A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O QUE É A FÉ?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O QUE É A FÉ?."— Transcrição da apresentação:

1 O QUE É A FÉ?

2 Crer é razoável?

3 Crer é razoável? Manual pagina 13 Ler documento 1
Realizar tarefa Para dialogar

4 Crer é razoável A FÉ NÃO PODE SER DEMONSTRADA, MAS NÃO É IRRACIONAL.
A necessidade de crer em Jesus Cristo ou em qualquer outra divindade não pode ser demonstrada por meio de raciocínios. O amor também não pode ser demonstrado com a razão. Crer de uma maneira irracional, é desumano e dá origem a superstição

5 A FÉ É RAZOÁVEL E APOIA-SE EM SINAIS OU INDÍCIOS
Crer é razoável A FÉ É RAZOÁVEL E APOIA-SE EM SINAIS OU INDÍCIOS É razoável tudo quanto tem sentido. Admitimo-lo como válido, baseados em indícios ou sinais que nos dão «certeza moral», embora sem chegar à demonstração Os sinais que fazem que a fé seja razoável, podem dividir-se em dois tipos:

6 SINAIS EXTERIORES À PESSOA
Crer é razoável SINAIS EXTERIORES À PESSOA A pessoa de Jesus; A mensagem da Bíblia, que nos dá a conhecer Deus; A vida da Igreja que, apesar das suas deficiências, é a transmissora da mensagem de Jesus ao longo da história; O testemunho de muitos crentes.

7 SINAIS INTERIORES À PESSOA
Crer é razoável SINAIS INTERIORES À PESSOA Encontrar, na fé, resposta para as interrogações que a vida coloca; Tomar consciência de que o facto de acreditar nos torna mais pessoas; Compreender, de uma forma progressiva, a revelação e a fé cristã.

8 Fazem que a fé seja credível, convertendo-a numa opção razoável
Crer é razoável A estes sinais podemos chamar SINAIS DE CREDIBILIDADE Fazem que a fé seja credível, convertendo-a numa opção razoável

9 A RAZÃO NA CIÊNCIA E NA FÉ
Crer é razoável A RAZÃO NA CIÊNCIA E NA FÉ A razão é utilizada de maneiras distintas na ciência e na fé.

10 Crer é razoável NA CIÊNCIA:
O objectivo é chegar a explicar como se produzem os fenómenos em estudo. O resultado do estudo científico tende a ser uma demonstração que toda a gente pode admitir como válida. O campo onde se move a ciência é o dos dados objectivos e empíricos.

11 Crer é razoável NA FÉ: Usa-se a razão com o objectivo de encontrar o sentido da vida, isto é, o caminho da felicidade. O resultado desta busca é uma série de opções razoáveis que orientam a própria existência. O campo em que se move a fé é a experiência humana global, tudo aquilo que configura a vida humana.

12 Crer é razoável IGREJA TESTEMUNHO PÁGINA 35 DO MANUAL BIBLIA JESUS

13 A fé em Jesus Cristo

14 A fé em Jesus Cristo Os contemporâneos de Jesus diziam:
Quem é Jesus? Os contemporâneos de Jesus diziam: «Ele tem um demónio» (Jo10, 20) «De facto, este homem é mesmo o Profeta» (Jo7, 40)

15 Diferentes passos do encontro do homem com Jesus:
A fé em Jesus Cristo Diferentes passos do encontro do homem com Jesus: 1º - “Tem piedade de mim!” 2º - Cego larga tudo. 3º - “Quero ver de novo”. 4º - Recupera a visão.

16 A fé em Jesus Cristo Manual adoptado Ler texto pagina 32
Identifica os diferentes passos do encontro do homem com Jesus.

17 A fé em Jesus Cristo A fé em Jesus implica Ser Segui-lo enviado
Estar com ELE

18 Mas quem é realmente Jesus?
A fé em Jesus Cristo. Ao longo da história, muitas pessoas viram em Jesus um líder, um mestre, um revolucionário, um profeta. Mas quem é realmente Jesus?

19 A fé em Jesus Cristo. Quem é Jesus? Filho de Deus
Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem Salvador e Libertador

20 A fé em Jesus Cristo É difícil exprimir, na nossa linguagem, quem é Jesus, porque não há palavras adequadas que abarquem toda a realidade que Ele é.

21 Jesus anunciou, realizou e levou o reino de Deus à plenitude.
A fé em Jesus Cristo Jesus anunciou, realizou e levou o reino de Deus à plenitude. Fez milagres, sinais e prodígios que revelam que o reino de Deus estava n’Ele.

