A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Conversando sobre Educação, Escola e Pedagogias Culturais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Conversando sobre Educação, Escola e Pedagogias Culturais"— Transcrição da apresentação:

1 Conversando sobre Educação, Escola e Pedagogias Culturais
Roney Polato

2 EXPERIÊNCIAS PODER SUBJETIVIDADE CONHECIMENTOS VALORES CRENÇAS VISÃO DE MUNDO NORMAS

3 “[...] os indivíduos aprendem desde muito cedo – eu diria que hoje desde o útero – a ocupar e/ou reconhecer seus lugares sociais e aprendem isso em diferentes instâncias do social, através de estratégias sutis, refinadas e naturalizadas que são, por vezes, muito difíceis de reconhecer”. (Meyer, 2003)

4 4 4

5 É importante ressaltar:
Educação... aprender, ensinar... pedagogias... Isso está muito além dos muros da escola!

6 PEDAGOGIAS CULTURAIS “Para além da instituição escolar, existe e ocorre "pedagogia" em todo o espaço social em que saberes são construídos, relações de poder são vividas, experiências são interpretadas, verdades são disputadas.” (Corazza, 2001)

7 ... espaços pedagogicamente culturais, onde sempre é possível desconstruir e reconstruir as relações entre cultura, conhecimento e poder (Corazza, 2001)

8 enunciados científicos
histórias mercadorias experiências linguagens instituições sentimentos cultura arquiteturas organizações regulamentos enunciados científicos desejos proposições morais relações textos ideias

9 Cultura... Representações... Poder...
A cultura é um campo de disputas na formulação e fixação de significados pelos grupos culturais. Produção de verdades.

10 Dinâmica cultural EU (referência, padrão) Masculino Branco
Heterossexual Cristão Adulto/jovem [...] Dinâmica cultural OUTRO (diferente, excêntrico, exótico...) Todas as categorias que não se incluem no padrão...

11 A educação é um processo cultural.
Precisamos ampliar aquilo que chamamos de “educação” e aquilo que adjetivamos de “educativo”. A educação é um processo cultural.

12 E o que a escola tem a ver com isso?
Antes... Lugar da Razão (Libertar o sujeito pela Razão: projeto do Iluminismo) Lugar da Norma (Normatizar – Socializar = produzir sujeitos)

13 E hoje?

14 Sentimento de crise: a escola não é mais o que era
Sentimento de crise: a escola não é mais o que era... os alunos não são mais os mesmos... os professores também não... Qual a nossa representação cultural da escola? Como isso influencia nosso trabalho? Qual seu papel hoje? Que conhecimentos circulam por ela? Que sujeitos circulam por ela? Que educação fazemos na escola? Qual o nosso projeto para as crianças que estão lá?

15 Hierarquização dos sujeitos
A escola se constitui em um espaço de operações de poder... incluir/excluir (pertence, não pertence); demarcar fronteiras (nós/eles, dentro/fora) classificar (bons/maus, puros/impuros, certos/errados, saudáveis/doentios), normalizar (normal/anormal)... Hierarquização dos sujeitos

16

17 Possibilidades... Talvez, possamos nos preocupar menos com questões metodológicas de transmissão e processos de avaliação do que com os modos como os saberes e os produtos culturais são fabricados, divulgados e consumidos. Promover uma prática que questiona os discursos culturais que moldam as experiências, as relações, os gestos e os gostos cotidianos.

18 Possibilidades... Estar atento ao intolerável... Promover um ambiente de questionamento... Suspeitar das soluções imediatas, dos pensamentos prontos, das receitas únicas, que se aplicam a qualquer situação... Buscar formação...

19 Formação... Formação docente: por que precisamos dela?
Buscar respostas... Levar perguntas... Encontro com a dúvida: incerteza, insegurança (o que fazemos com isso? = movimento, mudança, busca) Os saberes da experiência podem ser desacomodados pelos saberes dessa formação...

20 Com a formação... Assumir uma postura de análise, de crítica... Pensar, dizer, fazer algo diferente... Docência artística – (re)criar, (re)inventar... manter viva a pergunta... reescrever os roteiros rotineiros de outras épocas.

21 Desenvolver “práticas que desfazem a compreensão, a fala, a visão e a escuta das mesmas coisas, dos mesmos sujeitos, dos mesmos conhecimentos. Desassossegam o sossego dos antigos problemas e das velhas soluções. Estimulam outros modos de ver e ser visto, dizer e ser dito, representar e ser representado. Em uma expressão: dispersam a "mesmice".” (Corazza, 2001)

22 Obrigado!

23 Referências MEYER, Dagmar E. E. Gênero e educação: teoria e política. In: LOURO, Guacira Lopes; NECKEL, Jane Felipe e GOELLNER, Silvana (Orgs.). Corpo, gênero e sexualidade – um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, p CORAZZA, Sandra. Na diversidade cultural, uma ‘docência artística’. Disponível em: Acesso: 12 mar 2010. Outras referências que embasaram a apresentação: SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: ______ (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, p COSTA, Marisa Vorraber. Currículo e política cultural. In: _____ (org.). O currículo nos limiares do contemporâneo. Rio de Janeiro: DP&A, p


Carregar ppt "Conversando sobre Educação, Escola e Pedagogias Culturais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google