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GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas

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Apresentação em tema: "GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas"— Transcrição da apresentação:

1 GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas
Gestão de Informação GIRH para Organizações de Bacias Hidrográficas

2 Apresentação Objectivos de aprendizagem Porque gerir informação
A função da Gestão de Informação e objectivo O processo de Gestão de Informação Ferramentas de Gestão de Informação Resultados de Gestão de Informação Indicadores de resultados para a função da Gestão de Informação e objectivo

3 Objectivos de aprendizagem
Valorizar como a gestão de informação apoia uma gestão de recursos hídricos efectiva numa bacia hidrográfica. Entender o processo de gestão de informação e conhecer algumas das ferramentas usadas. Identificar os principais resultados de gestão de informação e como são disseminados.

4 Porque gerir informação?
Uma GIRH efectiva precisa de uma base objectiva para planificar. Partes interessadas e o público devem ser informadas para ganhar apoio político e cometimento para GIRH. Informação apropriada precisa ser organizada, recolhida, adquirida, mantida e actualizada. Realidade – limites nos recursos determinam que só a informação essencial ligada as principais questões em GIRH na Bacio Hidrográfica devem ser geridas.

5 Objectivo da gestão de informação
“Informação essencial é processada e organizada ao nível apropriado para gestores específicos e para as partes interessadas para apoiar tomadas de decisão transparentes e para ganhar o cometimento e apoio político para as decisões tomadas.”

6 Processo da Gestão de Informação

7 Gestão de Informação Definição do Wikipedia:
“a colecção e gestão de informação de uma ou mais fontes onde existe distribuição para um ou mais grupos alvo.Isto as vezes envolve aqueles que têm interesses ou um direito a essa informação.A gestão significa a organização e o controlo da estrutura, processos e divulgação de informação”

8 Tipos de informação e suas características.
1.Estática Não muda (muito) com o tempo.Como nome de um rio, a sua extensão, o tamanho da bacia hidrográfica, etc. 2.Dinâmica Varía com o tempo.Como qualidade de água, fluxos do rio, chuva, etc. 3.Dados originais (Raw data) Informação recolhida através de equipamento ou levantamentos. 4.Processada Informação processada para uma certa finalidade a partir dos dados originais. 5.Relatórios Uma combinação de textos, figuras, tabelas organizadas e com texto narrativo. 6.Geospacial Armazenado em mapas e georeferenciada.

9 Exemplos de ferramentas
Tecnologia de Informação e Comunicação: SIG (Spatial GIS), Google Earth, Internet Sistemas dedicados de processamento de dados – desenvolvidos com um conjunto muito claro de procedimentos de processamento de informação SIG (GIS) –Usar o computador para analisar informação espacial de várias bases de dados.

10 Exemplos de ferramentas
Google Earth Program – Grátis, imagens com 1 a 3 anos de qualquer parte do mundo na internet

11 Directrizes para o desenvolvimento de sistemas de ICT
Definir um ponto focal de informação – uma Unidade de Gestão de Informação Desenvolver o Plano de gestão de informação Empregar um gestor de projectos multidisciplinar Encontrar sistemas de ICT que estão de acordo com as capacidades da UGI Adoptar um desenvolvimento faseado de sistemas de ICT

12 Sistemas de Apoio de Decisões e Modelação (DSS)
Ferramentas de ICT foram desenvolvidas para apoiar a interligação e integraçao de modelos de simulação com o processo de tomada de decisões Permitem aos gestores e que toma as decisões conduzir análises no sentido de analisar vários cenários possíveis. Um bom DSS só deve aumentar a eficiência na tomada de decisões- Um DSS não deve tomar o lugar do gestor ou das pessoas responsáveis pela tomada de decisões.

13 Resultados da Gestão de Informação
Exemplos de resultados de gestão de informação para gestores Quantidade e qualidade de água de superfície disponível para alocação de água; Quantidade e qualidade de água subterrânea disponível para alocação de água; Lista de usuários de água, licenças passadas e as condições; Mapas mostrando a quantidade e qualidade de água de superfície disponível para alocação de água e os pontos de extracção e quantidades extraídas. Mapas mostrando a quantidade e qualidade de água subterrânea disponível para alocação de água e os pontos de extracção e quantidades extraídas. Lista de usuários que não estão a cumprir com as obrigações e acções correctivas tomadas; Lista de queixas de usuários e acções correctivas tomadas.

14 Resultados da Gestão de Informação
(a) Partes interessadas políticas Precisam de informação resumida e relatórios regulares sobre o estado da gestão de recursos hídricos e a alocação de água na bacia hidrográfica.Isto pode ser em forma de relatórios semestrais ou anuais. (b) Grupos de partes interessadas de usuários de água. Os grupos de partes interessadas de usuários de água precisam de informação resumida e relatórios regulares sobre o estado da gestão de recursos hídricos e a alocação de água na bacia hidrográfica.Isto pode ser dado em forma de relatórios trimestrais ou um panfleto informativo.  Podem ainda precisar de ter acesso a um sistema onde podem lançar queixas ou perguntas sobre a gestão de recursos hídricos e alocação de água na bacia.Isto pode ser através de formulários em papel ou na Internet.

15 Como estamos? A informação sobre a gestão de recursos hídricos esta disponivel para gestores e outras partes interessadas, atempadamente, no formato correcto e como a informação desejada? A informação contida nas bases de dados é compativel com outras OBH?

16 Obrigado


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