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Tecnologia da Informação
PROCESSOS GERENCIAIS UVA - IDJ
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Apresentação Professor Gualber Calado
Administrador, Especialista em Marketing Estratégico e Franchising. Consultor de Negócios e Vendas Consultor de Sistemas de Franchising.
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Objetivos O que é um Sistema de Informação / Tecnologia da Informação? O que os gerentes precisam saber sobre isto? Qual o papel dos Sistemas de Informação no ambiente de negócio competitivo? Como os sistemas de informação estão transformando as organizações e a administração? Quais são os maiores desafios para montar e utilizar um sistema de informação?
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Referências Wikipedia Revista CIO Livros:
Livros: Tecnologia da Informação / Laurindo / Ed. Atlas Tecnologia de Informação / Foina / Ed. Atlas Adm. De Sistemas de Informação / Rosini e Palmisano / Ed. CENGAGE
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Dicas para um bom desempenho
É preciso ter autodisciplina, treinar formas de estudo que sejam eficientes para você. Faça anotações durante a aula, crie esquemas, grife partes importantes. Anote frases e definições. Use um caderno separando as disciplinas. As folhas soltas se perdem, os cadernos são práticos e permitem melhor organização. Dedique alguns minutos à releitura dos materiais das aulas todos os dias. Assim, você vai lembrar mais facilmente da matéria. Reveja as apresentações das aulas no Blog. Leia os textos recomendados. Teste seus conhecimentos sempre que possível. Pergunte !
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Tecnologia Tecnologias são MEIOS. Tecnologias de apoio à decisão são meios de: Receber informação Processar informação
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Informação Dados: Informação:
2010 Prata 55.000 Lindo Honda Informação: Vendo um lindo Honda Civic prata 2010 por R$ Comprei um lindo Honda Civic prata 2010 por R$ Vendo um lindo Honda Civic prata 2010 por US$ Comprei um lindo Honda Civic prata por R$ 2.010, economizei R$ Tenho um Honda Civic prata 2010 que custa R$ Sou lindo!
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Informação INFORMAÇÃO - Perfil: SP Média: R$ 50.000 – 55.000
Período: Jan – Mar Modelo: 50% Civic 30% City 20% Fit Opcionais: 100% Ar- condicionado 70% - automático 80% - Banco de couro ... DADOS: Honda Civic Preto LX 16v Gasolina 4P Automático SP Honda Civic Preto LX 16v Gasolina 4P Manual MG Honda Fit Preto LXL 16v Gasolina 4P Automático RS Honda Civic Prata LX 16v Flex 4P Automático RS Honda Fit Prata LX 16v Gasolina 4P Manual SP Honda Civic Preto LX 16v Gasolina 4P Manual CE Honda Civic Preto LXL 16v Gasolina 4P Automático MG Honda Fit Prata LX 16v Flex 4P Automático RS Honda Civic Prata LX 16v Gasolina 4P Manual SP Honda Fit Preto LX 16v Gasolina 4P Manual MG Honda City Preto LX 16v Gasolina 4P Automático SP Honda City Preto LXL 16v Gasolina 4P Automático MG Honda City Prata LX 16v Gasolina 4P Manual SP
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Informação Informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados, de tal forma que represente uma modificação (quantitativa ou qualitativa) no conhecimento do sistema (pessoa, animal ou máquina) que a recebe.
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Tecnologia da Informação
A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação para prover melhoria em processo e organização a fim de atingir um objetivo. “Computer Science is no more about computers than astronomy is about telescopes” Djikstra
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Tecnologias não são fins!
E não funcionam por si só: - Dependem da informação que recebem - Dependem de infra-estrutura - Dependem do meio ambiente onde estão - Dependem da utilidade da informação que processam
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O que é Sistema? É um conjunto de elementos materiais ou ideais entre os quais se pode encontrar alguma relação. É um todo relacionado dinâmico e aberto, que influencia e sofre influência do contexto no qual está inserido.
