A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Família é a Base da Sociedade

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Família é a Base da Sociedade"— Transcrição da apresentação:

1 A Família é a Base da Sociedade

2 O Que é a Família? “Criou Deus, pois, o homem a sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou…” Gn

3 Deus é o criador da família
Deus é o criador da família. Portanto ele é o único que tem a autoridade e o direito de dizer o que é a família, para que existe e como deve funcionar. “Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” Gn 2.24

4 1- FAMÍLIA É UMA SOCIEDADE SEM FINS LUCRATIVOS.
O que é uma família? 1- FAMÍLIA É UMA SOCIEDADE SEM FINS LUCRATIVOS. Deve prevalecer no relacionamento familiar a atitude de doação, onde cada um pergunta: O que posso fazer pelo outro? Em lugar das cobranças e das criticas deve haver um constante esforço em ajudar o outro a crescer.

5 A Bíblia diz que Deus arranjou uma auxiliadora para o homem e que a mulher foi tomada do homem. Existe uma dependência mutua. Deus fez a mulher e o homem de modo que a fusão de ambos resulte na verdadeira felicidade. Deus quer que a mulher seja um ajudadora do homem e o diabo luta pela independência dela.

6 O lar não sobrevive se cada um vive em função de si mesmo e usa o outro para obter vantagens. Na família acontece a morte do eu (individualismo) e nasce o nós (coletividade).

7 2- FAMILIA É UM CENTRO DE FORMAÇÃO PARA A VIDA.
No ambiente familiar são formados os caracteres e definidos os valores que nortearão a conduta das pessoas. Ex. A psicologia afirma que uma criança recolhe todos os dados para a formação de sua personalidade do ventre até os 7anos. O grande filosofo Sócrates disse: dê-me uma criança até os 6 anos e farei dela o que quiser.

8 Ou seja, o filho de um dizimista vai ser dizimista.
Cada família desenvolve sua modalidade de aprendizagem baseada em experiências cotidianas que, repetidas inúmeras vezes, marcam o seu tipo de funcionamento e definem sua didática de transmissão de valores. Ou seja, o filho de um dizimista vai ser dizimista.

9 Três coisas o pai deve dar ao filho:
1ª- exemplo 2ª- exemplo 3ª- exemplo

10 dede A igreja e a sociedade é o que as famílias são; logo, a pessoa se mostra na igreja e na sociedade como ela é na família; quem não é dedicado na família não será na Igreja e na sociedade

11 4- FAMILIA É UM LABORATORIO PARA EXPIREMENTAR A FÉ.
Talvez não haja lugar mais difícil, para uma pessoa expressar a sua fé em Cristo do que no ambiente familiar e isso gera, muitas vezes, a anomalia de uma vida dupla. É tão comum encontrar pessoas que, para o publico externo se revelam muito “consagradas”, mas em casa são irreconhecíveis como crentes. (ilus. Do menino que pediu ao pai para morar na Igreja.).

12 A família funciona como um laboratório que recebe informação de gerações anteriores.

13 EX. Jz.2.6,10 – ( ler) houve uma falha na comunicação uma geração sem memória, quem falhou: os levitas, os sacerdotes, os profetas ou as famílias. EX. II Tm.1.5- ( ler) (uma formação que leva valores três próxima gerações). Ou seja, oferece lente através das quais eles vão enxergar a vida.

14 Alguns transferem para a Igreja e seus programas a responsabilidade de instruir espiritualmente os seus filhos. Não compete apenas a Igreja a função de realizar o ensino religioso com a criança, mas também a família, sendo o espaço inicial onde se desenvolvem as primeiras experiências de aprendizagem.

15 5-FAMILIA É UM POSTO DE REABASTECIMENTO EMOCIONAL.
A vida numa sociedade altamente competitiva, desumana e despersonalizadora geram altos níveis de estresse e ansiedade nas pessoas. Dessa forma o ser humano precisa de um espaço onde possa relaxar, encontra paz, e refazer-se para a luta diária. A família precisa ser esse refugio esse posto para recuperação da energia, da motivação e da alegria.

