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EMPREENDEDORISMO & INOVAÇÃO

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Apresentação em tema: "EMPREENDEDORISMO & INOVAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 EMPREENDEDORISMO & INOVAÇÃO
António Albano B Moreira Outubro 2012

2 Dados do professor António Albano Baptista Moreira
(TIM) (VIVO) antonioabmoreira Aabmoreira Antonioabmoreira 2

3 antonio@assistemweb.com.br Fones : 41 - 8407-1214 9238-4575
Fones :

4 Apresentação pessoal Eng. ª elétrica em Angola;
Formado em Administração e Pós Graduado em Gestão Estratégica; Executivo Sênior de TI multinacionais de classe mundial; Instrutor do Sebrae para o EAD e cursos de Empreendedorismo; Consultor de Web marketing, gestão e TI; Professor de Tecnologia, empreendedorismo e gestão; Professor de Web Marketing; Palestrante; Cineasta, roteirista e fotografo.

5 Objetivos : Mitos e definições; A importância do Empreendedorismo;
Contextualizar o empreendedorismo; Intra empreendedorismo Algumas recomendações; Como fazer?

6 Reflexões O que vem a ser isso ? Abrir empresa? Terceiro setor?
Atitude?

7 TEMAS A DISCUTIR Introdução / Objetivos.
Qual a situação que vivemos hoje ? O perfil do profissional atual. Realidade das MPE´s. Importância das MPE´s. O que fazer ? Empreendedorismo, o que vem a ser isto?

8 MITOS / VERDADES Se nasce empreendedor;
Empreendedorismo é montar empresa; Empreendedorismo é sorte; Empreendedorismo pode ser desenvolvido; Só os empreendedores triunfarão.

9 Empreendedorismo - definições
Conceito habitual; Conceito geral; Conceito restrito; Como atitude de vida.

10 A situação hoje - 1 Globalização dos negócios
Complexidade e volume das variáveis em jogo, grande volume de dados Vida pessoal agitada. Disponibilidades de inúmeras informações Decisões rápidas Inconstância dos mercados Complexidade das organizações O cliente é mutante e infiel Crescimento dos concorrentes Análise complexa – questões impossíveis de se prever. RESULTADO

11 Dados de 2004 30 a 61% morrem no primeiro ano;
40 a 68% no segundo ano; 55 a 73% no terceiro ano.

12 O Ambiente nas PME’s ü Falta de Capital de Giro; ü Falta de crédito;
Sobrevivência e Mortalidade das Empresas Paulistas de 1 a 5 anos : ü      Falta de Capital de Giro; ü      Falta de crédito; ü      Problemas Financeiros; ü      Maus pagadores; ü      Falta de Clientes; ü      Concorrência muito forte; ü      Instalações inadequadas; ü      Ponto inadequado; ü      Carga tributária elevada; ü      Fala de mão-de-obra qualificada; ü      Falta de conhecimentos gerenciais; ü      Recessão econômica no país.

13 Dados da importância das PMEs
6,5 milhões de PMEs no País; 50 mil Médias; 60% de todos os empregos com carteira; 19,6 milhões de trabalhadores

14 Causas da mortalidade ... 1º Falta de Capital de Giro - 42 %
Fatores condicionantes e taxa de mortalidade de empresas no Brasil Sebrae - Relatório de Pesquisa Brasília Agosto 2004 1º Falta de Capital de Giro % 2º Falta de Clientes % 3º Problemas financeiros % 4º Maus Pagadores % 5º Falta de Crédito %

15 Razões da Mortalidade das Empresas
1 Escassez de recursos financeiros 21,9 % 2 Instabilidade econômica 7,7 3 Mercado Limitado 4 Concorrência 7,3 5 Problemas pessoais 6,8 6 Planos econômicos 7 Localização 3,4 8 Inflação 9 Elevados encargos financeiros 3,0 10 Falta de organização e administração FONTE : SEBRAE – PROGRAMA GERAÇÃO EMPRESA

16 Razões da Sobrevivência das Empresas
1 Perseverança / Persistência 20,3 % 2 Boa administração 14,2 3 Dedicação do empresário 13,6 4 Boa estratégia de vendas 5,7 5 Capital próprio 5,5 6 Experiência no ramo 4,7 7 Mercado favorável 4,3 8 Reinvestir na empresa 4,1 9 Qualidade do produto 3,3 10 Única fonte de renda do empresário 3,2 FONTE : SEBRAE – PROGRAMA GERAÇÃO EMPRESA

17 A IMPORTÂNCIA DAS MPE´S - 1
De a as firmas até 100 funcionários criaram 96% dos novos empregos – 1,9 milhão. Enquanto as firmas médias e grandes (mais de 100 funcionários) criaram empregos. O crescimento de empregos nas MPE foi de 19,2% e nas MGE de 0,6%. O crescimento das novas MPE´s foi cerca de 98,7% em Após os 4 primeiros anos apenas 50% das firmas de pequeno porte sobrevivem. Grandes – 83%.

18 A IMPORTÂNICA DAS MPE´S - 2
Em número de Funcionários Total Func. 0-4 5-19 20-99 500 + Milhões 9,3% 17,1% 19,4% 20,4% 33.8% Em número de Empresas Total Emp. 0-4 5-19 20-99 500 + 70% 22,8% 5,8% 1,2% 0,2% Dados de fonte - RAIS

19 A situação hoje - 2 O perfil profissional exigido Criatividade
Adaptabilidade Resiliência Conhecimento e voltado para prática Foco em metas Resolução de problemas Tomada de decisão Espírito de equipe Busca de oportunidades RESULTADO

20 Na vida pessoal Angústias e depressões;
Agitação, sensação de impotência e falta de controle; Relações humanas desgastadas; Falta de controle da vida pessoal; Desemprego / falta de emprego.

21 O QUE FAZER ENTÃO ? Inovação; Rapidez; Atendimento; Associativismo.
Incubação; Cooperativismo; Empreendedorismo; Empregabilidade; Vantagens, diferenciais competitivos.

22 DE DONO A EMPREENDEDOR DONO DE EMPRESA :
Visão D/D - de dentro para dentro da empresa. EFICIÊNCIA – Fazer as coisas bem feitas. EMPRESÁRIO : Visão D/F ou - de dentro para fora da empresa ou inverso. F/D Concorrente, Fornecedor, Cliente. EFICÁCIA – Fazer bem feito só o que precisa ser feito. EMPREENDEDOR : Visão F/F - de fora da empresa para fora da empresa. EFETIVIDADE – Manutenção da Eficácia no tempo. NECESSIDADE – Mudança de perfil conforme a evolução.

23 Fatores de sucesso da Empresa
Ambiente favorável (Mercado incluído) Gestão (Planejamento Inicial e continuidade) Conhecimento do ramo Empreendedorismo

24 As 3 funções do empresário
Gestor / Administrador Técnico Empreendedor

25 A Gestão Objetivos: Estratégia; Diferencial; Planejamento; Controle;
Padrões; Informações / Apoio; Melhoria contínua.

26 A Técnica Inovação; Qualidade; Padrões; Continuidade e melhoria.

27 EMPREENDEDORES, SÃO PESSOAS QUE FAZEM ACONTECER.
O EMPREENDEDOR EMPREENDEDORES, SÃO PESSOAS QUE FAZEM ACONTECER. A arte de “dar o 1º passo”. Grandes objetivos sempre claros, com foco. “Apetite” para “fazer tudo com seriedade”. Energia alocada ao fazer acontecer . A arte refinada da comunicação. A arte do relacionamento. A arte de “amarrar pontas”. A arte da “criatividade pela visão”. A arte do ser “pra frente”.

