A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marilucia Rocha de Almeida Picanço

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marilucia Rocha de Almeida Picanço"— Transcrição da apresentação:

1 Marilucia Rocha de Almeida Picanço
Falar sobre adolescência no contexto do tempo, PRSENTE,PASSADO e FUTURO, nos leva a pensar no que significa o tempo e na evolução do homem e sua histó.ria na terra. E falar sobre tempo nos remete a Santo Agostinho, em seu livro Confissões, em ele lançou a questão: “ Que é pois o tempo?” Ele vê na sucessão temporal uma marca da impotência humana, da miséria do ser racional diante do infinito poder do Ser Supremo. Marilucia Rocha de Almeida Picanço Profa. Dra. Pediatria/Faculdade Medicina/UnB Chefe do Serviço de Medicina do Adolescente – HUB/UnB

2 Que é pois o tempo ? Santo Agostinho... “atrevo-me a declarar sem receio, de contestação, que se nada sobrevivesse, não haveria tempo futuro e, se agora nada houvesse, não existiria tempo presente”.... E falar sobre tempo nos remete a Santo Agostinho, em seu livro Confissões, em ele lançou a questão: “ Que é pois o tempo?” Ele vê na sucessão temporal uma marca da impotência humana, da miséria do ser racional diante do infinito poder do Ser Supremo. O caráter instintivo do conhecimento humano do tempo mostra bem os limites de sua noção sobre este assunto. Trata-se de algo muito familiar, dado que cada um vive no tempo, mas que, vertiginosamente, lhe escapa. O tempo resiste a uma explicação porque é inconcebível. Ele inscreve sua essência na fuga. Ninguém, a não ser Deus, o pode compreender e árduo é para o homem tentar conceituá-lo. Intuí-lo é o máximo que está ao alcance da inteligência. Cumpre, porém, tentar captar qual é a qüididade desta intuição. Diz ele: “atrevo-me a declarar sem receio, de contestação, que se nada sobrevivesse, não haveria tempo futuro e, se agora nada houvesse, não existiria tempo presente” E nós vivemos em um tempo de nossos ciclos circadianos, mas não sabemos como o cérebro registra na seqüência cronológica os eventos do cotidiano. SANTO AGOSTINHO, Confissões , São Paulo, Nova Cultural, 1999.

3 Presente: que flui inexoravelmente...”Fugit irreparabile tempus”...
O Tempo... os tempos, disse ele, são três: - presente das coisas passadas; - presente das coisas presentes; - presente das coisas futuras É preciso, antes de tudo, retornar à distinção entre o passado, o presente e o futuro. Aí surge de imediato um impasse, pois o passado não é, dado que não está presente. Assim também o futuro, uma vez que não existe ainda, é provável. Resta o presente que flui, contudo, inexoravelmente. Os latinos diziam: Fugit irreparabile tempus - foge o irreparável tempo, como bem se expressou Virgílio (Geórgicas III, 284). O presente é algo real que não se estabiliza nunca, portanto o tempo só existe face a história do homem na terra.. ele chamou o passado; presente e futuro de: tempo presente das coisas passadas, presente das coisas presentes e presente das coisas futuras” dando assim a dimensão de que o tempo é vivenciado em cada presente. Presente: que flui inexoravelmente...”Fugit irreparabile tempus”... Georgicas III, 284; In: As Confissões, Sto Agostinho.

4 Salvador Dali. svprojectmanagement.com
TEMPO... Chronos – refere-se ao tempo que devora os filhos, senhor do passado; Kairós - aquele que olha para o além, senhor da experiência, do tempo desejado e dos movimentos da alma. Falar do tempo ainda, nos leva como nos diz o psicanalista, Antônio Damásio, a repensar a trama das horas, buscando na mitologia grega esta simbologia, onde o Deus Chronos, que devorou os filhos, senhor do passado e Kairós, aquele que olha para o além, senhor da experiência, do tempo desejado e dos movimentos da alma, caminham lado a lado sempre observando a humanidade Enquanto chronos refere-se ao tempo cronológico, ou sequencial, que pode ser medido, kairos refere-se a um momento indeterminado no tempo, em que algo especial acontece, em Teologia, é "o tempo de Deus". Chronos tem sido frequentemente confundido com o titã Cronos, especialmente durante o período alexandrino e renascentista. caminham lado a lado sempre observando a humanidade Salvador Dali. svprojectmanagement.com

