A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Recrutamento e Seleção

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Recrutamento e Seleção"— Transcrição da apresentação:

1 Recrutamento e Seleção

2 Questões complementares
De onde vem a motivação no trabalho? De quem é a responsabilidade pela falta de motivação dos empregados? O que origina – e mantém – a queda de desempenho ou a baixa produtividade?

3 Ajustando conceitos Recrutamento Processo seletivo Seleção Período de
Experiência

4 Premissas básicas RECRUTAMENTO –convocação a uma determinada vaga existente na empresa possibilita atrair pessoas novas ou reter os seus próprios funcionários, com o recrutamento a empresa consegue atingir seus objetivos e leva o funcionário a querer crescer junto com a ela tornando se um fator motivacional para este.

5 Premissas básicas O que atrai um candidato ? desafios profissionais possibilidades de ascensão profissional oportunidades de desenvolvimento pacote de remuneração e benefícios ambiente de trabalho imagem da organização

6 Formas mais utilizadas
Premissas básicas RECRUTAMENTO Formas mais utilizadas edital interno anúncios em jornais e revistas inscrição pelo site recebimento espontâneo de currículos utilização de agências especializadas tradicionais ou virtuais divulgação em escolas (estágios) indicação de pessoas de confiança

7 Recrutamento Interno Havendo determinada vaga, a empresa procura preenche-la por meio do remanejamento de seus empregados, que pode ser promovidos (movimentação vertical) ou transferidos (movimentação horizontal) ou ainda transferidos com promoção (movimentação diagonal).

8 Vantagens do Recrutamento Interno
Proximidade Economia Rapidez Conhecimento Promoção Aumento do “Moral” de trabalho

9 Meios de processar o recrutamento externo
Anuncio na empresa (jornais, revistas, etc.). Escolas e Universidades Associações de classe e sindicatos Recomendações de empregados da empregados Agencia de Emprego Arquivos de candidatos que se apresentava à empresa anteriormente Mensagens em radio e TV. Apresentação espontânea de candidatos Intercambio de Empresas

10 Vantagens do Recrutamento externo
Traz “sangue novo” e experiências novas para a organização. Renova e enriquece os recursos humanos da organização, principalmente quando a política é admitir pessoal com gabarito igual, ou melhor, do que o já existente na empresa. Aproveita os Investimentos em treinamento e desenvolvimento pessoal feito por outras empresas ou pelos próprios candidatos.

11 Desvantagens do Recrutamento Externo
É geralmente mais demorado do que o recrutamento interno. O período despendido com escolha e mobilização das técnicas mais adequadas para influência às fontes de recrutamento, a atração e apresentação dos candidatos, recepção e triagem inicial, encaminhamento a seleção, aos exames médicos à documentação, liberação do candidato de outro emprego e admissão não é pequeno.

12 Desvantagens do Recrutamento Externo
É mais caro e exige inversões e despesas imediatas com anúncios em jornais, honorários de agencias de recrutamento, despesas operacionais relativas a salários e encargos sociais da equipe de recrutamento, material de escritório e formulários etc.

13 Desvantagens do Recrutamento Externo
Em principio é menos seguro do que o recrutamento interno. Os candidatos externos são desconhecidos, provem de origens trajetórias profissionais que a empresa não tem condições de verificar e confirmar com exatidão.

14 Desvantagens do Recrutamento Externo
Quando monopoliza as vagas e as oportunidades dentro da empresa pode frustrar o pessoal que passa a visualizar barreira, fora de controle, para seu crescimento profissional. Os empregados podem perceber o monopólio do recrutamento externo como uma política de deslealdade da empresa com seu pessoal. Geralmente afeta a política salarial da empresa e influência as faixas salariais internas, principalmente quando a oferta e a procura de recursos humanos estão em situação de desequilíbrio.

15 Premissas básicas SELEÇÃO DE PESSOAS – processo de escolher o melhor candidato dentre aqueles recrutados. “A pessoa certa para o lugar certo” Instrumentos de seleção mais utilizados: Entrevistas Testes de conhecimentos Testes de habilidades Testes psicométricos Testes de personalidade Simulação Dinâmicas de grupo

16 De quem é a responsabilidade pela falta de motivação dos empregados?
Da própria organização, que, por intermédio dos processos de R&S, coloca as pessoas para ocuparem os cargos e não fazem o devido acompanhamento para verificar sua adequação e para assegurar que os processos citados produzam os resultados esperados.

17 O que origina – e mantém – a queda do desempenho e a baixa produtividade?
Alocar empregados em cargos sem que eles tenham prazer em realizar as tarefas. Processos de R&S e T&D sem definição – e/ou acompanhamento – dos indicadores, ocasionando a repetição dos efeitos indesejáveis.

18 CONCLUSÕES A porta de entrada de uma pessoa para a organização se dá através dos processos de RECRUTAMENTO E SELEÇÃO. Para uma aplicação eficaz dos processos de R&S é necessária a correta descrição e especificação dos cargos. Por isso, deve-se assegurar que esses processos tenham qualidade total com melhoria contínua.

19 DICAS PARA ENTREVISTA DE EMPREGO
Detalhes são importantes. Fique atento, pois há detalhes que podem deixar uma impressão boa ou ruim sobre você: Chegar no local trinta minutos mais cedo. Fique tranquilo, relaxe e procure focar seus pensamentos.

20 DICAS PARA ENTREVISTA DE EMPREGO
Cumprimente o entrevistador com um aperto de mão firme. Mantenha contato visual com o entrevistador. Não exagere no perfume. Não fale mal de seu atual ou antigo empregador.