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Sistema Circulatório
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Sistema de Transporte Metropolitano
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Sistema de Energia Elétrica
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Processamento Entrada Saída Meio ambiente Esquema de um sistema
Retroalimentação Meio ambiente Processamento Fornecedores Clientes Concorrentes Acionistas
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Sistemas de Informação
Conjunto de elementos interconectados, de modo a formar um todo organizado Todo sistema possui um objetivo geral a ser atingido Elementos: órgãos funcionais, componentes, entidades, partes Integração: fluxo de informações, matérias ou energia
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Sistemas de Informação
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Sistemas de Informação
Entrada Ação Saída Avaliação objetivo Sistema em constante mudança
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Impactos dos SI nas organizações
Governo Consumidores Mercado Global Comunidade Fornecedor Tecnologia Empresa Informações Ambiente Sistema em constante mudança
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Impactos dos SI e TI nas organizações
Nível estratégico: Quando uma ação é suscetível de aumentar a coerência entre a organização e o meio envolvente. Aumento de eficácia em termos de cumprimento da missão organizacional Níveis operacional e administrativo: Quando existem efeitos endógenos, traduzidos em aumento da eficiência organizacional em termos de opções estratégicas
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Impactos dos SI e TI nas organizações
Informação: reduz a incerteza na tomada de decisão É importante que a informação obtida seja de QUALIDADE Se a informação não for de qualidade a decisão tomada pode não ser a CORRETA
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Pesquisa: TI nas Organizações
Pesquisa realizada pela Accenture com mais de profissionais norte-americanos e ingleses que atuam nas áreas de vendas, finanças, contabilidade, RH, tecnologia da informação e marketing em grandes organizações, tentou constatar quais eram os principais problemas nas empresas com as informações. Fonte: Revista TI Inside
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Pesquisa: TI nas Organizações
Os executivos estão frustrados com o gerenciamento da informação. Somente a metade do total acredita que suas empresas fazem um bom trabalho de gestão e distribuição de dados; Executivos de grandes empresas gastam mais do que um quarto de seu tempo na busca por informações necessárias para o seu trabalho; 59% dos gerentes perdem informações valiosas quase todos os dias, como conseqüência da má distribuição; Ao menos uma vez por semana, 42% dos entrevistados usam acidentalmente informações incorretas;
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Pesquisa: TI nas Organizações
53% afirmam que menos da metade da informação que recebem é útil; 45% afirmaram que recolher informação sobre as outras áreas da empresa é um grande desafio ao mesmo tempo que 31% confirmaram suas dificuldades em obter dados sobre os concorrentes; 57% dos gerentes apontam a necessidade de se valer de fontes numerosas para compilar as informações que precisam para as suas atividades.
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Desafios para Empresa Projetar sistemas competitivos e eficazes
Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global Criar arquitetura de informação que apóie os objetivos da organização Determinar o valor dos sistemas de informação para o negócio Projetar sistemas que as pessoas possam controlar, entender e usar de maneira social e eticamente responsável
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Gestão de TI Atividades e projetos criados objetivando alinhar a TI às estratégias do negócio Antes: Recursos computacionais utilizados como apoio as tarefas executadas e funcionavam de forma marginal as estratégias corporativas Hoje: Oportunidade de negócio se transformando em um valioso recurso estratégico
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Administração das Informações
Gerentes seniores: Tomam decisões estratégicas de longo prazo sobre produtos e serviços Gerentes de nível médio: Executam os programas e planos da gerência sênior Gerentes operacionais: monitoram as atividades diárias da empresa
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Contexto Global Quatro grandes mudanças de âmbito mundial que alteraram o ambiente empresarial: A urgência da economia global A transformação das economias industriais A transformação da empresa A urgência da empresa digital
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Economia Global Gestão e controle em um mercado global
Competição em mercados mundiais Grupos de trabalho globais Sistemas de entrega globais
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Economias Industriais
Economias baseadas no conhecimento e na informação Produtividade Novos produtos e serviços Conhecimento: um ativo produtivo e estratégico fundamental
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Transformação da Empresa
Achatamento Descentralização Flexibilidade Independência de localização Baixos custos de transação e coordenação Trabalho colaborativo e em equipe
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A urgência da era digital
Relacionamentos possibilitados digitalmente com clientes, fornecedores e funcionários Processos do negócio principal realizados via redes digitais ou sociais Gestão digital dos principais ativos da empresa Rapidez em sentir e responder a mudanças ambientais
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2010 A Internet liga compradores e vendedores
Custos de transação mais baixos Bens e serviços são anunciados, comprados e trocados ao redor do mundo Crescimento das transações Business-to-business
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Evolução 1950 Mudanças técnicas 1970 Controle gerencial 1990 Atividades institucionais 2000 Fornecedores, clientes além da fronteira da empresa
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Artigos Barreira entre TI e negócios precisa cair
“Sempre fomos conhecidos como o departamento de TI, mas mudamos a denominação da nossa área para informação, processo e organização”. Dave Patzwald, vice-presidente sênior da Schneider Electric. Em que onda de gestão tecnológica o Brasil está? “Esse comportamento esbarra, especialmente, na classificação da TI como um passivo, isto é, um custo que deve ser diminuído e nunca ampliado.” Pedro Bicudo, sócio diretor da TGT Consult
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Discussão TI: Terceirizar ou não?
