A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENOTURISMO VISÃO ESTRATÉGICA BAIRRADA, 25 DE NOVEMBRO 2010.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENOTURISMO VISÃO ESTRATÉGICA BAIRRADA, 25 DE NOVEMBRO 2010."— Transcrição da apresentação:

1 ENOTURISMO VISÃO ESTRATÉGICA BAIRRADA, 25 DE NOVEMBRO 2010

2 1. NOVOS PRODUTOS TURÍSTICOS
TURISMO CINEGÉTICO TURISMO DE MORTE TURISMO TRÁGICO TURISMO DE PESCA BIRDWATCHING TURISMO DE PINTURA TURISMO “WITH NO KIDS” TURISMO DE EXPERIÊNCIAS TURISMO DE VINHOS

3 ENOTURISMO O QUE É???? “Enoturismo é composto por deslocações realizadas pela motivação de visitar e conhecer adegas, caves e regiões vitivinícolas, considerado como uma ferramenta de marketing e um meio para promover o desenvolvimento do destino, representando uma oportunidade para realizar vendas à porta e proceder a iniciativas de marketing directo para as unidades do sector vitivinícola.” ( GETZ )

4 AS PERGUNTAS ? SERÁ O ENOTURISMO UMA FONTE DE RECEITA?
COMO COMEÇAR O ENOTURISMO OU COMO MELHORAR ESTA ÁREA? TENHO FERRAMENTAS DE PLANEAMENTO E GESTÃO PARA UMA OFERTA DE QUALIDADE?

5 AS PERGUNTAS OS NOSSOS SERVIÇOS SÃO ATRACTIVOS, RENTAVEIS E PROPORCIONAM MAIS VALIAS PARA A MINHA MARCA? VALE A PENA ENSINAR PROFISSIONAIS NESTA ÁREA? CONHECEMOS AS NECESSIDADES DOS NOSSOS POTENCIAIS CLIENTES?

6 COMO COMEÇAR? ANÁLISE FINANCEIRA DEFINIR O TIPO DE ENOTURISMO GASTOS
PROVEITOS CONSTRUÇÃO DAS INFRAESTRUTURAS DEFINIR O TIPO DE ENOTURISMO

7 NÃO INTERESSA PASSA Á FRENTE!!!!
ENOTURISMO 1* NÃO INTERESSA PASSA Á FRENTE!!!!

8 ENOTURISMO 2* ADEGA ACTIVIDADES: - VISITAS GUIADAS - PROVAS DE VINHOS

9 ENOTURISMO 3* ADEGA E LOJA OFERTA: - VISITAS GUIADAS
- PROVAS DE VINHOS - VENDA DE VINHOS

10 ENOTURISMO 4* ADEGA, LOJA E RESTAURANTE OFERTA: - VISITAS GUIADAS
- PROVAS DE VINHOS - VENDA DE VINHOS - GASTRONOMIA

11 ENOTURISMO 5* ADEGA, LOJA, RESTAURANTE, HOTEL E SPA
OFERTA: TODAS AS OUTRAS - ALOJAMENTO - VINOTERAPIA

12 ADEGA IDEAL PARA ENOTURISMO
FLEXIBILIDADE DE HORÁRIOS STAFF TÉCNICO E MOTIVADO VISITAS ADEQUADAS ADEGA ACTRACTIVA SALA DE PROVAS FLEXIBILIDADE DE PROVAS LOJA DE VINHOS PERCURSO DE VISITA LÓGICO FACILIDADE DE IDIOMAS BONS VINHOS TRILOGIA: DRINK, EAT AND STAY

13 PROFISSIONAL DO ENOTURISMO
DOMÍNIO COMPLETO DOS PROCESSOS VÍNICOS EXCELÊNCIA NO SERVIÇO DE VINHOS ENQUADRAR VINHO c/ GASTRONOMIA CONHECIMENTO DOS VINHOS DA ADEGA IDIOMAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS FLEXIBILIDADE DE HORÁRIO ESTIMULAR O SENTIDO DE COMPRA APRENDIZAGEM CONTÍNUA ( NOVOS VINHOS ) VOCAÇÃO

