A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Futuro Internet; Portal; Código de Barras e outros controles; GED;

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Futuro Internet; Portal; Código de Barras e outros controles; GED;"— Transcrição da apresentação:

1

2 O Futuro Internet; Portal; Código de Barras e outros controles; GED;
O PARAÍSO Internet; Portal; Código de Barras e outros controles; GED; Biometria; Auto-atendimento / Empréstimo. O Futuro

3 ??? DC Conversão Digital / Inclusão Digital
A Revolução (ou Evolução?) INTERNET AC Agricultura 3.000 AC Escrita 1.450 DC Imprensa 1.800 DC Indústria 1.900 DC Eletricidade 1.960 DC Informática 2.000 DC “Bug do milênio” (?) ??? DC Conversão Digital / Inclusão Digital

4 A internet não surgiu de uma hora para outra.
Nascimento INTERNET A internet não surgiu de uma hora para outra. Existiu todo um processo evolutivo Até se tornar o que é atualmente.

5 INTERNET Histórico - Origem
Quatro universidades americanas formam a Arpanet Uma rede cooperativa, chamada de Bitnet (Because It's Time NETwork), inicia na City University, de Nova York, oferecendo correio eletrônico, servidores de lista e transferência de arquivos. A Bitnet se torna uma alternativa à Internet. O primeiro equipamento da rede entra em funcionamento. Até o final de 1969, mais dois centros de pesquisas foram conectados: A Arpanet chega a 15 centros, com a inclusão de computadores da BBN, MIT, RAND Corporation, Universidade de Harvard, Universidade de Stanford, Universidade de Illinois em Urbana, Universidade Carnegie Mellon (CMU) e do centro de pesquisas Ames da Agência Nacional de Administração Espacial (NASA), entre outros. Um pesquisador recebe US$ 1 milhão para tocar um projeto de interligação dos laboratórios universitários que colaboram com a agência É montado uma rede interligando quatro centros de computadores. A Arpa abre licitação e .dezenas de empresas se candidataram. A IBM não participou, alegando que uma rede do gênero jamais poderia ser construída. Primeiras conexões internacionais com a Arpanet. Telenet, o primeiro serviço comercial conectado à Arpanet. Criação da Usenet, a rede de grupos de discussão, com os grupos da hierarquia net.

6 INTERNET Histórico - Expansão
Número de servidores chega a Austrália, Alemanha, Israel, Itália, México, Nova Zelândia e Porto Rico se ligam à rede. A Arpanet deixa de existir. Argentina, Áustria, Bélgica, Brasil, Chile, Grécia, Índia, Irlanda, Coréia do Sul Espanha e Suíca entram para a Internet. World Wide Web (WWW). Criada inicialmente como uma ferramenta de trabalho para cientistas espalhados pelo mundo, a Web começa a ser utilizada para colocar informações ao alcance de qualquer usuário da Internet. O nome Internet começa a ser utilizado O número de servidores na rede chega a A NSFNet cria um canal de alta velocidade (para a época, 56Kbps) para conectar cinco centros de supercomputação. O resultado é uma explosão no número de universidades conectadas. Número de servidores na Internet chega a Um programa clandestino perde o controle e afeta o funcionamento de dos servidores da rede.

7 Voz / Vídeo / Computação / Comunicação Móvel; Redes sem fio;
Histórico - Futuro INTERNET Voz / Vídeo / Computação / Comunicação Móvel; Redes sem fio; Sistemas de identificação eletrônica; Sistemas geoespaciais; TV digital interativa; Inteligência artificial.

8 Convergência Digital e Inclusão Digital (social)
Histórico - Realidade INTERNET Convergência Digital e Inclusão Digital (social)

9 INTERNET Wi-Fi & Wi-MAX
Wimax, o fio virtual ! Rede Sem Fio: A mais conhecida Wi-Fi: 1 antena irradia o sinal até uns 100 metros A nova WiMax: Velocidades mais altas (até 124 Mbps), raio de ação até 70 quilômetros A coisa, evidentemente, muda de figura, especialmente pela promessa de que o custo de instalação das antenas e equipamentos seja mais baixo do que o do atual Wi-Fi Nome: WiMax vem de Worldwide Interoperability for Microwave Access (Interoperabilidade mundial para acesso de microondas). Norma a, um novo padrão sem fio aprovado por mais de 60 companhias do setor.

10 Como será a pesquisa e as buscas por informação?
Pesquisas Portal de biblioteca Como será a pesquisa e as buscas por informação?

11 Portal de Acesso Portal de biblioteca Presencial & On-Line

12 Acesso Presencial Portal de biblioteca

13 Acesso OnLine Portal de biblioteca

14 Código de Barras Apresentação Leitor de código de barras
Um código de barras é um texto qualquer, palavra ou número representado por "Barras", que as maquinas entendem de um jeito mais fácil. Leitor de código de barras

15 Origem Código de Barras No dia 26 de junho de 1974, num supermercado, no estado norte- americano de Ohio, foi realizado a primeira compra de um produto com código de barras Era um pacote com 10 chicletes Wrigley's Juicy Fruit Gum Isso deu início a uma nova era na identificação de Dados. ("Gestão da Informação") Curiosidade: Aquele pacote está atualmente em exibição no Smithsonian Insititute's National Museum of American History

16 Controle de Estoque / Inventário / Circulação
Utilização Código de Barras Quase tudo o que você compra ou acessa, possui um código de barras impresso Eles ajudam a "Gestão" dos dados, mercadoria / informação(?) Controle de Estoque / Inventário / Circulação

17 Exemplos Código de Barras

18 Realidade Código de Barras Criados no início dos anos 70, o código de barras têm algumas desvantagens: * É necessário escanear cada código individualmente (todos os livros que serão emprestados, um a um) * O código de barras é uma tecnologia apenas de leitura. Isso significa que eles não enviam nenhuma informação.

