A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Principios e Conceitos de Projeto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Principios e Conceitos de Projeto"— Transcrição da apresentação:

1 Principios e Conceitos de Projeto
Compreender os fundamentos de projeto de software

2 Agenda Panorama

3 Panorama O que é? Projeto é uma representação de engenharia de algo que será construído. Ele pode ser delineado para os requisitos do cliente e ao mesmo tempo avaliado quanto a qualidade, com base num conjunto de critérios predefinidos para o “bom” projeto. Neste contexto da engenharia de software, o projeto foca 4 áreas principais de preocupação: dados, arquitetura, interfaces e componentes.

4 Panorama Quem Faz? Engenheiros de software projetam sistemas baseados em computador, mas as habilidades necessárias em cada nível do trabalho de projeto são diferentes. No nível de dados e arquitetura, o projeto concentra-se em padrões que interessam à aplicação a ser construída. No nível de interface, a ergonomia humana frequentemente determina nossa abordagem de projeto. No nível de componente, uma “abordagem de programação” nos leva a obter projetos de dados e metodologia efetivos.

5 Panorama Por que é importante?
Você não tentaria construir uma casa sem um projeto arquitetônico, tentaria? Você se arriscaria a confusão, erros, planta baixa sem sentido, janelas e portas no lugar errado...., uma bagunça. Software para computador é consideravelmente mais complexo do que uma casa; assim precisamos de um guia – o projeto.

6 Panorama Quais são os passos?
O projeto tem início com um modelo de requisitos. Trabalhamos para transformar esse modelo em quatro níveis de detalhe de projeto: a especificação de dados, a arquitetura do sistema, a representação da interface e o detalhe a nível de componente. Aplicamos, durante cada atividade de projeto, conceitos e princípios básicos que levam a alta qualidade.

7 Panorama Qual é o produto do trabalho?
Em ultima análise, é produzida uma especificação de projeto. A especificação é composta de modelos de projeto que descrevem os dados, a arquitetura, as interfaces e os componentes. Cada um é produto do trabalho do processo de projeto.

8 Panorama Como garanto que fiz corretamente?
Em cada estágio os produtos do trabalho de projeto de software são revistos quanto à clareza, correção, completeza e consistência com os requisitos, e uns com os outros.

9 Projeto de Software e Engenharia de Software
Projeto de Dados: Transforma o modelo do domínio de informação, criado durante a análise, nas estruturas de dados que vão ser necessárias para implementar o software. Os objetos de dados e as relações definidas no Diagrama Entidade-Relacionamento, bem como o conteúdo detalhado dos dados mostrado no dicionário de dados, fornecem a base para a atividade de projeto de dados.

10 Projeto de Software e Engenharia de Software
Projeto Arquitetural Define as relações entre os principais elementos estruturais do software, os “padrões de projeto”, que podem ser usados para satisfazer os requisitos que tenham sido definidos para o sistema e as restrições que afetam o modo pelo qual os padrões de projeto arquitetural podem ser aplicados. A representação arquitetural pode ser derivada da especificação do sistema, do modelo de análise e da interação dos subsistemas definida no modelo de análise.

11 Projeto de Software e Engenharia de Software
Projeto de Interface Descreve como o software se comunica com ele mesmo, com os sistemas que interoperam com ele e com as pessoas que o utilizam. Uma interface implica um fluxo de informação(p.ex., dados e ou controle) e um tipo de comportamento especifico). Assim, diagramas de fluxo de dados e controle fornecem muito da informação necessária para o projeto de interface.


Carregar ppt "Principios e Conceitos de Projeto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google