22 A fé em Jesus Cristo Crer em Jesus Cristo inclui acreditar nas suas ideias, nos valores segundo os quais viveu, nos ideais que pregou. Para que haja fé, é necessário que se estabeleça uma relação de amizade com Ele.

23 A fé em Jesus Cristo A fé tem início quando a pessoa responde livremente ao chamamento de DEUS. Quem tem a iniciativa da relação entre DEUS e as PESSOAS, é sempre DEUS. DEUS não força, porque nos criou livres. Para chegar a ter fé, é preciso desejá-la e procurá-la.

24 A FÉ APOIA-SE EM RAZÕES:
A fé em Jesus Cristo A FÉ APOIA-SE EM RAZÕES: Um cristão não crê porque sim, mas porque descobriu que acreditar em Jesus Cristo não é absurdo e vale a pena. A razão última para crer, é sempre a experiência que a pessoa faz de DEUS.

25 A fé em Jesus Cristo A fé não é um assunto meramente privado entre a pessoa e DEUS. A fé recebe-se no seio da Igreja e cresce dentro dela. É uma experiência essencialmente comunitária.

26 A fé em Jesus Cristo A fé vive-se em todos os momentos do dia.
O normal é que quem vive a fé cristã, vá adaptando o seu estilo de vida e a sua pessoa ao estilo de vida e à maneira de ser de Jesus.

27 O sentido da vida que a fé cristã oferece

28 O sentido da vida que a fé cristã oferece
O que é o sentido da vida? É o significado, orientação ou finalidade que uma pessoa atribui a tudo o que constitui a sua vida.

29 O sentido da vida que a fé cristã oferece
O ponto de partida O sentido da vida do crente parte de uma certeza fundamental: saber que Cristo o ama…

30 O sentido da vida que a fé cristã oferece
A finalidade O objectivo último que todos os cristãos devem pretender alcançar na vida, é a união com Cristo - ser um só com Ele, até poder dizer como S.Paulo: «eu vivo, mas já não sou eu que vivo, pois é Cristo que vive em mim» (Gl2, 20)

31 O sentido da vida que a fé cristã oferece
Para o cristão, a felicidade consiste em pensar, sentir e agir como Cristo… A identificação plena com Cristo é o que se chama salvação, porque liberta o homem das suas escravidões…

32 O sentido da vida que a fé cristã oferece
Como será possível? Como pode chegar-se à identificação com Cristo? Não por meio de leis e mandamentos, pois trata-se da transformação do coração e só o amor de Deus é capaz de a realizar.

33 A fé em Jesus Cristo

34 Para pensar… O LÁPIS… Era uma vez um menino que olhava para a avó a escrever uma carta. A certa altura, perguntou: - Avó, estás a escrever uma história que aconteceu connosco?... E por acaso é uma história sobre mim? A avó parou de escrever a carta, sorriu, e comentou com o neto: - Estou a escrever sobre ti, é verdade. Entretanto, mais importante do que as palavras, é o lápis que estou a usar. Gostaria que tu fosses como ele, quando crescesses. O menino olhou para o lápis, intrigado, e não viu nada de especial.

35 Para pensar… - Mas ele é igual a todos os lápis que vi na minha vida! - Tudo depende do modo como tu olhas as coisas. Há cinco qualidades nele que, se conseguires mantê-las, serás sempre uma pessoa em paz com o mundo. Primeira qualidade: podes fazer grandes coisas, mas não deves esquecer nunca que existe uma Mão que guia os teus passos. A essa mão nós chamamos Deus, e Ele deve conduzir-te sempre em direcção à Sua vontade.

36 Para pensar… Segunda qualidade: de vez em quando eu preciso parar de escrever e usar o afia-lápis. Isso faz com que o lápis sofra um pouco, mas no final, ele está mais afiado. Portanto sabe suportar algumas dores, porque elas te farão ser uma pessoa melhor.

37 Para pensar… Terceira qualidade: o lápis permite sempre que usemos uma borracha para apagar aquilo que estava errado. Entende que corrigir uma coisa que fizemos não é necessariamente algo mau, mas algo importante para nos manter no caminho da justiça.

38 Para pensar… Quarta qualidade: o que realmente importa no lápis não é a madeira ou a sua forma exterior, mas o grafite que está dentro. Portanto, cuida sempre daquilo que acontece dentro de ti. Finalmente, a quinta qualidade do lápis: ele deixa sempre uma marca… Da mesma maneira, sabe que tudo o que fizeres na vida, irá deixar marcas, procura ser consciente de cada acção que fizeres.


Carregar ppt "O QUE É A FÉ?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google