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Aula 3 Qualidade nas organizações

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Apresentação em tema: "Aula 3 Qualidade nas organizações"— Transcrição da apresentação:

1 Aula 3 Qualidade nas organizações
Prof. Rodolfo Ribeiro Arantes Prof. Rodolfo R. Arantes

2 O que é qualidade? Conceito subjetivo que está relacionado diretamente às percepções de cada indivíduo. Conformidade com as exigências dos clientes (QT) É o Pleno atendimento e/ou superação das expectativas dos clientes, internos e externos, a respeito de algo. É pessoal É relativa Não é exata. É percebida Prof. Rodolfo R. Arantes

3 Inovar é uma forma de a empresa se diferenciar de outras.
A competição entre as empresas exige – cada vez mais e o mais rápido possível – a geração de inovação. Inovar é uma forma de a empresa se diferenciar de outras. Prof. Rodolfo R. Arantes

4 Para inovar, a empresa precisa:
Ter ética, de modo a poder ser escolhida por clientes, talentos e investidores. Aprender a lidar com a subjetividade dos clientes e com a participação do consumidor no processo produtivo. Gerar comprometimento em toda a cadeia de valor – empregados, clientes, fornecedores, acionistas. Ter profissionais sensíveis às mudanças do ambiente. Prof. Rodolfo R. Arantes

5 Prof. Rodolfo R. Arantes

6 Processo + Material + Pessoas
Qualidade = Processo + Material + Pessoas Prof. Rodolfo R. Arantes

7 Processos: Levantamento das expectativas
Garantia de procedimentos de sucesso Menor tempo Menor custo Verificação do atendimento das expectativas Documentação Prof. Rodolfo R. Arantes

8 Material: Melhor qualidade; Menor custo; Menor prazo;
Prof. Rodolfo R. Arantes

9 O mais importe no processo produtivo Como agir:
Pessoas O mais importe no processo produtivo Como agir: investir no desenvolvimento de competências, captar, selecionar e recompensar pessoas por competência, gerar referências de desempenho. Daí a importância de motivar as pessoas. Prof. Rodolfo R. Arantes

10 Motivação é: uma força, uma energia que nos impulsiona na direção de alguma coisa, é um motivo para a ação.  A motivação é intrínseca, isto é, está dentro de nós, nasce de nossas necessidades interiores. A motivação é contínua, o que significa dizer que sempre teremos, a nossa frente, algo a motivar-nos. Prof. Rodolfo R. Arantes

11 Motivação NÃO é: Não é um produto acabado, mas um processo que se configura a cada momento, Não é coerente dizermos que motivamos os outros a isto ou àquilo. Ninguém motiva ninguém. Nós é que nos motivamos ou não. Tudo o que os de fora podem fazer é estimular, incentivar, provocar nossa motivação Prof. Rodolfo R. Arantes

12 Por que coisas que motivam uns não motivam outros?
As pessoas têm valores diferentes, necessidades diferentes,interesses diferentes, organização familiar diferente, background cultural diferente, formação profissional diferente, enfim, uma história de vida diferente que condiciona suas motivações Prof. Rodolfo R. Arantes

13 Prof. Rodolfo R. Arantes

14 Os 10 erros que um chefe não pode cometer:
Má comunicação: o que deve ser feito? Deixar de reconhecer Criar um ambiente de desconfiança Não defender os subordinados Prometer o que não pode cumprir Não cumprir o que prometeu Aceitar bajulação Falta de educação Fugir da responsabilidade Soberba Prof. Rodolfo R. Arantes

15 Qualidade não é mais diferencial competitivo:
É pré-requisito básico Qualidade é questão de sobrevivência; A grande questão é: Se qualidade é fundamental e necessária, se as empresas conhecem e dominam diversas técnicas e processos de qualidade, por que tanta empresa ainda peca neste quesito? Prof. Rodolfo R. Arantes

16 EXERCÍCIO: Ler e discutir em classe: “Os 5 defeitos da Toyota”
Prof. Rodolfo R. Arantes


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