A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Catástrofes Naturais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Catástrofes Naturais."— Transcrição da apresentação:

1 Catástrofes Naturais

2 São fenómenos da Natureza que geralmente provocam grande destruição material e perda de vidas humanas, havendo algumas que também alteram a superfície terrestre e destruição dos ecossistemas.

3 Catástrofes que iremos mostrar
Aluimentos; Inundações; Erupção vulcânica; Furacões; Sismos; Maremotos; Secas Prolongadas; Vagas de Frio e de Calor;.

4 Aluimentos

5 O que são Aluimentos? Fenómenos Geológicos que incluem movimentos do solo, tais como as quedas de rochas, falha de encostas em profundidade e fluxos superficiais de detritos.

6 Consequências Os seres vivos podem ficar subterrados;
Os edifícios ficam destruídos; Provoca a destruição dos Ecossistemas.

7 Como evitar? Existem duas formas:
A primeira é repondo a vegetação para que a água que desce pelas encostas das montanhas perca a velocidade ou infiltre no solo. A segunda, mais segura, é construir terraços em forma de degraus afim de proteger o solo da ação das águas pluviais.

8 Inundações

9 O que são Inundações? Resultado de uma grande tempestade, com queda de chuva que não consegue ser absorvida pelo solo e outras formas de escoamento, causando transbordamentos.

10 Nova Orleães Muito de Nova Orleães está localizado abaixo do nível do mar, e protegida de enchentes do rio Mississippi através de diques. Nova Orleães foi atingida em cheio pelo furacão Katrina em 29 de Agosto de Chegou com ventos de 250 km/h e foi responsável pelo aumento do caudal do rio Mississipi que transbordou do seu leito e inundou a parte mais baixa da cidade. Em 30 de Agosto de 2005, alguns dos diques que cercavam Nova Orleães cederam à grande pressão das águas do Lago Pontchartrain, inundando mais de 80% da cidade, atingindo-se uma profundidade de 7,6 metros. Cerca de 200 mil casas ficaram debaixo de água, deixando cerca de 3 milhões de pessoas desalojadas. Mais de pessoas perderam a vida.

11 Nova Orleães

12 Nova Orleães Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas - Efeitos das catástrofes naturais

13 Consequências Estradas cheias de água;
Entupimento de canos e das sargetas; Casas inundadas; Perda de bens devido às habitações inundadas. Provoca a destruição dos Ecossistemas.

14 Como minimizar as consequências das inundações
Evitar o entupimento das sargetas; Limpar e desobstruir os leitos de cheia e desimpedir a foz dos rios com regularidade; Proteger as margens dos rios com diques, canais e a foz contra as invasões do mar; Reflorestar as áreas onde o escoamento superficial é mais intenso. Acatar as orientações da proteção civil e dos bombeiros.

15 Erupção Vulcânica

16 O que são erupções? Erupções são um fenómeno da Natureza geralmente associado à saída do magma de regiões profundas da Terra até à superfície do planeta.

17 Consequências Libertação de lava e piroclastos causando a destruição de habitats e comunidades. Gases, cinzas e poeiras reduzem a penetração da radiação solar e alteram a temperatura e composição da atmosfera. Perda de habitações; Perda de bens pessoais; Mortes;

18 Como evitar? Não existe fora de evitar.
Acatar as orientações dos geólogos e da proteção civil quando está eminente uma erupção.

19 Furacões

20 O que são furacões? Furacões são ciclones tropicais que ocorrem mais no Oceano Atlântico e alastra-se no Oceano Pacífico Central. Os seus ventos ciclónicos podem atingir os 120 km. Os furacões começam no mar e acabam na terra fazendo destruições na terra.

21 Consequências Mortes repentinas; Destruição de cidades;
Perda de bens e de habitações.

22 Como minimizar as consequências dos furacões
Construir estruturas que resistam às condições extremas de um furacão; Avisar a população antes da tempestade invadir a terra; Evitar a urbanização excessiva; Aumentar as áreas naturais de prado e floresta ao longo das margens do rio. Acatar as orientações da proteção civil e dos bombeiros

23 Imagem de tornados

24 Imagem de tornados

25 Primeira História… O furacão Katrina, em Agosto de 2005, levou tudo o que encontrava em Nova Orleães (EUA). Deixou 3 milhões de pessoas desalojadas. Nova Orleães Imagem de Satélite do Furacão Katrina

26 Segunda História… Neste caso foi com o furacão Wilma que devastou as costas da Florida e do México, em Outubro de Este furacão foi o mais violento que houve. Imagem de Satélite do Furacão Wilma

27 Sismos

28 O que são Sismos? Rutura brusca da crusta terrestre, esta faz vibrar e tremer a terra.

29 Sismo de Kobe A cidade de Kobe, no Japão, foi atingida por um terramoto de 7.2 graus na Escala Richter em 17 de Janeiro de 1995. O sismo ocorreu às 05:46 horas locais e tratou-se de uma catástrofe que resultou em mais de 6000 mortes e mais de feridos. Para além de Kobe, abalou as cidades de Osaka e Quioto. Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas - Efeitos das catástrofes naturais

30 Sismo de Kobe Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas - Efeitos das catástrofes naturais

31 Sismo de Kobe Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas - Efeitos das catástrofes naturais

32 Consequências Formação de tsunamis Avalanches de neve ou de terra
Modificação da direção dos cursos de água Destruição de habitats e comunidades Perde de bens e de habitações; Mortes de corpos soterrados; Isolamento.

