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TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC

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Apresentação em tema: "TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC"— Transcrição da apresentação:

1 TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC
UNIDADE DE ENSINO MÉDIO E TÉCNICO – CETEC março / 2010 CETEC / 2010

2 ELEMENTOS BASILARES DO CURRÍCULO
Módulo I CH Módulo II Módulo III Linguagem, Trabalho e Tecnologia 40/50 Planejamento do TCC Desenvolvimento do TCC 60/50 CETEC / 2010

3 Paradigma em superação Paradigma em implantação
O currículo por competências Paradigma em superação Paradigma em implantação Foco nos conteúdos a serem ensinados Foco nas competências a serem desenvolvidas / nos saberes (saber, saber fazer e saber ser) a ser construídos CETEC / 2010

4 Paradigma em superação Paradigma em implantação
Alvo do controle oficial: cumprimento do currículo Alvo do controle oficial: desenvolvimento das competências CETEC / 2010

5 Competência TCC Interiorizar Perceber significado Sedimentar
Solucionar Articular Mobilizar CETEC / 2010

6 ativos, reflexivos, atuantes e participantes
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC RESIGNIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM formação de sujeitos ativos, reflexivos, atuantes e participantes PROTAGONISMO VERIFICAÇÃO DA APLICABILIDADE CETEC / 2010

7 COMO ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? ? CETEC / 2010

8 PROJETO !!!!!!! CETEC / 2010

9 FREQÜENTEMENTE OS PROJETOS SÃO UMA RECOMPENSA AOS ALUNOS PELO APRENDIZADO DE MODO TRADICIONAL – SÃO MAIS A “COBERTURA” DO QUE O “BOLO”. EXEMPLO: Constituição para colonização da Lua (BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION, p. 9) X “O PROJETO SEGUE A APRENDIZAGEM, ASSIM COMO A SOBREMESA SEGUE O PRATO PRINCIPAL” O TCC CONTRIBUI NO DESENVOLVIMENTO DO PROCESSO DE ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONCEITOS ESSENCIAIS. NÃO É UMA ATIVIDADE SUPLEMENTAR DE ENRIQUECIMENTO – DEPOIS DE CONCLUÍDA A APRENDIZAGEM. CETEC / 2010

10 TCC PROBLEMAS CONCRETOS / OPORTUNIDADES REAIS RESOLUÇÃO DE PROBLEMA
Conteúdos disciplinares ganham significado Confronto com diferentes pontos de vista e variadas alternativas PROBLEMAS CONCRETOS / OPORTUNIDADES REAIS TCC Necessidade de intervir ou, pelo menos, compreender Necessidade de novas aprendizagens CETEC / 2010

11 Quais as características fundamentais do TCC?
Não se trata de reprodução de conteúdos prontos ou discussão pautada em situação simulada. Significado para alunos Quais as características fundamentais do TCC? AUTENTICIDADE Plano de Curso RIGOR ACADÊMICO Pesquisa EXPLORAÇÃO ATIVA APRENDIZAGEM APLICADA Contato com ambiente externo Uso da tecnologia Autogestão CONTEXTUALIZAÇÃO / CONEXÕES COM A ÁREA PROFISSIONAL Critérios de avaliação discutidos com alunos PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO CETEC / 2010

12 PRESSUPOSTOS INTERDISCIPLINARIDADE PLANEJAMENTO DOCENTE
APOIO DA EQUIPE ESCOLAR CETEC / 2010

13 INTERDISCIPLINARIDADE
Não se organiza os projetos em detrimento dos conteúdos das disciplinas NOVA ORDEM OS CONTEÚDOS DEIXAM DE TER UM FIM EM SI MESMOS E PASSAM A SER MEIOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS NUMA DINÂMICA DE INTERAÇÃO COM A REALIDADE, DE FORMA CRÍTICA E SIGNIFICATIVA. CETEC / 2010

14 Autoavaliação docente
( ) Líder ( ) Administrador Facilita a resolução de problemas em um grupo e ajuda o grupo a encontrar suas próprias soluções. Controla o processo e procura resultados preestabelecidos. CETEC / 2010

15 “Há uma idade em que se ensina o que se sabe; mas vem em seguida outra, em que se ensina o que não se sabe: isso se chama PESQUISAR” BARTHES (1960) CETEC / 2010

