A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Portfólio de matemática

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Portfólio de matemática"— Transcrição da apresentação:

1 Portfólio de matemática
By: Thayse Samara

2 Nome: Thayse Samara Rosa da Silva
Prof.: Aline de Bona Turma: 300

3 Introdução Oi, pessoas! Mais uma vez estou aqui para falar de coisas relacionadas a matemática. Neste portfólio falarei de meus trabalhos, temas e provas de matemática do 1º trimestre. Como os outros portfólios não haverá coisas só sobre matemática e sim sobre tudo o que eu vi e achei desde o começo do ano pra cá que tem pelo menos um pouquinho de matemática Este traz várias coisas legais inclusive uma atividade extra curricular que fizemos, que foi ver o filme Alice no País das maravilhas em 3D. Tem também o nosso (eu digo o nosso porque cada um fez o seu mas um com a ajuda um do outro) trabalho na internet, cujo o nome é PbWorks, se não souberem o que è eu explico, ficaram bem criativos e legais de se fazer. Bom, isso é só pra vocês sentirem vontade de dar uma espiada no meu portfólio Espero que gostem, fiz com carinho só pra vocês!

4 Sumário Geometria plana Listas de exercícios Provas Geometria espacial
“Alice no país das Maravilhas” PbWorks Autoavaliação Conclusão

5 Geometria Plana Nosso primeiro trimestre começou com a matéria Geometria Plana. Essa matéria não é fácil ou difícil ela é, para mim, as duas coisas, pois tem exercícios que é bem fácil e tem outros é difícil de resolver, por que necessitam um de mais atenção e interpretação para fazer (ah, agora vocês descobriram porque eu achei tão difícil) a interpretação é um problema pra mim e já falei milhares de vezes em portfólios anteriores que português não é o meu forte, minha praia são contas diretas. Sem enrolações de português no meio para achar o resultado de uma conta de matemática.

6 Listas de exercícios Estas listas de exercícios a professora nos deu para exercitar e desenvolver a matéria que ela nos passou dias antes. De cada lista escolhi um exercício que mais gostei e comentei como fazê-lo, ou pelo menos tentei.

7 Esta foi a lista de exercício número 2, como eu disse antes alguns foram fáceis de se fazer e outros eu não entendi por isso fiz mas fiz tudo errado (bom, pelo menos eu tentei, não é?).

8 Um dos exercícios que achei mais fácil desta folha foi o de número 15.
Primeiro tínhamos que achar a circunferência de um canteiro com a fórmula C=2.p.r depois multiplicamos a resposta pelas quatro voltas que fizemos em volta do canteiro e achamos a resposta da questão.

9 Esta foi a lista de exercício número 3 mas não foi a terceira que fizemos, pois as listas estavam todas desordenadas por isso não me lembro qual lista resolvemos primeiro. Os problemas mais fáceis foram o de número 1, 5 e 9, mas o que mais gostei foi o 11. No problema número 11 nós tínhamos que achar a área de hachurada de um triângulo retângulo que equivalia a um retângulo.

10 Existia também mais dois triângulos com o mesmo com o valor igual, dentro do triângulo maior.
Eu fiz “Tio Pit” para encontrar o valor de “h” do primeiro triângulo e para encontrar o valor de “a” ou “b” da segunda figura. Mas depois é que eu fui ver que não precisava todas essas contas, pois o “h” e o “a” estavam ali e era só eu fazer a conta para achar a área de um triângulo multiplicar por dois e diminuir do triângulo maior para saber o quanto valia a área hachurada

11 Esta lista foi uma das primeiras que fizemos na sala de aula, tinha até uns exercícios bem fáceis e legais de se fazer. A maioria dos meus colegas gostou desta lista porque era só perímetro e perímetro é bem simples de achar. Um dos problemas que gostei foi o de número 9, pois eu não sabia como fazer e quando fiz achei bem criativo o modo como se faz ele.

12 A figura do problema número 9 era um losango e tínhamos que achar a área dele.
O único dado que tínhamos era que as duas diagonais do losango mediam juntas 100cm (d1 + d2 = 100)e uma delas era o triplo da outra (d1 + 3.d2 = 100), juntamos a s diagonais e ficou 4d = 100. Dividimos o 100 por 4 e encontramos 25cm que era o valor de uma diagonal. Depois substituímos o 25 por uma das diagonais e encontramos 75cm(d2=3.d1 / d2=3.25 / d2 = 75cm).

13 Já esta lista foi diferente de fazer porque ela foi criada por alunos com nós e tinha uma questão parecida com aquela da lista 3 que eu mais gostei. Neta eu não gostei nenhum exercício em particular, pois a maioria eram chatos de se resolver, mas até que eles não eram tão difíceis como os outros.

