A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VALORIZANDO E COMPREENDENDO A NOVA GERAÇÃO na adolescência e juventude

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VALORIZANDO E COMPREENDENDO A NOVA GERAÇÃO na adolescência e juventude"— Transcrição da apresentação:

1 VALORIZANDO E COMPREENDENDO A NOVA GERAÇÃO na adolescência e juventude

2 Objetivo da CBB em 2013: Valorizar as crianças, adolescentes e jovens, com ações educacionais e sociais que possibilitem o desenvolvimento espiritual, físico e mental da NOVA GERAÇÃO, como também promover o combate a violência, pedofilia, prostituição e trabalho infantil

3 Capacitar adolescentes e jovens para assumir a missão
Objetivo do estudo Valorizar a NOVA GERAÇÃO através da compreensão do seu modo de ser e de agir Assumir o compromisso de oferecer à NOVA GERAÇÃO, oportunidades de crescimento Buscar formas de atuar na vida de cada adolescente e jovem do seu convívio agindo com afeto e solidariedade Capacitar adolescentes e jovens para assumir a missão

4 LEITURA BÍBLICA “O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a nossos filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez.” Sl 78: 3-4

5 QUEBRA – GELO Você recebeu apoio na adolescência e juventude? De quem?
Compartilhe com alguém ao seu lado: Você recebeu apoio na adolescência e juventude? De quem?

6 VÍDEO: SuperNanny – O que é adolescência?
Adolescência é a fase que marca a transição entre a infância e a idade adulta. Com isso essa fase caracteriza-se por alterações em diversos níveis - físico, mental e social - e representa para o indivíduo um processo de distanciamento de formas de comportamento e privilégios típicos da infância e de aquisição de características e competências que o capacitem a assumir os deveres e papéis sociais do adulto. Wikipédia (Enciclopédia livre) VÍDEO: SuperNanny – O que é adolescência?

7 Problemas sociais e psicológicos que podem surgir:
Anorexia gravidez na adolescência depressão bullying problemas de desempenho escolar uso de drogas suicídio

8 SUGESTÃO Trocar experiências com outros pais, com pessoas mais velhas, com profissionais especialistas da escola e da igreja, pode facilitar um melhor relacionamento com os adolescentes e a superação das dificuldades que possam surgir.

9 PARA REFLEXÃO: Você tem demonstrado amor pela Nova Geração? Busca o diálogo? Respeita a busca pela identidade? Ou exagera nas cobranças?

10 2- Valorizar é compreender e dar oportunidades de crescimento
no lar, na escola e na igreja,

11 Desenvolvimento de dons
através da música, do teatro, da oratória, dos esportes, das oportunidades de liderança, dos estudos, etc.

12 Realidade brasileira Nem toda criança, adolescente e jovem, tem acesso à educação, à saúde e ao trabalho, para viver dignamente. O homicídio é a maior causa de morte entre jovens de 15 a 17 anos.

13 PARA REFLEXÃO: Você tem dado oportunidade de crescimento à Nova Geração? Tem ajudado financeiramente a um jovem necessitado? Tem contribuído com instituições infanto-juvenis?

14 3- Valorizar é compartilhar experiências
Fase das decisões o que estudar, com quem namorar, os amigos, a roupa que gosta de usar, o vocabulário, as músicas de sua preferência, etc.

15 3- Valorizar é compartilhar experiências
Com Deus Com familiares Na intimidade No lazer

16 O adolescente possui características peculiares
onipotência (considera que tem todo poder) oscilações de humor contradições (muda constantemente de opinião) diversas formas de se expressar gosta da reflexão (ouve e pouco fala) busca o autoconhecimento pode ser resistente pode ser rebelde

17 Pais de adolescentes devem priorizar:
Estabelecer normas Dar oportunidades Falar de suas verdades Apontar os limites Permitir escolhas Demonstração de afeto Compreensão Ser flexível Saber ouvir Ser firme quando precisar “Os adolescentes são críticos e observam a coerência do que se fala e do que se vive”.

18 PARA REFLEXÃO: Você tem demonstrado acolhimento à Nova Geração?
Estabelece limites para possibilitar um crescimento saudável?

19 4- Valorizar é fazer discípulos e entregar a missão à juventude
“O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a nossos filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu poder, e as maravilhas que fez.” Sl 78: 3-4

20 Preparar discípulos fiéis a Jesus Cristo
Discípulos que cumpram a missão de pregar o evangelho. Discípulos que amem os perdidos e sejam testemunhas do amor de Deus em suas vidas. Discípulos de Cristo que produzam outros discípulos: filhos na fé.

21 PARA REFLEXÃO: Você tem instruído a outros?
Quem são seus discípulos na fé? Você pode afirmar igualmente ao apóstolo Paulo: “Tu, (Timóteo), porém, tens seguido, de perto, o meu ensino, procedimento, propósito, fé, benignidade, amor, perseverança...” 2 Tm 3:10

22 5- Valorizar é superar os conflitos de geração na FAMÍLIA
Com diálogo, flexibilidade e muito AMOR

23 5- Valorizar é superar os conflitos de geração na IGREJA
Na música, na vestimenta, nas tradições, e outros

24 PARA REFLEXÃO: Você tem recebido bem a Nova Geração na igreja?Sabe de onde eles vêem? Quem são seus pais? Tem demonstrado interesse e compreensão pela forma deles se comunicarem, de adorar e louvar a Deus? O que você pode fazer e não está fazendo para valorizar a Nova Geração?

25 Conclusão No relacionamento fraternal,
o amor sempre é paciente e tudo supera. Por isso, ame, ame, ame a Nova Geração. Trate com carinho, com mais cuidado, com mais compreensão e com certeza um bom retorno acontecerá.

26 Sugestões para o estudo:
Vídeos: SuperNanny – O que é adolescência, 2min50. Power Point: TORCIDA de Carlos Drummond de Andrade, 4 min. Motivação para pais e filhos de Içami Tiba, 6min45 Sites: www. clickfamilia.org.b

27 Revista Visão Missionária
UFMBB MCA Revista Visão Missionária Pesquisa: Produção:


Carregar ppt "VALORIZANDO E COMPREENDENDO A NOVA GERAÇÃO na adolescência e juventude"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google