16 “Mestre não é quem sempre ensina, mas quem, de repente, aprende”.
GRANDE SERTÕES VEREDAS (Guimarães Rosa), final dos anos 50, anúncio da modernidade, JK. O narrador Riobaldo afirma diante do aluno Zé Bebelo: “Mestre não é quem sempre ensina, mas quem, de repente, aprende”. REVERSIBILIDADE CETEC / 2010

17 COMO AVALIAR O TCC? CETEC / 2010

18 Finalidades da avaliação
(Nuclear) - ajudar o aluno a aprender e ao professor, ensinar (Perrenoud, 1999) - determinar, também, quanto e em que nível os objetivos estão sendo atingidos. Para isso é necessário o uso de instrumentos e procedimentos de avaliação adequados (Libâneo, 1994, p.204). CETEC / 2010

19 ALINHAR PRODUTOS COM RESULTADOS
AVALIAÇÃO PTD AVALIAÇÃO CERTA PARA O PRODUTO CERTO COMBINAÇÃO DE AVALIAÇÕES QUE FORNECERÁ EVIDÊNCIA DE QUE OS ALUNOS ALCANÇARAM O CONJUNTO DE RESULTADOS ESPERADOS. ALINHAR PRODUTOS COM RESULTADOS Relatórios Orçamentos Exposições Tópicos do TCC (trabalho escrito) Seminários Projetos, lay-outs Poster Instrumentos de Pesquisa (Questionários, Pré-teste, tabulação, gráficos) Cronograma / fluxograma CETEC / 2010

20 ESTRATÉGIAS E INSTRUMENTOS
DE AVALIAÇÃO Fase Inicial Pesquisa documentada sobre o cenário da área profissional Relatório de visitas técnicas Observação docente Fase Intermediá-ria Portfólio Diário de Bordo Produtos parciais (capítulos do trabalho escrito) Apresentações orais Relatórios de vídeos, palestras e visitas técnicas Fase Final Trabalho escrito Apresentação oral Autoavaliação CETEC / 2010

21 Produtos de Apresentação
Produtos Passíveis de Avaliação Produtos de Suporte Produtos Textuais Produtos Tangíveis Produtos de Apresentação Fluxograma Cronograma Planilhas de Orçamento Relatório de pesquisa Resumo / sinopse/ resenha Manual Questionário de pesquisa Portfólio Diário de Bordo Produção textual (capítulos do trabalho) Monografia Protótipo Máquina/ equipamento Maquete Kit Modelo Produto de Demonstração Debate Apresentação Oral / Seminário Apresentação de gráficos Desenhos Pôster / Banner Apresentação de Slides em Power Point Cartaz Panfletos Folder Dramatização Produção de vídeo CETEC / 2010

22 Como avaliar um trabalho escrito?
CETEC / 2010

23 Como avaliar um trabalho escrito?
CONTEÚDO Informações completas, relevantes, pertinentes. Pesquisa extensa e cuidadosa. Excelente nível de abrangência (profundidade, originalidade e aplicabilidade) ARGUMENTAÇÃO Compreensão das questões em discussão, mediante argumentação e reflexão criteriosas. Coerência e consistência teórico-metodológica. Ideias apresentadas com clareza e objetividade, acompanhadas de exemplos e possibilidades de aplicação no contexto real da área profissional. Abordagem sob várias perspectivas, com interpretação e análise do material. CETEC / 2010

24 Como avaliar um trabalho escrito?
ORGANIZAÇÃO E LINGUAGEM Trabalho bem organizado, completo e dentro das normas para a formatação de trabalhos acadêmicos.Apresenta todos os elementos necessários, com encadeamento de ideias, facilitando a localização dos assuntos. Texto grafado corretamente. Utiliza termos técnicos adequadamente. ILUSTRAÇÃO Seleção de elementos visuais pertinentes e oportunos, que dão sustentação às ideias principais. Gráficos, tabelas, quadros, diagramas, figuras ou fotos devidamente identificados e referenciados. CETEC / 2010

25 Como avaliar um trabalho escrito?
Qualificação do Desempenho I R B MB Conteúdo O trabalho carece de informações e/ou as informações são imprecisas e irrelevantes. Apresenta informações básicas. Pesquisa mínima. Apresenta informações relevantes e pertinentes. Pesquisa suficiente. Nível de abrangência suficiente(profundidade, originalidade e aplicabilidade). Informações completas, relevantes, pertinentes. Pesquisa extensa e cuidadosa. Excelente nível de abrangência (profundidade, originalidade e aplicabilidade) CETEC / 2010