14 DESTINO ENOTURÍSTICO IDEAL
DIVERSIDADE DE ADEGAS CURTA DISTÂNCIA ENTRE ADEGAS PROXIMIDADE DE UM NÚCLEO URBANO ENVOLVENTE PAISAGÍSTICA DIVERSIDADE DE ALOJAMENTOS DIVERSIDADE DE RESTAURANTES FACILITIES DE APOIO POSSIBILIDADE DE OUTROS PRODUTOS

15 5.Vantagens do Enoturismo
Aumento das vendas Eliminação da intermediação das vendas Divulgação dos produtos Diversidade de produtos Nova oportunidade de negócio Teste de Produtos Auditar a concorrência Educação dos Consumidores Sazonalidade equilibrada Marketing Sensorial

16 6.Desvantangens do Enoturismo
Aumento dos Custos de Funcionamento Debilidade dos espaços Retorno a longo Prazo As receitas indirectas não se consegue contabilizar Formação RH

17 BARATO E EFICAZ MERCHANDISING SINALIZAÇÃO DA ADEGA
NECESSIDADES DO CLIENTE OFERTA DE WIFI GRÁTIS PARCERIAS

18 TIPOS DE ENOTURISTAS VISITA vs TIPO
CURIOSOS MOTIVO CASUAL POUCO INTERESSE EM VINHO VISITA LAZER E PROFISSIONAL AFICCIONADOS FACTOR DIFERENCIADOR NA VIAGEM VALORIZAM A ENOGASTRONOMIA VISITA POUCO TÉCNICA, MAIS EMOTIVA COM PROVAS AMANTES DO VINHO MAIS EXIGENTES PRETENDEM APRENDER TUDO SOBRE O VINHO VISITA MUITO TÉCNICA VISITAM VÁRIAS ADEGAS

19 GLOBAL WINES/DÃO SUL UM EXEMPLO A SEGUIR

20 1. A Empresa 1990 – Início 1996 – Criação do novo centro de vinificação 1996 – Abertura do Enoturismo 2000 – Expansão para outras regiões 2001 – Empresa do ano 2002 – Vinibrasil 2002 – Primeira empresa com um NITEC (Projectos de investigação aplicada) 2006 – Empresa do Ano 2006 – Atribuição do prémio FINEP para a Categoria Processo, no Brasil 2007 – Casa de Santar – Produtor do Ano 2007 – Carlos Lucas – Enólogo do Ano 2008 – Abertura QE, PCS, HMC 2008 – Enoturismo do Ano – Paço

21 Paço dos Cunhas de Santar
Algumas das Quintas Quinta do Encontro ( Bairrada ) Herdade do Monte da Cal ( Alentejo ) Quinta do Solar ( Dão ) Quinta Sá de Baixo ( Douro ) Quinta das Tecedeiras Casa de Santar Paço dos Cunhas de Santar Quinta de Cabriz (Dão )

22 Vinibrasil: “Uma nova atitude numa nova latitude”
40° Norte 8° Sul 40° Sul

23 2. Definição de Enoturismo
Enoturismo é a deslocação de pessoas, que têm interesse na cultura vínica, realizando experiências vínicas, tornando-se assim, uma importante ferramenta de Marketing, para a construção de uma imagem positiva dos nossos vinhos . ( Enoturismo Dão Sul, 2009 )

24 2. OFERTA ENOTURÍSTICA exemplo a seguir
Diversidade de espaços Formação permanente dos RH Disponibilidade Rota Própria de Enoturismo Trinómio: Gastronomia, Vinhos e Alojamento

