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Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti

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Apresentação em tema: "Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti"— Transcrição da apresentação:

1 Comunicação Empresarial na Prática Sandra Helena Terciotti
Isabel Macarenco 1ª Edição| 2009 |

2 Comunicação escrita nas organizações
Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações

3 O que é necessário para escrever bem?
Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra COMUNICAÇÃO ESCRITA O que é necessário para escrever bem? Para Izidoro Blikstein (1987), um texto poderá ser considerado bem escrito quando: Obedecer às normas gramaticais; Primar pela clareza, sem frases ou palavras que gerem duplo sentido; Primar pela polidez do discurso, por meio de formas de tratamento adequadas ao interlocutor.

4 O que é necessário para escrever bem?
Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra O que é necessário para escrever bem? Outros aspectos que devem ser considerados: Observar o tripé da comunicação escrita; Usar o tipo de código adequado à comunicação escrita; Evitar ruídos, redundâncias, pleonasmos e tautologias; Saber “esfriar” a mensagem, ou seja, torná-la mais atraente e persuasiva.

5 O que é constitui o tripé de comunicação escrita?
Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra O que é constitui o tripé de comunicação escrita? Segundo Izidoro Blikstein, quem escreve deve procurar: Produzir uma resposta correta; Tornar seu pensamento comum; Persuadir seu interlocutor. Principais motivos pelos quais a comunicação escrita pode não produzir a “resposta certa”: Dificuldade de tornar o pensamento comum ao interlocutor; Falta de aptidão ou habilidade para persuadir o interlocutor.

6 Qual é o tipo de código adequado à comunicação escrita?
Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra Qual é o tipo de código adequado à comunicação escrita? Código – conjunto de regras gramaticais por meio dos quais os signos se combinam para permitir a expressão e a comunicação entre os usuários de uma língua. Tipos de códigos: Código aberto – apresenta mais de um significado e, consequentemente, mais de uma resposta para um mesmo significante, por isso, permite múltiplas interpretações.

7 Qual é o tipo de código adequado à comunicação escrita?
Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra Qual é o tipo de código adequado à comunicação escrita? Código fechado – apresenta um único significado para cada significante e, consequentemente, uma única resposta; É o que deve ser empregado nas comunicações escritas organizacionais. Caso de código fechado

8 O que são ruídos na comunicação escrita?
Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra O que são ruídos na comunicação escrita? Ruídos– qualquer elemento que dificulte a comunicação e que não seja pretendido pelo emissor. Os ruídos podem ser causados pelos seguintes fatores: Diferença de linguagem e de vocabulário entre o emissor e o receptor; Diferença de repertório entre o emissor e o receptor; Falta de sequência de raciocínio lógico; Presença de ideias estereotipadas ou preconceituosas; Uso de canais ou veículos ( s, memorandos, relatórios etc.) inadequados ao tipo de comunicação; Uso de redundâncias; pleonasmos; clichês e tautologias.

9 Como o repertório pode comprometer a eficácia da comunicação escrita?
Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra O que é repertório? É o conjunto de conhecimentos de determinada pessoa que é constituído por sua experiência de vida, grau de escolaridade, atividade profissional, pelos livros que leu etc. Como o repertório pode comprometer a eficácia da comunicação escrita? Quando o emissor não procurar conhecer bem o repertório do receptor de sua mensagem antes de iniciar seu texto.

10 O que é redundância? O que é pleonasmo? Capítulo 8
Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra O que é redundância? Caracteriza-se pela previsibilidade ou repetição do conteúdo da mensagem, podendo ocorrer espontânea ou intencionalmente. O que é pleonasmo? Também é uma forma de redundância, como repetição de termos, que em certos casos, têm o objetivo de dar mais força ao texto. Existem dois tipos de pleonasmo: pleonasmo vicioso pleonasmo literário

11 O que é pleonasmo? Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações
Capa da Obra O que é pleonasmo? Pleonasmo vicioso – é caracterizado pela repetição desnecessária de um termo na frase. É normalmente definido como “excesso de palavra”. Exemplos: A grande maioria deles (se é maioria, logo, é grande); Cair um tombo; Cursar um curso; Sair para fora.

12 O que é pleonasmo? Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações
Capa da Obra O que é pleonasmo? Pleonasmo literário – é o uso do pleonasmo como figura de linguagem para enfatizar algo em determinado texto com o propósito, por exemplo, de acentuar sua poeticidade e de aumentar sua força. Exemplos: “E rir meu riso e derramar meu pensamento (Soneto da Fidelidade, de Vinicius de Moraes); “Eu nasci há dez mil anos atrás.” (Música homônima de Raul Seixas)

13 O que são clichês? Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações
Capa da Obra O que são clichês? Clichês – expressões que, por serem muito repetidas pelo povo, pela imprensa etc., tornam-se completamente banalizadas e perdem sua força original. Exemplos: Agradar a gregos e troianos; A hora da verdade; Aparar as arestas; Apertar os cintos.

