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Conjunto de Produtos Acesso a Mercados

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Apresentação em tema: "Conjunto de Produtos Acesso a Mercados"— Transcrição da apresentação:

1 Conjunto de Produtos Acesso a Mercados
1º Reunião da Rede APIS Conjunto de Produtos Acesso a Mercados Cuiabá – MT Maio 2010 1

2 Atribuições da UAM Promover o acesso dos produtos de micro e pequenas empresas a mercados internos e externos Assessorar as unidades finalísticas e Sistema Sebrae na definição e implantação de soluções de mercado Prover e disseminar conhecimento de mercado e desenvolver soluções de acesso a mercados

3 Eixos Temáticos

4 Comércio Justo e Solidário
O que é? Comércio Justo e Solidário é um conjunto de ferramentas destinadas a promover o desenvolvimento sustentável de comunidades e grupos de produtores atendidos pelo Sebrae, tanto no aspecto socioeconômico quanto no que diz respeito ao meio ambiente, através do acesso aos mercados interno e externo, dinamizando a economia local Para que serve? Inserir pequenos grupos produtivos em relações comerciais mais vantajosas – para eles – do que as usualmente praticadas, utilizando uma série de características dos produtores e dos produtos como diferencial competitivo A quem se destina? Grupos de pequenos produtores atendidos em projetos setoriais e locais do Sebrae Como utilizar? Os Sebrae UF podem elaborar os projetos em âmbito próprio, tendo como base o Termo de Referência, podendo contar com apoio técnico do Sebrae Nacional. Caso seja um projeto pioneiro, uma iniciativa inédita e com capacidade de replicação em outros Estados, é possível propor um projeto conjunto. O termo de referência e pesquisas estão disponíveis no site de mercado

5 Comércio Justo e Solidário
Referências • Termo de Referência Sebrae para o Comércio Justo (português,inglês e espanhol) • Pesquisa Mundial de Comércio Justo (versão 2005 e versão 2007) Série Vídeos de Comércio Justo e Solidário (10 DVD – Casos de Sucesso de Comércio Justo e Solidário no Brasil) • Guias para produtor e consultor/facilitador e vídeos para implantação da metodologia nos seguintes temas: – Acesso a Mercado de Comércio Justo – Acesso a Mercado de Grandes Compradores – Acesso a Mercado de Compras Governamentais – Acesso a Mercado Externo – Guia de Implantação de Comércio Justo e Solidário em Grupos Produtivos

6 Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas
O que é? É um programa que visa disseminar a cultura da internacionalização junto às MPE, com o objetivo de aumentar a sua competitividade, a nível global, com maior e melhor capacidade de inserção no mercado externo e interno Para que serve? • Disseminar a cultura de internacionalização junto às MPE • Apoiar as MPE no processo de internacionalização • Consolidar a articulação e a integração das MPE no mercado externo, inclusive em novas modalidades de internacionalização • Preparação das MPE para um mercado doméstico cada vez mais globalizado e demandante • Conscientizar as MPE quanto às implicações e oportunidades derivadas do processo de internacionalização • Identificar estratégias e práticas que venham a permitir às MPE beneficiarem-se de maiores oportunidades de importação de bens e serviços e de absorção de inovação e de novas tecnologias provenientes do exterior A quem se destina? MPE que exportam ou já exportaram ou que nunca participaram do mercado externo

7 Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas
Como utilizar? Através do site ou procurando o atendimento Sebrae em todo o Brasil Referências Termos de Referência de Internacionalização (português,inglês e espanhol) Manual de Atendimento Individual Manual de Atendimento Coletivo

8 Programa Central de Negócios
O que é? O Programa Central de Negócios contribui para o fortalecimento e a revitalização das pequenas empresas que, por meio de ações conjuntas de compra, venda e promoção, são capazes de superar dificuldades, ser mais competitivas, gerar novas oportunidades e benefícios para toda a cadeia de produção e distribuição Para que serve? • Aumento do nível de competitividade e cooperação • Capacidade de medir os resultados • Acesso e troca de informações • Acesso a propaganda e mídia • Obter melhores preços, prazos e descontos • Realizar melhores compras e vendas • Reduzir custos • Ampliação e conquista de novos mercados A quem se destina? Destina-se a grupos de empresas atendidos pelos projetos Sebrae na indústria, no comércio, no agronegócio e em serviços

9 Programa Central de Negócios
Como utilizar? Contate o coordenador do programa em seu Estado Referência Manual do Facilitador Manual do Participante