25 3. PRODUTOS ENOTURÍSTICOS
VISITAS GUIADAS

26 PRODUTOS ENOTURÍSTICOS
PROVAS DE VINHOS

27 PRODUTOS ENOTURÍSTICOS
MENUS DE DEGUSTAÇÃO

28 PRODUTOS ENOTURÍSTICOS
LOJAS DE VINHO

29 PRODUTOS ENOTURÍSTICOS
EXPERIÊNCIAS VÍNICAS

30 2.1 - PRODUTOS ENOTURÍSTICOS
Cursos de Vinhos ( Sábados Vínicos ) Workshops de Cozinha Show Cookings Club Barrica Provas de Azeites Dão Sul Gourmet Exposições Concertos de música Alojamento

31 2.2 – Valores Enoturismo De Junho 2008 a Agosto 2009 – 30 000 pax
Média por mês: 2500 pax  80 % Portugueses Principais Mercados Estrangeiros: Espanha, Holanda, Bélgica Ano 2009: 1,200,000 €

32 Publicidade especializada ( vinhos, cozinha, património )
3. Canais de Comunicação Publicidade especializada ( vinhos, cozinha, património )

33 Canais de Comunicação Feiras como meio para a promoção dos vinhos da empresa junto do consumidor Nacionais Encontro com o Vinho Essência do Vinho Feira de Nelas/Tondela BTL Vindouro Internacionais Vinexpo Prowein

34 Canais de Comunicação Rótulos dos Vinhos

35 3.1.Outros Canais de Comunicação
Proximidade com os Opinion Leaders Internet Organizações ( Rotas, RT, Clubes de Vinho ) Boca-a-Boca Tour Operator Gerais e Especializados Hotelaria na proximidade ( Criação de packages )

36 4.Perfil do Enoturista Dão SUL
Idade: 35 aos 60 anos Origem: Portuguesa Classe média alta e alta Elevado nível sóciocultural Conhecimento através dos Vinhos ou opinions makers Motivo de Visita: Vinhos Conhecedor da matéria Julho, Agosto, Setembro e Outubro

37 1º Enoturismo em Portugal
Imagem – Enoturismo 1º Enoturismo em Portugal

38 Uma adega de design na Nova Bairrada
Imagem – Enoturismo Quinta do Encontro Uma adega de design na Nova Bairrada

39 PAÇO DOS CUNHAS DE SANTAR

40 PAÇO DOS CUNHAS DE SANTAR

41 Herdade Monte da Cal Imagem – Enoturismo

42 Formação

43 DOURO ENOTURISMO VALE A PENA APOSTAR????

44 ENOTURISMO PROBLEMAS FALTA DE VISÃO DAS ADEGAS
VIAJANTE SEM CULTURA VÍNICA ADEGAS FECHADAS INEXISTÊNCIA DE INFRAESTRUTURAS DE APOIO Á RECEPÇÃO MÁS ACESSIBILIDADES FALTA TRANSPORTES PÚBLICOS ENTRE ADEGAS FALTA DE SINALIZAÇÃO IMPOSSIBILIDADE DE LEVAR VINHOS FALTA DE PROMOÇÃO

45 ENOTURISMO OPORTUNIDADES
GRANDE EMBAIXADOR: VINHO DO PORTO COZINHA REGIONAL SEDUTORA ALTERNATIVA SOL E PRAIA PROXIMIDADE DE NÚCLEOS URBANOS DISTÂNCIAS CURTAS 1ª REGIÃO DEMARCADA NO MUNDO POVO HOSPITALEIRO E CLIMA AGRADÁVEL FESTIVAIS VÍNICOS E GASTRONÓMICO PAÍS SEGURO

46 Global Wines Será que o vinho poderia viver sem o enoturismo. Podia, mas não era a mesma coisa…

47 CONTACTO JOÃO CARVALHO DEPT. ENOTURISMO JOAOCARVALHO@DAOSUL.COM


Carregar ppt "ENOTURISMO VISÃO ESTRATÉGICA BAIRRADA, 25 DE NOVEMBRO 2010."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google