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EMPREENDEDORISMO Elizabete Nunes.

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Apresentação em tema: "EMPREENDEDORISMO Elizabete Nunes."— Transcrição da apresentação:

1 EMPREENDEDORISMO Elizabete Nunes

2 O Que É Empreender? Desejo de mudar as coisas, Fazer algo novo, Melhorar o que já existe. Podemos desenvolver as características e as habilidades para ser um empreendedor.

3 Para Ser Empreendedor É Preciso...
Iniciativa Vontade Paixão pelo que faz Criatividade Motivação.

4 Para Ser Empreendedor É Preciso...
Ter capacidade de: Transformação; Identificar e avaliar oportunidades; Assumir riscos.

5 Empreendedor É... “Quem persegue o benefício, trabalha individual e coletivamente, é o portador das competências de inovação, de identificação e de criação de oportunidades de negócios, do saber montar e coordenar novas combinações de recursos com o objetivo de extrair os melhores benefícios de suas inovações num meio incerto”. Schumpeter, J., citado por Dornelas, J.C.A., 2001.

6 Comportamento De Um Empreendedor
Iniciativa, Auto-confiança, Aceitação do risco, Não temer o fracasso e a rejeição, Decisão e responsabilidade, Energia, Automotivação e entusiasmo, Controle, Otimismo, Persistência.

7 Fatores Motivadores Do Empreendedorismo
VONTADE: de ter o próprio negócio de ter liberdade para tomar decisões de ganhar dinheiro

8 Fatores Motivadores Do Empreendedorismo
INFLUÊNCIA de pessoas da família que criaram algum negócio de amigos que possuem um negócio

9 Fatores Motivadores Do Empreendedorismo
OPORTUNIDADE NECESSIDADE explorar uma oportunidade específica de um negócio atividades que são iniciadas por falta de opção

10 Fatores Do Sucesso E Do Fracasso Nos Novos Empreendimentos
Externos à empresa Economia Política Questões sociais Tecnologia Concorrência Fornecedores Clientes Internos à empresa Recursos Atividades da empresa Organização interna Qualidade Controles

11 Fatores Do Sucesso E Do Fracasso Nos Novos Empreendimentos
Reconhecer e identificar oportunidades, buscar informações, compreender fatores externos, internos... SUCESSO =

12 Fatores Do Sucesso E Do Fracasso Nos Novos Empreendimentos
Desconhecer oportunidades, desatentar para fatores internos e externos, ficar alheio a informações... FRACASSO =

13 Conceito De Oportunidade
Algo possível de ser implementado Atende a um público-alvo   Idéia transformada em produto ou serviço momento certo maneira adequada

14 Avaliação Das Oportunidades
ANALISAR... Mercado Retorno econômico Vantagens competitivas Equipe de trabalho

15 Conheça O Seu Negócio Mercado Mercado consumidor Mercado fornecedor
Relação entre a oferta e a procura de produtos e serviços. Mercado consumidor Seus clientes. Mercado fornecedor Fornecedor de matéria-prima necessária ao negócio.

16 Perguntas que o ajudarão a conhecer o seu mercado consumidor:
Conheça O Seu Negócio Perguntas que o ajudarão a conhecer o seu mercado consumidor: Qual a faixa etária dos clientes? São na maioria homens ou mulheres? Onde moram?

17 Os fatores que levam o seu cliente a comprar:
Conheça O Seu Negócio Os fatores que levam o seu cliente a comprar: O preço? A qualidade? A garantia? O prazo de pagamento?

18 Perguntas que o ajudarão a definir melhor o seu negócio:
Conheça O Seu Negócio Perguntas que o ajudarão a definir melhor o seu negócio: Qual o seu produto? Quanto você cobrará pelo produto? Para quem oferecê-lo? Em que locais oferecê-lo? Que quantidade você deverá produzir?

19 Plano De Negócios O QUE É?
Documento que tem a finalidade de descrever o empreendimento e o modelo de negócios que sustenta a empresa.  QUAL A FUNÇÃO? Prover uma ferramenta de gestão para o planejamento e o desenvolvimento inicial de uma empresa.

20 Plano De Negócios OBJETIVOS: Entender e estabelecer diretrizes;
Gerenciar de forma mais eficaz; Tomar decisões mais acertadas; Monitorar o dia-a-dia; Implementar ações corretivas; Conseguir financiamentos e recursos; Visualizar melhor a organização da empresa.

