A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MERCADOS DE CAPITAIS Andréa Santiago Edivânia Costa Nunes

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MERCADOS DE CAPITAIS Andréa Santiago Edivânia Costa Nunes"— Transcrição da apresentação:

1 MERCADOS DE CAPITAIS Andréa Santiago Edivânia Costa Nunes
Faculdade de Tecnologia de Ensino Superior           Andréa Santiago Edivânia Costa Nunes Gracielle Pereira Lucas Vicente Costa Maria Eugênia Cardoso Silva Murilo Mendes Coutinho Silayne Antunes de Oliveira MERCADOS DE CAPITAIS

2 BOLSA DE VALORES AÇÕES PROCESSOS DE INVESTIR

3 BOLSA DE VALORES Histórico
A Companhia Holandesa das Índias Orientais instituiu e comercializou as primeiras ações a serem colocadas em um estabelecimento financeiro, criando a primeira bolsa de valores, localizada em Amsterdã, em 1602. Tradicionalmente os negócios aconteciam fisicamente no próprio recinto da bolsa: pregão viva-voz. Atualmente, as transações são cada vez mais realizadas por meios eletrônicos em tempo real, onde são colocadas as ordens pelos compradores e vendedores: pregão eletrônico.

4 BOLSA DE VALORES O que é? São locais que oferecem condições e sistemas necessários para a realização de negociação de compra e venda de títulos e valores mobiliários de forma transparente. No Brasil, atualmente, as bolsas são organizadas sob a forma de sociedade por ações (S/A), reguladas e fiscalizadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

5 BOLSA DE VALORES Características :
• Podem ser sociedades anônimas, com fins lucrativos, ou associação de corretoras sem fins lucrativos; Mercado de acesso público, através de intermediários (corretoras e distribuidoras de valores mobiliários). Funcionam regularmente em sessões públicas (normais ou especiais); Os títulos e valores mobiliários transacionados, são previamente admitidos à negociação, de acordo com determinadas regras;

6 BOLSA DE VALORES Características:
As operações de Bolsa realizam-se através de sistemas de negociação adequados (eletrônicos); É disponibilizada aos investidores, toda a informação relevante, quer pela entidade que emite os valores mobiliários, quer pela Bolsa.

7 BOLSA DE VALORES Para ter ações em Bolsas, a companhia deve:
Companhia Pública Companhia aberta Atender aos requisitos estabelecidos pela Lei das S.A. (Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976) e pelas instruções da CVM, além de obedecer a uma série de normas e regras estabelecidas pelas próprias bolsas.

8 BOLSA DE VALORES Funções da Bolsa de Valores: Aprimorar a
Governança Corporativa Levantar Capitais para negócios Criar oportunidades de investimentos para pequenos investidores Mobilizar poupanças em investimentos Facilitar o crescimento de companhias Ajudar como termômetro da Economia Redistribuir a renda Ajudar o financiamento de projetos sociais

9 BOLSA DE VALORES Vantagens da negociação na bolsa de valores:
Maior segurança e transparência; Proteção dos investidores; Maior grau de liquidez, dada a possibilidade de realizar um número elevado de operações; Formação mais adequada de preços.

10 BOLSA DE VALORES BOLSA DE VALORES DE SP (BOVESPA):
Fundada em 23/08/1890 Até 1960 – era entidade corporativa (poder público) 1965/66 – as bolsas assumiram a característica institucional que mantêm até hoje. 1972 – primeira bolsa brasileira a implantar “pregão” automatizado. No final da década de 70 – foi pioneira na introdução de operações com opções sobre ações no Brasil. 1990 – iniciou negociações através do Sistema de Negociação Eletrônica – CATS. 1997 – Sistema de negociação eletrônica, MEGA BOLSA. 1999 – Home Broker e After-Market. Maior bolsa da América Latina, a segunda das Américas e a terceira maior do mundo.

11 BOLSA DE VALORES BOVESPA
Mercados: São regularmente negociados ações de companhia aberta, opções sobre ações, direitos e dividendos sobre ações, bônus de subscrição e cotas de fundos. Também são negociados certificados de depósitos de ações lançados por empresas sediadas no países que integram de acordo com o Mercosul. Os mercados disponíveis são: a vista a termo de opções

12 BOLSA DE VALORES Bolsa de Derivativos e Futuros
O mercado de bolsa de derivativos e de futuros é administrado pela BM&FBOVESPA S/A - Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros(BM&FBOVESPA) e é regulado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). A diferença entre esses mercados está nas regras de negociação estabelecidas para os ativos registrados em cada um deles.

13 BOLSA DE VALORES O mercado de derivativos e de futuros, está segmentado na forma abaixo: Futuro Opções sobre disponível Opções sobre futuro Opções flexíveis Swaps Termo Disponível (à vista ou spot) Outros derivativos de balcão

14 AÇÕES O que é? Papel que representa parte do capital da empresa, ou seja, o acionista é dono de uma parte da empresa; o tamanho dessa parte depende do valor das suas ações em comparação com o valor total do capital da empresa. Representam a menor fração do capital social de uma empresa. Quando emitidas por companhias abertas ou assemelhadas, são negociadas em bolsa de valores ou no mercado de balcão.

15 AÇÕES Características: Podem ser classificadas:
Podem ser escriturais ou representadas por cautelas ou certificados Podem ser classificadas: Ordinárias (ON) - Conferem ao seu titular o direito de votar nas assembléias gerais de acionistas. Preferenciais (PN)– Não dão ao titular o direito do voto, mas têm prioridade no recebimento do dividendo. Em caso de dissolução da empresa, têm preferência no reembolso do capital.

