A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

espécies ocorrem aqui e não ali?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "espécies ocorrem aqui e não ali?"— Transcrição da apresentação:

1 espécies ocorrem aqui e não ali?
Por que algumas espécies ocorrem aqui e não ali? “E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu” (Ec. 12:7) “Porque o varão não provém da mulher, mas a mulher, do varão” (1Co. 11:8)

2 Biogeografia traducianista
e o Gênesis

3 Existência do Universo, por obra da Criação Divina;
Ordem; “Centro de criação” no Jardim do Éden, onde foram criados animais e plantas; Um só casal primordial, originador da espécie humana; “Centro de dispersão” da biota na narrativa do Dilúvio de Noé; Geração espontânea; Centro de dispersão e diferenciação de raças, na narrativa do Torre de Babel; Pangênese e herança dos caracteres adquiridos.

4 concepção do Universo entre os povos antigos

5

6

7

8 traducianista Armênia = ponto de discórdia na Biogeografia
Noé não levou plantas dentro da arca (a não ser para alimentação) = GERAÇÃO ESPONTÂNEA???); Noé não levou peixes na arca, afinal são animais aquáticos!!! Animais e plantas mortos pela inundação originaram os fósseis!!! Armênia = ponto de discórdia na Biogeografia Seria possível aos animais uma diferenciação??? traducianista

9 Épico de Gilgamesh

10

11 "foi povoada toda a terra" (Gen. 9:19)
A partir dos filhos de Noé, Sem, Cam e Jafet... -os descendentes de Jafet ocuparam a região setentrional da Eurásia; -os de Sem, a região central; -os de Cam, a parte meridional daquele continente, mais o norte da África. Como poderiam homens e animais terem chegado ao continente americano após sair da arca de Noé?

12 irradiação adaptativa
Novo centro de origem e dispersão com diferenciação Pangênese e herança dos caracteres adquiridos

13 Santo Agostinho e as barreiras
maniqueismo

14

15

16

17 X “A sua voz estende-se por toda a Terra e suas palavras até as
extremidades do mundo.” (Salmo 18: 5) A palavra de Deus Não há seres humanos no lado oposto da Terra (antípodas) X O Hemisfério Sul é desabitado!!!!

18 anjos Zona tórrida

19 Ciclo dos descobrimentos em fins do século XV e início do XVI
A imunização do traducianismo bíblico Ciclo dos descobrimentos em fins do século XV e início do XVI zona tórrida

20 Atlântida Francisco López de Gómara (1553) Bloco único continental
“Parte intercontinental” que permitiu os homens e animais dispersarem-se para o Atlântico Girolamo Fracastoro (1530)

21 Girolamo Fracastoro Talvez haja chegado a vossos ouvidos o nome de Atlântida; pois provinha dessa antiga descendência racial (do rei Atlante). Também nós (os índios americanos), diz-se, saímos dessa estirpe, através de uma longa sucessão de gerações desse povo a um tempo feliz e querido dos deuses, enquanto seus maiores veneravam o céu e costumavam fazer aos deuses, piedosamente, gratas oferendas. Mas depois que os descendentes, com o fausto e os dissolutos costumes, começaram a ofender os deuses, tais e tantas calamidades os perseguiram; por essa causa, difícil serme-ia abarcá-la em meu relato. A ilha, então chamada Atlântida, do nome de um antigo rei, sacudida por um grande terremoto, afundou, tragada pelo oceano, que ela sulcava com seus navios, rainha da terra e do mar (apud Papavero, 1991, p. 53).

22 nada de Atlântida padre Joseph d’Acosta (1588) Ásia
Casais transportados por Noé Estreito de Anian, mencionado por Marco Polo, hoje estreito de Bering

23 E as diferenças morfológicas grandes?
Hibridação e “degeneração”

24 Walter Raleigh (1614): animais monstruosos na América do Sul
Athanasius Kircher (1675): cópula promíscua (hibridação) e diferenciação=>camelopardo (girafa), camelo+pardal (avestruz)

25 Mundo pós-diluviano: o paraíso sumiu completamente!

26 O criacionismo de Isaac de la Peyrère
Como explicar a imensa diversidade de formas animais encontrada nas Américas? Por que eram tão diferentes das do Velho Mundo?

27 regiões biogeográficas
Portanto, assim como o pecado entrou no mundo por meio de um homem, e a morte por meio do pecado, e desse modo a morte chegou a todos os homens, porque todos pecam – pois antes da lei ter sido dada, o pecado estava no mundo. Mas o pecado não é levado em conta quando não há lei. Entretanto, a morte reinou do tempo de Adão ao tempo de Moisés, mesmo sobre aqueles que não pecavam por romper uma ordem como fez Adão, que foi o padrão daquele que estava por vir. Epístola de Paulo aos Romanos (5, 12-14) 1)Dilúvio não é universal; 2)Adão não fora o antepassado de todos os homens, mas só dos judeus; 3)Nações anteriores ao Adão não foram destruídas pelo dilúvio. regiões biogeográficas “centros de criação”

28 século XVIII

29 comprovar a veracidade de Moisés

30

31

32

33

34 a grande teoria biogeográfica (seguindo o raciocínio de Matthew Hale)
traducianismo Condições semelhantes com mesmas espécies em áreas disjuntas

35 “no sopé do Monte Ararat aquelas plantas que são comuns na Armênia; um pouco além, aquelas que antes vira na Itália; quando ascendi um pouco mais alto, vegetais que eram comuns aos arredores de Paris; as plantas da Suécia possuíam uma região mais elevada; as partes mais altas da montanha, próximas do cume, eram ocupadas pelas nativas da Suíça e dos Alpes da Lapônia...”

36 Jardim do Éden “Todo vegetal nutre seu próprio inseto, e a maior parte dos insetos se nutre somente de certos vegetais”

37 De telluris habitabilis incremento (1744)
Deus respeitava as preferências ecológicas das espécies! Zonas climáticas adaptação Áreas distintas da Terra, com mesma ecologia, deveriam possuir a mesma flora! A grande teoria biogeográfica de Linnaeus

38 Mas e o urso polar?

39 Nem todas as espécies foram
criadas no princípio... Salva a hipótese traducianista! Explica o surgimento de spp. exclusivas de uma região! Linaria vulgaris x Peloria sp. (hibridações de spp. imutáveis)

40 "pátria de origem" os "animais do Antigo Continente"
os "animais do Novo Mundo" os "animais comuns aos dois continentes" Clima + animais = perfeita relação LEI DE BUFFON! Destruição da hipótese traducianista de Linnaeus

41 transformismo das espécies
Degeneração dos mamíferos americanos!

42 Centro de origem após dilúvio: Ararat [LINNAEUS];
Centro de origem: grande massa continental no extremo norte [BUFFON].

43 séculos XIX e XX

44 Os organismos não são somente influenciados pela luz, calor, água, como também competem por esses recursos. Augustin P. de Candolle

45 Por que um determinado local pode apresentar mais ou menos espécies ou formas de vida que outros?
Biogeografia ecológica

46 Charles Lyell e o “Uniformitarismo”

47

48 Linha de Wallace

49 Ilha de Bali Ilha de Lombok

50 Pequenos centros de origem e rotas de dispersão.

51

52

53 Alfred Wegener: Teoria da Tectônica de Placas e Deriva continental

54

55

56 León Croizat: Biogeografia de Vicariância

57

58

59

60

61

62

63

64

65

66

67

68


Carregar ppt "espécies ocorrem aqui e não ali?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google