Porque terceirizar? Quando? Qual momento? Qual perfil de empresa? Qual tamanho? Para atender qual estratégia de negócio?
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Próximos temas Sistemas de apoio decisão, Business Intelligence
Supply Chain management: CRM, SRM ERP Governança de TI: ITIL, COBIT Projetos e qualidade de software: PMI, CMM Knowledge Management E-business, web 2.0 Análise de ferramentas de mercado e detalhamento de requisitos
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Sistemas de Apoio a Decisão / ERP
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Objetivos Quais são os tipos de sistemas de apoio a decisão?
Como os sistemas de informação apóiam as principais funções empresariais: vendas e marketing, fabricação e produção, finanças e contabilidade e recursos humanos?
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Tipos de sistemas
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Tipos de sistemas Sistemas de apoio ao executivo (SAE)
Sistemas de apoio à decisão (SAD) Sistemas de informação gerenciais (SIG) Sistemas de trabalhadores do conhecimento (STC) Sistemas de automaçao de escritório Sistemas de processamento de transações (SPT)
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Tipos de sistemas
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Sistemas de processamento de transações
Sistemas administrativos básicos que atendem ao nível operacional Sistema computadorizado que realiza e registra as transações rotineiras necessárias ao funcionamento da empresa
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Sistemas de processamento de transações
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Sistemas de processamento de transações
Sistemas administrativos básicos que atendem ao nível operacional Sistema computadorizado que realiza e registra as transações rotineiras necessárias ao funcionamento da empresa
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Sistemas de trabalhadores do conhecimento
Nível do conhecimento Entrada: Especificações de projeto Processamento: Modelagem Saída: Projetos, gráficos Usuários: Pessoal técnico Exemplo: Estações de trabalho de engenharia / design
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Sistemas de informação gerenciais
Nível gerencial Entrada: Alto volume de dados Processamento: Modelos simples Saída: Relatórios/ sumários executivos Usuários: Gerentes de nível médio
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Sistemas de informação gerenciais
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Sistemas de informação gerenciais
Decisões estruturadas e semi- estruturadas Orientados para o controle de relatórios Dados passados e presentes Orientação interna Processo de projeto demorado
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Sistemas de apoio à decisão
Nível gerencial Entrada: Pequeno volume de dados Processamento: Interativo Saída: Análise de decisão Usuários: Profissionais, equipe interna Exemplo: Análise de custos de contratação
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Sistemas de apoio à decisão
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Sistemas de apoio à decisão
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Sistemas de apoio ao executivo
Nível estratégico Entrada: Dados agregados Processamento: Interativo Saída: Projeções Usuários: Gerentes seniores Exemplo: Plano operacional quinqüenal
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Sistemas de apoio ao executivo
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Sistemas de apoio ao executivo
Gerencia de alto nível Projetado para o indivíduo Liga o presidente aos demais níveis Manutenção cara Grande equipe de apoio
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Sistemas de apoio ao executivo
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Sistemas de vendas e marketing
Principais funções dos sistemas: Gestão de vendas, pesquisa de mercado, promoção, definição de preços, novos produtos Principais aplicações dos sistemas: Sistemas de acompanhamento de pedidos, sistema de pesquisa de mercado, sistema de estabelecimento de preços
