A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Já que está instalado, por que não usar?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Já que está instalado, por que não usar?"— Transcrição da apresentação:

1 Já que está instalado, por que não usar?
Dnsmasq Já que está instalado, por que não usar?

2 Sobre: O dnsmasq é um servidor DHCP com um forwarder DNS integrado, ou seja, ele apenas encaminha as consultas DNS para outro servidor, e efetua um cache do resultado para acelerar futuras consultas. Embora essa característica não vá ser abordada aqui, vale ressaltar que o dnsmasq também suporta o protocolo TFTP, podendo atuar por exemplo como servidor TFTP para redes LTSP ou para a atualização e boot de equipamentos que suportem esse protocolo.

3 Características técnicas:
Vem instalado com o sistema. Caso o CentOS não tenha instalado, utilize o comando yum install dnsmasq DHCP simples e DNS para cache de domínios. Não utiliza recursos da máquina. Fácil e simples de configurar. Com a instalação do NetworkManager, o sistema instala o dnsmasq junto.

4 Finalizando... Resolvi fazer tutorial do dnsmasq por que sempre que tinha instalado o NetworkManager, o dnsmasq no CentOS é instalado. Como já vem instalado e é um serviço que se não configurar ele não funciona, então configurei e coloquei o DNS e DHCP funcionando com dnsmasq. No conceito prático, vamos ver mais a parte da configuração a partir de arquivo conf.

5 Páginas de referências:
Arquivo de postagens sobre Linux - Como usar o Dnsmasq para criar um cache de DNS local mesmo dia. Dnsmasq - Um servidor DHCP/DNS para pequenas e médias redes mesmo dia. Integração de DNS com DHCP (dnsmasq) Acesso em 26/08/ :24

6 Finalizando... Vamos ao conceito prático?


Carregar ppt "Já que está instalado, por que não usar?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google