A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inglaterra vs. Portugal

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inglaterra vs. Portugal"— Transcrição da apresentação:

1 Inglaterra vs. Portugal
“as ruas de Londres, de entre o forte rumor da vida livre” “terra de hereges” “idioma bárbaro” “sempre arrepiada” “os céus fuscos ou a neve nas árvores” “hostilidade ambiente” “A Nostalgia do País, da parentela” “em Lisboa, nos adros, nos bairros batidos do sol”

2 Inglaterra vs. Portugal
“em país protestante” “o colégio de Richemond” “catolicismo sem romarias, sem fogueiras pelo São João, sem imagens do Senhor dos Passos, sem frades nas ruas” “das igrejas” “o Padre Vasques, capelão do conde de Runa, obeso e sórdido, arrotando do fundo da sua poltrona”

3 Inglaterra vs. Portugal
“para o levar correr com ele sob as árvores do Tamisa” “num passo desconsolado, os dois iam pisando em silêncio as folhas secas” “sombras do bosque vivo” “as declinações latinas, sobretudo a cartilha” “os inimigos da alma: mundo, diabo, carne” “acostumado ao colo das criadas e aos recantos estofados”

4 Quais são as personagens positivas, por quem o narrador nutre simpatia, quais são as negativas?

5 A atitude do narrador Pobre senhora! A nostalgia do País, da parentela, das igrejas, ia-a minando. Pobre Pedrinho! Inimigo da sua alma só havia ali o reverendo Vasques, ... E Afonso não se atrevia já a contrariar a pobre doente, tão virtuosa, e que o amava tanto!

6 Traços do pai e da mãe “tendo pouco da raça, da força dos Maias”
“mandar para Coimbra” (ficou pela intenção) “recolhera de Lisboa, de madrugada, exausto e bêbedo” (ideia do pai) “pequenino e nervoso” “linda face oval” “dois olhos maravilhosos e irrestíveis” “assemelhar a um belo árabe”

7 Caracterização de Pedro da Maia
sem curiosidades (indiferente a brinquedos, a animais, a flores, a livros) obediente (ao Padre Vasques) melancólico “em tudo um fraco” forte ligação à mãe melhorias: - passeios de cavalo, genebra, amores (“bastardozinho”) - esperto, são e valente (como todos os Maias)

8 Momentos marcantes na vida de Pedro da Maia
morte da mãe - arrebatamentos de uma loucura - uma promessa histérica - uma angústia soturna, obtusa, sem lágrimas - instabilidade: lupanares e botequins, antigas crises, abatimentos de alma Amor/paixão por Maria Monforte - exagero: à Romeu, alguma coisa imortal e superior à Terra fuga de Maria Monforte com um “italiano” - suicídio

9 Diminutivos Pobre Pedrinho! - pequeno teve o seu bastardozinho
- do ponto de vista da mãe: valor de afeição - do ponto de vista do narrador: ironia teve o seu bastardozinho bastardo: conceito depreciativo para um filho ilegítimo pequeno? seu: como toda a gente atitude do narrador: sarcasmo


Carregar ppt "Inglaterra vs. Portugal"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google