10 Programa Sebrae Franquias
O que é? O Programa Sebrae Franquias é formado por um conjunto de instrumentos para apoiar os candidatos a empresário no processo de escolha e decisão pela franquia mais adequada a seu perfil, assim como orientar aquelas empresas que vêem na franquia o meio mais apropriado para a expansão de seus negócios Para que serve? • Profissionalizar as redes de franquias • Apoiar o empreendedor na avaliação e na escolha da franquia mais apropriada • Orientar empresários no processo de decisão sobre adoção do franchising como estratégia de expansão • Agregar novos conhecimentos aos técnicos e consultores do Sebrae em franchising A quem se destina? • Potencial franqueado – empreendedor que quer adquirir uma franquia • Potencial franqueador – empresário que quer expandir sua empresa por meio do franchising Como utilizar? Para consultar as ferramentas multimídia, acesse: Os cursos e palestras devem ser disponibilizados por UF A cartilha “Como Tornar Sua Empresa uma Franquia” pode ser acessada na Biblioteca On Line ou nas Unidades de Acesso a Mercados e Atendimento Individual do Sebrae

11 Programa Sebrae Franquias
Os produtos destinados a potenciais franqueados são: Palestra “Franchising: O Que É, como Funciona e como Adquirir uma Franquia” – 2 horas Atendimento Coletivo “Franquia – Como Escolher e Analisar Mercado” – 4 horas Curso “A Escolha da Franquia Certa” – 16 horas Ferramentas multimídia (a serem disponibilizadas em CD e portal): • Check List Perfil Franqueado • Check List Perfil Franquias • Material extra – Análise de Viabilidade Econômica Os produtos destinados a potenciais franqueadores são: Cartilha “Como tornar sua empresa uma franquia”. • Análise de Franqueabilidade • Plano de Negócio

12 Bolsa de Negócios O que é?
A Bolsa de Negócios é um site voltado para a aproximação e a colaboração entre as empresas cadastradas, por meio de cruzamento automático e on-line de ofertas e demandas de produtos, serviços, ofertas e demandas de empresas cadastradas. Esse ambiente não tem a função de comercializar, mas sim divulgar anúncios de compra e venda de produtos e serviços Para que serve? • Promover contato com novos parceiros para a geração de oportunidades de negócios • Melhorar o relacionamento com os parceiros atuais • Maior agilidade para a geração de mais e melhores negócios • Incluir as MPE na economia digital • Aumentar a competitividade e a participação no mercado • Aproximar oferta e demanda A quem se destina? • Micro e pequenas empresas, associações e cooperativas que tenham CNPJ. Profissionais que não possuem CNPJ só poderão participar por meio das associações e cooperativas cadastradas • As médias e grandes empresas também poderão participar se cadastrando como compradoras. Eventualmente, elas também poderão oferecer lotes econômicos de produtos e serviços para as pequenas empresas Como utilizar? Os interessados podem acessar diretamente o site e se cadastrar

13 Comércio Brasil O que é? O Comércio Brasil é um instrumento que facilita o acesso e o relacionamento sustentável entre a micro e pequena empresa e os novos canais de comercialização. Esse acesso se dá por meio de uma rede interestadual de consultores, denominada Rede de Agentes de Mercado, composta por, no mínimo, dois agentes de mercado por Estado. Os agentes recebem treinamento específico na metodologia do projeto e passam a mapear esses canais e as novas oportunidades de negócios entre a rede estabelecida, buscando a abertura de novos mercados para as MPE participantes do projeto Para que serve? • Acessar novos mercados através de canais de comercialização e oportunidades já identificadas pela Rede de Agentes de Mercado • Maior conhecimento e consolidação da participação no mercado local • Maior promoção e visibilidade das micro e pequenas empresas, bem como dos seus produtos e serviços • Apoiar empresários de MPE na definição de estratégias de marketing, por meio de consultorias e capacitação • Aproximar oferta e demanda A quem se destina? O projeto é dirigido a grupos de empresas e empreendedores atendidos pelos projetos Sebrae na indústria, no agronegócio, no comércio e em serviços

14 Comércio Brasil Como utilizar?
Contate o coordenador do programa em seu Estado Referência Manual Coordenador Estadual Manual Representante e Canais Manual da Empresa Ofertante

15 Feiras O que são? Organizar feiras de negócios, permitir o acesso das MPE a eventos realizados por terceiros, assim como orientar sua participação Para que servem? • Divulgação, promoção e comercialização de produtos e serviços • Prospecção de clientes • Identificação de oportunidades de negócios e tendências A quem se destinam? Empresas e empreendedores atendidos pelos projetos Sebrae na indústria, no agronegócio, no comércio e em serviços Como utilizar? Contate as unidades de acesso a mercados de seu Estado ou consulte o calendário anual para participação Referência Manual de Feiras e Exposições

16 Missões Empresariais O que são?
Missões empresariais ocorrem quando um grupo de empresários, dirigentes e chefias intermediárias de micro e pequenas empresas se organizam para empreender uma viagem a negócios, sob a articulação e a coordenação de uma entidade ou organização, com a finalidade de estabelecer contatos comerciais e adquirir novos conhecimentos Para que servem? • Obter informações técnico-comerciais. • Conhecer novos mercados, produtos, processos e tecnologias. • Divulgar a empresa. • Verificar o potencial de seus produtos e serviços. • Conhecer a concorrência e suas práticas comerciais. • Estabelecer contatos com potenciais clientes e fornecedores. • Trocar experiências e conhecimentos com outros integrantes da missão A quem se destinam? Empresas e empreendedores atendidos pelos projetos Sebrae na indústria, no agronegócio, no comércio e em serviços Como utilizar? O empresário deve consultar a programação de missões empresariais de seu Estado Referência

