A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

5º Encontro de Professores Coordenadores

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "5º Encontro de Professores Coordenadores"— Transcrição da apresentação:

1 5º Encontro de Professores Coordenadores
Ensino Médio 5º Encontro de Professores Coordenadores 29/05/2013

2 A Prática do PC no Processo Pedagógico

3 Leitura Inicial Eu sei, mas não devia Marina Colasanti

4 Objetivos Subsidiar os trabalhos do Professor Coordenador;
Consolidar sobre a função de Professor Coordenador, em busca de melhores resultados; Auxiliar a construção de uma pauta formativa.

5 Registro Reflexivo

6 Trabalho Pessoal Como está o acompanhamento do plano de ação das intervenções em relação a Avaliação da Aprendizagem em Processo?

7 Atividade 1 Dividir em 6 grupos de 5 PCs.
Em grupos os PCs irão responder a tabela de atribuições da sua função de acordo com a legislação 88/07 e 89/07.

8 Socialização

9 Atividade 2

10 O PAPEL DO COORDENADOR

11 Concepção de Gestão escolar
Romper com a divisão radical entre concepção e execução. Fortalecer a democratização do processo pedagógico, valorizando a participação consciente e responsável de todos que fazem a escola nas decisões sobre o planejamento e orientação do seu trabalho e sobre o funcionamento geral da escola, visando ao seu contínuo aprimoramento

12 Pergunta 1 Qual a influência das reuniões com a equipe gestora na organização das pautas dos ATPCs ?

13 Atuação dos Coordenadores
PRINCIPAL FUNÇÃO Atuar como mediador e assessor no planejamento, acompanhamento, orientação e avaliação de processos educacionais.

14 Pergunta 2 Avaliação da Aprendizagem em Processo; Resultados do Idesp;
Qual o seu plano de ação em relação a: Avaliação da Aprendizagem em Processo; Resultados do Idesp; Resultados do 1º Bimestre.

15 COORDENADOR PEDAGÓGICO
Âmbitos de atuação do COORDENADOR PEDAGÓGICO Junto à Direção Junto aos especialistas afins Junto aos Professores Coordenador Pedagógico Junto à Comunidade em geral Junto aos alunos Junto aos familiares Junto aos Funcionários

16 Pergunta 3 Como se dá essa interação na sua U. E.?

17 Atuação dos Coordenadores
Criar um bom vínculo de confiança com os(as) professores(as), constituindo-se num(a) parceiro(a) presente, disponível, exigente, estimulador(a). Planejar e coordenar situações de aprendizagem que promovam a atividade mental construtiva do (a) professor (a) num contexto de resolução de problema, pesquisa, reflexão, diálogo permanente com diferentes interlocutores.

18 Pergunta 4 O que você realiza para promover situações de aprendizagem que envolvam a formação continuada do professor?

19 Atuação dos Coordenadores
Observar sistematicamente o(a) professor(a) na sua atuação diária, na relação com os demais membros de sua comunidade de aprendizagem, com os alunos e seus familiares e na participação em reuniões diversas Conversar francamente com o(a) professor sobre adequações e inadequações observadas em classe, registrando-as, para que o(a) mesmo(a) tome maior consciência delas e invista nas mudanças necessárias.

20 Pergunta 5 Quais são os seus apontamentos ao assistir a aula do professor e como ocorre o “feedback”?

21 Atuação dos Coordenadores
Ajudar os(as) professores(as) a desenvolverem a sua competência profissional (capacidade de articular recursos cognitivos múltiplos – conceitos, conhecimentos, informações, hipóteses, esquemas de inferência e de processamento, métodos) para resolver situações complexas ou incertas da prática educativa (Perrenoud).

22 Pergunta 6 Em que você se baseia para auxiliar o professor no desenvolvimento de sua competência profissional?

23 Atuação dos Coordenadores
Estabelecer metas com cada professor(a) sobre os aspectos que devem ser priorizados na sua capacitação visando à transformação dos esquemas orientadores da prática de cada um(a) “habitus”, negociando as formas como serão operacionalizadas as referidas metas e explicitando os critérios de avaliação. Ajudar o(a) professor(a) a construir uma nova visão do erro (trocando a visão funcional pela estrutural – aquela que passa pela compreensão das razões dos erros, a partir de sua própria atuação como orientador(a)).

