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Nome do Curso: GESTÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS

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Apresentação em tema: "Nome do Curso: GESTÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS"— Transcrição da apresentação:

1 Nome do Curso: GESTÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Facilitador: Prof. Rosival Fagundes Analista SEBRAE-Ba

2 Definição PROJETO “Um projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo.” (*) * PMBOK® (A Guide to the Project Management Body of Knowledge

3 GESTÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS
PROJETO X ROTINA

4 ROTINA - Resultados Padrão.
Ciclos curtos de duração; Podem ser desenvolvidas por apenas uma pessoa; Características bem conhecidas ; Não tem cronologia muito acentuada ;

5 PROJETO - Resultados Inovadores
Atividades integradas com alto conteúdo de inovação . Tarefas pouco ou quase nada rotineiras • Pessoas e sistemas têm que ser adaptados . • Possuem uma cronologia bem definida.

6 Atividades Rotineiras
• Contínua e realizada diariamente •Prazos mais flexíveis •Conhecidas e dominadas • Abrangência menor •Recursos humanos são fixos Repetem-se em períodos de tempo estabelecidos

7 PROJETOS • Prazos que devem ser cumpridos ; Prazos mais rígidos ;
•Incertezas ; Abrangência maior •Recursos humanos temporários • Data de início e término

8 O QUE É UM PROJETO? Plano para realização de um ato.
Descrição escrita e detalhada de um empreendimento a ser realizado. Planejamento sistemático de ações para resolução de um problema que detalha: O que será feito? Como será feito? Por quê? Por quem? Com que recurso? Em que prazo?

9 Por que elaborar um projeto?
Facilita a solução de problemas. Indica o que deve ser feito e a forma de fazê-lo. Identifica os recursos necessários para a solução dos problemas.

10 Planejamento O planejamento é o processo de formular e revisar as metas e objetivos do projeto e delinear os planos que serão usados para cumprir os propósitos que o projeto se propôs a atingir.

11 ESTRUTURA DO PROJETO 1.Objetivos; 2.Justificativa; 3.Metas;
4.Metodologia; 5.Cronograma; 6.Orçamento; 7.Definição de papéis da equipe.

12 OBJETIVOS Corresponde a uma situação desejada no futuro
É o resultado final que se espera obter com a realização do projeto. Para estabelecer um objetivo é preciso conhecer não só o problema que se quer resolver, mas o contexto em que este está inserido.

13 JUSTIFICATIVA Deve descrever por que desenvolver o projeto e por que intervir sobre o problema. Destaca outras iniciativas adotadas para solucionar o problema abordado e os principais resultados obtidos.

14 JUSTIFICATIVA Justificativa é tudo aquilo que está oculto no
objetivo, isto é, é a razão de ser do projeto, o benefício gerado por ele. É de difícil mensuração porque representa, na maioria das vezes, um sentimento da organização. Exemplo: Queremos montar nossa filial em Porto Alegre para aumentarmos em 30% nosso market share no país e estabelecermos uma base para futuras expansões para outros países do mercosul

15 METAS Podem ser definidas como as etapas , ou os passos necessários para alcançar o objetivo. Objetivos são qualificáveis e as metas são quantificáveis.

16 METAS SMART S ESPECIFÍCAS M MENSURÁVEIS A ALCANÇÁVEIS T TEMPORAIS
R REALIZÁVEIS

17 METAS E JUSTIFICATIVAS
Todo projeto necessita de metas e justificativas claras e tangíveis, e suas entregas e produtos devem ser bem definidos

18 METAS DO PROJETO Uma meta só é meta, se for SMART - que quer dizer "esperto", em inglês. Ela tem que atender alguns requisitos, tendo que ser: * S - eSpecífica (e eScrita, de preferência) * M - Mensurável * A - Alcançável (nada de projetos lunáticos ou pequenos demais) * R - Relevante (em termos pessoais) * T - Temporal (com data para acontecer) Exemplo: nosso objetivo é montar, em Porto Alegre, uma filial da empresa com toda a infra-estrutura da matriz, dentro de um prazo máximo de 18 meses e um custo total de US$ ,00.

19 DIAGNÓSTICO É uma condição prévia à elaboração do projeto. É condição necessária para pensar sobre que problema se quer intervir. Diagnóstico é o retrato do presente. Serve para levantar informações na tomada de decisão.

20 ESTRUTURA DO PROJETO A partir do estabelecimento das metas, agora é preciso definir: Como essas metas serão implementadas na prática, Por quem? Quando? Com que recursos?

21 METODOLOGIA Descreva passo a passo como as atividades serão desenvolvidas. Deve apresentar as estratégias a serem adotadas para cumprir as metas e alcançar os objetivos propostos.

22 METODOLOGIA MONITORAMENTO:
O monitoramento do projeto permite identificar com as ações estão acontecendo e se os resultados esperados estão se concretizando.

23 CRONOGRAMA FÍSICO Apresenta quando cada atividade será desenvolvida, o que ajuda a visualizar que metas ou atividades precisam ser executadas primeiro. Pode ser apresentado em uma tabela, nas linhas são dispostas as metas e as atividades e nas colunas, são marcados os períodos de realização.

24 EQUIPE Dimensionamento da equipe deve ser feito em função das atividades propostas no projeto Pessoas da própria instituição Pessoas de instituições parceiras Pessoas da comunidade Técnicos contratados.

25 ORÇAMENTO A origem dos recursos. É necessário destacar quais são as despesas custeadas pelo financiamento e quais são as contrapartidas das instituições envolvidas. Todos os itens relacionados ao projeto devem ser considerados no orçamento, o trabalho das pessoas envolvidas na realização do projeto e o uso das instalações e equipamentos.

26 CARACTERÍSTICAS DOS PROJETOS
Os projetos são de natureza temporária Os projetos estarão concluídos quando as metas forem alcançadas Projetos possuem recursos próprios Um projeto bem sucedido é aquele que atende ou excede as expectativas dos stakeholders.

27 STAKEHOLDERS do Projeto
Gerentes de departamento Clientes Distribuidores Gerente do Projeto Diretoria Fornecedores Gerentes executivos

28 HABILIDADES DO GERENTE DE PROJETOS
Habilidades nas comunicações Habilidade de escutar Habilidade de persuadir Habilidades organizacionais Planejamento Estabelecimento de objetivos Análise Habilidades no gerenciamento do time Empatia e Motivação Espírito de corpo

29 Como nasce um projeto? 1. Demanda do mercado
2. Necessidade empresarial 3. Solicitação do cliente 4. Avanço tecnológico 5. Exigência legal 6. Necessidade social

30 Projetos (exemplos) Implantação de um novo sistema de armazenagem
Lançamento de uma nova unidade/ produto Implantação de Just-in-Time Criação de um centro de distribuição

31 ATIVIDADE Cada equipe vai pensar em um problema para resolver na comunidade ou na empresa, e escrever um PROJETO (plano) para apresentação em 15 a 20 minutos.

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39 CARACTERÍSTICAS DO CICLO DE VIDA DE PROJETOS
• Definir o início e o fim do projeto . • Determinar quais ações de transição deveriam estar ou não incluídas ao final das fases projeto ou entre os projetos • Definir o trabalho ou esforço técnico que deveria ser feito em cada fase do projeto Determinar as pessoas que deveriam estar envolvidas em cada fase do projeto .

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