A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Instrumentos de pesquisa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Instrumentos de pesquisa"— Transcrição da apresentação:

1 Instrumentos de pesquisa
Google, Scholar, SciELO e Wikipedia

2 Por que aprender isso? já que o Google é muito fácil de lidar.
Aprender como fazer a pergunta certa à máquina. Economizar tempo. Estar em constante atualização. Estabelecer comparativos para uma pesquisa.

3 Entendendo mecanismos de busca
Google e outros sites utilizam como padrão a utilização de pesquisa por todas as palavras na expressão de busca Ex.: Se eu pesquiso “São Paulo”, o mecanismo entenderá que deverão ser mostrados sites que contenham necessariamente as palavras “sao” e “paulo” (note que o computador exclui acentos e diferenciação de maiúsculas e minúsculas)

4 Entendendo mecanismos de busca
Obviamente os resultados apresentados não necessariamente serão os esperados pelo pesquisador. Por exemplo, um site que contiver o texto: “Eles são todos palmeirenses? Falaí Paulo.” Entrará dentro dos critérios para seleção do site. É importante ressaltar que mecanismos que utilizam a tecnologia Google tem outros critérios para ordenar e dar valor aos resultados.

5 Aprendendo a perguntar.
Existem algumas técnicas com a finalidade de otimizar a pesquisa: Pesquisa por frase: utilizando o termo com aspas. Ex.: “já não tenho dedos pra contar” Pesquisa conteúdo somente em um site Ex.: Inteligência coletiva site:scielo.br Exclusão de termos da pesquisa Ex.: bateria –música Buscar termo exato: diferencia maiúsculas e minúsculas. Ex.: De volta para o futuro +III Um termo ou outro: Ex.: Férias Londres OR Paris

6 Algumas fontes. Google – http://www.google.com/
Google Scholar – Pesquisa de textos acadêmicos. Google Blogsearch – Pesquisa em blogs. Google Booksearch – Pesquisa em livros, podendo inclusive ver algumas páginas do conteúdo do livro.

7 Mais algumas fontes. Wikipedia – Enciclopédia livre. SciELO – Base de artigos científicos em várias áreas do conhecimento. No Brasil, onde parte do conhecimento gerado pelas universidades está alocado.

8 Social Bookmarking O Social Bookmarking, resumidamente, é um sistema de bookmarks (também conhecido como favoritos ou marcadores) online, público e gratuíto, que tem por finalidade disponibilizar seus favoritos na internet para o seu fácil acesso e para compartilhar com os usuários deste tipo de serviço. Wikipedia

9 Social Bookmarking, funções...
Encontrar novos sites com base na recomendação das pessoas. Ter sua lista de sites favoritos organizados e acessíveis de qualquer computador.

10 Entrem: Del.icio.us O bookmark do professor: Del.icio.us/caramez/


Carregar ppt "Instrumentos de pesquisa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google