26 IDEIAS PRINCIPAIS (encadeamento) CONCLUSÃO / CONSIDERAÇÕES FINAIS
Como avaliar uma apresentação oral? ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO INTRODUÇÃO IDEIAS PRINCIPAIS (encadeamento) CONCLUSÃO / CONSIDERAÇÕES FINAIS MATERIAL DE APOIO CETEC / 2010

27 DINÂMICA E VOLUME DA FALA
Como avaliar uma apresentação oral? DICÇÃO E LINGUAGEM EXPRESSÃO VOCAL DINÂMICA E VOLUME DA FALA CETEC / 2010

28 CARACTERÍSTICAS DO APRESENTADOR
Como avaliar uma apresentação oral? CARACTERÍSTICAS DO APRESENTADOR POSTURA TRAJE CETEC / 2010

29 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA
Como avaliar uma apresentação oral? CONTEÚDO DOMÍNIO DE CONTEÚDO FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA E PRÁTICA CETEC / 2010

30 Como avaliar uma apresentação oral?
RECURSOS MULTIMÍDIA CETEC / 2010

31 Como avaliar uma apresentação oral?
Qualificação do Desempenho I R B MB Introdução Não houve introdução formal. Introdução vaga, sem apresentação dos tópicos a serem discutidos. Introdução objetiva, com apresentação dos tópicos a serem discutidos. Introdução objetiva, com apresentação dos tópicos a serem discutidos, despertando o interesse pelo trabalho. CETEC / 2010

32 COMO AVALIAR UM PORTFÓLIO?
CONTEÚDO Documentos atuais, pertinentes e relevantes. O conteúdo textual é diversificado, abrangente e apresenta diferentes perspectivas, ampliando as possibilidades de estudo. O conteúdo estabelece consonância com a temática do trabalho, referenciando a aprendizagem. O conteúdo iconográfico é pertinente e elucidativo. CETEC / 2010

33 PORTFÓLIO PRODUÇÃO DISCENTE
Aplicação das teorias, princípios e/ou habilidades em novas situações, ambientes ou problemas. Os relatos apresentam sintonia com o cronograma estabelecido, ilustrando o cumprimento das etapas do trabalho. Resgate da trajetória de pesquisa, aprendizagem e produção. O conteúdo elaborado reflete o interesse, a dedicação e o progresso dos alunos. O material elaborado constitui um inventário de experiências adquiridas e permite identificar relações entre ideias, conjuntos de dados e fenômenos. CETEC / 2010

34 ORGANIZAÇÃO E LINGUAGEM
PORTFÓLIO ORGANIZAÇÃO E LINGUAGEM Facilita a consulta dos documentos elaborados. Linguagem adequada e com uso correto de termos técnicos, devidamente identificados (glossário) CETEC / 2010

35 PORTFÓLIO Qualificação do Desempenho I R B MB Seleção de Conteúdo
Conteúdo irrelevante, não estabelecendo consonância com a temática do trabalho. Conteúdo iconográfico insuficiente e/ou não pertinente. Conteúdo pertinente, porém insuficiente para atender plenamente às necessidades do trabalho Conteúdo iconográfico elementar. Conteúdos atuais, pertinentes e relevantes. O conteúdo textual é vasto e abrangente. O conteúdo iconográfico é pertinente e elucidativo. Documentos atuais, pertinentes e relevantes. O conteúdo textual é diversificado, abrangente e apresenta diferentes perspectivas, ampliando as possibilidades de estudo. O conteúdo estabelece consonância com a temática do trabalho, referenciando a aprendizagem. CETEC / 2010

36 AUTOAVALIAÇÃO EMPENHO PONTUALIDADE PARTICIPAÇÃO APRENDIZAGEM LIDERANÇA
SUPERAÇÃO DE DIFICULDADES COOPERAÇÃO INICIATIVA CETEC / 2010

37 AUTOAVALIAÇÃO Qualificação do Desempenho I R B MB Participação
Não participei do desenvolvimento das atividades Minha participação foi irrelevante Participei de todas as atividades desenvolvidas Minha participação foi decisiva para a obtenção dos bons resultados do trabalho CETEC / 2010

38 ESCOLA / ÁREA / HABILITAÇÃO
Regulamento Geral do TCC REGULAMENTO DA ESCOLA / ÁREA / HABILITAÇÃO CETEC / 2010

39 IVONE MARCHI LAINETTI RAMOS
(11) CETEC CETEC / 2010


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