A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Arte Urbana.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Arte Urbana."— Transcrição da apresentação:

1 Arte Urbana

2 Introdução Nos escolhemos arte urbana como tema de trabalho da disciplina de área projecto, porque achamos o tema bastante interessante, actual e tem gerado muita polémica pois cada vez mais vemos esta arte representada nas paredes, que por muitas vezes são ilegais fazer graffites, mas arte urbana não e só graffites é também o hip-hop e o Breakdance. Achamos interessante mostrar a turma este nosso interesse por esta arte criativa que começou á muito tempo.

3 A Arte urbana pode ser dividida em três temas, como por exemplo:
O Graffite; O Hip-hop; E o breakdance.

4 ..::Graffiti::..

5 História A Palavra Graffiti vem do italiano "graffiti" que é plural de graffito. Graffito significa em latim e italiano "escritas feitas com carvão". Grafite vem da palavra "graphéin", que em grego significa escrever; grafite também é o nome que se dá ao material de carbono que compõe o lápis, de onde se conclui que graffiti têm tudo a ver com escrever com carvão. Mas vamos deixar de lado as terminologias e origens da palavra e vamos ao que interessa. Graffiti são um termo tão antigo quanto a velha Roma. Os antigos romanos, em sua sociedade, tinham o costume de escrever com carvão nas paredes de suas construções manifestações de protesto, palavras proféticas, ordens comuns e outras formas de divulgação de leis e acontecimentos públicos, como se fossem mensagens em cartazes. Alguns graffites que foram encontrados em tumbas são datados de 79d.C. . Com isso você vê que não é de hoje que o homem tem necessidade de contestar e se expressar. Se analisarmos em termos mais genéricos ainda, até mesmo as pinturas rupestres, dos homens das cavernas, podem ser consideradas uma forma pré histórica de graffite.

6 Mas vamos voltar para nossa história: milhares de anos depois destas civilizações, sem que acontecesse praticamente nada parecido com graffiti, no final da década de 60 e início da década de 70 no nosso século, jovens do bairro do Bronx reestabeleceram esta forma de arte, mas desta vez não com carvão e sim com tintas spray, criando um novo diálogo de grafite, colorido e muito mais rico, tanto visualmente quanto no conteúdo de mensagens que eram passadas. Há duas teorias que explicam a origem dos graffiteiros modernos e uma complementa a outra: Há quem diga que o graffite surgiu do hip hop,( Cultura de Rua originária dos guetos americanos que une o rap, o break, e o graffiti ) .A outra afirma que o grafite tenha surgido em Nova York e de lá se espalhando pelo mundo. Desde o início os artistas eram chamados de writers (escritores), costumavam escrever seus próprios nomes ou chamar atenção para problemas do governo ou questões sociais da realidade que viviam. Tais desenhos eram feitos, na maioria em trens, porque o verdadeiro interesse do graffiteiro era passar aquela mensagem para o maior número de pessoas. Outro modo de passar sua mensagem eram os muros das cidades. As teorias se unificam a partir do momento que se aceita que os graffiteiros ou escritores de trens, fossem os mesmos integrantes das gangues dos guetos de Nova York.

7 Não podemos esquecer ainda que neste período século XX, nos grandes centros urbanos, as as academias e escolas de arte começaram a entrar em crise e cair no conceito dos jovens artistas, que queriam uma linguagem nova, mais directa, mais humana e que mexesse com as pessoas, fazendo assim com que esse tipo de arte fosse bem aceita por um público mais comum. Com isso ocorreu um avanço no mundo do graffiti, graffiteiros criaram as chamadas "tags" que são na verdade como uma marca registrada, ou seja, suas assinaturas. Alguns até criam figuras, personagens, usados em suas grafites, os chamados "bonecos". Finalizando, o graffiti surgiu nos EUA e hoje está nas maiores cidades do mundo, inclusive nas principais cidades brasileiras.

8 ::Estilos

9 Throw Up O que é throw up? O throw up é uma pixação evoluída, segundo os grafiteiros. A maior parte das produções de graffiti são no estilo throw up por serem mais fáceis e económicos, já que utilizam pouco material. Como reconhecer um? São usadas poucas cores, mas bastante contraste entre si. Normalmente não se pinta o fundo e muitas vezes as letras desenhadas tem formato arredondado, como se tivesse vida própria.Ele se caracteriza por um estilo de grasfite feito com letra e contorno, dando algum volume ao desenho das letras.

10 Free Style O que é Free Style?
O Free Style, como o próprio nome em inglês indica, é um estilo livre de arte, que incluitodas as criações do grafite, misturando desenhos, letras , assinaturas. Como se Caracteriza? Todos os grafites incluídos nesse estilocostumam ser trabalhadoscom todos os tipos de materiais, mesmo que não sejam tintas spray e látex; por exemplo: canetão, óleo'papel e outros, criando efeitos diversos.

11 São mais difíceis de fazer do que os outros estilos?
Wild Style O Que é Wild Style? É o estilo de letras trançadas, e mais coloridas, que dificultam a leitura, principalmente para quem não está envolvido com esta arte. Muitas vezes formam figuras geométricas e outras vezes lembram tatuagens tribais. Na verdade é um visual mais poluído, com pouca definição e muita cor. Não se pode dizer que são mais bonitos que os outros, mais são mais coloridos e por isso as pessoas reparam mais. São mais difíceis de fazer do que os outros estilos? Dão mais trabalho e exigem mais prática, mas não necessariamente necessita de mais espaço. É claro que quanto mais espaço, material e criatividade, melhor será a arte final.