24 Pergunta 7 Como você articula e viabiliza o diálogo entre os professores, na releitura das práticas de ensino e aprendizagem?

25 Atuação dos Coordenadores
Valorizar as didáticas específicas, estudando- as junto com os(as) professores(as) e discutir criticamente uma prova, um plano, uma atividade elaborada pelo (a) professor(a). Estimular e orientar o(a) professor(a) a tornar-se um(a) pesquisador(a) em seu universo de trabalho, para que possa mobilizar-se na busca de respostas, ressignificando aprendizagens anteriores e avançando na produção de conhecimento didático.

26 Pergunta 8 Ao discutir criticamente uma prova, um plano, o diário de classe ou uma atividade elaborada pelo (a) professor(a), de que forma você realiza as intervenções necessárias?

27 “Vídeo”

28 Café

29 Requisitos para Pautas Formativas em ATPCs e Reuniões de Planejamento
Caderno do Gestor Volume 1 2008

30 Requisitos para Pautas Formativas
Formação pessoal do PC; Planejamento; Postura; Pauta; Preparo de reuniões.

31 Formação Pessoal do PC Tempo de estudos e de atualização, - Currículo, Formação e Avaliação (sistematicamente); Criticidade, reflexão e atenção (foco) para atender às necessidades pedagógicas da escola – Plano de Trabalho Anual de ATPC; Fundamentação teórica.

32 Planejamento É importante que o planejamento da Pauta Formativa tenha a participação dos integrantes da Equipe Gestora; Elaborado a partir das necessidades e prioridades da unidade; Proposta de ATPC da Equipe Gestora.

33 Pauta Formativa prevê:
- Relação de conteúdos identificados em decorrência de uma avaliação diagnóstica – identificação de necessidades e de prioridades; - Sistematização e continuidade de conteúdos - Plano de Trabalho Anual.

34 PREPARO DAS REUNIÕES Consideração do Plano anual de ATPC – Formação Continuada; Preparo antecipado dos materiais e recursos utilizados; Divisão equitativa do tempo – Elaboração de Pauta; Respeito a pauta pré-elaborada (comentar assuntos não previstos na pauta somente quando for de grande necessidade; de preferência agendar o assunto para próxima reunião);

35 PREPARO DAS REUNIÕES Evitar recados que podem ser transmitidos por meio de comunicados; Preparo do ambiente físico.

36 Atividade 3 Nos mesmos grupos.......
Cada grupo irá relacionar as filipetas com as respectivas colunas.

37 Socialização

38 O Professor Coordenador deve
Postura do PC O Professor Coordenador deve evitar uma postura unilateral... ...assumir uma postura consensual... ... prescritiva. ...reflexiva, crítica e criativa. ...arbitrária, seletiva e classificatória. ...conceitual, investigativa e construtiva. ...imediatista, que demonstre atitudes discutíveis. ...processual: avaliar os efeitos em longo prazo. ...que imponha as ideias e utilize linguagem pouco compreensível para a comunidade escolar. ...que compartilhe com o grupo suas dúvidas e questionamentos e apresente os resultados em diferentes linguagens, adequadas aos diferentes públicos. ...que considere as tensões como o ponto de chegada e geradoras de efeitos punitivos. ...que considere as tensões como o ponto de partida para articular as novas ações. ...de avaliador “neutro” que dá a palavra final. ...que facilite a construção das identidades e da Proposta Pedagógica da escola.

39 Retomada da atividade 1 Entregar as respostas dadas no 1º momento da nossa formação, e solicitar que os PC reflitam sobre suas respostas

40 Considerações Finais O PCNP fará leitura das observações.

41 Referências Bibliográficas
São Paulo, (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do gestor: gestão do currículo na escola/volume 1/ Secretaria da Educação; coordenação geral, Maria Inês Fini; autoria, Zuleika de Felice Murrie. – São Paulo: SEE, 2009

42 EQUIPE DO NÚCLEO PEDAGÓGICO E SUPERVISÃO DE ENSINO
MUITO OBRIGADO ! EQUIPE DO NÚCLEO PEDAGÓGICO E SUPERVISÃO DE ENSINO


Carregar ppt "5º Encontro de Professores Coordenadores"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google