28 O EMPREENDEDOR VISÃO HISTÓRICA
Século XII – Aquele que incentivava brigas Século XVI - Aquele que dirigia uma ação militar Século XVII - Pessoa que criava e dirigia empreendimentos

29 O EMPREENDEDOR CONCEITOS (Pinchot) (Fillion)
“ É uma pessoa que transforma sonhos em realidade.” (Pinchot) “É uma pessoa que imagina, desenvolve e concretiza visões.” (Fillion)

30 O EMPREENDEDOR CONCEITO AMPLIADO É uma pessoa que descobrindo
seus talentos, competência, seu propósito de vida, desenvolve esforços e realiza sua própria visão.

31 CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND
SER EMPREENDEDOR CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND 1- CONJUNTO DE REALIZAÇÃO Busca de oportunidades e iniciativa. Correr riscos calculados. Persistência. Exigência de qualidade e eficiência. Comprometimento.

32 CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND
SER EMPREENDEDOR CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND 2- CONJUNTO DE PLANEJAMENTO Busca de informações. Estabelecimento de metas. Planejamento e monitoramento sistemáticos.

33 CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND
SER EMPREENDEDOR CARACTERÍSTICAS EMPREENDEDORAS SEGUNDO DAVID McCLELLAND 3- CONJUNTO DE PODER Independência e autoconfiança. Persuasão e rede de contatos.

34 NÃO O EMPRESÁRIO BEM SUCEDIDO NASCE FEITO? Meio ambiente Educação
Convívio na família Infância Juventude Incentivar a iniciativa Independente Batalha para resolver problemas

35 PERFIL EMPREENDEDOR P E R C E N T U A I S RS 60 36 32 28 56 68 72 45
CARACTERÍSTICAS Busca de oportunidades e iniciativa Persistência Comprometimento Qualidade e eficiência Correr riscos Estabelecimento de metas Busca de informações Planejamento e monitor. sist. Persuasão e Redes Contato Independência autoconfiança Média Global BR 60 48 40 44 56 36 64 50 SP 64 56 40 48 60 68 54 ES 52 32 16 28 36 20 60 40 PE 72 48 44 60 40 68 55 MG 56 44 48 40 60 36 72 50

36 PERSISTÊNCIA Age diante de dificuldades relevantes.
Insiste ou muda de estratégia com a finalidade de enfrentar desafios ou superar dificuldades. Responsabiliza-se pessoalmente pelo cumprimento dos objetivos estabelecidos.

37 CORRER RISCOS CALCULADOS
Analisa as alternativas e calcula riscos cuidadosamente. Age para diminuir riscos ou controlar resultados. Coloca-se em situações que implicam em desafios ou riscos moderados.

38 INDEPENDÊNCIA E AUTOCONFIANÇA
Busca autonomia em relação às normas e controle de outros. Mantém suas decisões, mesmo quando outras pessoas se opõem, diante de resultados desanimadores. Mostra-se confiante na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio.

39 Estabelecimento de metas/objetivos
Fixa objetivos que lhe proporcionem desafios e que tenham significado pessoal. Fixa metas de longo prazo, claras e específicas. Fixa objetivos de curto prazo, mensuráveis.

40 Critérios para bons objetivos
CLAROS REALISTAS MENSURÁVEIS ESPECÍFICOS REPRESENTAM UM DESAFIO TÊM UM SIGNIFICADO ESPECIAL

41 Metas Dicas para criar metas Específicas Significado Provocante
Executável Realista Tempo final Observável

42 MOTIVOS PARA SE ESTABELECER objetivos
Se um objetivo é escrito, há um aumento de 60% da probabilidade de atingi-lo. Ajuda você a trabalhar com inteligência, não só com dedicação. Orienta para o futuro, para resultados. Aumenta a motivação Ajuda a administrar a tensão de ser um Empreendedor.

43 BUSCA DE INFORMAÇÃO Pesquisa pessoalmente informações de clientes, fornecedores e concorrentes Pesquisa pessoalmente sobre como fabricar um produto ou fornecer um serviço Solicita orientação de um especialista para obter assessoria técnica ou comercial

44 ELEMENTOS DE UM PLANO DE BUSCA DE INFORMAÇÕES
ESCLARECER OBJETIVOS IDENTIFICAR PERGUNTAS DESIGNAR RESPONSABILIDADES DEFINIR UM PRAZO DE REALIZAÇÃO

45 PLANEJAMENTO E MONITORAMENTO SISTEMÁTICO
Planeja um trabalho grande, dividindo-o em partes mais simples e com prazos definidos Acompanha e revisa seus planos, embasado em informações sobre o desempenho real e em novas circunstâncias Mantém registros financeiros e os utiliza para tomar decisões

46 EXIGÊNCIA DE QUALIDADE E EFICIÊNCIA
Age de forma a executar melhor as coisas, mais rapidamente ou mais barato. Procede de forma a realizar coisas que satisfaçam ou excedam aos padrões de excelência. Assegura que o trabalho seja terminado a tempo e atenda aos padrões de qualidade previamente combinados.

47 BUSCA DE OPORTUNIDADE E INICIATIVA
Realiza atividades antes de solicitado ou forçado pelas circunstâncias. Busca novas áreas de atuação, produtos e serviços para ampliar seu empreendimento Aproveita oportunidades fora do comum para começar um negócio novo, obter financiamentos, equipamento, local de trabalho ou assistência

48 Comprometimento Sacrifica-se pessoalmente ou depende de um grande esforço para completar uma tarefa contratada Trabalha junto com seus empregados ou os substitui caso seja necessário terminar uma tarefa Prima em manter os clientes satisfeitos e coloca em primeiro lugar a boa vontade a longo prazo, em vez do lucro a curto prazo

49 PERSUASÃO E REDE DE CONTATOS
Usa de estratégias para influenciar ou persuadir os outros. Usa de pessoas influentes para atingir seus próprios objetivos. Age para desenvolver e manter relações comerciais.

50 Fazendo acontecer... Amplie sua visão de mundo
Descubra no que você é bom, ...MESMO! Busque as informações necessárias Saiba onde elas estão Quem poderá ajudá-lo ? Que recursos você precisa ?

51 Empreendedor: Atitudes
Se acomodar Fazer acontecer

52 Quais são suas competências/habilidades
Manuais Intelectuais Emocionais Esportivas Comunicação

53 Fazendo acontecer... EMPREENDEDOR Talento Criatividade Competência +

54 O que é Empregabilidade ?
Competência profissional Adequação profissional Idoneidade Reserva financeira e fontes alternativas Relacionamentos Saúde física e mental Objetivos claros Plano de vida

55 ESTRATÉGIA PESSOAL Valores / Crenças / Princípios Sonhos / Visão
Razão da Existência / Missão

56 Sugestão de Plano Pessoal
Talento Competência Essencial Sonho Visão / Missão Metas Plano Ação Avaliação Valores / Princípios Modelos Empreen- dedorismo / Disciplina

57 Agora que já sabe ... Descubra seus talentos;
Desenvolva-os em pontos fortes; Alinhar os Objetivos e Propósitos; Desenvolvimento pessoal; Plano de Negócios; Atitudes Empreendedoras; Alinhar as Estratégias;

58 POR QUE CONTINUARÁ CRESCENDO O NÚMERO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS?
Tendências das grandes corporações a transformarem seus complexos em muitas empresas pequenas. A consolidação do franchising. O espírito empreendedor e a necessidade de realização pessoal, principalmente no meio executivo. A aposentadoria precoce. A informatização e a robotização das empresas, que dispensam pessoas de níveis técnicos/gerenciais. O crescimento descomunal de serviços especializados, principalmente ligados à informação. O enxugamento da máquina governamental, que desemprega executivos e técnicos. A terceirização e desverticalização das médias e grandes empresas. Os aspectos tributários e burocráticos, que criam alguns benefícios.