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Sistemas de vendas e marketing
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Sistemas de fabricação e produção
Principais funções dos sistemas: Estabelecimento de metas de produção, compras, expedição, recepção, engenharia, operações Principais aplicações dos sistemas: Sistemas de planejamento de recursos, Sistemas de controle de pedidos de compra, sistemas de engenharia, sistemas de controle de qualidade
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Sistemas de fabricação e produção
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Sistema de controle de estoques
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Sistemas de informação financeira e contábil
Principais funções dos sistemas: Orçamento, livro-caixa, cobrança, contabilidade de custos Principais aplicações dos sistemas Livro-caixa, contas a receber, contas a pagar, orçamento, sistemas de gestão financeira
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Sistemas de informação financeira e contábil
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Sistemas de recursos humanos
Principais funções dos sistemas: Registros de pessoal, benefícios, remuneração, relações trabalhistas, treinamento Principais aplicações dos sistemas: Folha de pagamentos, registros de funcionários, sistemas de benefícios, sistemas de planos de carreira, sistemas de treinamento de pessoal
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Sistemas de recursos humanos
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Sistemas de recursos humanos
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Processos de negócios e sistemas de informação
Processos de negócios Modo como o trabalho é organizado, coordenado e focalizado para produzir um produto ou serviço de valor Fluxos de trabalho concretos de materiais, informações e conhecimentos — conjuntos de atividades
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Exemplos de processos de negócios
Fabricação e produção: Montagem do produto, verificação de qualidade, pedidos de compra Vendas e marketing: Identificação de clientes, conscientização de clientes, venda
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Exemplos de processos de negócios
Finanças e contabilidade: Pagamento de credores, criação de demonstrativos financeiros, administração do movimento de caixa Recursos humanos: Contratação de funcionários, avaliação de desempenho, inscrição de funcionários em planos de benefícios
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Processos de negócios e sistemas de informação
Processos de negócios transfuncionais Transcendem as fronteiras entre vendas, marketing, fabricação e pesquisa e desenvolvimento Agrupa funcionários de diferentes especialidades funcionais para completar determinada tarefa Exemplo: Processamento de pedidos
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O processo de processamento de pedidos
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[CRM] Customer Relationship Management
Gerencia todos os modos como as empresas lidam com seus clientes atuais e potenciais Disciplina empresarial e tecnológica Usa sistemas de informação para coordenar todos os processos de negócios de uma empresa
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Customer Relationship Management (CRM)
Cuida do cliente de ponta a ponta Permite que todas as divisões da empresa apresentem uma face coerente ao cliente Consolida dados do cliente de várias fontes e fornece ferramentas analíticas para responder a perguntas
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Customer Relationship Management (CRM)
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Supplier Relationship Management - SRM
O SRM ou a gestão da relação com os fornecedores tem como principais vantagens a redução de custos na cadeia de suprimentos (Supply Chain) através da otimização dos processos de compra. O software SRM veio assim permitir as empresas a criação e optimização de relacionamentos estratégicos com os seus principais fornecedores, melhorando as operações entre o comprador e o vendedor.
