A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A colonização e a regionalização do continente americano

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A colonização e a regionalização do continente americano"— Transcrição da apresentação:

1 A colonização e a regionalização do continente americano
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Geografia Homem & Espaço A colonização e a regionalização do continente americano

2 Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva
POR QUE O INGLÊS? A manchete da página do jornal gritava que “Negócios com delivery crescem em SP”. Assim, sem nenhum destaque para a palavra delivery, como se ela fosse velha freguesa do Aurélio e de todos nós. Delivery aparece em faixas e cartazes de pizzarias e casas de comida chinesa sem destaque, e ninguém mais se surpreende, porque este país “muderno” está aberto para as novidades mais edificantes. O que se há de fazer? Delivery é muito mais bonito e tem sentido bem mais amplo e significativo do que “entrega”. Não é mesmo? (…)

3 Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva
E tome software (programa), upgrade (expansão), (correio eletrônico), delete, mãe de “deletar” (apagar, excluir); plug, que produziu plugar, já aurelizado como “ligar”. “Agabeó” - Quanto a call center, é como são conhecidas por aqui as centrais telefônicas automáticas controladas por computador ou “equipamento” controlado por “computador”. Não fica bem para ninguém utilizar expressões nacionais como “centro de telefonia” ou “centro telefônico” ou “central telefônica”. É call center mesmo e não se fala mais nisso.

4 Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva
Na área de negócios, no mundo dos chamados “executivos”, a língua é mais mista do que nunca: meeting (reunião, encontro), sales manager (gerente de vendas), workshop (seminário), briefing (resumo), board (conselho empresarial), budget (orçamento), chairman (presidente de uma empresa), cash flow (fluxo de caixa), check-out (conferência final) e muitas outras palavras (...)

5 Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva
Quando têm tempo, entre um meeting e outro, dão uma “zapeada” na TV e uma olhada na HBO. É preciso pronunciar algo como “eitchbiou” em vez de “agabeó”. Vários deles têm seu personal trainer, em vez de “treinador” ou “instrutor pessoal”. Na realidade, alguns chamam o instrutor físico de personal training, que vem a ser algo como “treino pessoal”. Coisa fina. “Tirar casquinha” - E os shopping centers, que nasceram aqui com esse nome nacional, em vez de “centros de compras” ou “centros de lojas” ? Lojas anunciam 50% off ou sale na tentativa de atrair clientes para os supostos descontos ou liquidações. Lá todos se sentem no Primeiro Mundo. O melhor dos mundos.(...)

6 Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva
Conversa Em sua opinião, por que a presença da língua inglesa no Brasil vem se tornando cada vez mais marcante? De que maneira é possível notar a presença da língua inglesa no lugar onde você vive? Quais as possíveis consequências do emprego cada vez maior de expressões em inglês no Brasil, considerando as condições socioeconômicas e o nível educacional do país?

7 O continente Americano
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva O continente Americano É o segundo continente mais extenso do mundo. Estende-se no sentido longitudinal do oceano Glacial Ártico até cerca de km da Antártida. É separado dos demais continentes por dois grandes oceanos que o circundam: o Atlântico e o Pacífico. É constituído por duas grandes porções continentais: América do Norte e América do Sul. Entre elas existe uma estreita faixa de terra, que com as Antilhas, forma a América Central.

8 Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva
A América no mundo Mário Yoshida Fonte: Atlas geográfico escolar. Rio de Janeiro: IBGE, p. 39 (adaptado).

9 América Latina e América Anglo-saxônica
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva América Latina e América Anglo-saxônica Os anglo-saxões e os latinos Se considerarmos a língua falada e os traços culturais impostos pelos colonizadores, a América pode ser subdividida em: • América Anglo-saxônica: - Canadá e Estados Unidos. - Língua inglesa. - Religião protestante. • América Latina: - México, América Central e América do Sul. - Portugueses e espanhóis. - Religião católica. - Línguas mais faladas: espanhol e português.

10 América Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Mário Yoshida Fonte: Elaborado pelos autores com base em Atlas La France et le monde. Paris: Nathan, p.134.