59 COMO ENCONTRAR OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS?
Clientes Fornecedores Concorrentes Bancos Mercado de trabalho Meio ambiente Governo

60 COMO IDENTIFICAR OPORTUNIDADES
Identificação de necessidades Derivação da ocupação atual Observação de tendências Observação de deficiências Procura de outras aplicações Imitação do sucesso alheio Lançamento de moda Exploração de "hobbyes"

61 Estou pronto para abrir um negócio. A ATIVIDADE ME DARÁ PRAZER
Estou pronto para abrir um negócio? A ATIVIDADE ME DARÁ PRAZER? TENHO OS RECURSOS NECESSÁRIOS? MINHA FAMÍLIA ACEITA VIVER COM MENOS? EU ENXERGO COPOS MEIO CHEIOS OU MEIO VAZIOS? ESTOU PREPARADO PARA DESCENTRALIZAR DECISÕES?

62 INTRA EMPREENDEDORISMO
Vamos ao conteúdo EMPREENDEDORISMO OPORTUNIDADES INTRA EMPREENDEDORISMO

63 Como identificar e avaliar uma oportunidade de negócio
Referência: “FUTURO: Prepare-se! Cenários e Tendências para um Mundo de Oprotunidades” Marco Aurélio Ferreira Vianna e Sérgio Duarte Velasco. Ed. Gente - 3ª Edição

64 IDENTIFICANDO UMA OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO
Identificação necessidades/deficiências Observação de tendências Derivação da ocupação atual Exploração de hobbies Lançamento de moda Imitação do sucesso alheio Identificação de necessidades: Por definição, todo negócio deve atender às necessidades dos consumidores, mediante a oferta de algum produto ou serviço pelo qual estão dispostos a pagar. A fórmula mais direta de identificar oportunidades de negócio é procurar necessidades que não estão sendo satisfeitas e desenvolver produtos/serviços para satisfazê-las. A fórmula mais fácil de identificar necessidades é prestar atenção às queixas das pessoas e tentar solucioná-las. Observação de Deficiências: Quase todos os negócios podem ser aperfeiçoados. Isto motiva os empreendedores a montar negócios semelhantes aos já existentes, embora mais aperfeiçoados. Oferecer mais pelo mesmo preço ou o mesmo por menos. O empreendedor procura identificar oportunidades através da observação de deficiências escolhendo o tipo de negócio e começa a estudá-lo com o objetivo de descobrir o que pode ser melhorado. Observação de Tendências: Todo empreendedor bem sucedido acompanha atentamente as tendências e os ciclos de negócios que influenciam sua empresa, para aproveitar ao máximo o seu potencial e evitar surpresas (Loja de roupas). Para identificar oportunidades através da observação de tendências, o empreendedor precisa compreender as tendências que influenciam o nosso dia-a-dia e tentar prever quais e quando vão ocorrer mudanças e como vão nos afetar (estacionamento, alarmes contra roubos, celulares). Derivação de Ocupação: Você sabia que a maioria das oportunidades de negócios que se apresentam ao empreendedor estão relacionadas com a ocupação atual? Como muitas ocupações de trabalho permitem esta derivação, o número de oportunidades é incalculável, já que cada negócio e cada função podem representar um oportunidade para um potencial empreendedor. Exploração Hobbies: Se gostamos de fazer algo é provável que outros também gostem. A oportunidade está em desenvolver um serviço ou produto que satisfaça este gosto. São raros os hobbies que não representam oportunidade e esta é sem dúvida a forma mais agradável de desenvolver um negócio próprio. Lançamento de moda: São encontradas quando se procuram idéias originais. Nem sempre estas idéias precisam ser originais, o sucesso de um país pode ser transposto para outro e até repetido de tempos em tempos. Porém requer perseverança para continuar. No nosso dia-a-dia deparamo-nos com inúmeros modismos: danceterias, cubo mágico, tamaguchi, etc. A originalidade da idéia dificulta qualquer pesquisa, e o empreendedor acaba sendo forçado a lançar seus produtos/serviços para descobrir a reação dos consumidores. Imitação do alheio: Se lançar moda é um negócio de alto risco em virtude da originalidade e da ausência de qualquer referência, imitar o sucesso alheio é a maneira menos arriscadas de iniciar um empreendimento próprio. O empreendedor deve observar e analisar muito bem o negócio para identificar as razões do seu sucesso e introduzir melhorias no empreendimento original a fim de se diferenciar dos concorrentes.

65 AO FAZER A ESCOLHA, LEVE EM CONTA:
Conhecimento do que vai fazer e experiência no ramo Capital estimado para investimento inicial Habilidades necessárias e implícitas ao negócio Fatores morais, ético e religiosos Apoio da família Conhecimento do que vai Fazer: Que conhecimentos são necessários tendo em vista as características do negócio? Capital Inicial: Iniciar e manter o negócio é possível com as economias que você possui? Tem bom relacionamento com as instituições financeiras de maneira a facilitar futuros empreendimentos? Experiência no Ramo: Que domínio apresenta sobre as peculiaridades desse ramo? Habilidades necessárias: As maiores demandas em relação às suas habilidades estarão em torno de questões financeiras ou comerciais? Esse negócio demandará um conhecimento técnico muito grande? Que habilidades este negócio exige de quem está à frente dele? Fatores Morais: Os produtos e serviços relacionados ao seu negócio poderão ser entendidos como ofensivos aos credos morais, éticos e religiosos seus? (Vídeo Locadora - Espaço para Adultos ou um Sex Shop) Apoio da Família: Você receberá apoio de seus familiares ou os colocarão contra esse projeto? Qual é a opinião de seu cônjuge?

66 ECOS DO FUTURO VIII Assembléia Geral da World Futuru Society
Big Emerging Markets: China, Índia, Brasil Internet: educação, finanças, marketing ... Revolução genética: do homo sapiens ao homo cyberneticus Evolução conhecimento: 2020 dobrará a cada 80 dias Cliente - verdadeiro rei, convidado honorável Estrutura de trabalho: % CT Compras e comércio: atender necessidades específicas (alimentação, educação, etc) Tempo: leitura de jornais, compras ... Evolução do conhecimento: nº produtos e inovações criados entre 1950 e 2000 foi maior do que todos os lançados até o começo da década de 50.Agora é a era da portabilidade e da mobilidade, dentro e fora de casa (livrar os usuários de aparelhos eletroeletrônicos dos fios e cabos nos lares e escritórios). Ex. Internet x telefone, celulares, games sem fio, lousa virtual, cirurgia e exames clínicos. Veja A vida sem fio. Revolução genética: homo cyberneticus com implantação de placas de chips os cérebros e nos corpos dos seres humanos.