19 Futuro Código de Barras Etiquetas inteligentes que têm a capacidade de "ler e escrever", significa que os dados armazenados nessas etiquetas podem ser mudados, atualizados e travados RFID Chip Eletrônico

20 "Uma imagem vale mais que mil palavras"
Definição GED "Uma imagem vale mais que mil palavras"

21 As Palavras e a Imagem GED As Palavras - “Escapar por um triz” Piloto decolou com seu bimotor, mas pouco depois de decolar, seu avião caiu em uma auto-estrada O avião ficou completamente destruído, mas Roberto estava vivo, sentado no assento de seu avião, ainda preso pelo cinto de segurança.

22 As Palavras e a Imagem GED A imagem - “Escapar por um triz”

23 Motorista desafia a pior estrada do mundo.
As Palavras e a Imagem GED As Palavras - “Coragem e auto-confiança em uma só imagem” Motorista desafia a pior estrada do mundo.

24 GED As Palavras e a Imagem
A imagem - “Coragem e auto-confiança em uma só imagem”

25 Realidade GED Qualquer Empresa, pequena, média ou grande, pode e deve usar o GED A Gestão da Informaçã com a sua representação visual, oferece um nível de qualidade muito superior ao tratamento tradicional.

26 BIOMETRIA Biometria [bio (vida) + metria (medida)] é o estudo estatístico das características físicas ou comportamentais dos seres vivos. Hoje a biometria é usada em controle de ponto, controle de acesso, identificação criminal, etc. Os sistemas chamados biométricos podem basear seu funcionamento em características de diversas partes do corpo humano, como por exemplo: olhos, palma da mão, digitais, retina ou íris dos olhos. Cada indivíduo é único e possui características físicas e de comportamento (maneira de andar, a voz, etc) individuais. No momento em que as Tecnologias da Informação fazem parte de todos os segmentos da sociedade, a Contempory passa a oferecer em seus produtos - sistemas de automação de biblioteca - o controle de identificação de clientes / usuários de biblioteca através da BIOMETRIA. Implementamos em nosso sistema este recurso que está revolucionando o conceito de empréstimos. Dotado de rotinas mais inovadoras de empréstimo, contamos também com a incrível Tecnologia de Identificação Digital (BIOMETRIA), que proporciona maior segurança, agilidade, precisão e eficiência nas rotinas de balcão, além da redução de tempo e custos. Com este recurso, todo o processo de empréstimo será acelerado, o cliente / usuário não precisará apresentar documento com foto, a sua impressão digital - Biometria - será a sua identificação. Internamente, o sistema armazena um “código” da digital de cada pessoa, não necessitando de nenhum recurso extra, nem espaço em disco, nem de processamento, apenas o “Leitor de Impressão Digital” - Finger Print.

27 Terminal de Auto-atendimento
O Terminal de Auto-atendimento é a solução para um atendimento mais rápido e eficiente. Com uma interface simples e amigável permite a sua utilização por usuários de diversos níveis de conhecimento na realização das rotinas de uma biblioteca: Empréstimo, Renovação e Cancelamento de Reserva.

28 O Bibliotecário 1 O PARAÍSO A Web cresceu muito e rapidamente * mais de 100 milhões de sites ativos * mais de 1 bilhão de pessoas acessam a Web A Web como verdadeira colaboração, meio de interação, comunicação global e compartilhamento de informações Relacionando pessoas, produtos, serviços, Criando novas interações e novos mercados.

29 Paraíso, Informação e o Bibliotecário
O PARAÍSO Objetivos de longo prazo * Web para todos Independente da língua, da habilidade dos usuários, da localilzação geográfica ou do dispositivo usado para acesso * Web em todas as coisas Não somente em PCs, mas em telefones, PDAs, Televisão … * Web baseada no conhecimento: pesquisa e compartilhamento avançados Informações para serem processadas por humanos e máquinas * Confiança e confidencialidade Tecnologias para ambientes colaborativos * Web Semântica * Vídeo na Web * Web Móvel Futuro da Internet, das pessoas, da tecnologia, enfim, tudo o que move nossas vidas

30 Computação Ubíqua 1 O PARAÍSO A Computação Ubíqua promove a idéia de que: Computadores estarão em todos os lugares e em todos os momentos auxiliando o ser humando sem que ele tenha consciência disso Computadores serão imperceptíveis, não devido ao seu tamanho, mas devido a sua imperceptível forma de computador.

31 Computação Ubíqua 2 O PARAÍSO Essa é a visão mais distribuída que a área de Sistemas de Informação Distribuídos (SID) poderia imaginar A informação distribuída sem limites físicos nem temporais A informação disponível imperceptivelmente e até mesmo disponível quando desnecessária no momento, mas participando ativamente de forma construtiva e se auto alimentando para disponibilizar com maior qualidade quando necessária.

32 O Bibliotecário 2 O PARAÍSO A Tecnologia a serviço da Informação O Bibliotecário a serviço da Gestão da Informação O Bibliotecário e a Computação Ubíqua.

33

34 BIBLIOTECA PÚBLICA DE SÃO PAULO

35 BIBLIOTECA PÚBLICA DE SÃO PAULO

36

37

38


Carregar ppt "O Futuro Internet; Portal; Código de Barras e outros controles; GED;"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google