16 AÇÕES Quanto à forma de circulação:
Ação Nominativa: é uma ação cujo certificado é nominal ao seu proprietário. O certificado, entretanto, não caracteriza a posse, que só é definida depois do lançamento no livro de Registro das Ações Nominativas da empresa emitente. Ação Escritural: É uma ação que circula nos mercados de capitais sem a emissão de certificados ou cautelas. São escrituradas por um banco que atua como depositário das ações da empresa e que processa os pagamentos e transferências por meio da emissão de extratos bancários. Não existe, portanto, movimentação física de ações.

17 AÇÕES Classes: As ações ordinárias e preferenciais de companhias fechadas e as ações preferenciais de companhias abertas podem ser divididas em classes. As características de cada classe variam de acordo com a companhia, e, em geral, aparece alguma letra (A,B etc.) após o termo “ON” ou “PN”.

18 AÇÕES Como escolher uma ação? Pela liquidez do papel:
Blue chip ou de 1ª linha 2ª linha 3ª linha Pelo grau de capitalização da empresa: Large caps Mid caps Small caps

19 AÇÕES Como escolher uma ação? Tipos de mercados:
Mercado integral (lote padrão) Mercado fracionário (lote fracionário)

20 CORRETORAS DE VALORES É sua parceira de investimentos
Oferece ajuda para escolher as ações; Suporte para entender o funcionamento da Bolsa; Diversos serviços, como home broker, relatórios de ações, informativos, etc. Além disso, ao se tornar cliente de uma corretora de valores, você tem a segurança de investir seu dinheiro em uma instituição autorizada a funcionar pelo Banco Central e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

21 PROCESSO DE INVESTIR Como investir na Bolsa?
Individualmente / Clubes de investimento Quanto é preciso para começar a investir na Bolsa? Não existe um valor mínimo exigido para investir na Bolsa. Isso varia em função do preço das ações que se deseja comprar e até mesmo da Corretora que você escolher. Como escolher uma ação? Liquidez da ação Retorno Risco

22 PROCESSO DE INVESTIR O que tenho que fazer para investir na Bolsa
PROCESSO DE INVESTIR O que tenho que fazer para investir na Bolsa? 1 - Cadastro

23 PROCESSO DE INVESTIR 2 – Com a assessoria da Corretora, o investidor escolher a ação que deseja comprar.

24 PROCESSO DE INVESTIR 3 - A corretora executa a ordem dada pelo investidor.

25 PROCESSO DE INVESTIR 4 – O cliente efetua o pagamento para a Corretora (com recursos previamente depositados).

26 PROCESSO DE INVESTIR Agora o investidor é também um sócio da empresa – um acionista.

27 PROCESSO DE INVESTIR Importante
Ganhos a curto prazo não devem ser a expectativa de quem decide investir em ações. Você não deve investir neste mercado o dinheiro destinado a pagar suas contas do dia-a-dia. Pense no médio e longo prazo quando decidir investir em ações. Em prazos maiores, é possível reverter eventuais quedas nos preços das ações que comprar.

28 PROCESSO DE INVESTIR Venda

29 PROCESSO DE INVESTIR

30 PROCESSO DE INVESTIR

31 “Torna-se mais evidente a cada dia a contribuição positiva do mercado de capitais e, especificamente, o destacado papel do mercado acionário para o desenvolvimento econômico. A idéia de que o mercado acionário, notadamente nos países em desenvolvimento, envolveria apenas negociações na esfera financeira, desprovidas de qualquer impacto sobre o setor real da economia, mostrou-se definitivamente superada. De acordo com estudos divulgados pelo Banco Mundial, foi encontrado um alto grau de correlação entre os indicadores dos mercados acionários e o crescimento médio verificado no período A conclusão foi de que o mercado acionário não apenas seguiu o crescimento econômico, mas proporcionou os meios para prognosticar as taxas futuras de crescimento do capital, da produtividade e da renda per capita”.

32 REFERÊNCIAS: LIMA, Iran Siqueira; LIMA, Gerlando Augusto Franco de; PIMENTEL, René Coppe. Curso de Mercado Financeiro: tópicos especiais. São Paulo: Atlas, 2006. MELLAGI Filho, Armando; ISHIKAWA, Sérgio. Mercado Financeiro e de Capitais. – 2.ed. – 3.reimpr. – São Paulo: Atlas, 2007. CAVALCANTI, Franciso; MISUMI, Jorge Yoshio; RUDGE, Luiz Fernando. Mercado de Capitais: o que é, como funciona. Rio de Janeiro: Elsevier, ª Reimpressão. PINHEIRO, Juliano Lima. Mercado de Capitais: Fundamentos e Técnicas. 3. ed. – São Paulo: Atlas, 2005. SANVICENTE, Antônio Zoratto; MELLAGI Filho, Armando. Mercados de Capitais e Estratégias de Investimento. – São Paulo: Atlas, 1988. WIKIPEDIA, Bolsa de Valores. Enciclopédia Virtual. Disponível em: < Acesso em 19 mar. 2011>. MINISTÉRIO DA FAZENDA. O que é Bolsa de Valores. Disponível em: Acesso em 21 mar BOVESPA. Aprenda a investir na Bolsa. Disponível em: < br/educacional/iniciantes/mercado-de-acoes/aprenda-a-investir/aprenda-a-investir.aspx?idioma=pt-br>. Acesso em 19 mar


Carregar ppt "MERCADOS DE CAPITAIS Andréa Santiago Edivânia Costa Nunes"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google