67 TELEMEDICINA Telemedicina - médica simula um exame de paciente, equipada com câmera e microfone sem fio. Em outra sala, uma junta médica acompanha o atendimento.

68 TECNOLOGIA Bluetooth Carrinho de supermercado que soma os preços dos produtos e os transmite por ondas às caixas registradoras Bluetooth - fone de ouvido que se conecta sem fio ao aparelho celular (Motorola)

69 CHIP SUBCUTÂNEO - do tamanho de um grão de arroz
Chip subcutâneo VeryChip: tem 12 mm de comprimento, é implantado sob a pele do braço. Não contém informações, exceto um número em código de barras. Em caso de emergência, os médicos passam um scanner pelo chip. O número é transmitido a um banco de dados onde está o prontuário médico do paciente (tipo sangüíneo, histórico de doenças, alergia à substâncias, índice glicêmico, etc.. Uso em animais domésticos. México: para acesso à sala de segurança máxima que guarda documentos fundamentais na luta contra os cartéis do narcotráfico. E também uso pela população (ainda restrito) para controle médico. Espanha: casa noturna Baja Beach Club, em Barcelona, adotou chip para evitar filas no caixa. Os freqüentadores mais assíduos são estimulados a implantar o chip que funciona como um cartão de crédito. Na hora de sair o código de barras os identifica e a despesa de cada um é registrada. Depois, manda a fatura para a casa do freguês. “É uma forma de oferecer um atendimento de melhor qualidade a meus clientes” diz o proprietário da casa. O mesmo sistema foi adotado em outra casa noturna em Roterdã na Holanda. Também poderá ser usado em locais onde exige um monitoramento ostensivo, como presídio, usinas nucleares, órgãos do governo, etc.

70 DESENHOS SOBRE SETORES
Varejo: realidade virtual, atendimento customizado, customização total Alimentação: refeições semi-prontas, alimentos naturais, biotecnologia Energia: fontes energéticas, conservação, movimento ambientalista Educação: equipe, criatividade, idiomas Saúde e Medicina: genética, home care, telemedicina Turismo: ecoturismo, consultor turismo, indústria sistema turismo Energia: Biodiesel, carro movido à hidogênio Saúde e Medicina: transplante ovário Educação: Profissões duplas (carreira profissional) Biotecnologia - transgênicos, remédios para cura do câncer, aço biológico Biosteel - proteína da teia de aranha para substituir aço, usado para coletas à prova de bala, utensílios médicos. EarthShell Packaging - feito de soja, batata e arroz, substituto do plástico utilizado em embalagens para alimentos Ingeo: feito de fibra de milho, tecidos para roupas, toalhas, travesseiros e colchões Nature Works PLA: feito à base de mulho, substituto do plástico, utilizado em embalagens para alimentos Varejo: Na Austrália, dois institutos usam cinema tridimensional para formar jogadores de esportes coletivos, como hóquei, críquete e futebol. Com óculos de realidade virtual, goleiros, por exemplo, são colocados em cenas reais, diante de chutadores de pênalti. Ciclistas pedalam contra adversários digitais, sobre máquinas que simulam a reação da bicicleta em percursos acidentados. Ainda não há resultados no futebol, mas a ciclista Sara Carrigan, treinada no sistema, ganhou uma medalha de ouro em Atenas. Na natação, são visíveis nas roupas dos nadadores, desenvolvidas por engenheiros aeroespaciais, com técnicas da indústria cinematográfica, para reproduzir a pele do tubarão, o mais rápido dos animais aquáticos. Neste ano surgiram toucas que não deixam uma ruga na cabeça do nadador e óculos sem tiras, fixados como ventosas. Customização total: no futuro cada cópia de uma revista será feita para aquela pessoa que irá comprá-la. Refeições semi-prontas: mudanças do horário de trabalho (noite) e do local de trabalho (casa), da disponibilidade de tempo, doo nível de renda, das condições de saúde, estresse, atmosfera relaxante, aumento do número de pessoas solteiras e do nível de educação da população são algumas razões para o crescimento deste mercado.

71 ENERGIA - VELOZ E LIMPO SELO DE ECOLOGICAMENTE CORRETO
Modelo movido a um tipo de hidrogênio semelhante ao usado na propulsão dos foguetes espaciais e que não polui o ar. Sua carroceria é de vibra de carbono e a estrutura de alumínio, o que reduz o peso do veículo. Atingiu 100km/h em menos de 6 segundos, emitindo apenas vapor d´água pelo escapamento. carro híbrido, capaz de rodar com gasolina ou hidrogênio

72 BIODIESEL ÓLEO DE DENDÊ ÓLEO DE CANOLA menos poluente
Óleo de Dendê já sendo produzido no nordestes e utilizado em frotas de veículos, tratores. Óleo de canola utilizado na França, em embarcações de pesca. menos poluente custo muito menor

73 REALIDADE VIRTUAL Swift Suit, da Nike FastSkin, da Speedo
Realidade Virtual: atletas utilizando óculos virtuais que criam o ambiente de competição para treinamento e aperfeiçoamento (goleiro, corredeira para canoagem, etc.) Tecnologia: roupas feitas à base de matérias primas que se assemelham à pele de tubarão (animal mais veloz do mar) utilizadas pelos atletas de natação nas Olimpíadas de Atenas. Swift Suit, da Nike FastSkin, da Speedo

74 Mistura de calcário com vegetais como batata, arroz, trigo e mandioca.
BIOPLÁSTICO Mistura de calcário com vegetais como batata, arroz, trigo e mandioca. matéria prima o milho

75 Jovens adultos mais tempo em casa Lares com duas rendas
O SER HUMANO DO FUTURO Jovens adultos mais tempo em casa Lares com duas rendas Superpopulação x problemas sociais x oportunidades negócios Diversidade é a tônica do futuro- idiomas, nacionalidades Idosos - concentração mais alta do mundo Ascensão da mulher Geração Bits/Bytes individualista solitário menor lealdade e comprometimento mantém alternativas abertas tecnoliterata comunicação bits e bytes visão irreal e material Oportunidades de negócio: alimentação, vestuário, habitação, arte, diversões e lazer. Geração Bits/Bytes: individualista: jamais uma geração passou tanto tempo sozinha em casa assistindo TV, jogando video-games. Menor lealdade: ao ver seu fiel pai reengenheirado e aposentado precocemente pela visão da crise de liderança, pouca importância dará ao respeito e lealdade infinita que certamente seus pais tinham pelas organizações Alternativas aberto:na mente do jovem haverá sempre espaço para um caminho melhor, jamais vai encarar um emprego como um foco vitalício único Tecnoliterata: uma geração verdadeiramente instruída no e pelo computador Comunicação: criado na informação da tecnologia, seu cérebro é forjado no som dos bytes, na mudança rápida e no acesso a qualquer informação Visão irreal: vendo na tv um mundo irreal e sentindo de certa forma excluída busca a recompensa instantânea e da forma mais rápida possível.

