A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aila Verena Arlete Cruz Rosemeire Santos Taís Souza Tania Cristina

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aila Verena Arlete Cruz Rosemeire Santos Taís Souza Tania Cristina"— Transcrição da apresentação:

1 Aila Verena Arlete Cruz Rosemeire Santos Taís Souza Tania Cristina
SEMINARISTA Aila Verena Arlete Cruz Rosemeire Santos Taís Souza Tania Cristina Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

2 Fama- Seminário de ADM de RH I
Introdução Responsabilidade Social Empresarial- Oportunidade ou Problema? “RH- Conjunto de políticas e práticas necessárias para conduzir os aspectos da posição gerencial relacionados com pessoas ou recursos humanos, visando a eficácia dos funcionários e das organizações” Idalberto Chiavenato Apud Fábio Rocha (2007) Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

3 Primeiros passos do RH em relação a Responsabilidade Social
Entender os conceitos Conhecer experiências vividas Realizar ações de sensibilizações Mapear e inserir práticas de responsabilidade social Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

4 Primeiros passos do RH em relação a Responsabilidade Social
Conceber e implantar código de ética Verificação dos critérios de participação por resultados Conceber e apoiar projetos internos de integração Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

5 Primeiros passos do RH em relação a Responsabilidade Social
Conceber e formalizar proibições de práticas discriminatórias Conceber e implantar políticas de promoções Estabelecer políticas de contratação de pessoas com necessidades especiais Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

6 Primeiros passos do RH em relação a Responsabilidade Social
Cumprir as leis trabalhistas Estabelecer formas de combate ao assédio moral e/ou sexual Programa de apoio demissionário Estipular a ética como obrigatória na admissão e treinamentos da empresa Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

7 Primeiros passos do RH em relação a Responsabilidade Social
Apoiar os trabalhos voluntários dos colaboradores e incluir visitação em instituições não-governamentais que visem atendimento social Criar um comitê de responsabilidade social Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

8 Conceitos da responsabilidade social
“Responsabilidade social de empresa trata-se da relação ética em todas suas ações, políticas, e práticas, sejam elas com o seu público interno ou externo.” Grajew (1999) Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

9 Conceitos da responsabilidade social
“Responsabilidade social empresarial é o comprometimento permanente dos empresários de adotar um comportamento ético e contribuir para o desenvolvimento econômico, melhorando simultaneamente, a qualidade de vida de seus empregados e de suas famílias, da comunidade local e da sociedade como um todo.” Silva (2001) Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

10 Características da responsabilidade social
Pluralidade de relações- As empresas não vivem isoladas Compromisso com o processo de produção- a responsabilidade social nos negócios se estende a toda a cadeia produtiva. Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

11 Características da responsabilidade social
Sustentabilidade- Busca o desenvolvimento econômico e social e a preservação ambiental. Transparência- As organizações são estimuladas periodicamente a ampliar suas formas de divulgação de ações para toda a sociedade. Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

12 Vantagens da responsabilidade social
“a prática da responsabilidade social de forma correta pode melhorar o desempenho e a sustentabilidade da empresa a médio e longo prazos, proporcionando, dentre outros fatores, valor agregado à imagem corporativa da empresas (...)” Orchis (2002) Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

13 Vantagens da responsabilidade social
Fortalecimento da marca e imagem Diferenciação Mídia espontânea Fidelização de clientes Segurança patrimonial e dos funcionários Atração e retenção de talentos Menor ocorrência de controles Atração de investidores Dedução fiscal Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

14 Desvantagens da responsabilidade social
No âmbito interno: Deterioração do clima organizacional Desmotivação generalizada Surgimento de conflitos Greves e paralisações Baixa produtividade Aumento de acidentes de trabalho Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

15 Desvantagens da responsabilidade social
No âmbito externo: Injustiça social Boicote Reclamações de fornecedores e revendedores Queda nas vendas Gastos extras com passivo ambiental Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

16 Fama- Seminário de ADM de RH I
“No momento em que a empresa deixa de cumprir com as suas obrigações sociais em relação aos seus empregados, comunidade, fornecedores, acionistas, clientes e parceiros, ela perde o seu capital de Responsabilidade Social (...)” Melo Neto e Froes (1999) Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

17 Responsabilidade social ou ação de Marketing?
Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009

18 Fama- Seminário de ADM de RH I
Bibliografia: ROCHA, Fábio.O papel do RH- Primeiros passos. Disponível em MARTINELLI, Antonio Carlos. Empresa Cidadã: Uma visão Inovadora para ação transformadora.Integração. A revista eletrônica do 3° setor. Disponível em Fama- Seminário de ADM de RH I 28 de Novembro de 2009


Carregar ppt "Aila Verena Arlete Cruz Rosemeire Santos Taís Souza Tania Cristina"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google