5 Percepção do Tempo site: senado.gov.br
Mas, são as estruturas cerebrais que contribuem para a percepção do tempo mental, organizando nossas experiências em cronologias dos eventos. E os eventos são definidos por nós na construção de paradigmas, das idéias e na evolução e na história da vida. Assim sendo, o fenômeno adolescência não nos parece ser tão recente. site: senado.gov.br

6 Adolescência... “ ...Não vejo esperança para o futuro de nosso povo se ele depender da frívola mocidade de hoje, pois todos os jovens são indizivelmente frívolos...Quando eu era menino ensinavam-nos a ser discretos e a respeitar os mais velhos, mas os moços de hoje são excessivamente sabidos e não toleram restrições”... (Hesíodo,século VIII a.C) Os filósofos antigos muito antes de Cristo já criticavam a juventude, como se observa na citação de Hesíodo, datada do século VIII a. C. Apud: Crespin, J. In: Breve História da Medicina da Adolescência, Hebiatria- Med. Da Adolescência, São Paulo, 2007.

7 Adolescência... “Nessa fase, que alguns chamam de fase das indagações, a função reprodutora desperta, iniciando o indivíduo na busca do companheiro do sexo oposto; a pessoa passa por um desmame em relação ao lar, muitas vezes acompanhado por atitudes de oposição aos pais ou a outros adultos; o indivíduo começa sua caminhada no mundo dos adultos, desenvolvendo uma preocupação cada vez maior quanto ao seu futuro. ( Hipócrates, 275 a.C – 207 a.C)

8 Poetas e filósofos como Eurípedes século IV a. C
Poetas e filósofos como Eurípedes século IV a. C. e Aristóteles,século III a. C., trataram da questão da juventude com bastante ênfase em que des tacam que a fase da adolescência é um período diferente na vida do humano. W. Sakespeare ( ) faz referencia a adolescência com seu romance famoso, Romeu e Julieta; Bernardin de Saint-Pierre ( ) com o romance, sobre Paulo e Vírgínia. blogs.myspace.com

9 Tempo do passado oficinahistorias.blogspot.com
Professor com seus alunos na idade média. E nesta perspectiva introduziremos um pouco do tempo do passado recente na história da adolescência no contexto da vida privada e das relações públicas. Segundo Ariés, na idade média, não havia muito bem estabelecido o que significava criança e adolescente, não havia uma diferença marcante. E nesta perspectiva introduziremos um pouco do tempo do passado recente na história da adolescência no contexto da vida privada e das relações públicas. A história da Medicina do Adolescente, empiricamente, data, portanto de tempos remotos, muitos séculos antes de Cristo conforme já citamos. Neste período encontram-se citações literárias e poéticas sobre o comportamento dos jovens da época, mas não se usava o termo adolescência. Segundo Ariés, na idade média, não havia muito bem estabelecido o que significava criança e adolescente, não havia uma diferença marcante oficinahistorias.blogspot.com