76 O ENSAIO DO SUCESSO Descreva as características do produto
Determine o público-alvo Estime o mercado Conheça seus concorrentes Defina canal de distribuição Recursos financeiros, físicos e humanos Avalie o risco do negócio Verifique as questões de legislação Reuna informações através das melhores fontes que são os Concorrentes, Fornecedores e os Clientes Organize as informações de forma lógica e estruturada através de um plano de negócios. Descreva as características do produto ou serviço e quais serão os diferenciais. Só existem duas formas de vantagem competitiva Preço ou Diferenciação. (Qualidade e bom atendimento é básico) Determine seu público-alvo pois nem todas pessoas serão seus clientes. Nós não somos clientes de todas as empresas. Estime o mercado, a capacidade de vendas do seu produto ou serviço, assim como o custo de produção e como controlará a qualidade. Conheça seus concorrentes efetivos e potenciais pois inteligente é quem aprende com os seus erros e mais inteligente ainda é o que aprende com os erros dos outros. Ser um observador das empresas. (Ex.:Restaurante) Defina qual será seu canal de distribuição do produto, se por meio de agentes externos ou equipe própria de vendas. Aponte claramente o montante de investimento de que precisa para montar a empresa, considerando necessidades de equipamentos, instalações, mão-de-obra, etc. Avalie bem o ri0sco do negócio. Isso dá credibilidade ao plano. Sempre existirá um risco! Faça um levantamento sobre as regulamentações e leis que possam afetar a empresa, assim como as leis de proteção ao produto e aos processos de produção (patentes, marcas registradas, etc.)

77 PRECAUÇÕES Invista na dobradinha talento-disciplina
Não dispense a experiência de profissionais bem sucedidos Jamais pense que já esgotou as possibilidades Faça pesquisa sobre o potencial do negócio Planeje o empreendimento Conscientize-se que é preciso ser o melhor.

78 Idéia e oportunidade Idéias não são necessariamente oportunidades
A oportunidade deve se ajustar ao empreendedor Características da oportunidade: atraente, durável, tem uma hora certa, é ancorada em um produto ou serviço que cria ou adiciona valor para o seu comprador É um alvo móvel. Se alguém a vê, ainda há tempo de aproveitá-la. Um empreendedor habilidoso dá forma a uma oportunidade onde outros nada vêem, ou vêem muito cedo ou tarde. Não é questão de usar técnicas, checklists e outro métodos

79 Fontes de idéias Pesquisa universitária Olhar nas ruas
Idéias que deram certo em outros lugares Experiência enquanto consumidores Experiência no emprego Mudanças demográficas e sociais Caos econômico, crises, atrasos Como usar as capacidades e habilidades pessoais Franquias

80 INTRA EMPREENDEDORISMO
Vamos ao conteúdo INTRA EMPREENDEDORISMO

81 Quadro das Mudanças

82 Globalização Tecnologia Informação Capital Humano Conhecimento
- Habilidades - Competências - Talento - Motivação - Compromisso Conhecimento Tendências Atuais do Mundo Moderno Foco nos Serviços Ênfase no Cliente Qualidade Produtividade Competitividade

83 Como criar valor para os acionistas?
Como tornar excelentes os processos do negócio? PROCESSOS INTERNOS FINANÇAS VISÃO E ESTRATÉGIA APRENDIZAGEM E CRESCIMENTO CLIENTE Como criar valor para os clientes? Como crescer e melhorar?

84 Empregabilidade O Mundo pertence aqueles que pensam em novos caminhos. Vwe Grahl, arquiteto

85 E o Capital Humano como fica em meio as mudanças?
Automação >> desemprego Telemática >> deslocalização do trabalho Fim do emprego vitalício Pagamentos por competência Guerra dos talentos Rápida obsolescência do conhecimento técnico

86 Conhecimentos Habilidades Atitudes dos novos Profissionais
Parceria e Compromisso Estratégico e Visionário Longo Prazo e Missão Pro ativo e Antecipatório Foco Externo e no Cliente Foco no Negócio Foco nos Resultados e nos Fins Consultivo

87 Visão sistêmica e holística
Perfil Profissional Cultura global Tecnologia + Negócios Criatividade Visão sistêmica e holística Empreendedorismo Polivalência Motivação Iniciativa Flexibilidade Adaptabilidade Trabalho em equipe Ética

88 A revolução do empreendedorismo
“O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi para o século 20” (Timmons, 1990)

89 Empreendedorismo + Inovação = Prosperidade

90 O “velho” modelo econômico (a era da manufatura)
Dirigido pelos modelos clássicos Recursos escassos eram materiais raros Força de trabalho (poder dos músculos) Retornos pequenos Barreiras de entrada Ativos físicos Sobrevivência dos maiores

91 O “novo” modelo econômico (a era da inovação empreendedora)
Dirigido por novos modelos de negócios Recursos escassos são imaginação e conhecimento Retornos maiores Baixas barreiras de entrada Ativos intelectuais Poder do conhecimento Sobrevivência dos mais rápidos

92 Fatores associados com maiores níveis de atividade empreendedora (GEM)
Percepção da oportunidade Fatores sociais e culturais Educação (segundo grau e universitário) Participação das mulheres Experiência Suporte financeiro para start-ups

93 Empreendedorismo = Pessoas + Processos

94 Quem é o empreendedor? Alta Inventor Empreendedor Criatividade e
Inovação A grande maioria Gerente, Administrador Alta Baixa Habilidades gerenciais e know-how em business

95 Mitos sobre o empreendedor
Mito 1: Empreendedores são natos, nascem para o sucesso Realidade: Enquanto a maioria dos empreendedores nasce com um certo nível de inteligência, empreendedores de sucesso acumulam habilidades relevantes, experiências e contatos com o passar dos anos. A capacidade de ter visão e perseguir oportunidades aprimora-se com o tempo. Mito 2: Empreendedores são “jogadores” que assumem riscos altíssimos tomam riscos calculados evitam riscos desnecessários compartilham o risco com outros dividem o risco em “partes menores”

96 Mitos sobre o empreendedor
Mito 3: Os empreendedores são “lobos solitários” e não conseguem trabalhar em equipe Realidade: São ótimos líderes Criam times Desenvolvem excelente relacionamento no trabalho com colegas, parceiros, clientes, fornecedores e muitos outros

97 O processo empreendedor
Gerenciar o negócio estilo de gestão fatores críticos de sucesso identificar problemas atuais e potenciais implementar um sistema de controle entrar em novos mercados avaliação de resultados colheita Identificar e avaliar a oportunidade criação e abrangência da oportunidade valores percebidos e reais da oportunidade riscos e retornos da oportunidade versus habilidades e metas pessoais/corporativas situação dos competidores Determinar e captar os recursos necessários recursos da área recursos extras recursos específicos para projetos de inovação recursos externos Desenvolver o Plano de Negócios 1. Sumário Executivo 2. O Conceito do Negócio 3. Equipe de Gestão 4. Mercado e Competidores 5. Marketing e Vendas 6. Estrutura e Operação 7. Análise Estratégica 8. Plano Financeiro Anexos

98 Caminho crítico do planejamento
Reconhecimento/avaliação da oportunidade Estratégia Detalhamento das ações Orçamento X Reconhecimento/avaliação da oportunidade Estratégia Detalhamento das ações Orçamento

99 Modelo interativo do EC
Características organizacionais Suporte gerencial Tipo de trabalho Recompensas/incentivos Disponibilidade de tempo Limites organizacionais Disponibilidade de recursos Evento inicial Decisão para agir de forma empreendedora Planejamento Viabilidade do negócio Implementação da idéia Características individuais Propensão de assumir riscos Desejo de autonomia Necessidade de realização Orientação a metas Auto-controle Habilidade de superar barreiras

