A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alguns Conceitos “Governo Eletrônico é um conceito emergente que objetiva fornecer ou tornar disponível informações, serviços ou produtos, através de meio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alguns Conceitos “Governo Eletrônico é um conceito emergente que objetiva fornecer ou tornar disponível informações, serviços ou produtos, através de meio."— Transcrição da apresentação:

1

2 Alguns Conceitos “Governo Eletrônico é um conceito emergente que objetiva fornecer ou tornar disponível informações, serviços ou produtos, através de meio eletrônico, a partir ou através de órgãos públicos, a qualquer momento, local e cidadão, de modo a agregar valor a todos os serviços envolvidos com a esfera pública” Zweers & Planquéii “Governo Eletrônico = [ Comércio Eletrônico + Customer Relationship Management (CRM) + Supply Chain Management (SCM) + Gestão do Conhecimento + Business Intelligence (BI) + Tecnologias Colaborativas ]” Lenk & Traunmüllerv

3 O que é ? É governo na internet. É a prestação de serviços e a publicação de informações públicas nos sites governamentais, para acesso dos cidadãos. O Governo Eletrônico integra sistemas, redes, bancos de dados e canais de comunicação. Utilizando-se intensivamente das Tecnologias da Informação na gestão do governo em relação aos cidadãos, às empresas e aos funcionários públicos.

4 Quais perspectivas podem ser, hoje, vislumbradas ?
A Perspectiva do Cidadão - visando oferecer serviços de utilidade pública ao cidadão contribuinte; A Perspectiva de Processos - visando repensar o modus-operandi dos processos produtivos ora existentes no Governo, em suas várias esferas, tais como, por exemplo, os processos de licitação para compras (e-procurement); A Perspectiva da Cooperação - visando integrar os vários órgãos governamentais, e estes com outras organizações privadas e não-governamentais, de modo a o processo decisório possa ser agilizado, sem perda de qualidade, assim como evitando-se fragmentação, redundâncias etc. hoje existentes nas relações entre esses vários atores; A Perspectiva da Gestão do Conhecimento - visando permitir ao Governo, em suas várias esferas, criar, gerenciar e disponibilizar em repositórios adequados, o conhecimento tanto gerado quanto acumulado por seus vários órgãos.2

5

6 Governo Eletrônico pode ser entendido através das três definições seguintes:
Fornecimento de Serviços Eletrônicos. Atualmente, a maior parte dos esforços, recursos e atenção política devotados a Governo Eletrônico se concentra nessa área. Essa área envolve o fornecimento de serviços de utilidade pública para o contribuinte, assim como o relacionamento Governo-Empresa, usando as tecnologias da informação e comunicação como propiciadoras para tal.

7 Governo Eletrônico pode ser entendido através das três definições seguintes:
Democracia Eletrônica (e-democracy). Novas legislaturas como as da Escócia e País de Gales, estão usando sistemas de votação eletrônica nos seus Parlamentos Locais, assim como há no mundo experiências piloto de consulta on-line aos cidadãos. O Brasil vem usando o e-voting - não sem controvérsias acerca da segurança da votação - já há algum tempo, o que o enquadraria nessa tipologia.

8 Governo Eletrônico pode ser entendido através das três definições seguintes:
E-governance. Segundo Kraemer & Dedrickvii , essa é a área menos estudada de Governo Eletrônico. Ela incluiria, entre outras atividades, todo o suporte digital para elaboração de políticas públicas; tomada de decisões; public choices e Workgroup entre os vários gestores públicos de diferentes escalões.

9

10 Seus objetivos são: - Promover o acesso dos cidadãos aos serviços públicos. - Promover a transparência e a democratização das informações e ações governamentais. - Proporcionar aos cidadãos meios de controle sobre a gestão pública. - Maior produtividade e eficiência das ações governamentais. - Redução de custos na prestação de serviços aos cidadãos. - Desintermediação no oferecimento de serviços públicos.

11 São exemplos de Governo Eletrônico:
1. Sites com informações institucionais sobre políticas, programas e projetos. 2. Serviços de ouvidoria e de atendimento ao cidadão (Exemplo: "Fale com a SEDUC"). 3. Bancos de dados para consulta de recurso financeiros e materiais; endereços, estatísiticas etc. 4. Sistemas para efetivar transações como pagamento de contas, consulta a multas, acesso a documentos etc. 5. Compras eletrônicas (canais para processamento de licitação on-line)

12 Para que possamos adquirir resultados efetivos, eficazes e eficientes com o Governo Eletrônico é necessário que ele se aproxime ao máximo das demandas da sociedade e permita o estreitamento de relações entre Governo e Mundo Empresarial. Dessa forma, E-Gov e E-Business, cada vez mais, tenderão a andar juntos, na busca de uma sociedade mais justa e participativa. Enfim, de uma sociedade cidadã, por mais paradoxal que essa expressão possa parecer.

13 Atividade Entre em sites de busca e pesquise sobre o governo eletrônico no Brasil em relação ao contexto mundial? Palavras chaves: E-gov Governo eletrônico Inclusão digital


Carregar ppt "Alguns Conceitos “Governo Eletrônico é um conceito emergente que objetiva fornecer ou tornar disponível informações, serviços ou produtos, através de meio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google