10 A educação era garantida pela aprendizagem, graças à convivência da
Na Idade Média segundo Ariés, (1981), não havia diferença entre criança e adolescente. A educação era garantida pela aprendizagem, graças à convivência da criança ou do jovem com os adultos. “A criança aprendia as coisas que devia saber ajudando os adultos a fazê-las” Na Idade Média, a transmissão dos valores e dos conhecimentos de modo mais geral, a socialização da criança, não eram portanto nem asseguradas nem controladas pela família. Segundo levisky, Ariés declarou em entrevista em paris, q quase nada sabia sobre a idade média. Ele estudou o fenomeno adolescenica na idade media central seculo X/XI a XIII/XIV. Levisky estudou o fenômeno adolescência na idade media central nos séculos X/XI a XIII/XIV e pode perceber que, Judeus, cristãos e muçulmanos realizam cerimônias religiosas nesta época da vida; são cerimônias, que apesar de seu cunho eminentemente espiritual coincidem com o início da puberdade, e estão presentes em povos de várias nações e períodos históricos, inclusive observados nos comportamentos dos adolescentes da era da informática e da globalização. Site: apostilavirtual.zip.net P. Ariés, 1981 David Léo Levisky, trabalho apresentado Simpósio da SBPSP em maio de 2003

11 O sofrimento do jovem adolescente diante das forças das pulsões, da sexualidade emergente.
Tudo faz crer que, seja qual for a cultura e a época, o surgimento da sexualidade reprodutora, acompanhada de transformações corporais e comportamentais da transição infanto-juvenil são perceptíveis de forma consciente ou inconsciente pelos povos, identificáveis através de comportamentos sociais, religiosos, folclóricos, que marcam este momento de passagem. Santo Agostinho, transcreveu o sofrimento do jovem adolescente diante das forças das pulsões, da sexualidade emergente, e do conseqüente enfraquecimento de seu ego que na sua percepção foi identificada como forças do mal, geradoras do pecado SANTO AGOSTINHO, Confissões , São Paulo, Nova Cultural, 1999. sodacausticaeguarana.blogspot.com

12 Primeiro tratado sobre a prevenção das doenças em crianças, escrito por John Locke, publicado em Londres em 1693 Primeiros tratados sobre a prevenção das doenças em crianças, escrito por John Locke, publicado em Londres em Até aquele período a medicina nada ou pouco se preocupava com crianças e adolescente muito menos com a prevenção. Destaco, porque o passado da adolescência não é somente histórico da vida publica/privada, mas como nos dizia Sto Agostinho o “ presente do futuro” porque entendemos que a adolescência começa na gestação, nos cuidados com o bebê, no vínculo afetivo que se faz na primeira infância. Site: ruadireita.com casadasilvia.blogspot.com

13 Adolescência “A adolescência, longe de ser um momento do desenvolvimento de uma essência evolutiva chamada supostamente indivíduo, ela é, antes, um trabalho psíquico cuja emergência responde a uma necessidade de estrutura e, em cuja eficácia, estará implicada, não sem que aí deixasse de se apresentar um real a se dar conta, uma operação do simbólico”. (Rodolpho Ruffino – Psicanalista) Este pensamento do psicanalista, Rodolpho Rufino, nos faz pensar a necessidade de estrutura aqui aludida corresponde o estado de anseio e a urgência subjetiva pelo apelo ao Outro em decorrência das transformações orgânicas e psíquicas por que passa o adolescente no mundo em que se isso ocorre na construção do adolescente, doravante destinada a ser apresentada (porém, sem se deixar representar, a não ser só depois de simbolizada) como uma pura emergência do real, num mundo onde a eficácia do Nome-do-Pai, para além da infância e do Édipo caseiro, veio a ser minimizada.

14 Os adolescentes, como as crianças, vêm que o rei esta nu”...
“Os adolescentes conservam inatas suas capacidades de revolta enquanto que os adultos são resignados e incapazes de reagir de maneira saudável. Os adolescentes, como as crianças, vêm que o rei esta nu”... ”O adulto neurótico se extasia, faz reverências diante da majestade revestida pelo imaginário de seus temas cegos pela neurose”... “O adolescente choca porque ele vê, enquanto o adulto desliza porque ele não vê mais... Aí está a natureza deste mal entendido entre os adolescentes e seu entorno”... No momento do tempo/ presente, discutido pelo então psicanalista, francês, Nazir Hamad, (2010) que trabalha com adoção, e em um de seus textos fala sobre “ os jovens ou os novos monstros” em que ele diz: ...“os adolescentes conservam inatas suas capacidades de revolta enquanto que os adultos são resignados e incapazes de reagir de maneira saudável. Os adolescentes, como as crianças, aliás, vêm que o rei esta nu”. ...“os adolescentes conservam inatas suas capacidades de revolta enquanto que os adultos são resignados e incapazes de reagir de maneira saudável. Os adolescentes, como as crianças, aliás, vêm que o rei esta nu”...”O adulto neurótico se extasia, faz reverências diante da majestade revestida pelo imaginário de seus temas cegos pela neurose”... “O adolescente choca porque ele vê, enquanto o adulto desliza porque ele não vê mais”... (Nazir Hamad, Porto Seguro/BA, 2010, conferencia no congresso internacional da clinica psicanalítica de bebes)