100 Uma estrutura para o empreendedorismo
Organizar a geração e armazenamento das oportunidades (banco de dados, reuniões periódicas etc) Rever processos ou estrutura formal e/ou informal: suporte gerencial a ações empreendedoras Definir meios de recompensar e/ou incentivar a geração de idéias Disponibilidade de recursos e tempo (dia-a-dia e projetos Empreendedores) Fazer com que tais políticas sejam parte da cultura da organização Incentivar o aprendizado Assumir riscos calculados / tolerar falhas

101 10 mandamentos do empreendedor corporativo
1. Faça o trabalho que for necessário para que seu projeto dê certo, independente de sua função/cargo na empresa 2. Compartilhe os créditos do sucesso 3. Lembre-se, é mais fácil pedir perdão que permissão 4. Venha trabalhar cada dia querendo ser demitido!!! 5. Peça conselho antes de pedir recursos 6. Siga sua intuição a respeito das pessoas; construa um time composto pelos melhores 7. Prepare-se antes de divulgar sua idéia; publicidade prematura não é imune ao sistema corporativo 8. Nunca aposte uma corrida na qual não esteja participando! 9. Seja verdadeiro com suas metas, mas realista sobre as formas de atingi-las 10. Honre seus superiores, sua empresa, seus patrocinadores! * Fonte: Pinchot,

102 Intra empreendedorismo
Agente de mudança Implementação de melhorias Novos produtos e serviços Exploração de oportunidades Resolução de problemas Alavancar negócios Gerar valor Trabalhar em equipe Ambiente favorável Adapte as características empreendedoras

103 GRANDES MUDANÇAS PARA O SÉCULO XXI
GLOBALIZAÇÃO: “PENSAR GLOBALMENTE E AGIR LOCALMENTE”. QUALIDADE NÃO SERÁ MAIS UM DIFERENCIAL COMPETITIVO. MARGENS DE COMERCIALIZAÇÃO CADA VEZ MAIS ESTREITAS. CLIENTES MENOS FIÉIS. USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO. A INFLUÊNCIA DA INTERNET – REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES

104 A INTERNET E SUA INFLUÊNCIA
CONSEQÜÊNCIAS: NOVAS FORMAS DE COMERCIALIZAÇÃO MOSTRAR E ADQUIRIR PRODUTOS EM QUALQUER LUGAR NO MUNDO FECHAR NEGÓCIOS COM CLIENTES EM TODO PLANETA AULAS A LONGA DISTÂNCIA, COM DIÁLOGOS EM TEMPO REAL PESQUISAS E ACESSO AS BIBLIOGRAFIAS MAIS RECENTES RECRUTAR E SELECIONAR PESSOAS PARA AS EMPRESAS, ENTRE OUTRAS COISAS MIDIAS SOCIAIS ETC

105 TENDÊNCIA DA GLOBALIZAÇÃO
MOVIMENTO EM DIREÇÃO AO LIVRE COMÉRCIO MUNDIAL IMPULSO DAS TELECOMUNICAÇÕES BIOTECNOLOGIA REDUÇÃO DO TAMANHO DOS PRODUTOS PRODUTOS ECOLOGICAMENTE CORRETOS GERENTES GLOBALIZADOS (EMPREENDEDORES) COSTUMIZAÇÃO PERSONALIZAÇÃO

106 PRINCIPAIS AMEAÇAS TRANSFORMAÇÕES NAS ESTRUTURAS DE TRABALHO DIMINUINDO EMPREGOS MAIOR CONCORRÊNCIA EM ESCALA MUNDIAL IMPOSIÇÃO DO PAISES RICOS AOS MAIS POBRES DESIGUALDADES FINANCEIRA CONCENTRAÇÃO DE RIQUEZAS NAS MÃOS DOS PODEROSOS

107 PRINCIPAIS OPORTUNIDADES
QUALIDADE EM MAIOR ESCALA GRANDE NÚMERO DE OPÇÕES DE FORNECEDORES E MERCADOS ALTA TECNOLOGIA DISPONÍVEL E DEMOCRATIZADAS PREÇOS MAIS BAIXOS GRANDES OPÇÕES DE PARTICIPAR DA CONCORRÊNCIA INTERNACIONAL

108 QUAIS AS TENDÊNCIAS ?

109 GERENTES GLOBALIZADOS
ANTES HOJE AUTORITÁRIO ABERTO À PARTICIPAÇÃO CENTRALIZADOR DELEGADOR VISÃO DEPARTAMENTAL VISÃO SISTÊMICA INDIVIDUALISTA PARTICIPATIVO ESPECIALISTA MULTI ESPECIALISTA CHEFE EMPREENDEDOR

110 COMO VENCER A COMPETITIVIDADE DOS NOVOS TEMPOS
1) Positividade 2) Flexibilidade 3) Organização 4) Criatividade e inovação 5) Foco

111 ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO EMPRESÁRIO DA MPE
Normalmente sem formação acadêmica. Aprendeu o ofício na prática, como empregado (com os vícios da prática). Vem da produção ou vendas. Aversão a controles e informações. Altamente intuitivo. Decide empiricamente. Limita-se a acompanhar a concorrência. Estilo de administração autocrática/paternalista. Fazedor de tudo. Coragem e capacidade de assumir riscos. Individualista. Visão e preocupação imediata. Descrente de mudanças e aprendizado. Desinformado – não lê. Não investe em auto desenvolvimento. Ressalte-se uma nova classe

112 CONTRIBUIÇÕES DAS MPEs
Emprego e renda-família Escola de mão-de-obra Incubadora de novos negócios Complemento na cadeia produtiva Flexibilidade para pequenos nichos

113 COMO AS MPEs PODERÃO SER COMPETITIVAS
I - Atuar em pequenos nichos II - Participar de um complexo produtivo maior III - Em ambas as situações: Modernizar relações com o consumidor Investir em qualidade e produtividade Aproveitar a qualidade de empreendedor do funcionário Auto-desenvolver seus dirigentes Bancar novos investimentos nessa modernização

114 MÉDIA E GRANDE MICRO E PEQUENA Menor carga tributária
Maior carga tributária Produção nào-seriada Produção seriada(em linha) Informalidade Formalização das operações Decisões centralizadas Decisões descentralizadas Mão-de-obra menos qualificada Mão-de-obra qualificada Adequação dos Produtos ao cliente O cliente se adapta Ao produto(cria hábitos) Versatilidade produção/ Venda/ramo Rigidez produção/ Venda/ramo Custos Unitários maiores Economia de escala Contato direto Com o cliente Cadeias e terceiros Até o cliente

115 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
EMPREENDEDOR (High-Tech): Pessoa capaz de Perceber, Planejar e Explorar Oportunidades de Inovações Tecnológicas. OPORTUNIDADE DE INOVAÇÃO TECNOLÓGICA: Uma oportunidade de inovação tecnológica é percebida pelos empreendedores por seus aspectos qualitativos de: Atratividade (novidade, diferencial e utilidade); Temporariedade (janela da oportunidade); Intensidade (motivação para gerar um novo empreendimento de base tecnológica).

116 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
GRAU DE INOVAÇÃO Objeto da Inovação  Produto, Serviço, Processo ou Design. Dimensão Tecnológica  Estado da Arte (Atualidade). Dimensão Mercadológica  Cobertura de Mercado (Local / Global).