16 Ex. O que motivou no filho pródigo a vontade de voltar para casa foi à lembrança de como o seu pai tratava os empregados. Lc (ler

17 OS TRÊS CONTEXTOS DA FAMÍLIA
1º A FAMÍLIA NO CONTEXTO BÍBLICO: Uma Instituição Divina O relato de Gênesis 2:18-25, em comparação com Gênesis 1:27, 28 é claro quanto à formação do núcleo familiar, que implica em deixar pai e mãe. E sob o ponto de vista Bíblico, essa nova união se destinará:

18 Ao companheirismo “Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea”. Gn. 2:18.

19 Ao prazer mútuo “Bebe a água da tua própria cisterna e das correntes do teu poço. Derramar-se-iam por fora as tuas fontes, e, pelas praças, os ribeiros de águas? Sejam para ti somente e não para os estranhos contigo. Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade, corça de amores e gazela graciosa. Saciem-te os seus seios em todo o tempo; e embriaga-te sempre com as suas carícias”. Pv. 5:15-19.

20 À reprodução da espécie
“E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra”. Gn. 1:28.

21 Devendo ser uma união permanente
Vieram a ele alguns fariseus e o experimentavam, perguntando: É lícito ao marido repudiar a sua mulher por qualquer motivo? Então, respondeu ele: Não tendes lido que o Criador, desde o princípio, os fez homem e mulher e que disse: Por esta causa deixará o homem pai e mãe e se unirá a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne? De modo que já não são mais dois, porém uma só carne. “Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem”. Mt. 19:3:- 6.

22 Honrada “Venerado seja entre todos o matrimônio e o leito sem mácula; porém aos que se dão à prostituição e aos adúlteros Deus os julgará”. Hb. 13:4.

23 Deve ser vista como benção de Deus
Sl. 128:1-6.

24 2º A FAMÍLIA NO CONTEXTO JURÍDICO: Uma instituição regulamentada
O artigo 226 da Constituição Brasileira declara: “A família, base da sociedade, tem especial proteção do Estado”. Os parágrafos 3º e 4º do referido artigo definem: “Para efeito da proteção do Estado, é reconhecida a união estável entre o homem e a mulher como entidade familiar, devendo a Lei facilitar sua conversão em casamento”.

25 “Entende-se, também, como entidade familiar, a comunidade formada por qualquer dos pais e seus descendentes”. Diz ainda o parágrafo 6º do artigo 227: “Os filhos nascidos ou não da relação do casamento, ou por adoção, terão os mesmos direitos de qualificação, proibidas quaisquer designações discriminatórias relativas à filiação”.

26 A regulamentação da instituição familiar, sob o aspecto jurídico, dá-se através do chamado “DIREITO DE FAMÍLIA”, que é o conjunto de princípios que regulam a celebração do casamento, sua validade, os efeitos que dele decorrem, as relações pessoais e econômicas da sociedade conjugal, bem como a dissolução das relações entre pais e filhos, o vinculo de parentesco e os institutos complementares da tutela e da curatela e da ausência.

27 3º A FAMÍLIA NO CONTEXTO ATUAL:
Uma instituição ameaçada É inegável que nos tempos em que vivemos, o conceito de família nuclear tem sido esvaziado e pouco valorizado, em função da oposição por uma forma de vivencia familiar “reduzida”, em nome de uma aparente e ilusória liberdade dissoluta e irreverente que tal estilo de vida pode oferecer.

28 Esta incoerência tangente a esse novo estilo familiar, tem sua origem em uma profunda quebra de valores e conflitos não resolvidos nas pessoas, que incompetentemente, por razões psicológicas ou por circunstancias sócio-econômicas, estão sendo levadas a essa modalidade de vida familiar, no intimo, talvez indesejada, porém, aparentemente aceita e justificada.

29 Também é possível, que esta opção tenha alguma relação com a ética centrada no indivíduo, tão propagada hoje, que estimula o individualismo e promove o egoísmo. Temos de admitir que os horizontes à frente da família sejam incertos.

30 As conseqüências sociais da deterioração do conceito de família são imprevisíveis. A crise de valores tem minado os alicerces da família. Ela está completamente exposta a determinados fatores, contra os quais, muitas vezes, não pode e nem saberia como reagir.

31 A família e seus desafios
A vida cristã familiar em toda a sua maneira de viver e existir, é uma corrida em direção ao um alvo. Não podemos nos desviar nem para a direita nem para esquerda; nem tampouco podemos parar. Pois a nossa finalidade é atingir o nosso alvo; se é que existe um alvo.

32 O nosso objetivo primordial não é determinar regras de conduta pessoal, salvo quando o assunto for embasado na carta magna, a palavra de Deus, pois esta, sim, é a única que pode ditar regras e determinar os nossos passos em toda a nossa maneira de viver.