21 Como ir a uma entrevista de emprego
Procure usar uma roupa adequada ao cargo a qual se candidata Não faça uso de qualquer tipo de drogas ou álcool - senão não desperdice seu tempo ou o da empresa.

22 Como ir a uma entrevista de emprego
Às vezes ajuda a quase ver-se como ator em uma peça. Se você fosse o selecionador o que espera do entrevistado. Mantenha a calma. Você provavelmente não vai conseguir o emprego, se deixar o empregador ver como está nervoso. Pratique a respiração controlada como uma técnica irá ajudá-lo a ficar focado na entrevista e não o seu nervosismo.

23 Lembre-se que está a “vender-se” as competências e as suas habilidades a um empregador
Prepare antecipadamente uma lista das competências-chave, temas e pontos fortes que você possui e que o diferenciam de seus concorrentes.Seja claro em todas a suas respostas às perguntas de modo que o entrevistador tenha uma clara compreensão de suas possibilidades. Também,exponha como você tem demonstrado esses pontos fortes em posições anteriores ou eventos em sua vida. Retratar uma presença de sucesso e realização, se você não pode convencer a si mesmo, então não tente convencer os outros. Vêm de seu coração com uma auto-avaliação realista. Responda apenas as perguntas que o entrevistador lhe perguntar e não ofereça outras informações. Mas não seja monossilábico, mostre que você pode interagir com pessoas e sabe falar nos momentos certos e de uma forma clara. Seja educado e não insulte o empregador. Saiba que ele ou ela pode ter muitas mais pessoas para entrevistar. Não tome ofensa a qualquer coisa que o entrevistador diz. Se eles não dão a você a vaga, não desanime de tentar obter outro emprego. Seja muito seguro em tudo o que você diz e em suas ações

24 DICAS PARA ENTREVISTA DE EMPREGO
Não revele informações confidenciais sobre a empresa na qual você trabalha ou trabalhou. Seja sincero quanto ao motivo da sua saída do antigo emprego. Se você tiver um real interesse em ocupar a vaga, mostre entusiasmo.

25 A entrevista é uma via de mão dupla
Aproveite o momento da entrevista para fazer perguntas e tirar dúvidas sobre o cargo para o qual você está concorrendo. Fazendo isso, além de demonstrar interesse pela vaga, você entende melhor quais serão suas atribuições e responsabilidades no novo cargo e consegue ter mais certeza sobre a decisão de continuar no processo seletivo ou não.

26 Você está participando de mais de um processo seletivo ao mesmo tempo?
Seja sincero isso será valorizado. Analise os prós e os contras de cada cargo para o qual está concorrendo e reúna o máximo de informações sobre cada um deles.

27 Atenção ao mencionar informações sobre seu salário
Certifique-se de que você está passando as informações corretas sobre sua remuneração, deixando claro se o valor informado refere-se ao salário ou à remuneração total, incluindo benefícios e bônus. Lembre-se de que a empresa pode solicitar algum documento a fim de comprovar as informações. Tenha o mesmo cuidado ao falar sobre a sua pretensão salarial.

28 Leve referências É comum que peçam referências de pessoas com quem você já tenha trabalhado para saber mais sobre o seu perfil profissional. Por isso, é importante que você esteja sempre preparado para passar três ou mais contatos de pessoas com quem você já tenha se relacionado no âmbito profissional.

29 Passe um feedback para o consultor de recrutamento
Não deixe de ligar para o responsavel de recrutamento após cada entrevista com a empresa contratante. Seu feedback é muito importante, pois só dessa forma ele conseguirá entender a sua motivação com o processo e passar algumas dicas para as próximas etapas. Se você não conseguir um contato telefônico, um também é válido.

30 A proposta está dentro de suas expectativas?
No andamento de um processo seletivo, os candidatos com perfis mais adequados para a vaga são selecionados para as fases seguintes, restando cada vez menos concorrentes ao cargo. Por isso, é importante que você esteja consciente ao avançar no processo, fazendo-o apenas se a vaga realmente lhe interessar.

31 A proposta está dentro de suas expectativas?
No momento em que a empresa decide pela contratação de um dos profissionais e faz uma proposta que atende à sua pretensão financeira, há uma grande expectativa de que este candidato aceite a proposta. Algumas empresas negociam com o candidato um tempo para ele pensar, mas é importante lembrar que a empresa espera que o candidato finalista já tenha sua decisão tomada e não precise de muito tempo para responder.

32 O que fazer ao receber uma contraproposta?
Algumas empresas fazem contraproposta quando um funcionário pede demissão, oferecendo salário maior, cargo melhor e outros benefícios. Muitas vezes, a contraproposta é uma solução de curto prazo adotada pela empresa para prevenir os problemas que ela teria com a saída de uma pessoa do grupo.

33 O que fazer ao receber uma contraproposta?
Ou seja, a motivação da empresa ao oferecer uma contraproposta não está ligada à valorização deste profissional. Ao aceitar a contraproposta, pode ser que você leve em conta apenas questões financeiras que, a longo prazo, não terão grande importância. Lembre-se dos motivos que o levaram a buscar uma nova oportunidade e fique atento para não perder a chance de trabalhar em uma nova empresa com políticas diferentes de promoção e de valorização dos empregados.

34 Mantenha a porta aberta com seu antigo empregador
Mesmo que você esteja ansioso para começar a sua trajetória na nova empresa, lembre-se que você tem uma obrigação a cumprir com o seu antigo empregador. Procure terminar as suas tarefas, deixar seus materiais organizados e preparar alguém para assumir as suas atividades. Na maioria dos casos, um prazo de quinze dias deve ser suficiente para você, e adequado sob o ponto de vista da empresa contratante.


Carregar ppt "Recrutamento e Seleção"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google