11 Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva
Conversa O que foi considerado para estabelecer essa divisão regional no continente americano? Que outro título você daria a esse mapa? Além das línguas oficiais de cada país, quais também são faladas na América?

12 Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva
É correto afirmar que a América Latina corresponde às Américas Central e do Sul? Por quê? Em sua opinião, se fôssemos estabelecer uma divisão regional de acordo com o nível de desenvolvimento socioeconômico, ela seria igual à do mapa? Por quê?

13 Colonização de exploração
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Colonização de exploração O continente americano Primeira área colonizada e organizada para atender às exigências e aos interesses comerciais do capitalismo. A partir dos séculos XV e XVI Estados-Nação começaram a retirar de suas colônias tudo que podiam de valioso Introduziram o cultivo de vários produtos de alto valor no mercado europeu, como a cana-de-açúcar, o algodão e o tabaco.

14 colonização de exploração.
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Utilizaram mão de obra escrava dos indígenas e, posteriormente, dos africanos escravizados. Colonização baseada na retirada de recursos e riquezas naturais das colônias com o uso de mão de obra escrava. colonização de exploração.

15 Colonização de povoamento
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Colonização de povoamento Foi posta em prática nos EUA e no Canadá, diferentemente do que ocorreu na maior parte do continente. Os ingleses fixaram-se entre os montes Apalaches e a costa atlântica, organizando 13 colônias. Colônias do norte Nova Inglaterra Seus habitantes dedicaram-se à agropecuária praticada em pequenas propriedades. e ao desenvolvimento de atividades artesanais, para atender às necessidades locais.

16 As treze colônias da América do Norte (século XVIII)
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva As treze colônias da América do Norte (século XVIII) Mário Yoshida Fonte: Manoel Maurício de Albuquerque e outros. Atlas histórico escolar. Rio de Janeiro: MEC, p.62 (adaptado).

17 Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva
Os franceses Estabeleceram-se no sudeste do atual território canadense, região que passou a ser chamada de Nova França. Por longo tempo, as atividades mais importantes desenvolvidas nessa área foram a caça de animais de peles raras, a pesca e a comercialização desses produtos.

18 Colônias do sul O clima subtropical
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Colônias do sul O clima subtropical favorecia o desenvolvimento de culturas agrícolas, atividades que atendiam aos interesses do mercado europeu. O modelo de colonização do sul não se diferenciou daquele que havia sido implantado na América Latina.

19 As relações de dependência na América
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva As relações de dependência na América Apesar de haver conquistado independência política, a maioria dos países americanos ainda não conseguiu obter a independência econômica e cultural. EUA exercem influência tanto em termos políticos como em termos econômicos e culturais. sobre um grande número de países. Os valores culturais norte-americanos estão presentes em várias partes do mundo, expressos na forma de vestir, na música e na alimentação, entre outros elementos.

20 Cultura McWorld Leia o texto:
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Leia o texto: Cultura McWorld “A cultura mundial americana – a cultura McWorld – é menos hostil que indiferente à democracia: seu objetivo é uma sociedade universal de consumo que não seria composta nem por tribos nem por cidadãos, todos maus clientes potenciais, mas somente por essa nova raça de homens e mulheres que são os consumidores. O verdadeiro poder situa-se de um só lado, como quando a jiboia engole o sapo. Tal qual a jiboia, McWorld fantasia-se um instante com as cores das culturas que absorve; por exemplo, a pop music, enriquecida pelos ritmos latinos e pelo reggae.

