A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução SEAOF - Sistema Especialista para Auxílio a Operações Financeiras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução SEAOF - Sistema Especialista para Auxílio a Operações Financeiras."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução SEAOF - Sistema Especialista para Auxílio a Operações Financeiras

2 Tópicos abordados Introdução Tipos de análise Bovespa
Inteligência Artificial Bovespa Sistemas Especialistas Problema Proposto Redes Bayesianas Solução Proposta Mercado Financeiro Resultados Obtidos Tipos de mercado Considerações finais

3 Inteligência Artificial
“Inteligência Artificial é a área da ciência da computação orientada ao entendimento, construção e validação de sistemas inteligentes, isto é, que exibem de alguma forma, características associadas ao que chamamos inteligência.” (RICH & KNIGHT, 1994)

4 Sistemas Especialistas
“Um SE pode ser visto como uma subária da IA, desenvolvido a partir da necessidade de se processar informações não numéricas, um SE é capaz de apresentar conclusões sobre um determinado tema, desde que devidamente orientado e alimentado.” (PY, 2000)

5 Redes Bayesianas “A principal vantagem de raciocínio probabilístico sobre raciocínio lógico é o fato de que agentes podem tomar decisões racionais mesmo quando não existe informação suficiente para se provar que uma ação funcionará.” (CHARNIAK & EUGENE, 1991)

6 Mercado Financeiro O que é o Mercado Financeiro?
O mercado financeiro é o responsável pela ligação entre as pessoas e empresas que possui dinheiro e as que precisam de dinheiro, quem faz esta intermediação são os bancos. O mercado financeiro faz essa transação cobrando juros. As pessoas buscam serviços no mercado financeiro, como: seguro de vida; planos de previdência; cobrança bancária, entre outros.

7 Tipos de mercado O mercado financeiro está dividido basicamente em três partes: • Mercado de Crédito – responsável pelos empréstimos bancários.; • Mercado de Câmbio – responsável por manter uma relação justa e eficaz entre as moedas dos países; • Mercado Aberto – referente às empresas que possuem capital aberto, ou seja, empresas que estão registradas como Sociedade Anônima (S.A.);

8 Tipos de Análise • Análise Técnica – A análise técnica ou análise gráfica, de maneira resumida, é uma abordagem que utiliza gráficos como ferramenta principal para determinar o melhor momento e preço para comprar e vender ativos. • Análise Fundamentalista – A análise fundamentalista ou Análise fundamental é a análise da situação financeira, econômica e mercadológica de uma empresa e suas expectativas e projeções para o futuro.

9 Bovespa O que é a Bovespa?
“A Bovespa é o maior centro de negociação com ações da América Latina, concentrando cerca de 70% do volume de negócios realizados na região” (BOVESPA, 2008).

10 Petrobrás Atualmente, a Companhia está presente em 27 países. Em 2007, a Petrobras foi classificada como a 7ª maior empresa de petróleo do mundo com ações negociadas em bolsas de valores, de acordo com a Petroleum Intelligence Weekly (PIW), publicação que divulga anualmente o ranking das 50 maiores e mais importantes empresas de petróleo. 10 10

11 Problema Proposto “Investimentos através do mercado acionário geram novos empregos e a expansão do setor privado. Isso possibilita a reorientação dos recursos do setor público para as camadas e setores menos favorecidos.” (BOVESPA, 2008).

12 Rede Bayesiana – Grafo 1 3 5 2 4 6 9 10 7 8 Denominação dos nós Número
Nós pais Nós filhos Nó objetivo Número Denominação dos nós 01 Taxas de juros praticadas 02 Inflação 03 Crise externa 04 Investimento estrangeiro 05 Investimento em Tecnologia 06 Perspectiva de crescimento 07 Novas descobertas 08 Riscos 09 Valor do barril de petróleo 10 Oportunidade de Investimento

13 Rede Bayesiana – Sistema JavaBayes
O JavaBayes é um conjunto de ferramentas para a criação e manipulação de redes bayesianas. O sistema é composto por um editor gráfico, um motor de inferência e um conjunto de parses.

14 Resultados Obtidos A rede proposta mostrou-se ser simples e confiável, talvez uma maior exploração de suas variáveis fosse necessário para que os resultados obtidos tivessem um maior grau de certeza.

15 Considerações Finais São sugestões para trabalhos futuros:
Aumentar a quantidade de nós da rede, proporcionando uma maior confiabilidade e precisão do sistema; Ampliar a base de conhecimento da rede e expandir seu uso para outros ramos e setores; Efetuar testes e ajustes visando obter melhor desempenho da rede; 15 15

16 LEONARDO DA SILVA MICHAEL VOLPINI LOPES
THIAGO DA ANUNCIAÇÃO 16 16


Carregar ppt "Introdução SEAOF - Sistema Especialista para Auxílio a Operações Financeiras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google