A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dia do Professor Nome: Marcos Paulo R. dos Santos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dia do Professor Nome: Marcos Paulo R. dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 Dia do Professor Nome: Marcos Paulo R. dos Santos
Professor: Alessandro Monteiro Turma: 710i

2 Que dia é comemorado ? Em alguns países há um dia especial para os professores. Em alguns deles é feriado enquanto que em outros são realizadas apenas comemorações em dias úteis. No Brasil, o Dia do Professor é comemorado em 15 de outubro.

3 Quem decretou ? No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Tereza de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados. A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.

4 Quando começaram a comemorar ?
Começaram a comemorar em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor.

5 Onde teve a sua primeira comemoração ?
Começou em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”. O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período.

6 Quem organizou esse dia ?
A sugestão foi aceita e a comemoração teve presença maciça - inclusive dos pais. O discurso do professor Becker, além de ratificar a idéia de se manter na data um encontro anual, ficou famoso pela frase " Professor é profissão. Educador é missão". Com a participação dos professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada.

7 Quem deu a idéia de um encontro nesse dia ?
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro, data em que, na sua cidade natal, Piracicaba, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização.

8 Quem lançou essa data para todo o mundo ?
Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, tiveram a idéia de lançar esse dia para depois crescer por todo o Brasil.

9 Como foi essa celebração ?
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal , de 14 de outubro de 1963.

10 O DECRETO DEFINIU A SEGUINTE RAZÃO PARA COMEMORAR ESSE DIA
"Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".

11 Dias dos professores em outros países.
Na Índia: 5 de setembro é o Dia do Professor na Índia. É o dia de nascimento do ex-presidente e professor indiano Dr. Sarvapalli Radhakrishnan. Quando o Dr. Radhakrishnan tornou-se o presidente da Índia em 1962, alguns de seus alunos e amigos se aproximaram dele e lhe pediram para permitir que eles comemorassem seu aniversário no dia 5 de setembro. Em resposta, o Dr. Radhakrishnan disse, "Ao invés de comemorar o meu aniversário separadamente, eu ficaria mais orgulhoso se o dia 5 de setembro fosse marcado como o Dia do Professor."

12 Na América Latina O Dia Internacional do Professor na América Latina é 11 de setembro, em comemoração ao dia da morte de Domingo Faustino Sarmiento, um político argentino e pedagogo respeitado. Esta data foi estabelecida na Conferência Interamericana sobre Educação de 1943, no Panamá.

13 Nos EUA Nos Estados Unidos da América, o Dia do Professor é um feriado não oficial na terça-feira da primeira semana de maio. A Associação de Educação Nacional (National Education Association) descreve o Dia Nacional do Professor como "um dia para homenagear os professores e reconhecer todas as contribuições duradouras que eles realizam em nossas vidas".

14 Na Rússia Na Rússia o Dia do Professor é 5 de outubro. Antes de 1994, esse dia era comemorado no primeiro domingo de outubro.

15 Dia dos professores na República tcheca
Na Republica Tcheca, o Dia do Professor (Den učitelů) é um feriado não oficial, comemorado em 28 de março, aniversário de Jan Ámos Komenský (Comenius). As crianças levam flores para seus professores. Representantes do governo utilizam este dia para demonstrar agradecimento a esta profissão e premiar os melhores professores.

16 Feliz dia do professor!


Carregar ppt "Dia do Professor Nome: Marcos Paulo R. dos Santos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google