21 Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva
Mas, no final das contas, Music Television (MTV), McDonald’s e Disneylândia são antes de tudo ícones da cultura norte-americana, cavalos de Troia dos Estados Unidos imiscuindo-se nas culturas das outras nações. McWorld é uma América que se projeta em um futuro moldado por forças econômicas, tecnológicas e ecológicas que exigem integração e uniformização. Para as grandes marcas – Coca-Cola, Nike, Levi’s ou McDonald’s –, vender produtos norte-americanos é vender a América: sua cultura popular, sua pretensa prosperidade, seu imaginário e mesmo sua alma.” Adaptado de Benjamin R. Barber. Cultura McWorld. In: Por uma outra comunicação – mídia, mundialização cultural e poder (Org.: Dênis de Moraes). Rio de Janeiro: Record, 2003, p

22 Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva
Conversa Para você, e de acordo com o texto, o que é cultura McWorld, expressão que pode ser traduzida como cultura McMundo? A empresa McDonald’s tornou-se um dos símbolos da presença e da dominação dos Estados Unidos no mundo todo. Mas o domínio desse país está presente em nosso cotidiano de muitas outras formas. Dê exemplos da influência estadunidense: no vestuário; na arte (música, cinema, literatura); no lazer.

23 Canadá É relativamente dependente dos EUA no aspecto econômico.
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Canadá País desenvolvido. É relativamente dependente dos EUA no aspecto econômico. Sua população desfruta de boas condições de saúde, alimentação, habitação, educação etc.

24 América – Organização espacial conforme critérios políticos e socioeconômicos
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Mário Yoshida Fonte: Geographie second. Paris: Nathan, p.49 (adaptado).

25 Conversa Quais informações o mapa apresenta?
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Conversa Quais informações o mapa apresenta? Quais são os países desenvolvidos? Em que parte do continente americano estão situados? Os países subdesenvolvidos estão classificados em dois grupos. Qual é a diferença entre eles?

26 Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva
Um único país americano apresenta organização político-econômica e social diferente dos demais. Que país é esse e qual seu modelo de organização? O mapa mostra que o continente americano é, em sua maior parte, desenvolvido ou subdesenvolvido?

27 Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva
Pode-se verificar, no mapa, que a América Latina não é um conjunto homogêneo de países subdesenvolvidos. Alguns fatores acabaram provocando uma diferenciação de ordem econômica e social entre os países latino-americanos: o tempo de duração do processo de colonização; a maneira como se desenvolveu esse processo; a forma de integração no mercado internacional após a independência política; as formas de aproveitamento dos recursos naturais; a maneira como as riquezas foram distribuídas; o volume de dinheiro investido em educação e saúde, entre outros aspectos.

28 Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva
De acordo com esses fatores, os países da América Latina podem ser assim agrupados: • países capitalistas com atividade industrial diversificada: são os que apresentam produção relativamente elevada em diversos setores industriais; • países capitalistas exportadores de produtos primários (agrícolas e/ou minerais); • país socialista exportador de produtos agrícolas: Cuba.

29 América Latina – o subdesenvolvimento no continente americano
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva América Latina – o subdesenvolvimento no continente americano A divisa entre os Estados Unidos e o México não é apenas a área limítrofe entre esses dois países. É também a divisa entre a América desenvolvida (Anglo-saxônica), ao norte, e a América subdesenvolvida (Latina), ao sul. Os países da América Latina compõem uma parte da periferia do sistema capitalista, subordinando-se aos interesses das potências econômicas mundiais de acordo com a Divisão Internacional do Trabalho. Limítrofre: que se situa nos limites de uma região.

30 Observe a tabela a seguir.
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Alguns dos indicadores da diferença entre essas duas Américas são a taxa de mortalidade infantil e a esperança de vida. Observe a tabela a seguir. Fonte: L’état du monde, 2007.

31 Conversa Que grupo de países americanos apresenta maior população?
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Conversa Que grupo de países americanos apresenta maior população? Que grupo apresenta o menor índice de mortalidade infantil? Que grupo apresenta a maior expectativa de vida? Que grupo apresenta os melhores indicadores?

32 As indústrias de ponta no mundo – início do século XXI
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva As indústrias de ponta no mundo – início do século XXI Mário Yoshida Fonte: L’espace mondial – geographies. Paris: Magnard, p. 55 (adaptado).

