A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Elementos do Jornalismo On-line

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Elementos do Jornalismo On-line"— Transcrição da apresentação:

1 Elementos do Jornalismo On-line
Que jornalismo é este?

2 Que jornalismo é este? Jornalismo eletrônico Ciberjornalismo
Webjornalismo Jornalismo digital Jornalismo On-line

3 Por que Digital ? Produção, transmissão, recepção Digital?
Meios, veículos e formatos. Newsletters Rádios, TV on-line, streaming e podcasts Blogs, revistas e jornais on-line. Internet como meio, ambiente comunicacional, incubadora de meios...

4 Por que Jornalismo Digital ?
Digitalização das informações Tradução digital Múltiplas Texturas (mídias) Independência das plataformas Convergência independência do suporte

5 Informação + Software Conteúdo Digital é Conteúdo + software
Publicação em Bancos de dados Acesso, busca, processamento, arquivamento Memória e atualização contínua Interatividade (acionamento)

6 Por que Dinâmico? Digitalização traz o conteúdo dinâmico Atualizável
Móvel (animado) Acionável (interativo)

7 Como identificar este jornalismo?
O que não fica impresso? Os elementos dinâmicos (os que se movem e os que se modificam) Acesso a outros blocos de informação.

8 Como identificar ? O que une todas estas diferentes opções de publicação? O documento hipertextual.

9 Características do Jornalismo On-line

10 1 - Hipertextualidade Construção modular.
Links internos, externos, documentação, fontes, “leia mais” etc. Diversas possibilidades de entrada e trajeto. Mecanismos de busca Ligações para áudio, vídeo, galerias de fotos, etc.

11 2 - Multimídia Emissão, link para o emissor e disponibilização para download. Questões de Direitos Autorais. Especialização versus acúmulo de funções.

12 3 - Interatividade Imprevisibilidade da navegação e estruturação do conteúdo. Feedback: “índices” automáticos; Comentários; contatos com o profissional. Jornalismo Participativo

13 4 - Personalização Navegação individual x leitura linear.
Planejamento - Projeção de perfis e segmentos de público. Ferramentas automáticas. Perigo do “Daily Me”.

14 5 – Atualização Contínua
Tempo real Periodicidade e fechamento da edição. A promessa: Annotative Reporting. A realidade: News Flash. Potencial para a tessitura hipertextual.

15 6 – Memória Viva Automatização das coberturas.
Potencial para as coberturas de longo prazo. Onde termina a cobertura e começa o arquivo? Potencial versus rotinas produtivas.

16 Competências exigidas

17 Uma boa notícia na web ? Parte de uma rede hipertextual de blocos de informação, interativa, em diversas mídias, atualizada continuamente, unindo desenvolvimentos atuais a, elementos de arquivo, segundo as escolhas do usuário.

18 O que é comunicar bem on-line?
Compreender (e utilizar) os potenciais do meio e do formato adotado. Compreender a relação estabelecida com o público e as necessidade e exigências deste. Dominar o código de construção das mensagens.

19 O que é a boa notícia on-line?
Produzindo uma rede hipertextual coerente, interativa de verdade, registrando e considerando as escolhas do usuário, utilizando a mídia mais adequada a cada conteúdo, atualizando continuamente o conteúdo e, ao mesmo tempo, incorporando a memória na prática cotidiana de produção.

20 Como aprender? Analisando os bons e maus exemplos do jornalismo on-line no Brasil e no mundo Mantendo um blog pessoal de conteúdo livre. Aprendendo a encontrar e selecionar fatos e fontes jornalísticas, utilizando as ferramentas on-line. Produzindo textos jornalísticos produzidos especificamente para a web. Participando das discussões sobre as pautas mais promissoras, métodos e estratégias de trabalho. Produzindo e incorporando conteúdo em várias mídias.


Carregar ppt "Elementos do Jornalismo On-line"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google