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Principais recursos do SRM
Pesquisas de fornecedores e compras estratégicas Desenvolvimento da estratégia de abastecimento Estratégia de gastos Seleção de fornecedores Gerenciamento de contratos Gerenciamento de catálogos
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Principais recursos do SRM
2. Processos operacionais de compras Auto-serviços de compras Compras de serviços Compras orientadas pelo planejamento
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Principais recursos do SRM
3. Colaboração com fornecedores Registro de fornecedores Colaboração em projetos Colaboração em pedidos Colaboração na reposição do estoque Conectividade com fornecedores
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Ambiente colaborativo
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Visão tradicional de sistemas
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Sistemas integrados – ERP Enterprise Resource Planning
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Enterprise Resource Planning - ERP
Década de 50 (mainframes e controle de estoque) – Material Requirement Planning (MRP) Década de 80: redes computacionais ligadas a servidores: produção e logística Fim da década de 80: fim das “ilhas departamentais” Anos 90: ERP (microcomputadores disseminados em todas áreas) Fornecedores: SAP, Oracle Applications, Microsiga, Datasul, Peoplesoft, Microsoft Dynamics, etc...
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MRP Assegurar que o material estará disponível
Requisição Pedido Recebimento MRP Fatura Autom. Assegurar que o material estará disponível Ajudaa monitorar o estoque Planejamento de ativividades de manufatura Manter menor nível de estoque possível
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Rodada de Planejamento
MRP Produção interna Compra Externa Rodada de Planejamento Apenas para materiais comprados Ordem planejada Conversão Ordem de produção Requisição Remessa Pedido
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Ordem proposta de acordo com lote
MRP Ordem proposta de acordo com lote Diferença Ordem de Compra Ponto de Reposição Comparação + Ordem de Compra Requisições Reserva / vendas Estoque disponível + Estoque
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Enterprise Resource Planning - ERP
Exemplos de áreas / módulos: PP - Production Planning MM - Materials Management SD - Sales and Distribution FI - Financial Accounting CO – (Controlling) - Controladoria AM - Fixed Assets Management PS - Project System IS - Industry Solutions QM - Quality Management TR - Transportation TV - Travel PS - Project System BCS - Business Consolidation System TRM - Treasury and Risk Management BW - Business Warehouse WF – Workflow HR - Human Resources PM - Plant Maintenance
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Benefícios dos sistemas integrados - ERP
Padronização dos fluxos de trabalho Integração das informações; Facilita a interoperabilidade com outras organizações; Eliminar o uso de interfaces manuais Reduzir custos Otimizar o fluxo da informação e a qualidade da mesma dentro da organização (eficiência)
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Benefícios dos sistemas integrados - ERP
Otimizar o processo de tomada de decisão Eliminar a redundância de atividades Reduzir os limites de tempo de resposta ao mercado Reduz as incertezas do lead-time Informações mais consistentes > melhorando a tomada de decisão; Ganho de produtividade;
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Desvantagens do ERP • A utilização do ERP por si só não torna uma empresa verdadeiramente integrada; • Altos custos que muitas vezes não comprovam a relação custo/benefício; • Dificuldade de customização; • Dependência do fornecedor do pacote; • Adoção de best practices aumenta o grau de imitação e padronização entre as empresas de um segmento;
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Desvantagens do ERP • Torna os módulos dependentes uns dos outros, pois cada departamento depende das informações do módulo anterior, por exemplo. Logo, as informações têm que ser constantemente atualizadas, uma vez que as informações são em tempo real (on line), ocasionando maior trabalho; • Excesso de controle sobre as pessoas, o que aumenta a resistência à mudança e pode gerar desmotivação por parte dos funcionários.
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Fatores Críticos de sucesso - ERP
• Envolvimento do Usuário • Apoio da direção • Definição clara de necessidades • Planejamento adequado • Expectativas realistas • Marcos intermediários • Equipe competente • Comprometimento • Visão e objetivos claros • Equipe dedicada • Infraestrutura adequada
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Causas da subutilização do ERP
• Turn over de funcionários; • Auditoria pouco atuante ou ausente; • Falta de uma equipe para fazer a transição; • Equipe de suporte não estruturada; • Falta de visão sistêmica ( visão global restrita e visão local concentrada); • Foco no operacional, subutilizando as ferramentas gerenciais – o aspecto gerencial sempre vem depois e isso subutiliza o produto; • Inexistência de modelo de treinamento dos usuários; • O ERP não faz parte de cultura da empresa e isso provoca desinteresse na sua utilização; • Utilização de ferramentas não integradas e redundantes; • Gastos com re-implantação.
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