33 Os países subdesenvolvidos caracterizam-se:
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva O mapa revela uma forte concentração das indústrias de ponta nos países desenvolvidos. Os produtos fabricados por essas indústrias são de valor bastante elevado e, ao serem exportados, geram lucros consideráveis para seus países. Os países subdesenvolvidos caracterizam-se: pela dependência — tecnológica, cultural e financeira — em relação aos desenvolvidos.

34 Na prática, a dependência é, em parte, representada:
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Na prática, a dependência é, em parte, representada: pela necessidade de investimentos realizados por empresas multinacionais; por empréstimos concedidos pelos governos e bancos dos países desenvolvidos pela importação de bens de alta tecnologia; pela remessa de lucros das empresas transnacionais instaladas nesses países; pela influência na cultura e nos modos de vida das sociedades latino-americanas. Entre os países do Sul, os latino-americanos estão entre os que possuem as maiores dívidas externas.

35 Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva
Dívida externa É possível dizer que praticamente todos os países latino-americanos já “nasceram” endividados. Quando se tornaram independentes politicamente, já possuíam dívidas com outros países. Faltando-lhes recursos para promover o próprio desenvolvimento. Principalmente com a Inglaterra. Mas para seguir o modelo de desenvolvimento dos países centrais. Que têm por base a industrialização. É fundamental dispor de capital e de recursos.

36 usinas hidrelétricas; siderúrgicas; rodovias; estradas de ferro;
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva A saída encontrada pelas classes dirigentes dos países latino-americanos foi recorrer a empréstimos externos. Boa parte do dinheiro que os países desenvolvidos emprestaram aos países latino-americanos foi utilizada em obras de infra-estrutura: usinas hidrelétricas; siderúrgicas; rodovias; estradas de ferro; edifícios públicos etc.

37 Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva
Evolução da dívida externa de alguns países latino-americanos entre 1970 e (em milhões de dólares) *Dados de 2002. Fontes: Banco Mundial. Relatório sobre o desenvolvimento mundial, 1989, 1997 e 2007 / Agência Alemã de Notícias (DPA), 1995 / L’état du monde, 2004 e 2007 / Eclac. Statistical Yearbook for Latin America and the Caribbean, p. 286.

38 Conversa De que se trata a tabela?
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Conversa De que se trata a tabela? Quais são os três países com maior dívida externa? Os dados indicam crescimento ou diminuição do endividamento desses países no período considerado?

39 Crise da dívida externa e seu agravamento
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Crise da dívida externa e seu agravamento Os países da América Latina enfrentaram sérios problemas econômicos nos anos 1980. Em razão: dos altos juros pagos aos governos e bancos dos países desenvolvidos; da diminuição dos investimentos estrangeiros; da queda nos preços das matérias-primas agrícolas e minerais. Essa situação ficou conhecida como a crise da dívida externa.

40 Consequências: Diminuição no ritmo de crescimento econômico.
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Consequências: Diminuição no ritmo de crescimento econômico. Com o aumento do desemprego. Primeira metade da década de 1980. O Estado diminuiu seus investimentos na construção de obras de infra-estrutura, geradoras de emprego e, consequentemente, de melhoria nas condições de vida. Setores essenciais do ponto de vista social, como saúde e educação, também foram afetados.

41 Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva
Observe a charge. Maringoni Por que a personagem diz que o problema da dívida pode ser visto nas ruas? Que relação existe entre a situação observada pela personagem e a dívida externa?

42 Qual é o problema com relação ao mapa de Manolito?
Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Leia a tira. Quino. Toda Mafalda. São Paulo: Martins Fontes, p. 322. Qual é o problema com relação ao mapa de Manolito?

43 Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva
Observe o mapa. Mário Yoshida Fonte: Elaborado pelos autores com base em Compact world atlas. Londres: Dorling Kindersley, p. 13.

44 Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva
Conversa O mapa destaca apenas parte da América. Como se chama essa parte? Qual é o critério de regionalização utilizado para definir os limites dessa área? Cite dois países da parte ístmica e dois da parte insular. A área destacada no mapa está localizada em qual zona térmica? Como é possível fazer essa afirmação?

45

46


Carregar ppt "A colonização e a regionalização do continente americano"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google