17 Rodada de Negócios O que é?
Metodologia que promove a aproximação entre empresas compradoras e fornecedoras, por meio do cruzamento de interesses de oferta e demanda, no qual são realizados pré-agendamentos de reuniões de negócios entre as empresas participantes, incentivando a criação de grandes parcerias Para que serve? • Negociar produtos e serviços • Realizar parcerias • Estimular investimentos e transferência de tecnologia • Aproximar oferta e demanda A quem se destina? Destina-se a grupos de empresas e empreendedores atendidos pelos projetos Sebrae na indústria, no comércio, no agronegócio e em serviços Como utilizar? Contate as unidades de acesso de seu estado ou consulte o calendário anual para participação Referência

18 Boletim de Mercado O que é?
Boletim com informações inovadoras na área de marketing, que possam se desdobrar em ações e soluções de mercado. Inclui notícias, artigos, bibliografia, dicas e casos Para que serve? • Disseminar informações sobre temas de marketing • Fornecer subsídios para orientação a clientes e projetos • Apresentar ações eficientes e inovadoras de marketing A quem se destina? Equipes de acesso a mercados, coordenadores de carteira, gestores de projetos, gerentes de áreas de conhecimento e unidades de atendimento Como utilizar? O boletim é enviado quinzenalmente por . Para receber, envie para: Referência Acesse os boletins publicados na Comunidade UAM :

19 Comunidade UAM O que é? Um canal de relacionamento da equipe UAM. Tem como objetivo promover a interação, a disseminação de conhecimento e a troca de experiências entre as unidades, os coordenadores de carteira e os gestores de projetos Para que serve? • Desenvolver um corpo de conhecimento sobre acesso a mercados • Promover a distribuição de conhecimento e informações relevantes para subsidiar decisões e ações • Disseminar a organização, a lógica de atuação da UAM e a cultura do mercado A quem se destina? Sistema Sebrae Como utilizar? O acesso à Comunidade UAM é feito pela intranet do Sebrae Referência

20 Estudos de Mercado O que são?
Um conjunto de estudos sobre o mercado nacional e internacional, que auxilia no desenvolvimento de estratégias, identificação e definição de oportunidades, aperfeiçoamento e avaliação de ações com o objetivo de incrementar as vendas. Para que servem? • Disponibilizar um diagnóstico do mercado em que atua e que permita uma visão estratégica do mesmo • Identificar as oportunidades e incrementar a produção e a comercialização de produto • Oferecer informações para a tomada de decisões e definição de estratégias de marketing e vendas A quem se destinam? Destinam-se a grupos de empresas ou empreendedores atendidos pelos projetos Sebrae na indústria, no comércio, no agronegócio, em serviços, assim como em projetos territoriais. São dirigidos aos gestores de projetos, coordenadores de carteira, gerentes e dirigentes do Sistema Sebrae, para subsidiar a tomada de decisões. Como utilizar? Acesse os estudos no site Acesso a Mercados. Apresente demanda à Unidade de Acesso a Mercados para elaboração de novos estudos. Referência

21 Site Acesso a Mercados O que é?
Site especial, integrante do Portal Sebrae, com informações distribuídas entre os temas conhecimento de mercado, distribuição de produtos, vendas, divulgação e melhoria de produtos. Apresenta informações sobre produtos de acesso a mercados, como Bolsa de Negócios, Programa Sebrae Franquias, Programa Central de Negócios, Comércio Brasil e Comércio Justo e Solidário Para que serve? • Disseminar informações sobre temas de marketing • Disseminar informações sobre produtos e projetos do Sebrae para acesso a mercados • Divulgar eventos e feiras de negócios • Prestar serviços às MPE A quem se destina? Empresários de micro e pequenas empresas Candidatos a empresário Sistema Sebrae Como utilizar? Acesso direto ao site Referência

22 BLOG Mercado ao seu alcance
O que é? O Mercado ao Seu Alcance é um espaço de debate e intercâmbio de informações sobre a cultura de mercado. Mantido pela equipe da Unidade de Acesso a Mercados do Sebrae Nacional, o blog tem o objetivo de ajudar as MPE a se adequarem às exigências do mercado e se tornarem mais competitivas Para que serve? • Disseminar informações sobre temas de marketing • Disseminar informações sobre eventos, produtos e projetos do Sebrae para acesso a mercados • Incentivar as MPE a participar de discussões A quem se destina? Empresários de micro e pequenas empresas Candidatos a empresário Sistema Sebrae Como utilizar? Acesso direto ao blog Os técnicos do Sistema Sebrae podem enviar texto nas temáticas de mercado para publicação no blog Referência

23 Obrigado! Emanuel Malta Falcão Caloête Unidade de Acesso a Mercados
Sebrae Nacional

24 Um Sebrae inovador para um mundo em mudanças.
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