A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Grupo:4 Cirilo de Jerusalem

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Grupo:4 Cirilo de Jerusalem"— Transcrição da apresentação:

1 Grupo:4 Cirilo de Jerusalem
Nome:Marselha Souza nº:18 Sala:1º G Nayara Rodrigues nº:31 Sala:1º G EE “ Dom Josè de Camargo Barros” INDAIATUBA Disciplina:Filosofia “Trabalho de filosofia do 4º bimestre de 2007”

2 Quem foi Cirilo de Jerusalem?
Nasceu em Jerusalém, cerca de 320 e foi educado como um cristão. Em 345 se tornou um padre e foiordenado por São Macemos. Em 350 ele sucedeu a Máximus como Bispo Patriarca de Jerusalém. Devido a vários levantes provocados pela Controvérsia Ariana ele passou 35 anos como bispo em vários tipos de exílio. Expulso de sua Sé pelos hereges Arianos em 357 Cirilo residiu em Tarsos na Ásia menor (hoje Turquia) até 359 quando ele foi reconduzido ao seu posto.

3 Quem foi Cirilo de Jerusalem?
Sofreu um segundo exílio desta vez pelo Imperador Juliano, o apóstata ( ). Um terceiro exílio ocorreu de 367 a 378, sob o comando do Imperador Ariano Valens porem Cirilo foi inocentado de todas as acusações por São Gregório de Nyssa. Seu retorno ocorreu logo após a morte de Valens na batalha de Adrianople em 378CiriloGregório atenderam ao Concilio de Constantinopla em 381. Cirilo é honrado como catequista e escreveu "Catequese(contendo 18 instruções para candidatos ao batismo durante a quaresma, e 5 para os recém batizados após a Páscoa), que é considerado uma peça de mestre em teologia; escreveu ainda 5 trabalhos conhecido como Mystagogic.

4 A historia de Cirilo de Jerusalem
Desde o início dos tempos cristãos a heresia se infiltrara na Igreja, mas, foi no século IV, que ocorreram as do arianismo e do nestorianismo causando profundas divisões. Cirilo viveu nesse período em Jerusalém, perto de onde nascera em 315,de pais cristãos e bem situados financeiramente. Muito preparado,desde a infância, nas Sagradas Escrituras e nas matérias humanísticas, em 345, foi ordenado sacerdote. Em 348, foi consagrado, bispo de Jerusalém. Ocupou o cargo durante aproximadamente trinta e cinco anos, dezesseis dos quais passou no exílio, em três ocasiões diferentes. A primeira porque o bispo Acácio, de grande influencia na Igreja, cuja obra foi citada por São Jerônimo, acusou Cirilo de heresia.

5 Historia de Cirilo de Jerusalem
A segunda por ordem do imperador Constâncio que entendeu ser Cirílo realmente um simpatizante dos hereges, mas em sua defesa atuaram os bispos, Atanásio e Hilário, ambos Padres da Igreja assim como o próprio bispo Cirilo o é. A terceira, foi a mais longa , porque o imperador Valente, este sim herege, decidiu mandar de volta ao exílio todos os bispos anistiados,fato que fez Cirilo peregrinar durante onze anos, por várias cidades da Ásia, até a morte do soberano, em 378.

6 A historia de Cirilo de Jerusalem
O seu trabalho, entretanto resistiu a tudo e chegou até nossos dias e especialmente porque ele sabia ensinar o Evangelho, como poucos. Em sua cidade, logo que se tornou sacerdote e no início do episcopado era o responsável por preparar os catecúmenos, isto é, os adultos que se convertiam e iriam ser batizados. Foi nesse período que escreveu dezoito discursos catequéticos, um sermão, a carta ao imperador Constantino e outros pequenos fragmentos. Treze escritos eram dedicados à exposição geral da doutrina e cinco dedicados ao comentário dos ritos Sacramentais da iniciação cristã . Assim, seus escritos explicam detalhadamente os "como" e os "porquês" de cada oração, do batismo, da crisma, da penitência, dos sacramentos e dos mistérios do Cristianismo, ditos dogmas da Igreja..

7 A vida de Cirilo de Jerusalem
Cirilo também soube viver a religião naprática. Numa época de grande carestia, por exemplo, não hesitou em vender valiosos vasos litúrgicos e outras preciosidades eclesiásticas, para matar a fome dos pobres da cidade. Ele morreu no ano 386. Desde o início de sua vida religiosa, Cirilo cujo caráter era afável e suave, sempre preferiu a catequese aos assuntos polêmicos, chegando quase a se comprometer com os arianos e semi-arianos .

8 A vida de Cirilo de Jerusalem
Porém, de maneira contundente aderiu à doutrina ortodoxa da Igreja no III Concílio ecumênico de Constantinopla, em 382, no qual ficou clara sua sempre fiel postura à Santa Sé e à Verdade de Cristo. Nessa oportunidade teve em seu favor a eloqüência das vozes dos sinceros bispos e amigos, Atanásio e Hilário, que o chamaram "valente lutador para defender a Igreja dos hereges que negam as verdades de nossa religião". Sua canonização demorou porque, durante muito tempo, seu pensamento teológico foi considerado vascilante, como dizem os registros. Em 1882, o Papa Leão XIII, na solenidade em que instituiu sua veneração, honrou São Cirilo de Jerusalém, com os títulos de doutor da Igreja e príncipe dos catequistas católicos .

9 Cirilo de Jerusalem Em favor de sua ortodoxia, colocada em duvida por algumas fontes da época, militam outras fontes igualmente antigas. Entre elas, a de maior autoridade é a carta sinodal de 382, após o segundo Concílio ecumênico de Constantinopla (381), ao qual Cirilo participou com um importante papel. Em tal carta enviada a o pontífice romano os bispos orientais reconhecem oficialmente a mais absoluta ortodoxia de Cirilo, a legitimidade de sua ordenação episcopal e os méritos de seu serviço pastoral, que a morte concluirá em 387.

10 Fonte: Imagens:www.santuariodasalmas.org.br Texto:pt.wikipedia.org
Imagens: blog.cancaonova.com


Carregar ppt "Grupo:4 Cirilo de Jerusalem"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google