14 O que é tautologia? Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações
Capa da Obra O que é tautologia? Tautologia – caracteriza-se pelo uso de palavras diferentes para expressar a mesma ideia. Algumas construções tautológicas que devem ser evitadas: Evitar Preferir Abertura inaugural Abertura/Inauguração Amanhecer o dia Amanhecer A seu critério pessoal A seu critério Com certeza absoluta Com certeza/Certamente Comparecer pessoalmente Comparecer

15 Como esfriar a comunicação escrita para torná-la mais atraente?
Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra Como esfriar a comunicação escrita para torná-la mais atraente? “Esfriar” uma mensagem – significa torná-la mais prazerosa e menos complexa, exigindo, portanto, menos esforço do leitor para compreendê-la e interpretá-la. Esquema classificatório para tornar compreensível as diferenças entre mensagens quentes e frias, proposto por Izidoro Blikstein (1987): Mensagem quente Mensagem fria Mais informação Menos informação Mais definição Menos definição Mais formalismo na linguagem Menos formalismo na linguagem Mais rigidez Menos rigidez Mais tensão Menos tensão

16 Como esfriar a comunicação escrita para torná-la mais atraente?
Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra Como esfriar a comunicação escrita para torná-la mais atraente? Mensagem quente Mensagem fria Mais complexidade Menos complexidade Demanda mais esforço Demanda menos esforço Menos atraente Mais atraente Peças de comunicação classificadas como quentes: Artigos científicos; Dissertações de mestrado; Livros técnicos; Monografias; Teses de doutorado

17 Como esfriar a comunicação escrita para torná-la mais atraente?
Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra Como esfriar a comunicação escrita para torná-la mais atraente? Peças de comunicação classificadas como frias: Revistas em quadrinhos; Revistas femininas; Programas de rádio; Programas de televisão. A opção por mensagens quentes e frias dependerá dos seguintes fatores: Objetivos que o emissor pretende alcançar com sua comunicação escrita; Repertório do receptor da mensagem.

18 Como esfriar a comunicação escrita para torná-la mais atraente?
Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações Capa da Obra Como esfriar a comunicação escrita para torná-la mais atraente? Misturar signos linguísticos (letras, frases, parágrafos) a signos icônicos (gráficos de barra, gráficos de pizza, tabelas etc.). Como tornar a comunicação escrita mais atraente: Considerar os objetivos da mensagem; Considerar o repertório do leitor; Esfriá-la; Misturar signos icônicos aos signos linguísticos; tornar sua decodificação menos linear e mais icônica.

19 E-mail Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações
Capa da Obra O que é necessário para elaborar mensagens eletrônicas bem escritas? Refira-se às pessoas pelos nomes em vez de referir-se a elas por sua função ou cargo; Trate primeiramente da ação e somente depois forneça a explicação; Prefira a voz ativa à voz passiva analítica; Informe ao leitor, de forma explícita e objetiva, o que deseja; Prefira a ordem sintática direta (sujeito-verbo-complemento) em lugar da transposição ou inversão da ordem natural das palavras da oração;

20 E-mail Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações
Capa da Obra Indique com precisão dados com números, valores e índices percentuais; Também é desejável formular perguntas ao receptor de sua mensagem;; Exerça a empatia e valorize a ação ou a participação do receptor de sua mensagem; Evite clichês e empregue frases curtas; Evite usar jargões ou linguagem técnica; Elabore o texto na 1ª pessoa do singular; Não use figuras retóricas (metáforas, comparações etc.); Evite o “gerundismo” (ir+ estar + gerúndio).

21 Cartas Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações
Capa da Obra Cartas Saiba onde quer chegar Antes de redigir uma carta, faça um esboço listando e organizando as principais ideias e argumentos. Características para elaborar uma carta: Declarar a ideia principal; Fornecer detalhes necessários; Fechar com um pedido cordial para uma ação específica.

22 Cartas Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações
Capa da Obra Cartas Como elaborar uma solicitação? Comece pela solicitação; Diga porque precisa da informação e qual o seu grau de urgência. Como comunicar boas notícias? Utilize canais diretos da empresa; Recomendações: Tenha uma ideia clara do que deseja dizer e tente ser claro e objetivo; Tenha em mente que está preparando o receptor de sua mensagem para algumas informações que virão a seguir.

23 Cartas Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações
Capa da Obra Cartas Como tornar a leitura fácil e agradável? Períodos e parágrafos curtos são mais fáceis de serem lidos; Para enfatizar as ideias principais, sublinhe as sentenças ou enumere os pontos principais. Como redigir más notícias de forma indireta? Suavize; Indique as razões; Dê a má notícia; Faça um fechamento positivo.

24 Cartas Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações
Capa da Obra Cartas Como redigir más notícias de forma direta? Dê a má notícia; Indique as razões; Faça um fechamento positivo. Como ser criativo? Quando tiver de apresentar algum problema ao chefe, procure vislumbrar e apontar soluções para resolvê-lo, demonstrando iniciativa e criatividade.

25 Curriculum Vitae Capítulo 8 Comunicação escrita nas organizações
Capa da Obra Curriculum Vitae Procure elaborar um currículo que lhe permita ser o mais avançado dos concorrentes, a fim de alcançar seu objetivo; Construa o currículo a partir de suas competências, habilidades e atitudes.


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