33 Quais os princípios Bíblicos para o matrimonio?
Gn 2:24 - Há três princípios sobre matrimônio neste texto:

34 1ª- Deixar pai e mãe Esse “deixar” denota um rompimento em nível geográfico, físico, emocional e econômico, em função da nova união. Gênesis originalmente foi escrito na língua hebraica. No hebraico há um verbo forte aqui, com o sentido de "abandona". Não somente deixar pai e mãe. É abandonar!

35 Obviamente que não há o sentido de desprezo nesta idéia
Obviamente que não há o sentido de desprezo nesta idéia. Mas, sim, de uma real separação. O ideal é que o novo casal more LONGE dos pais dele ou dela. Porque iniciam vida nova. O casal agora é uma família: seus pais são apenas parentes.

36 O casal aprende a resolver todos os seus problema por si só
O casal aprende a resolver todos os seus problema por si só. Sem a interferência "da barra da saia da mãe". Suponhamos uma situação em que marido-mulher encontram-se em discordância ou problema. Ele (ou ela) procuram a "mãezinha". O que essa mãe (ou sogra) responderá? Se for realmente sábia, dirá – "não me conte nada! Volte para seu lar! Resolvam vocês mesmos!”.

37 2ª- Une-se à sua mulher (união – Ofator"UM")
Tal princípio vale para ambos: Ele & Ela. Porém a maior ênfase é ao homem. O marido se une à sua mulher. Este é o princípio da FOCALIZAÇÃO. Ele focaliza sua atenção NELA.

38 Ambos somados dá exatamente 100%, nada menos, nada mais!
3- Tornando-se os dois uma só carne ambos uma só pessoa, na matemática de Deus = 1. È uma linda semelhança com Deus: Deus é um, e ao mesmo tempo, TRÊS. O casal é um, e ao mesmo tempo duas pessoas. O certo é: o homem inteiro (100%) doado à sua esposa; A mulher inteira (100%) doada à seu marido; Ambos somados dá exatamente 100%, nada menos, nada mais!

39 Precisamos fazer uma consideração muito importante
A IGREJA ESTA DIANTE DE UMA NOVA FAMILIA. COMO ÉSTÁ A FAMILIA MODERNA.

40 1-Falência do exercício da autoridade.
Não é uma força imposta. (autoritarismo) que faz concordar, ou se rebelar. Autoridade e autoritarismo são coisas diferentes. É adequado que alguém esteja na posição de autoridade e sob autoridade. O mundo é vertical: Deus reina sobre todas as coisas e o homem reina sobre a criação.

41 Rm (ler) Nossa cultura perdeu o sentido de hierarquia, submissão. Fomos cativos pela idéia de igualdade de um mundo horizontal. É digno está debaixo de autoridade. Tg.4.7 ( ler) Sem autoridade não há submissão. (caso comum na Igreja, crise de submissao, o que talvez explique a grande quantidade de crentes infelizes).

42 2-Superficialidade nos relacionamentos.
Existe uma serie de motivos. Trabalho. Televisão , Internet.. Frases quanto mais me aproximo das pessoas, mas amo os animais. Trocamos a mesa da cozinha pelo sofá nas horas das refeições, trocamos as discussões familiares pelo isolamento do quarto, onde cada um fica com o seu computador, o seu aparelho de televisão e etc..

43 O superficial e o profundo

44 3-Conflito nos papeís. Motivos; a liberdade feminina que provoca uma disputa. Casamento é a junção de metades. O homem e a mulher cada um tem o seu papel a desempenhar no lar. Apesar da luta dos que defendem igualdade entre os sexos é claro que há diferenças marcantes, quer na natureza, quer nos papeis a desempenhar. São diferenças biológicas, físicas, psicológicas e emocionais. Ex. de quem é papel de amamentar?

45 4-Família disfuncional.
Motivos; divorcio. (casamento é uma instituição falida?) (crianças criadas pelos avós, tios e etc.) Confunde-se dialogo com ausência de limites. Confunde-se disciplina com violência. Famílias compostas por duas pessoas do mesmo sexo, ou então só pelo pai ou só pela mãe.

46 5-Casamento misto. Motivos; esperança de levar o parceiro a conversão. O que normalmente não acontece, quando não acontece o oposto há desconversão do queria converter. OBS. Quem converte é o Espírito.

47 Qual a Situação Atual da Sociedade?
A crise da sociedade de hoje está principalmente nas famílias. Nos lares existem tensões, contendas, discussões, iras, gritarias, ofensas, ressentimentos, amarguras e até, separações e divórcios. A família é o alvo dos maiores ataques de Satanás.

