A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Anorexia Nervosa Trabalho elaborado por: - Ângela Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Anorexia Nervosa Trabalho elaborado por: - Ângela Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Anorexia Nervosa Trabalho elaborado por: - Ângela Santos
(pesquisa de informação) - Catarina Guedes (selecção da informação, elaboração do power point) - Diana Oliveira 10.º DP

2 Anorexia Nervosa O que é?
Anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicas, fisiológicas e sociais. É um transtorno alimentar caracterizado por uma busca obsessiva pela magreza levando a pessoa a recorrer estratégias para perder peso, correndo riscos clínicos podendo levar à morte por desnutrição. As pessoas anoréxicas tem um medo intenso de ingordar mesmo estando extremamente magras.

3 Anorexia Nervosa Como se origina?
A pessoa inicia com uma simples dieta, apresentando hábitos estranhos e se recusa a comer, nega sentir fome, restringe sua alimentação ingerindo poucas calórias e de quantidades insignificantes consequentemente fazem na maioria dos casos exercício em excesso. 2 tipos de anoréticos: - o anorético restrito que é consciente e adaptável limita as opções alimentares, consume o mínimo possível de calorias; - o anorético bulímico pode ser rebelde, apresenta instabilidade emocional e impulsividade, nesse tipo de anorexia há grande taxa de suicídio.

4 Anorexia Nervosa Quais os sintomas?
Perda de peso em um curto espaço de tempo Alimentação e preocupação com peso corporal tornam- se obsessões Depressão, ansiedade e irritabilidade Ausência da menstrução (em casos sérios danos no sistema reprodutor feminino- infertilidade) Desnutrição e desidratação Anemia (baixo nível de ferro) Danos intestinais (uso excessivo de laxativos) Danos ao rim (uso excessivo de diuréticos) Osteoporose (baixo nível de cálcio) Redução da massa muscular

5 Anorexia Nervosa Cont. (Quais os sintomas?)
Hipotensão (diminuição da pressão arterial) Intolerância ao frio Diminuição da motilidade gástrica Perda de apetite Cansaço Fraqueza Unhas quebradiças Queda de cabelo Distúbios no sono Prisão de ventre Pulsação lenta

6 Anorexia Nervosa Onde se desenvolve?
A preocupação com o peso e a forma corporal leva a pessoa a iniciar uma dieta progressivamente mais selectiva, evitando ao máximo alimentos de alto teor calórico. Utilizando estratégias para perder peso como por exemplo: exercícios físicos excessivos, vômitos, jejum absoluto. A pessoa sente-se gorda, apesar de estar magra. Isola-se da família e dos amigos, ficando cada vez mais triste, irritada e ansiosa. A família às vezes demora para preceber que algo está errado. Assim, as pessoas com anorexia nervosa podem não receber tratamento médico, até que se tenham tornado magras e desnutridas.

7 Anorexia Nervosa Quais as consequências?
A principal causa de transtornos alimentares e influência da anorexia é os media porque comenta e impõe o estereótipo em que a magreza é um factor importante, se não indispensável, para o sucesso social e económico de uma pessoa. Pessoas que passaram por traumas anteriormente, como rejeição familiar ou abuso físico e/ou sexual também possuem um maior risco de serem anoréxicas. Pessoas em certas profissões, como atletas, bailarinos, dançarinos, ginastas ou modelos, podem motivar a pessoa a decidir por diminuir o seu peso, possivelmente resultando um transtorno alimentar.

8 Anorexia Nervosa Como se pode curar ou ultrapassar a situação?
A anorexia nervosa é difícil de curar por ser uma doença com raízes psicológicas. Quando é diagnosticada, o anoréxico passa por terapia individual, terapia em grupo e terapia familiar, em casos leves e moderados. Às vezes a negação do problema ocorre, médicos, terapistas e familiares precisam de ter paciência para poder motivar o anoréxico na sua recuperação. Os casos de recaídas são frequentes em pessoas anoréxicos.

9 Anorexia Nervosa Bibliografia


Carregar ppt "Anorexia Nervosa Trabalho elaborado por: - Ângela Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google