretação ou análise de dados geram informações. CONHECIMENTOS assimilação ou análise crítica das informações geram previsões e/ou conhecimentos

150 GESTÃO DE INDICADORES Planejamento Coleta / Medição
CICLO DE MEDIÇÃO, ANÁLISE E USO Planejamento Coleta / Medição Eventos e Acontecimentos Evidências Fatos e Dados Questões e Dúvidas Identificação Descoberta Execução Análise Tomada de decisão Causas Resultados Redução de incertezas Seleção Tecnologia Progresso Uso / Ação Ação corretiva e preventiva Efeito Meta / Previsão Exatidão, Certeza e Precisão Solução Inovação Fatos, Dados e Informações Conhecimentos Sabedoria Elaboração Interpretação Melhoria

151 CRITÉRIOS PARA GERAÇÃO, MEDIÇÃO E USO DE INDICADORES
GESTÃO DE INDICADORES CRITÉRIOS PARA GERAÇÃO, MEDIÇÃO E USO DE INDICADORES Seletivo ou importante; Simples e claro; Baixo custo de obtenção e de uso; Representativo ou abrangente; Estável e durável; Rastreável e acessível; Confiável e coerente; Comparável.

152 RACIONALIDADE DOS INDICADORES
GESTÃO DE INDICADORES RACIONALIDADE DOS INDICADORES RACIONALIDADE BASEADA NOS “FATOS” (formal, associado ao gestor) RACIONALIDADE BASEADA NOS “VALORES” (informal, associado ao “cliente”) Ferramental Calculável Impessoal Técnico Controlado Intrínseco Desconhecido Pessoal Social Participativo Indicadores de desempenho (gerenciamento) Indicadores “no popular” (mobilização)

153 GESTÃO DE INDICADORES DIFERENÇAS ENTRE INDICADOR, MÉTRICA , RESULTADO E META Forma de representação quantificável de uma característica do produto ou processo Ex.: produção média diária, temperatura, lucratividade; Termos para comparação de mesma grandeza do indicador. Ex.: m3/d, oC, %; Valor obtido para o indicador. Ex.: 495 m3/d em 1997, 39oC às 14:00 horas; Valor desejado para o indicador. Ex.: 510 m3/d em 1999, 36,5oC às 24:00 horas. INDICADOR UNIDADE do indicador (métrica) RESULTADO do indicador META do indicador

154 GESTÃO DE INDICADORES FIM DA PARTE 1 – BONS ESTUDOS
FORMAS, TÍTULOS E DEFINIÇÕES PROPORÇÃO OU PERCENTUAL Índice de pacotes danificados (%) (número de pacotes danificados / número total de encomendas despachadas no período) x 100. Margem de lucro (%) (lucro / vendas no período) x 100. Índice de clientes satisfeitos com o tempo de entrega (%) (número de entrevistados satisfeitos com o tempo de entrega da encomenda / número de entrevistados no período) x 100. TAXA DE VARIAÇÃO Variação de vendas [(vendas no ano / vendas no ano anterior) x 100] – 100. RELAÇÃO ENTRE DOIS FATORES DISTINTOS Entrega média diária: número de encomendas entregues / número de dias do período. Pacotes danificados por dia: número de pacotes danificados / número de dias do período. Consumo de combustível por encomenda combustível gasto / número de encomendas entregues no período. TEMPO DE CICLO Tempo médio de entrega: número total de dias entre a postagem e a entrega das encomendas / número de encomendas entregues no período. FIM DA PARTE 1 – BONS ESTUDOS


Carregar ppt "GERENCIAMENTO DE PROJETOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google