33 Como minimizar as consequências dos sismos
Apesar dos progressos, é impossível determinar, com exatidão, a ocorrência de um sismo. - estudo geológico dos terrenos; - construções antissísmicas; - formação do pessoal; - planos de evacuação; - educação da população.

34 Variação da frequência de sismos com a intensidade e a magnitude

35 Uma pequena História… No dia 12 de Julho de 1993, na China, após um sismo, a propagação de ondas nas estradas de Rayleigh provoca ondulações na estrada.

36 Tsunamis

37 O que são tsunamis? Ondas gigantescas causadas por um sismo na crosta oceânica. O sismo leva para baixo e para cima assim chegando ao oceano. Pode ter apenas 3 metros no princípio, mas quando chega á costa pode ter 30 metros.

38 Consequências Mortes; Perda de bens e de habitações;
Inundações de toda a costa existente no local. Destruição dos ecossistemas

39 Como minimizar as consequências das maremotos
Não existe grande forma de evitar um maremoto, mas pode-se prevenir, evitando as suas consequências. Tomar conhecimento sobre a geologia do local. Após a ocorrência de um sismo, afastar-se da costa. Acatar as indicações da proteção civil e dos bombeiros.

40 Secas Prolongadas

41 O que são secas prolongadas?
As secas caracterizam-se por valores de precipitação anormalmente baixos, durante um período de tempo mais ou menos prolongado, instalando-se gradualmente numa região.

42 Consequências Falta de água potável e para a agricultura
Falta de alimentos Diminuição da vegetação Mortes de animais incluindo seres humanos Aumento do CO2 e diminuição do oxigénio Aumenta o aquecimento global

43 Portugal “Seca atinge 92 por cento do território nacional. Apesar da neve dos últimos dias, a seca afecta, neste momento, 92 por cento do território nacional. As situações mais graves são registadas no interior do Alentejo e no nordeste de Trás-os-Montes, segundo um relatório do Instituto de Meteorologia divulgado hoje”. Público.pt Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas - Efeitos das catástrofes naturais

44 Portugal Desertificação é o fenómeno que corresponde à transformação de uma área num deserto. As áreas susceptíveis à desertificação em Portugal continental estão representadas a laranja. Perturbações no equilíbrio dos ecossistemas - Efeitos das catástrofes naturais

45 Como evitar? Poupar água Evitar a poluição da água
Evitar a poluição atmosférica Acatar as orientações da proteção civil e dos bombeiros.

46 Uma pequena História… No Alentejo, em 2005, a Barragem das Pedreiras chegou a ficar sem água chegando assim ao solo ficar seco. O Alentejo é a região de Portugal com maior ameaça pela desertificação.

47 Vagas de Frio e de Calor

48 O que são vagas de Frio? Durante alguns dias a temperatura, em alguns países, é negativa. A temperatura não aquece com alguma ajuda do sol e não sobe. Então a isso chamamos uma vaga de Frio.

49 Consequências Mortes de hipotermia; Perda de campos de cultivação;
Isolamento; Perda de alguns bens para nos conseguirmos manter-nos vivos (água, legumes, peixe, carne).

50 Como evitar? É um pouco difícil evitar uma vaga de frio ou de calor, seja qual ela for. Acatar as ordem da proteção civil e bombeiros

51 O que são vagas de Calor? Uma vaga de calor é o contrário de uma vaga de frio. Durante alguns dias a temperatura, em alguns países, é muito excessiva. A temperatura fica muito alta e causa alguns problemas de saúde.

52 Consequências Mortes; Perda de campos de cultivação;
Falta de alimentos; Falta de água; Perda de alimentos (carnes, peixes, legumes, etc.).

53 Como evitar? A melhor forma de evitar é não desperdiçar a água, se nesse caso não for possível, o melhor mesmo é fugir do local e manter-se num local com temperaturas razoáveis. Acatar as ordem da proteção civil e bombeiros

54 Sabias que… …Perto do Pólo Sul, no Inverno, a temperatura desceu até 88ºC abaixo de zero. Esta foi a temperatura mais baixa até agora registada. …O local que registou a temperatura mais alta até agora foi no Norte de África, na Líbia em 1992, a temperatura foi os 58ºC.


Carregar ppt "Catástrofes Naturais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google