117 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
IDÉIA INOVADORA Provérbio Inspirador  “Nada é mais forte do que uma idéia cujo tempo é chegado”... Vítor Hugo Como chegar a essa idéia?  As idéias inovadoras e geradoras de empreendimentos de base tecnológica são decorrentes de trabalhos de P&D em áreas especializadas utilizando tecnologia avançada.

118 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Como julgar se a idéia é promissora, capaz de gerar um novo produto /serviço inovador, base de um empreendimento de sucesso?  Realizando um estudo capaz de demonstrar a sua viabilidade técnica e econômica (EVTE) e um planejamento capaz de convencer da sua atratividade comercial e financeira (Plano de Negócios)

119 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Em que consiste o EVTE?  Apresentar elementos de comprovação de que a idéia pode gerar um produto ou serviço: * Factível (protótipo ou demo funcional); * Necessário (para clientes alcançáveis); * Inovador (com alto grau de inovação); * Rentável (retorno do capital empregado).

120 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Em que consiste o Plano de Negócios?  Convencer (promotores e investidores) da atratividade do negócio, apresentando: * Equipe gestora (competência/experiência); * Tecnologia (atual/produtos de alto valor); * Mercado (alcançável com liderança); * Lucratividade (rápido ROI e alta TIR).

121 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Em quanto tempo ocorre a maturação de empreendimentos de base tecnológica?  São necessários de 3 a 5 anos para: * Estruturar a empresa (RH técnico e gerencial); * Desenvolver os produtos e serviços; * Conhecer e desenvolver o mercado-alvo; * Atrair e captar recursos financeiros.

122 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Qual é a forma mais eficaz para apoiar e acelerar esse amadurecimento?  Engajar em programa de Incubadora de Empresas de Base Tecnológica para acesso a: * Treinamentos; * Consultorias individuais; * Encontros informais; * Eventos especializados.

123 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Como surgiu e evoluiu o Plano de Negócios para demonstração da atratividade de negócios? * Inicio para atrair capital de risco (anos 60) ; * Estendido para outros stakeholders (anos 70); * Generalizado seu uso para capitalização (80).

124 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Qual é a utilidade atual do Plano de Negócios? * Repensar o negócio; * Atrair parceiros; * Exibir as competências existentes; * Decidir com segurança; * Captar recursos financeiros.

125 Empreendedorismo e Inovação Tecnológica
Requisitos para atingir os objetivos do P/N ? * Apresentar o negócio de forma estruturada; * Identificar as oportunidades de inovação tecnológica baseadas na pesquisa de mercado e na análise SWOT; * Focar em nichos de mercado-alvo; * Dimensionar para rentabilidade desejada; * Revisar para consistência, clareza e objetividade.

126 OBJETIVOS DO PLANO DE NEGÓCIOS
Analisar a viabilidade da futura empresa Orientar de forma segura o empreendedor Diminuir os riscos Aumentar as chances de sucesso Planejar agora o que fazer no futuro

127 ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS
ASPECTOS ECONÔMICOS Mercado Consumidor fornecedor Concorrentes ASPECTOS TÉCNICOS Tecnologia Processo Produtivo Equipamento (Lay-out) Investimentos Fixos Mão-de-obra CAPITAL Próprio Terceiros TAMANHO E LOCALIZAÇÃO Produto Localização ASPECTOS FINANCEIROS Faturamento Custos Lucro Capital de giro Retorno do investimento

128 RESUMO

129 Sequência Ideia Oportunidade Negócio Implantação

130 IDEIA EVTE

131 Perguntas Real necessidade? Cliente busca? Valor agregado? Competitivo? Lucrativo/rentável? Vale o esforço? Tecnologia? Segmentação? Nicho? Longo prazo? Potencial? 5 forças de Porter – Concorrência, fornecedores, clientes, novas empresas, substitutos? Momento propício? Ciclo de consumo? Minhas vantagens competitivas? Me interessa, gosto disto? Estilo de vida conhecimentos, habilidades, competências requeridas. Ética, lei, pessoas.

132 Análise SWOT simples/ 5 Forças
Fraquezas Oportunidades (dentro do negócio a a montar) Ameaças Concorrentes Barganha de fornecedores Barganha de clientes Entrada de novos concorrentes Produtos subsituíveis

133 OPORTUNIDADE Modelo de negócios/Business Model
Mais dados e informações

134 Blog: www.modelodenegocios.tumblr.com
Os 9 blocos Canvas – 9 Blocos Proposta de Valor Relacionamento com o Cliente Atividades Chave Segmentos de Clientes Parceiros Chave Canais de distribuição Recursos Chave Estrutura de Custos Fluxo de Receitas Blog:

135

136 Blog: www.modelodenegocios.tumblr.com
Segmentos de Clientes As empresas agrupam os clientes em segmentos com necessidades, costumes ou outro atributo em comum, de forma que possam melhor entender, alcançar e servir esses clientes. Diferenças entre segmentos de clientes Suas necessidades precisam e justificam uma oferta distinta São alcançados por diferentes canais de distribuição Precisam de diferentes tipos de relacionamento Possuem uma grande diferença de lucro Estão dispostos a pagar por diferentes aspectos da oferta Blog: Blog:

137 PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS
Segmentos de Clientes Esse bloco visa agrupar os clientes em segmentos com necessidades, costumes ou outro atributos em comum. Cada segmento tem uma proposta de valor, canal e relacionamento diferente. PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS Para quem está se criando valor? Quem são nossos mais importantes clientes? Esses clientes possuem necessidades em comum? Esses clientes são atingidos da mesma maneira? Blog:

138 Conveniência/Usabilidade
Proposta de Valor A proposta de valor consiste de uma cesta de produtos e/ou serviços que a empresa oferece de forma a criar valor para um segmento de clientes específico. Alguns elementos que podem agregar valor Novidade Performance Customização Fazer o serviço Design Preço Marca/Status Redução de custo Redução de risco Acessibilidade Conveniência/Usabilidade Blog:

139 PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS
Proposta de Valor Esse bloco visa descrever quais são os valores que os produtos e serviços da empresa oferecem para cada segmento de cliente específico. PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS Que valor é entregue ao cliente? Que problemas dos clientes estamos ajudando a solucionar? Que necessidades dos clientes estamos satisfazendo? Que cesta de produtos e serviços estamos oferecendo para cada segmento de cliente? Blog:

140 Blog: www.modelodenegocios.tumblr.com
Canais Os canais podem ser de comunicação, distribuição e venda. Eles são a interface com os clientes e possuem diversas funções e tipos. Funções dos Canais Tipos de Canais Próprio Direto Força de Vendas Vendas na Internet Indireto Lojas Próprias Parceiro Lojas de Parceiros Atacado Dar visibilidade aos produtos e serviços da empresa Ajudar os clientes a analisar a proposta de valor da empresa Permitir aos clientes comprar produtos e serviços específicos Entregar a proposta de valor aos consumidores Blog:

141 PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS
Canais Esse bloco visa descrever como a empresa comunica e entrega a seus segmentos de clientes a proposta de valor. PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS Por quais canais seus segmentos de clientes querem ser atingidos? Como são atingidos agora? Como nossos canais se integram? Quais possuem melhor custo-benefício? Como são integrados a rotina do clientes? Blog:

142 Assistência pessoal dedicada
Relacionamento com o Cliente O relacionamento com o cliente é como a empresa interage com um segmento de cliente. Uma empresa precisa definir que tipo de relacionamento ela quer estabelecer. Motivações Categorias de Relacionamento Captura de clientes Retenção de clientes Incremento de vendas Fortalecimento da marca Assistência pessoal Assistência pessoal dedicada Auto-serviço Serviço automatizado Comunidades Co-criação Blog:

143 PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS
Relacionamento com o Cliente Esse bloco visa descrever o tipo de relacionamento que a empresa estabelece com cada segmento de clientes para entregar sua proposta de valor. PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS Que tipo de relacionamento cada segmento de clientes espera ser estabelecido e mantido com eles? Quais tipos de relacionamento tem sido estabelecidos? Quais os custos desses relacionamentos? Como eles estão integrados com o modelo de negócios? Blog:

144 Blog: www.modelodenegocios.tumblr.com
Fluxo de Receitas O fluxo de receitas representa as formas pelas quais a empresa gera receita de cada segmento de clientes e seus valores. Tipos de Receita Receita de transação resultado de um único pagamento do cliente Receita de transação de pagamento contínuo ou suporte pós-compra Venda de ativo Taxa de utilização Taxa de assinatura Aluguel Licença Taxa de corretagem Publicidade Formas de Receita Blog:

145 PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS
Fluxo de Receitas Esse bloco visa representar as formas que a empresa gera receita e o dinheiro gerado por cada segmento de clientes, permitindo um bom entendimento de cada segmento de cliente e do valor que ele representa para a empresa. PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS Por qual valor os clientes estão realmente dispostos a pagar? Pelo que eles atualmente pagam? Como eles estão pagando atualmente? Quanto cada fluxo de receitas contribuem para a receita total? Blog:

146 Recursos Chave Os recursos chave permitem que uma empresa crie e ofereça a proposta de valor, mantenha relacionamento com segmentos de clientes e ganhe receita. São os recursos importantes para o funcionamento do modelo de negócios. Categorias de Recursos Físico Intelectual Humano Financeiro Blog:

147 PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS
Recursos Chave Esse bloco visa descrever os ativos mais importantes para fazer o modelo de negócios funcionar. Caso a empresa não tenha tais recursos, ela precisará de parceiros chave. PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS Quais recursos chave a proposta de valor precisa? E para o canal de distribuição? E para o relacionamento com o cliente? E para o fluxo de receitas? Blog:

148 Blog: www.modelodenegocios.tumblr.com
Atividades Chave As atividades chave são as atividades essenciais para o que o modelo de negócios da empresa funcione corretamente. Categorias de Atividades Chaves Produção Solução de problemas Plataforma/rede Blog:

149 PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS
Atividades Chave Esse bloco visa descrever as atividades principais a serem feitas para que o modelo de negócio da empresa funcione. É importante que a empresa consiga fazer essas atividades internamente ou por parceiros, podendo terceirizar as demais. PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS Quais as atividades chave que a proposta de valor precisa? E os canais de distribuição? E o relacionamento com o cliente? E o fluxo de receitas? Blog:

150 Alianças Estratégicas Comprador-Fornecedor
Parceiros Chave Os parceiros chave são extremamente importante para as empresas, pois podem otimizar o seu modelo de negócios, reduzir riscos ou adquirir recursos. Tipos de parceirias Alianças Estratégicas Coopetição Joint Venture Comprador-Fornecedor Blog:

151 PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS
Parceiros Chave Esse bloco visa descrever a rede de fornecedores e parceiros que fazem o modelo de negócios funcionar, se possível não deixar recursos e atividades chave com parceiros para não ficar dependente deles, ou ter redundâncias. PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS Quem são os parceiros chave? Quem são nossos fornecedores chave? Quais recursos chave são adquiridos dos parceiros? Quais atividades chave os parceiros fazem? Blog:

152 Estrutura de Custos A estrutura de custos envolve os principais custos decorrente da operação do modelo de negócios. Criar e entregar valor, manter relacionamento com clientes e gerar receitas todos acarretam em custos. Modelos de Negócios Baseado em Estrutura de Custos Características: Custos fixos Custos variáveis Economia de escala Economia de escopo Baseado em custo Baseado em valor Blog:

153 PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS
Estrutura de Custos Esse bloco visa descrever todos os custos envolvidos na operação do modelo de negócios. Se possível, colocar valores para verificar a viabilidade ou melhora do modelo de negócios. PERGUNTAS QUE DEVEM SER RESPONDIDAS Quais são os principais custos inerentes ao modelo de negócios? Quais recursos chave são mais caros? Quais atividades chave são mais caras? Blog:

154 Blog: www.modelodenegocios.tumblr.com
Parceiros Chaves Atividades Chaves Recursos Chaves Estrutura de Custos Fluxo de Receitas Proposta de Valor Relacionamento com Clientes Segmentos de Clientes Canais Blog:

155 Blog: www.modelodenegocios.tumblr.com
Referências: Livro: Business Model Generation Link: Blog:

156 IMPLANTAÇÃO Plano de negócios/Business Plan
Mais dados e informações detalhadas Orçamento (custos, receitas, lucros) Análise de viabilidade Horizonte de 12 meses Financiamentos (necessidades e fontes) Análise de viabilidade Economica-financeira Vários modelos (SEBRAE, FAZ, Make Money, etc)

157 ETAPAS PARA ELABORAÇÃO DO PLANO DE NEGÓCIOS
ASPECTOS ECONÔMICOS Mercado Consumidor fornecedor Concorrentes ASPECTOS TÉCNICOS Tecnologia Processo Produtivo Equipamento (Lay-out) Investimentos Fixos Mão-de-obra CAPITAL Próprio Terceiros TAMANHO E LOCALIZAÇÃO Produto Localização ASPECTOS FINANCEIROS Faturamento Custos Lucro Capital de giro Retorno do investimento

158 PORQUÊ O EMPREENDEDORISMO ?
Importância das Micro e Pequenas Empresas na geração de renda e empregos. Desenvolvimento e mudança social e econômica. Só os empreendedores triunfarão. Auto-realização pessoal. Empregabilidade.

159 ESTRATÉGIA PESSOAL Valores / Crenças / Princípios Sonhos / Visão
Razão da Existência / Missão

160 Sugestão de Plano Pessoal
Talento Competência Essencial Sonho Visão / Missão Metas Plano Ação Avaliação Valores / Princípios Modelos Empreen- dedorismo / Disciplina

161 Agora que já sabe ... Descubra seus talentos;
Desenvolva-os em pontos fortes; Alinhar os Objetivos e Propósitos; Desenvolvimento pessoal; Plano de Negócios; Atitudes Empreendedoras; Alinhar as Estratégias;

162 E principalmente ... É preciso dar sentido a tudo isto.
Achar um motivo. Para no final: Amar, ser amado, ser reconhecido e Deixar um legado!!!

163 ATÉ ONDE VOCÊ IRIA SE NÃO HOUVESSE LIMITES
ATÉ ONDE VOCÊ IRIA SE NÃO HOUVESSE LIMITES?O QUÃO CRIATIVO E INOVADOR VOCÊ É?

164 antonio@assistemweb.com.br Fones : 41 - 8407-1214 9238-4575
SUCE$$ ! Fones :


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