21 Seções De Um Plano De Negócios
Sumário executivo Descrição da empresa Descrição dos serviços e produtos Descrição do processo produtivo Descrição dos clientes Descrição da concorrência Determinação de preços Estratégias de promoção e propaganda Descrição de fornecedores Equipe de trabalho Localização e infra-estrutura Investimentos e projeção de resultados

22 1. Sumário Executivo Dirigido ao público-alvo
Síntese do plano de negócios (objetivo) Atração à leitura do documento Última parte a ser escrita Não deve ter mais que duas páginas

23 2. Descrição Da Empresa Resumo da empresa
Características únicas do produto/serviço Benefício ao cliente Missão, metas, objetivo Constituição Estrutura organizacional Estrutura legal

24 2. Descrição Da Empresa Nome
Tipo (firma individual, sociedade por cotas de responsabilidade, sociedade anônima) Ramo de atuação Mercados atendidos Constituição societária Constituição capital

25 3. Descrição Dos Produtos E Serviços
Características do negócio O que tem de especial para servir aos clientes Tecnologias utilizadas Processos para a prestação de serviços Lista de produtos ou serviços futuros

26 4. Descrição Do Processo Produtivo
Processos que gerarão o produto final A inter-relação dos processos A terceirização dos serviços (se houver)

27 Conheça A Sua Concorrência
direta indireta Identificar pontos fracos e pontos fortes Identificar ameaças e oportunidades  Obter melhores resultados

28 Divulgação Do Produto Conheça o público-alvo para uma correta divulgação do produto; Defina de que forma será a divulgação (correspondência, rádio, panfletos, cartazes etc); Analise o gasto com ações de divulgação; Avalie os benefícios da divulgação – compare o valor gasto com o valor de produtos vendidos.

29 Venda Do Produto Tome iniciativa na busca de soluções para os seus clientes; Faça cursos na área sempre que possível; Tenha humildade, paciência e persistência; Estabeleça uma rede de relações com seus clientes; Durante a venda deixe o cliente seguro, explique tudo sobre o produto; Nas vendas a prazo peça uma garantia; Compare os gastos com a produção e transporte com o que ganhou na venda, o saldo deve ser positivo.

30 Evite Gastos Excessivos
Se possível, escolha sua casa para realizar o trabalho; Não compre a prazo, não inicie o seu negócio se endividando; Não estoque matéria-prima; Controle os gastos por meio de anotações diárias.

31 Os Fornecedores Abastecem a empresa analisar:
pneus peças material de limpeza combustível lubrificantes analisar: quantidade, qualidade, preços, prazo de entrega, estabelecer relação de confiança

32 Localização E Infra-estrutura
Equipe De Trabalho Nomes das pessoas essenciais na estrutura da empresa e a capacitação exigida Localização E Infra-estrutura fácil acesso, segurança, regularização do imóvel, adequação às exigências do Corpo de Bombeiros, etc.

33 Conceitos De Finanças Valor de custo:
Valores pagos para montagem do negócio e confecção ou compra dos produtos; Preço de venda: Valor cobrado ao cliente pelo produto ou serviço oferecido; Lucro: Preço de venda diminuído do valor de custo; Volume de produção: Renda esperada dividida pelo lucro;

34 Preço De Venda Aprenda com precisão a calcular o preço de venda conveniente ao seu negócio; Descubra o preço praticado pelos concorrentes; Descubra quanto os seus clientes estão dispostos a pagar pelo produto; Defina o lucro que espera obter com a venda.

35 Qual o volume de produção para uma renda de R$ 500,00/mês?
Calculando A Sua Renda Exemplo: camisa Custo de produção: R$ 16,00 Preço de venda: R$ 26,00 Lucro esperado: R$ 10,00 Qual o volume de produção para uma renda de R$ 500,00/mês? Renda esperada: R$ 500,00 Lucro de cada camisa: R$ 10,00 Volume de produção: 500,00 / 10,00 = 50 camisas

36 Investimentos Iniciais
Investimentos Fixos Equipamentos Veículos Obras e reformas Móveis e utensílios Imóveis Podem ser convertidos em dinheiro para fins do capital da empresa.

37 Investimentos Iniciais
Despesas Pré-Operacionais Gastos anteriores à abertura da empresa Registro Contador Pesquisas de mercado Agência de publicidade

38 Investimentos Iniciais
Capital De Giro Inicial Aluguel Pró-labore Salários Encargos Luz, água, telefone Mat. de escritório Mat. de limpeza Gastos operacionais para a empresa funcionar

39 RESULTADO OPERACIONAL
= - - RECEITA BRUTA CUSTOS VARIÁVEIS CUSTOS FIXOS Mão-de-obra Encargos Matéria-Prima Impostos Comissões Despesas Operacionais (administrativas gerais, financeiras, depreciação) Tudo o que foi vendido


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