14 O único exercício que não era tão chato era o de número 2.
Ele pedia a área de um trapézio cujo o perímetro dele era 48cm nós sabíamos que o “B” (base grande) media 20cm e o “b” (base pequena) media 12cm. Tive que fazer “Tio Pit” para encontrar o “h” (altura) da figura (mas antes para achar a basezinha do triângulo menor diminuir 20 de 12 e achei 8 que dividi por dois, porque eram dois triângulos )para ainda depois aplicarmos a fórmula de área do trapézio e acharmos a resposta tanto procurada.

15 Prova

16 Geometria Espacial Para começar geometria espacial e entendermos um pouco mais sobre a matéria, fomos ver o filme Alice no País das Maravilhas. O único trabalho que fizemos foi o trabalho da Alice, tirando o PbWorks (pois lá temos que postar tudo o que achamos que tem a ver com matemática, ou não, podemos também postar tudo que quizermos, mesmo que não tenha a ver com matemática. Mas isso é outro assunto.)

17 A geometria espacial se faz com vários prismas de tamanhos, áreas e perímetros variados.

18 Prova Na minha segunda prova de matemática, sobre geometria espacial, não fui tão bem. Como sempre, errei besteiras que poderiam ter sido evitadas se eu tivesse o hábito de revisar antes de entregar a prova. Sei que em outra prova, como a do vestibular esses errinhos poderiam ter me custado uma vaga em algum curso de faculdade.Estou tentando melhorar nisso e vou conseguir Mas vamos á questão que mais gostei desta prova...

19 Como falei logo á cima não fui tão bem nesta prova, mas para o que eu esperava foi muito bom.
Esqueci de fazer várias coisas como na questão número 1 que eram cem barras de sabão então tínhamos que achar a área do sabãozinho e multiplicar por cem mas eu estava tão perdida querendo fazer todas as questões que me esqueci de multiplicar, coisa de louco não?

20 Volume de Prismas Nosso último conteúdo do trimestre foi volume de prismas. É bem fácil de calcular e na minha opinião quem estudar e já souber pelo menos um pouco da matéria anterior também vai achar a mesma coisa que eu. Ainda estamos no começo da matéria e deve ser por isso que eu penso assim (que a matéria é fácil).

21

22 Alice no País das Maravilhas
Este filme na minha opinião foi bem legal, pois eu não tinha assistido um filme em 3D ainda. A professora “Aline” chamou nossa atenção, porque ela nos disse que foi um filme que precisou de muita matemática para fazê-lo. E foi muito interessante de vê-lo e de fazer seus exercícios no PbWorks.

23

24 Pb Works Bom, esse foi mais trabalho que a professora Aline inventou num momento de loucura (com todo respeito). No começo estava bem difícil de executá-lo, pois quase ninguém sabia como mexer naquele treco, mas depois cada um foi se especializando em uma parte do Pb Works, o entrosamento com ele foi tanto que até começamos a chamá-lo de Pb. Agora (depois de muita luta) nossos Pb’s estão muito lindos e com a cara de cada um. Até porque ninguém quer ficar sem nota em matemática, não é?

25 Contrato No contrato deste ano adicionamos vários itens a mais como:
A correção da prova vale pontos extras adicionados á prova feita e corrigida pela professora Quem não fizer os exercícios, temas ou não trazer material propostos pela professora não irá participar da aula e terá que entregar exercícios até o fianla da aula E muitos outros itens...

26 Autoavalição Minha autoavaliação deste trimestre é dez, sei que não tirei a melhor nota nas provas e nos trabalhos, mas é porque eu me esforcei o máximo para fazê-los e para deixar o meu pbworks o mais lindo possível. Fazendo todos os trabalhos que a professora pediu sem deixar nem um de fora. Por isso acho que mereço dez pelo menos desta vez, não é?

27 Extras Ou seja, fotinhos...

28

29

30

31

32

33

34

35

36 Conclusão A conclusão de um trabalho é sempre algo chato de se fazer porque você não tem o que falar, pois já falou de tudo nos slides anteriores. Por isso vou falar quase a mesma coisa que já falei nos outros portfólios Gostei mais ou menos de fazer este trabalho, pois eu sempre deixo para

37 fazê-lo quando resta o último minuto para terminar o prazo de entregá-lo.
Por causa deste motivo não consigo me expressar muito bem ao concluir ou iniciar o meu portfólio. Eu sei que isso é uma coisa ruim, mas eu sempre faço ela com a maior cuidado trabalhando horas e horas em cima dele para que fique o mais perfeito(na minha opinião) possível. Agora me despeço de vocês com muito alívio de ter acabado o meu trabalho. Até o próximo... Beijos... Thayse Samara


Carregar ppt "Portfólio de matemática"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google