A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA E DA FÍSICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA E DA FÍSICA"— Transcrição da apresentação:

1 INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA E DA FÍSICA
Ciências - Profª. Adriana Amorim 9º ano A

2 A Química e a Física são dois ramos da ciência que têm contribuído para facilitar a nossa vida.
As conquistas associadas a elas impulsionaram e aperfeiçoaram diversas áreas do conhecimento humano como medicina, agricultura, astronomia, odontologia, entre outros. Exemplos dessas facilidades: eletroeletrônicos (batedeira, liquidificador, rádios), eletrônicos: (tv, geladeira, computadores, celulares, telescópios), automóveis, protéses(membros), medicamentos, comésticos, alimentos, entre muitas outras coisas. Para entendermos a Química e a Física temos que entender o que é matéria e energia.

3 MATÉRIA E ENERGIA

4 A matéria e a energia surgem com o surgimento do Universo.
COMO SURGIU O UNIVERSO? - A ciência Cosmologia (que estuda o Universo) considera a Teoria do Big Bang.

5 Teoria do Big-Bang

6 Em 1923, o astrônomo Edwin Hubble ( ), servindo de um telescópio, descobriu que a maioria das galáxias se afasta uma das outras. Essas observações levaram-no a concluir que as galáxias no passado, já haviam sido mais próximas. Observações mais recentes constataram que o Universo será maior do que é atualmente e que, no passado, ele foi menor do que é hoje.

7 Surge então a explicação mais aceita sobre a origem do universo, que é baseado na teoria da Grande explosão, em inglês Big-Bang. Há aproximadamente 14 bilhões de anos, um estado inicial extremamente quente e denso propiciou essa grande explosão, gerando uma enorme nuvem de poeira cósmica. Iniciou-se o processo de formação de partículas fundamentais como prótons, elétrons e nêutrons.

8 A longo deste processo, a temperatura foi diminuindo, até permitir que essas partículas formassem os primeiros núcleos de átomos de hidrogênio. A fusão dos núcleos atômicos de hidrogênio, deu origem ao elemento químico hélio. A partir daí, formaram-se as primeiras estrelas como bolas de gás. Surgiram estrelas menores que deram origem a elementos químicos como carbono, oxigênio, silício, enxofre e ferro.

9 Já em estrelas gigantes, com temperaturas de milhões de graus, ocorreram explosões que liberaram imensas quantidades de energias, chamadas de supernovas e que propiciaram a formação do chumbo e o urânio e espalharam no espaço, nuvens de gás e poeira interestelar. A partir dessas nuvens originaram outras estrelas e o planetas. Devido a atração entre suas partículas, estas nuvens começaram a se contrair e a girar formando um disco material estelar. As partículas agregadas foram se separando e dando origem aos planetas e satélites.

10 Através deste movimento circular, é possível que o Sol e os planetas do Sistema Solar tenham se formado, devido ao movimento dos planetas em órbitas ao redor do Sol. Essa teoria é mais aceita, porém não é a única: Universo estacionário: sempre foi desta forma e continuará sendo. Big Crunch: em trilhões de anos, após uma expansão máxima, as galáxias começarão a se aproximar até se chocarem em uma grande implosão.

11

12 Movimentos giratórios – redemoinhos aglomerando partículas
Explosão de um estrela Nuvem de gás e poeira Movimentos giratórios – redemoinhos aglomerando partículas No centro do disco a temperatura atinge ºC Formação do sistema solar

13 RELAÇÕES ENTRE MATÉRIA E ENERGIA

14 Estamos envolto em um mundo de matéria e energia !
Matéria: seres vivos, ar, terra, água, rocha, objetos, etc.

15 Energia: entidade responsável por fazer existir, transformar e movimentar a matéria. Todas as ações ou modificações que se queira realizar com a matéria depende de alguma forma de energia. A descarga elétrica do raio aquece e expande o ar ao seu redor. Quando uma nova massa de ar ocupa esse espaço, ocorre um estrondo sonoro – o trovão.

16 Após a descoberta do fogo, a matéria pôde ser transformada por sua ação.
Exemplo - Produção de calor e luz através da queima da madeira, proporcionando ambientes aquecidos e mais claros, e cozimento dos alimentos alterando textura, sabor e consistência.

17 Ao longo dos anos, o homem percebeu que utilizando o calor, poderia separar metais e cozer barro, criando assim muitos utensílios.

18 - Nos dias atuais, o homem é capaz de utilizar a combustão para as mais variadas situações, criando vários tipos de objetos.

19 ENERGIA E SUAS FORMAS A energia não tem forma, cor, odor ou sabor.
Pode-se dizer que a “energia é aquilo de que se necessita para realizar qualquer tarefa ou trabalho”. Conclusão: A energia pode se Manifestar de várias formas, movimento, calor, térmica, eletricidade, luz e som.

20 ENERGIA TÉRMICA: proveniente da queima de algum material (calor), ou do sol (energia solar). Responsável pelo aumento da temperatura dos materiais.

21 ENERGIA QUÍMICA: armazenada em nosso corpo provenientes dos alimentos que ingerimos é convertida em energia para a manutenção da vida.

22 ENERGIA ELÉTRICA: obtida através de uma corrente elétrica.

23 ENERGIA LUMINOSA: produz luminosidade e auxilia nos processos bioquímicos.
Produção de vitamina D

24 ENERGIA EÓLICA: proveniente dos ventos.

25 ENERGIA CINÉTICA: é a energia associada ao movimento
ENERGIA CINÉTICA: é a energia associada ao movimento. Todo o corpo em movimento possui uma determinada quantidade de energia cinética.

26 ENERGIA NUCLEAR: proveniente de fenômenos que ocorrem no núcleo dos átomos, que liberam quantidades imensas de energias, denominados Fissão nuclear e fusão nuclear.

27 ENERGIA POTENCIAL: é a energia armazenada nos corpos.
O peixe apresenta energia potencial gravitacional. Ao iniciar o movimento de saída do copo, esta energia é convertida em energia cinética. A corda esticada do arco-e-flecha armazena energia potencial elástica. Quando o arqueiro solta a corda, esta energia é transformada em energia cinética.

28 Princípio da Conservação da Energia
“ A energia não pode ser criada, nem destruída, mas apenas convertida.” Energia elétrica energia cinética Energia elétrica energia luminosa Energia elétrica energia térmica Energia nuclear energia elétrica Energia luminosa energia química

29 O que estuda a Química? É a parte da ciência que estuda a estrutura, a composição e as propriedades da matéria e também as transformações as quais ela passa. Ex: - processo da digestão - combustão - decomposição de alimento - produção de alimentos, medicamentos, cosméticos, etc.

30 O que estuda a Física? É a parte da ciência que estuda a Natureza, visando entender e sistematizar os princípios fundamentais que regem os fenômenos naturais, como o movimento dos corpos e as manifestações da energia e suas transformações.

31 A Física e a Química são chamadas de Ciências exatas e experimentais porque se servem da matemática, como recurso básico. Também requerem a realização de experimentos que possibilitem a repetição dos fenômenos para sua melhor compreensão.

32 Considere os seguintes materiais e/ou situações
Considere os seguintes materiais e/ou situações. Quais deles fazem referência à matéria e quais se referem à energia? Um pedaço de ferro. Uma orquídea. O calor da chama de uma fogueira. Uma porção de terra. O som de uma musica espalhando-se pela sala. A luz do Sol iluminando a manhã. Matéria: a, b e d / Energia: c, e, e f

33 CONHECENDO ALGUNS CIENTISTAS
Página 17 e 18.


Carregar ppt "INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA E DA FÍSICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google