15 ADOLESCÊNCIA: QUESTIONAMENTOS, CONFLITOS, TRANSFORAMÇÃO.
Elaine Terezinha Dias, (2001), em sua tese de doutoramento, fala da desconstrução do momento da adolescência como um período exclusivo de conflitos, tensão e crise, por meio de questionamentos em que a consolidação de conceituações, teorizações e descrições do comportamento, são consideradas, pelos jovens, como verdades absolutas, dificultando a revelação de mudanças decorrentes tanto da passagem do tempo, como das transformações do próprio homem. ADOLESCÊNCIA: QUESTIONAMENTOS, CONFLITOS, TRANSFORAMÇÃO.

16 HISTÓRIA Site: educarede.org.br
Entramos na História da saúde e da atenção do adolescente como sujeito de direito!! Mas foi somente na metade do século XIX cuja história nos mostra que alguns médicos já se dedicavam ao tema adolescência. Ou seja a adolescência passa a fazer parte da preocupação na Medicina. (A Dra Verònica Coates, contribui com esta história em seu livro: Medicina do Adolescente, SAVIER, São Paulo, 2003.). Site: educarede.org.br

17 História: presente das coisas passadas
1885 – publicou-se o primeiro “Code de Rulles” (Inglaterra) BOWDITCH, publicou tratado sobre o crescimento na adolescência; 1888- fundado -MEDICAL OFFICERS OF SCHOOLS (INGLATERRA); 1896- BIERENT (FR) publica- La Puberté, estudo sobre as características da puberdade Destaca-se o início dos estudos na área da saúde sobre a adolescência. Apud: Verònica Coates, contribui com esta história em seu livro: Medicina do Adolescente, SAVIER, São Paulo, 2003.

18 HENRY PICKERING BOWDITCH ( 1840 -1911)
Temos aqui a foto de Bowditch, pioneiro nos estudos do crescimento na adolescência NATIONAL ACADEMY OF SCIENCES, vol. XVIL. Presented to the Academy ,by W. B CANON, 1922

19 Século XX 1904- STANLEY HALL, publica seu clássico: “Adolescência – sua psicologia, e relação com a fisiologia, antropologia, sociologia, sexo, crime, religião e educação”. 1918- AMÉLIA GATES publicou o 1º artigo cientifico sobre a clínica do adolescente - “ O trabalho da clínica de adolescentes da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford”. Entramos no século XX com os trabalhos de Hall e Gates no início do século, 1904- STANLEY HALL, publica seu clássico: Adolescência – sua psicologia, e relação com a fisiologia, antropologia, sociologia, sexo, crime, religião e educação. 1918- AMÉLIA GATES publicou o 1º artigo cientifico sobre a clínica do adolescente - “O trabalho da clínica de adolescentes da Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford e neste trabalho ela nos fala sobre a importância do trabalho educacional em que o apoio psico- afetivo, os aspectos sociais faziam parte do trabalho clínico. 1938- Greulich – publicou a Handbook of Methods for the Study of Adolescent Children Durante a segunda guerra mundial houve uma certa estagnação nos estudos sobre adolescência, mas, o adolescente começa a surgir como força de trabalho e assim, Coates, V. e cols., 2003; Crespin, 2007