12 3D Style O que é 3-D Style ? É um estilo que se pode chamar de grafite virtual. Podem ser letras ou bonecos desenhados. O nome também já diz tudo: 3-D significa imagens que parecem verdadeiras, dão a sensação de volume espaço reais, ou seja, terceira dimensão. Como se Caracteriza? Ele não tem contorno, só os desenhos e letras e é definodo apenas pelos efeitos de sombra e luz. É o mais difícil dos 3 estilos, já que existe mais atenção às técnicas de luz e sombra e trabalha muito a questão da profundidade.

13 ::Hip-hop e Breakdance

14 Historia do Hip-Hop A cultura hip hop é formada pelos seguintes elementos: O rap, o graffiti e o break. Rap - rhythm and poetry, ou seja, ritmo e poesia, que é a expressão musical-verbal da cultura; Graffiti - que representa a arte plástica, expressa por desenhos coloridos feitos por graffiteiros, nas ruas das cidades espalhadas pelo mundo; Break dance - que representa a dança. Os três elementos juntos compõe a cultura hip hop. Que muitos dizem que é a "CNN da periferia", ou seja, que o hip hop seria a única forma da periferia, dos guetos expressarem suas dificuldades, suas necessidades de todas classes excluídas...

15 Kool D.J. Herc foi o maior e mais seguido de todos os D.Js. do Bronx.
O termo hip hop, alguns dizem que foi criado em meados de 1968 por Afrika Bambaataa. Ele teria se inspirado em dois movimentos cíclicos, ou seja, um deles estava na forma pela qual se transmitia a cultura dos guetos americanos, a outra estava justamente na forma de dançar popular na época, que era saltar (hop) movimentando os quadris (hip)... Em meados dos anos 70 no Bronx, cidade de Nova Iorque, só existiam dois bons deejays conhecidos que eram Kool D.J. Herc e Kool Dee. Kool D.J. Herc foi o maior e mais seguido de todos os D.Js. do Bronx. De qualquer modo em meado dos anos 70 outro jovem D.J. que foi inspirado por kool D.J. Herc, Kool D.J. Dee, Disco King Mario, começou aparecer e crescer no cenário da música B.Beat chamado Afrika Bambaataa.

16 Ele tinha algo de grandioso da música B
Ele tinha algo de grandioso da música B.Beat de Kool Herc, ele começou a trazer novos discos e fazia as pessoas dançarem como um trovão, e decidiu de chamá-los de ZULU NATION. Nos próximos anos Bambaataa seria o responsável por várias gírias no movimento. Nesta mesma época apareceu outro D.J. com o nome de Grand Máster Flash, que ajudou a reformular o jeito de rimar em cima dos Break Beats. Não foram Sugarhill Gang, D.J. Hollywood ou Eddie Chebba e Kurts Blow que começaram a rimar em cima dessas batidas, foram realmente Grand Máster Flash, Mele mel, Kid Creole e Keith Cowbow que começaram o fenômeno das rimas. Se existe alguém responsável pela criação da música Break Beat, foram Kool D.J. Herc, Afrika Bambaataa e Grand Master Flash, os que vieram depois só ajudaram a construir o que chamamos de HIP-HOP.

17 Rap Como já disse anteriormente rap quer dizer ritmo e poesia. Ao contrário de que muitos pensam e dizem por aí, o rap foi criado na Jamaica e não nos Estados Unidos... Por volta de 1960 na Jamaica existiam os "sound systems" muitos populares na ilha, pois sem dinheiro a população dos guetos iam para as ruas e ficavam escutando músicas nesses "sound systems" que eram na época algo como hoje em dia é um trio elétrico para nós aqui, só que em escalas bem, mais bem menores...Daí então com as músicas com ritmos jamaicanos rolando os "toaster" que eram como os mc's (mestre de cerimônias de hoje) ficavam falando frases e discursos sobre as carências da população, os problemas econômicos, a violência nas favelas, enfim sobre a dificuldade em geral da classe baixa dos guetos...

18 A ida desta nova forma de música para América até então, aconteceu no início de 1970, pois vários jamaicanos tiveram que deixar a ilha do Caribe e emigrarem para a América por problemas econômicos e políticos.... Um dos caras que foram para os USA e desembarcaram em Nova Iorque, foi o dj Kool Herc - trazendo em sua bagagem toda a sua experiência naquele ritmo dos guetos da Jamaica... Daí então com a divulgação do novo estilo de se fazer música até então, desconhecido por lá, começou a surgir grupos de rap por todo gueto de NY... Quanto ao primeiro registro fonográfico de rap, a divergências entre os estudiosos, alguns dizem que foi o grupo "Sugar Hill Gang" que gravou o 1º registro em vinil para o grande público, outros falam que foi o grupo "Fatback" com a célebre "King Tim Ill" por volta de

19 Os 4 elementos do Hip Hop são:
O BREAK: representa o corpo através da dança; O MC : a consciência, o cérebro; O DJ: a alma, essência e raiz; O GRAFFITI: a expressão da arte, o meio de comunicação...

20 Algumas imagens sobre Breakdance

21 Conclusão O nosso grupo descobriu que a Arte Urbana não e só graffite’s é também hip-hop e Breakdance, no graffite’s tem quatro estilos de graffite’s que são os seguintes “Throw Up”, “Free Style”, “Wild Style” e “3D Style”.

22 Trabalho Elaborado:


Carregar ppt "Arte Urbana."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google