48 Para que Existe a Família?
Muitos que se casam nunca perguntaram: Para que existe a família? Casam-se, trabalham, se esforçam, compram coisas, têm filhos, mas não sabem o porquê. Esta falta de definição leva a maioria das pessoas a crerem que são bons pais, apenas por darem a seus filhos a comida, roupa, casa, escola, etc. Tudo isto é necessário, mas não é o fundamental.

49 Qual é o propósito da família?
Objetivos Errados: Alguns têm como principal objetivo da vida o progresso material. Vivem desejando e trabalhando para alcançar o progresso desejado (Lc 12.15).

50 Outros casam para ter felicidade pessoal. São egoístas
Outros casam para ter felicidade pessoal. São egoístas. Pensam só em receber e nunca em dar. Querem ser servidos e não servem. O fracasso é certo. Outros fazem da família um fim em si mesmo. É a idolatria da família. A família se torna mais importante que Deus.

51 Há aqueles que se casam para terem os benefícios da vida de família, tais como: a alegria de viver em companhia, o dar e o receber afeto, o deleite das relações sexuais, a cobertura e proteção, a alegria de ter filhos, etc. Todos estes benefícios são legítimos, mas não podemos fazer deles o objetivo e propósito para a família.

52 Qual é o Propósito de Deus para a Família?
Deus é o criador da família. Ele é o dono da família. A família existe para ele (Rm 11.36). Ele tem um propósito para a família. Por que Deus instituiu o casamento? Por que deu uma esposa para Adão? Porque Deus tem um propósito eterno. A Família existe para cooperar com o propósito de Deus: ter uma Família de muitos Filhos Semelhantes a Jesus.

53 Como a Família Coopera com o Propósito de Deus?
1-Na Criação de Filhos para Deus É emocionante pensar que podemos ter filhos a quem Deus pode adotar como Seus filhos. Com este propósito em vista, todo trabalho e esforço da família se transforma em um serviço para Deus. Cozinhar, lavar, passar, trabalhar para o sustento diário, ter filhos, criá-los, instruí-los, educá-los, tudo isto deve ser para Deus. Somos seus colaboradores.

54 Os que se casam com o propósito de ter os benefícios do casamento, dificilmente serão felizes. Logo descobrirão que além dos benefícios, há trabalho, responsabilidades, dificuldades, lutas e sofrimentos. Deus não forma uma família para si mesmo à custa da nossa felicidade. Ele quer que sejamos felizes e que desfrutemos os benefícios que a família oferece. Mas os benefícios são secundários. O importante é o seu propósito eterno.

55 Como ficam os casais que não podem ter filhos?
Todos podem ter filhos, quer seja gerando ou adotando-os. Há tantos filhos que precisam de pais!

56 Como ficam os que não se casam?
Podem dedicar-se a outros aspectos do serviço na obra do Senhor. Jesus não se casou, Paulo não teve família, mas ambos se entregaram totalmente ao propósito de Deus.

57 2- Na Formação e Desenvolvimento do Ser Humano
A convivência familiar nos coloca nas circunstancias ideais para nosso aperfeiçoamento. É na família que se forma o nosso caráter. Nela, aprendemos a praticar o amor, a humildade, a paciência, a bondade e a mansidão. Também aprendemos responsabilidade, disciplina, sujeição, serviço, respeito e tolerância.

58 Assim como aprendemos a perdoar, confessar, suportar, negar a nos mesmos, exercer autoridade com amor, corrigir com graça, sofrer, orar e confiar em Deus. O lar é a escola de formação tanto para os pais quanto para os filhos. Deus vai utilizar a convivência familiar, mais do que qualquer outra coisa, para transformar o nosso caráter à semelhança de Jesus Cristo (Rm ).

59 4- Como Base para o Crescimento e a Edificação da Igreja
Isto acontece quando abrimos os nossos lares para que os perdidos possam encontrar a vida de Cristo e o ensino da palavra de Deus.

60 “Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos
“Bem-aventurado aquele que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te ira bem. Tua esposa no interior de tua casa, será como a videira frutífera; teus filhos como rebentos da oliveira, a roda da tua mesa. Eis como será abençoado o homem que teme ao Senhor! O Senhor te abençoe desde Sião, para que vejas a prosperidade de Jerusalém durante os dias de tua vida, vejas os filhos de teus filhos. Paz sobre Israel!” (Sl, 128).


Carregar ppt "A Família é a Base da Sociedade"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google