A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004"— Transcrição da apresentação:

1 Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004
Técnicas estruturais fundamentais para a composição da notícia impressa jornalística Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004

2 ESTRUTURA DA NOTÍCIA A linguagem: é um aspecto cultural da sociedade:
a cultura é uma organização de sentidos e impressões de uma sociedade. é instrumento de comunicação neste processo de comunicação existem os elementos: imagem, som e escrita.

3 ESTRUTURA DA NOTÍCIA A informação:
é bem de consumo essencial e ferramenta indispensável ao jornalista é também forma de conhecimento.

4 ESTRUTURA DA NOTÍCIA O processo histórico da notícia inicia-se através da linguagem falada. O italiano tornou-se a primeira língua moderna no campo literário – e posteriormente ganha força com a escrita, tendo seu precursor Gutenberg, com a impressão da Bíblia em 1452. A impressão periódica surge em 1609, na Alemanha, em decorrência de um número cada vez maior de trabalhadores que aprendiam a ler.

5 ESTRUTURA DA NOTÍCIA Não demorou muito para que o empreendimento jornalístico torna-se empresarial e, conseqüentemente, o seu custeio ser em boa parte proveniente da publicidade. Outros fatores como os folhetins, as histórias em quadrinhos e o popular horóscopo também contribuíram para o aumento das vendagens da mídia impressa.

6 ESTRUTURA DA NOTÍCIA Gramática da notícia
Cabe ao jornalista não apenas contar um fato baseado em informações ou fontes, mas, cabe ao jornalista contar de maneira correta, coesa e concisa as informações destinadas à população, neste aspecto, enquanto leitor.

7 ESTRUTURA DA NOTÍCIA Estrutura
Narrativa em ordem de importância (pirâmide invertida) e não por ordem cronológica do acontecimento. Utilização do lead, primeiro parágrafo da notícia, no qual se responde as seis perguntas básicas: quem, quê, quando, onde, como e por quê. Quando a aplicabilidade do lead clássico, Nilson Lage, sugere dois itens: não começar com verbo e iniciar com a circunstância mais importante na forma direta, ou seja, pelo sujeito.

8 ESTRUTURA DA NOTÍCIA Estrutura
Arbitrariedade do jornalista ao escolher início, meio e fim da descrição do fato. Emprego da terceira pessoa na narrativa, com algumas exceções, como é o caso de reportagens ou matérias especiais, onde o jornalista vivencia a situação, se passando por personagem da história. Utilização, se necessário ou possível, de exemplos e comparações de fácil assimilação pelo leitor.

9 ESTRUTURA DA NOTÍCIA Itens básicos da estrutura da notícia: título;
lead; sublead; corpo da matéria; intertítulo.

10 ESTRUTURA DA NOTÍCIA 1) Título
Sua função principal é chamar a atenção do leitor. A titulação de uma matéria depende principalmente do espaço delimitado pelo projeto gráfico. A função de titular cabe ao editor. Títulos devem conter ação. Use verbos.

11 ESTRUTURA DA NOTÍCIA 2) Lead Quem? Sujeito/Personagem
O que? Fato/Acontecimento Quando? Tempo Por quê? Causa/Motivo/Finalidade Como? Modo/Maneira Onde? Lugar

12 ESTRUTURA DA NOTÍCIA 3) Sublead
Tem função de aprofundar o lead e ligá-lo ao corpo da matéria. Trata-se de uma criação do jornalismo brasileiro que tem como função ligar as informações mais importantes ao desdobramento da matéria. O sublead equivale ao segundo parágrafo da matéria e contém informações menos importantes do que a do lide e objetiva disciplinar o ordenamento da notícia.

13 ESTRUTURA DA NOTÍCIA 4) Corpo da Matéria 5) Intertítulo
É o desenvolvimento da matéria. 5) Intertítulo Recurso de edição que serve para facilitar a leitura e manter o interesse do leitor ao longo do texto através de palavras chaves.

14 ESTRUTURA DA NOTÍCIA A notícia hoje e amanhã
Relação entre as mídias impressas e eletrônicas. É possível o desaparecimento da mídia impressa em jornal diário. O impresso ficará a cargo de veículos especializados. Forma e conteúdo.

15 ESTRUTURA DA NOTÍCIA Segundo Nilson Lage, o futuro da notícia ficará mais bem representado através da reportagem que tem por matéria-prima à informação constante, deixando a cargo da sociedade – leitor ou espectador – o direito de avaliar a informação segundo o seu próprio repertório, independente de formato ou conteúdo.


Carregar ppt "Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google