Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouMirela Figueira Alterado mais de 10 anos atrás
1
ENOTURISMO VISÃO ESTRATÉGICA BAIRRADA, 25 DE NOVEMBRO 2010
2
1. NOVOS PRODUTOS TURÍSTICOS
TURISMO CINEGÉTICO TURISMO DE MORTE TURISMO TRÁGICO TURISMO DE PESCA BIRDWATCHING TURISMO DE PINTURA TURISMO “WITH NO KIDS” TURISMO DE EXPERIÊNCIAS TURISMO DE VINHOS
3
ENOTURISMO O QUE É???? “Enoturismo é composto por deslocações realizadas pela motivação de visitar e conhecer adegas, caves e regiões vitivinícolas, considerado como uma ferramenta de marketing e um meio para promover o desenvolvimento do destino, representando uma oportunidade para realizar vendas à porta e proceder a iniciativas de marketing directo para as unidades do sector vitivinícola.” ( GETZ )
4
AS PERGUNTAS ? SERÁ O ENOTURISMO UMA FONTE DE RECEITA?
COMO COMEÇAR O ENOTURISMO OU COMO MELHORAR ESTA ÁREA? TENHO FERRAMENTAS DE PLANEAMENTO E GESTÃO PARA UMA OFERTA DE QUALIDADE?
5
AS PERGUNTAS OS NOSSOS SERVIÇOS SÃO ATRACTIVOS, RENTAVEIS E PROPORCIONAM MAIS VALIAS PARA A MINHA MARCA? VALE A PENA ENSINAR PROFISSIONAIS NESTA ÁREA? CONHECEMOS AS NECESSIDADES DOS NOSSOS POTENCIAIS CLIENTES?
6
COMO COMEÇAR? ANÁLISE FINANCEIRA DEFINIR O TIPO DE ENOTURISMO GASTOS
PROVEITOS CONSTRUÇÃO DAS INFRAESTRUTURAS DEFINIR O TIPO DE ENOTURISMO
7
NÃO INTERESSA PASSA Á FRENTE!!!!
ENOTURISMO 1* NÃO INTERESSA PASSA Á FRENTE!!!!
8
ENOTURISMO 2* ADEGA ACTIVIDADES: - VISITAS GUIADAS - PROVAS DE VINHOS
9
ENOTURISMO 3* ADEGA E LOJA OFERTA: - VISITAS GUIADAS
- PROVAS DE VINHOS - VENDA DE VINHOS
10
ENOTURISMO 4* ADEGA, LOJA E RESTAURANTE OFERTA: - VISITAS GUIADAS
- PROVAS DE VINHOS - VENDA DE VINHOS - GASTRONOMIA
11
ENOTURISMO 5* ADEGA, LOJA, RESTAURANTE, HOTEL E SPA
OFERTA: TODAS AS OUTRAS - ALOJAMENTO - VINOTERAPIA
12
ADEGA IDEAL PARA ENOTURISMO
FLEXIBILIDADE DE HORÁRIOS STAFF TÉCNICO E MOTIVADO VISITAS ADEQUADAS ADEGA ACTRACTIVA SALA DE PROVAS FLEXIBILIDADE DE PROVAS LOJA DE VINHOS PERCURSO DE VISITA LÓGICO FACILIDADE DE IDIOMAS BONS VINHOS TRILOGIA: DRINK, EAT AND STAY
13
PROFISSIONAL DO ENOTURISMO
DOMÍNIO COMPLETO DOS PROCESSOS VÍNICOS EXCELÊNCIA NO SERVIÇO DE VINHOS ENQUADRAR VINHO c/ GASTRONOMIA CONHECIMENTO DOS VINHOS DA ADEGA IDIOMAS INFORMAÇÕES ADICIONAIS FLEXIBILIDADE DE HORÁRIO ESTIMULAR O SENTIDO DE COMPRA APRENDIZAGEM CONTÍNUA ( NOVOS VINHOS ) VOCAÇÃO
14
DESTINO ENOTURÍSTICO IDEAL
DIVERSIDADE DE ADEGAS CURTA DISTÂNCIA ENTRE ADEGAS PROXIMIDADE DE UM NÚCLEO URBANO ENVOLVENTE PAISAGÍSTICA DIVERSIDADE DE ALOJAMENTOS DIVERSIDADE DE RESTAURANTES FACILITIES DE APOIO POSSIBILIDADE DE OUTROS PRODUTOS
15
5.Vantagens do Enoturismo
Aumento das vendas Eliminação da intermediação das vendas Divulgação dos produtos Diversidade de produtos Nova oportunidade de negócio Teste de Produtos Auditar a concorrência Educação dos Consumidores Sazonalidade equilibrada Marketing Sensorial
16
6.Desvantangens do Enoturismo
Aumento dos Custos de Funcionamento Debilidade dos espaços Retorno a longo Prazo As receitas indirectas não se consegue contabilizar Formação RH
17
BARATO E EFICAZ MERCHANDISING SINALIZAÇÃO DA ADEGA
NECESSIDADES DO CLIENTE OFERTA DE WIFI GRÁTIS PARCERIAS
18
TIPOS DE ENOTURISTAS VISITA vs TIPO
CURIOSOS MOTIVO CASUAL POUCO INTERESSE EM VINHO VISITA LAZER E PROFISSIONAL AFICCIONADOS FACTOR DIFERENCIADOR NA VIAGEM VALORIZAM A ENOGASTRONOMIA VISITA POUCO TÉCNICA, MAIS EMOTIVA COM PROVAS AMANTES DO VINHO MAIS EXIGENTES PRETENDEM APRENDER TUDO SOBRE O VINHO VISITA MUITO TÉCNICA VISITAM VÁRIAS ADEGAS
19
GLOBAL WINES/DÃO SUL UM EXEMPLO A SEGUIR
20