20 UM POUCO MAIS DE HISTÒRIA...
Iº Simpósio sobre Medicina do Adolescente ( Academia Americana de Pediatria) Anos 50/60, J.M. Tanner, (Inglaterra) publicou os estágios puberais, utilizados até os dias atuais. 1951- criado a primeira unidade de Adolescentes – Hospital Infantil de Boston (EUA); fundado serviço para adolescentes na Argentina (Dra. Nidia Ferrarotti) 1960- médicos pediatras, no Brasil, já atendiam aos adolescentes; 1989- Criado o PROSAD pelo MS coordenado pela Dra Rachel Niskier Sanchez. Um pouco mais de História...Ele baseou-se nos trabalhos de PRIESEL et WAGNER (Áustria, 1936) e PRYOR ( EUA) que haviam publicado a ordem de aparecimento dos caracteres sexuais femininos.

21 Tempo do Presente studyglobal.net – Jovens escolares de Londres.
Agora falamos um pouco sobre o tempo do presente, como estamos com nossos jovens? Como os tratamos? Como os vemos?? studyglobal.net – Jovens escolares de Londres.

22 Como estão nossos Adolescentes ?
amam estudam Discutem questionam trabalham Nossos adolescentes lidam com as dificuldades de crescer em um quadro complicado de um mundo moderno, as nosso adolescentes contunuam como antigamente com suas transformações por vezes, solidários, solitários, individualista... Eles se procuram e se acham... Segundo Levisky, tudo faz crer que, seja qual for a cultura e a época, o surgimento da sexualidade reprodutora, acompanhada de transformações corporais e comportamentais da transição infanto-juvenil são perceptíveis de forma consciente ou inconsciente pelos povos, identificáveis através de comportamentos sociais, religiosos, folclóricos, que marcam este momento de passagem. batalham com seus corpos que se esticam, se transformam...

23 As mudanças físicas e psicológicas, ocorrem as transformações hormonais, e o cerebro ainda esta se desenvolvendo. O córtex pré-frontal amadurece durante a adolescência e passa a permitir o raciocínio abstrato, melhora a memória e a concentração, e começa a permitir o controle de impulsos (aquele de contar até dez antes de xingar a mãe...) O córtex órbito-frontal somente amadurece no final da adolescência e possivelmente permite, só então, o raciocínio conseqüente, ou seja, o comportamento responsável, que leva em consideração as conseqüências possíveis dos próprios atos antes da ação. Até então, adolescentes não PENSAM sozinhos nas possíveis conseqüências ruins dos seus atos.

24 Submetidos ao risco a vontade de testar em um mundo onde o narcotráfico permeia a luz do dia... Em nossa cidade no Plano Piloto, podmeos observar crianças e adolescnetes drogando-se a luz do dia... Sem que a comunidade nem as autoridades possam nada fazer!

25 Vivem em um mundo conturbado e violento onde ocorrem cerca de nove guerras e 130 conflitos no mundo em 2008, segundo o Instituto Heidelberg para o Estudo de Conflitos Violentos.

26 ADOLESCÊNCIA – Mortalidade
Mortalidade proporcional entre Adolescentes de 10 a 19 anos - Brasil, 2006 Causas externas – Total Agressões/Violência % ,7% ,9% Acidentes de transporte ,9% % ,9% Afogamentos , ,6% ,0% Lesões auto provocadas ,8% ,8% ,8% Quedas ,6% ,8% ,2% Outras causas ,4% ,0% ,0% Total % % % Morrem na grande maioria todos os dias por violencia.. Fonte: SIM/SVS/MS, excluídos óbitos com idade ignorada e causas indeterminadas.

