Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Projecto “Quero Ser Professora de EF”
2º Ciclo em Ensino de EF Nos Ensinos Básico e Secundário Projecto “Quero Ser Professora de EF” Prof. Nuno Côrte-Real Ana Rita Pacheco
2
1 - Necessidade que eu sinto que tenho a desenvolver para ser uma melhor professora de EF.
Identificar esse problema e partilhá-lo. O balanço entre a afectividade e a regra. Ao leccionar e comunicar com os alunos, não pretendo ser agressiva, mas transmito inconscientemente essa ideia.
3
Forma de abordar os alunos.
b) Enumerar as manifestações visíveis desse problema. Forma de abordar os alunos. EX: Quando vejo gozo de miúdo para miúdo fico “verde”. Todas as relações pessoais que mantenho. EX: “Vou-te dar um saco de pedras, já que respondes sempre com 7 pedras nas mãos”. O meu lado afectuoso só é praticamente transmitido a alguns alunos, na emissão de feedbacks personalizados, com medo de lhes causar constrangimento.
4
Sentido de justiça muito apurado;
c) Identificar as causas da origem e persistência/manifestações desse problema. A minha postura defensiva, devido à falta de confiança; Sentido de justiça muito apurado; Medo constante de perder o controlo da turma e de os deixar “amotinarem-me” a aula. Resultado: criei uma postura defensiva, que não se permite a ser desafiada ou injustiçada, mas que necessita de ser atenuada.
5
d) Ver características minhas que me ajudem a melhorar/resolver este problema.
Sociável Justa Liberal Amiga do amigo Boa capacidade de comunicação.
6
2 - Enumerar um objectivo claro, quantificável, realista e balizado no tempo.
Conseguir contrabalançar melhor, no final das práticas pedagógicas deste semestre (em Junho), as duas fases da assertividade, tentando ser menos agressiva e mais afectuosa em pelo menos 50% das situações, nas últimas 4 aulas da prática pedagógica, nas quais a minha assertividade enquanto professora seja posta em causa.
7
3 - Que passos tenho de dar para cumprir o objectivo?
Solicitar vídeos meus a leccionar, identificar as situações em que não fui “assertiva” e apontar num diário de bordo uma solução para aquela situação que esteja mais de acordo com o objectivo que pretendo alcançar. Reflectir antes das últimas 4 aulas a leccionar. Continuar a solicitar a opinião dos meus colegas de turma.
8
Agradecimentos Marcos Vidal Andreia Fernandes Frederico Moreira
Sérgio Oliveira Márcia Antunes Patrícia Gomes (Programa de Doutoramento “Ser Professor”)
9
Obrigada pela Atenção!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.