1. A Empresa 1990 – Início 1996 – Criação do novo centro de vinificação 1996 – Abertura do Enoturismo 2000 – Expansão para outras regiões 2001 – Empresa do ano 2002 – Vinibrasil 2002 – Primeira empresa com um NITEC (Projectos de investigação aplicada) 2006 – Empresa do Ano 2006 – Atribuição do prémio FINEP para a Categoria Processo, no Brasil 2007 – Casa de Santar – Produtor do Ano 2007 – Carlos Lucas – Enólogo do Ano 2008 – Abertura QE, PCS, HMC 2008 – Enoturismo do Ano – Paço
21
Paço dos Cunhas de Santar
Algumas das Quintas Quinta do Encontro ( Bairrada ) Herdade do Monte da Cal ( Alentejo ) Quinta do Solar ( Dão ) Quinta Sá de Baixo ( Douro ) Quinta das Tecedeiras Casa de Santar Paço dos Cunhas de Santar Quinta de Cabriz (Dão )
22
Vinibrasil: “Uma nova atitude numa nova latitude”
40° Norte 8° Sul 40° Sul
23
2. Definição de Enoturismo
Enoturismo é a deslocação de pessoas, que têm interesse na cultura vínica, realizando experiências vínicas, tornando-se assim, uma importante ferramenta de Marketing, para a construção de uma imagem positiva dos nossos vinhos . ( Enoturismo Dão Sul, 2009 )
24
2. OFERTA ENOTURÍSTICA exemplo a seguir
Diversidade de espaços Formação permanente dos RH Disponibilidade Rota Própria de Enoturismo Trinómio: Gastronomia, Vinhos e Alojamento
25
3. PRODUTOS ENOTURÍSTICOS
VISITAS GUIADAS
26
PRODUTOS ENOTURÍSTICOS
PROVAS DE VINHOS
27
PRODUTOS ENOTURÍSTICOS
MENUS DE DEGUSTAÇÃO
28
PRODUTOS ENOTURÍSTICOS
LOJAS DE VINHO
29
PRODUTOS ENOTURÍSTICOS
EXPERIÊNCIAS VÍNICAS
30
2.1 - PRODUTOS ENOTURÍSTICOS
Cursos de Vinhos ( Sábados Vínicos ) Workshops de Cozinha Show Cookings Club Barrica Provas de Azeites Dão Sul Gourmet Exposições Concertos de música Alojamento
31
2.2 – Valores Enoturismo De Junho 2008 a Agosto 2009 – 30 000 pax
Média por mês: 2500 pax 80 % Portugueses Principais Mercados Estrangeiros: Espanha, Holanda, Bélgica Ano 2009: 1,200,000 €
32
Publicidade especializada ( vinhos, cozinha, património )
3. Canais de Comunicação Publicidade especializada ( vinhos, cozinha, património )
33
Canais de Comunicação Feiras como meio para a promoção dos vinhos da empresa junto do consumidor Nacionais Encontro com o Vinho Essência do Vinho Feira de Nelas/Tondela BTL Vindouro Internacionais Vinexpo Prowein
34
Canais de Comunicação Rótulos dos Vinhos
35
3.1.Outros Canais de Comunicação
Proximidade com os Opinion Leaders Internet Organizações ( Rotas, RT, Clubes de Vinho ) Boca-a-Boca Tour Operator Gerais e Especializados Hotelaria na proximidade ( Criação de packages )
36
4.Perfil do Enoturista Dão SUL
Idade: 35 aos 60 anos Origem: Portuguesa Classe média alta e alta Elevado nível sóciocultural Conhecimento através dos Vinhos ou opinions makers Motivo de Visita: Vinhos Conhecedor da matéria Julho, Agosto, Setembro e Outubro
37
1º Enoturismo em Portugal
Imagem – Enoturismo 1º Enoturismo em Portugal
38
Uma adega de design na Nova Bairrada
Imagem – Enoturismo Quinta do Encontro Uma adega de design na Nova Bairrada
39
PAÇO DOS CUNHAS DE SANTAR
40
PAÇO DOS CUNHAS DE SANTAR
41
Herdade Monte da Cal Imagem – Enoturismo
42
Formação
43
DOURO ENOTURISMO VALE A PENA APOSTAR????
44
ENOTURISMO PROBLEMAS FALTA DE VISÃO DAS ADEGAS
VIAJANTE SEM CULTURA VÍNICA ADEGAS FECHADAS INEXISTÊNCIA DE INFRAESTRUTURAS DE APOIO Á RECEPÇÃO MÁS ACESSIBILIDADES FALTA TRANSPORTES PÚBLICOS ENTRE ADEGAS FALTA DE SINALIZAÇÃO IMPOSSIBILIDADE DE LEVAR VINHOS FALTA DE PROMOÇÃO
45
ENOTURISMO OPORTUNIDADES
GRANDE EMBAIXADOR: VINHO DO PORTO COZINHA REGIONAL SEDUTORA ALTERNATIVA SOL E PRAIA PROXIMIDADE DE NÚCLEOS URBANOS DISTÂNCIAS CURTAS 1ª REGIÃO DEMARCADA NO MUNDO POVO HOSPITALEIRO E CLIMA AGRADÁVEL FESTIVAIS VÍNICOS E GASTRONÓMICO PAÍS SEGURO
46
Global Wines Será que o vinho poderia viver sem o enoturismo. Podia, mas não era a mesma coisa…
47
CONTACTO JOÃO CARVALHO DEPT. ENOTURISMO JOAOCARVALHO@DAOSUL.COM
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.