27 TEMPO DO FUTURO digi_portefolio.blogs.sapo.pt
Geração digital seria aquela cujos jovens tem hj 25/26 anos, pq nasceram na era dos videos games...a primiera mensagem SMS, ocorreu em 1992, o Hotmail apareceu em o orkut (redes sociais) surge em 2002. A sociedade ganhou uma nova forma de interação entre seus membros. As relações digitais são hoje tão importantes para os jovens quanto o contato pessoal. digi_portefolio.blogs.sapo.pt

28 Geração Digital... Comunicação rápida/interação ao vivo com pessoas do outro lado do planeta; A internet contribui para a pesquisa nos trabalhos escolares; Novas formas de relacionamentos; Tudo é possível no mundo virtual. Facilidade na vida. A sociedade ganhou uma nova forma de interação entre seus membros. As relações digitais são hoje tão importantes para os jovens quanto o contato pessoal. Os jovens de hj, fazem parte da geração digital, que é aquela que mais acesso teve à informação até hoje. essa nova perspectiva nas relações com o mundo gera a exclusão digital, já que alguns tem acesso à esse tipo de tecnologia e outros não. Esse será um fator de estudo da sociedade que será apontado daqui há alguns anos como qualquer outro índice, como taxa de analfabetismo, renda per capta, etc. Estefenon, S. e Eisenstein, E., Geração Digital, 2008

29 Riscos a saúde física e mental.
Dependência do computador e do mundo virtual; Transtornos de ansiedade; Transtorno Obsessivo e Compulsivo (TOC); Distúrbio de Comportamento e Conduta Anti-Social; Depressão; Suicídio. Estefenon, S. G. B. e Eisenstein, E. – Geração Digital, RJ, 2008

30 Tecnoestresse e outros riscos a saúde
Cefaléias; Convulsões em pacientes epiléticos; Dificuldade de concentração; TDAH; Abuso Sexual; Anorexia e Bulimia Riscos a saúde...física e mental.. Estefenon, S. G. B. e Eisenstein, E. – Geração Digital, RJ, 2008

31 Ingestão Alimentar Não Associada Ao Gasto Energético
No mundo da geração digital também temos outros problemas de proporções mundiais, como a Obesidade. Onde as crianças e adoelscentes ficam presas no computador/ TV/ vídeo , comem mais do que o necessário e não praticam atividade física. OBESIDADE

32 Geração Digital ...” Minha geração, convenhamos, é acostumada com o fácil. Desde supermercados 24h a sites de relacionamentos. A superficialidade é algo que nos define, seja por louvar quem usa roupas de marca ou por ligar o ar condicionado com qualquer calorzinho. Esquecemos (ou nunca nos ensinaram?) de nos adaptar, porque é bem mais fácil mudar tudo por nossa causa. Nosso umbigo é do tamanho do mundo”... Este é o retrato de uma jovem da geração digital.. Ela escreveu em seu blog. Luisa Picanço,

33 O mundo globalizado e digitalizado, instântaneo, individualista e consumista.. Mas que espero possamo manter a natureza humana na qualidade de seus gestos. Devemos nos preocupar não somente que mundo deixaremos aos nossos filhos mas que filhos deixaremos para o mundo. Parte deste desafio cabe a família e aos profissionais de saúde.

34 Perspectivas do adolescente quanto ao futuro.
Este gráfico, de um estudo ainda por terminar , nos mostra as perspectivas de futuro de um grupo de adolescentes com problemas de saúde mental, tratados no HUB.

35 E que o Tempo do futuro seja de esperança e muita solidariedade...!
Gostaríamos que o mundo seja pleno de solidariedade e de muita esperança. Iremos tomar mais três minutos dos Srs. Mas trata—se de um vídeo q circula na internet consegue demonstrar o que consideramos o tempo.. E as expectativas do futuro. Passaremos do tempo do passado com Mozart, ao tempo do presente pq ele continua vivo em seu legado musical, a música como tempo do presente e sua comunicação com o Divino....e o tempo do futuro tão bem demonstrado com jovens do bussines, da Tecnologia da Informação, da era digital, afinados, utilizando material do cotidiano. ( COLOCAR O VIDEO SOBRE A MUSICA...)


Carregar ppt "Marilucia Rocha de Almeida Picanço"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google