A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. MSc. JOÃO MARCOS LEÃO DA ROCHA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. MSc. JOÃO MARCOS LEÃO DA ROCHA"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. MSc. JOÃO MARCOS LEÃO DA ROCHA
VIII CONVENÇÃO DE CONTABILIDADE DE GOIÁS/ VI ENCONTRO DE ESTUDANTES DE CONTABILIDADE DE GOIÁS REGIONAL DE CONTABILIDADE “EU CONTADOR. E AÍ? ” Prof. MSc. JOÃO MARCOS LEÃO DA ROCHA S E T /

2 U C S FORUM REGIONAL DE CONTABILIDADE NA
AGENDA MANIFESTAÇÕES DE PROFISSIONAIS E USUÁRIOS ALTERNATIVAS OFERECIDAS PELO MERCADO E AÍ?

3 "ANTES DE QUERER MUDAR O MUNDO...MUDE-SE."
Fábio Luciano Violin

4 " A CONTABILIDADE SERÁ A PROFISSÃO DO SÉCULO XXI"
Ivan Carlos Gatti 1986

5 O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE
" O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE TEM QUE TER UMA AMPLA VISÃO DO NEGÓCIO, POIS ATUA EM DIVERSOS SEGMENTOS DE MERCADO, NAS ÁREAS PÚBLICA E PRIVADA , INCLUSIVE EM ÂMBITO INTERNACIONAL." (ANGELA BALDINO – ADVB)

6 O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE
“O PROFISSIONAL COM GOMALINA NO CABELO ATRÁS DE UMA MESA NÃO EXISTE MAIS.” “EM SEU LUGAR HÁ UM PROFISSIONAL DINÂMICO QUE ATUA EM CONJUNTO COM TODAS AS ÁREAS DA EMPRESA.” ELIANA LUSTOSA – CFO DO GRUPO PONTO FRIO

7 QUANTOS SOMOS? BRASIL GOIÁS CONTADORES: 203.000 TÉCNICOS : 194.000
GOIÁS CONTADORES: 4.200 TÉCNICOS : 4.400 8.600

8 C N P J BRASIL ±

9 ÁREA DE ATUAÇÃO DO CONTADOR
CONTABILIDADE GERAL AUDITORIA, ASSESSORIA E CONSULTORIA PERÍCIA CUSTOS CONTABILIDADE PÚBLICA MAGISTÉRIO ORÇAMENTO, CONTROLADORIA E CONTABILIDADE GERENCIAL CONTABILIDADE AMBIENTAL CONTABILIDADE SOCIAL CONTABILIDADE - INTANGÍVEIS CONTABILIDADE INTERNACIONAL CONTABILIDADE 3º SETOR

10 CONTABILIDADE GERAL MERCADO EM FRANCA EVOLUÇÃO
FIM DAS ESTRUTURAS ATUAIS CONCORRÊNCIA ACENTUADA GANHO EM ESCALA

11 AUDITORIA E CONSULTORIA
CONCENTRAÇÃO DO MERCADO EM NÍVEL INTERNACIONAL BOAS PERSPECTIVAS PARA PEQUENAS EMPRESAS E PROFISSIONAIS AUTÔNOMOS

12 PERÍCIA REDUÇÃO DE TRABALHO NA ÁREA TRABALHISTA
AUMENTO DE DEMANDA NA ÁREA CÍVEL NECESSIDADE DE ATUAÇÃO EM EQUIPE, PELA DIVERSIDADE DE ÁREAS DE ATUAÇÃO PROFISSIONALIZAÇÃO DO PERITO

13 CUSTOS PERDA DE MERCADO POR DESINTERESSE OU MÁ FORMAÇÃO
MERCADO COM REMUNERAÇÃO BASTANTE ATRATIVA VAGAS SENDO ABSORVIDAS POR OUTROS PROFISSIONAIS

14 CONTABILIDADE PÚBLICA
MERCADO ESTÁVEL A PARTIR DA LRF POSSIBILIDADE DE TERCEIRIZAÇÃO JUNTO A PREFEITURAS PELO NÍVEL DE ESPECIFICIDADE DE CONHECIMENTO EXIGIDO PELA LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL

15 MAGISTÉRIO FIM DO MERCADO PARA GRADUADOS
MERCADO E REMUNERAÇÃO RAZOÁVEL PARA MESTRES MERCADO EXCELENTE E BEM REMUNERADO PARA DOUTORES

16 ORÇAMENTO, CONTROLADORIA E CONTABILIDADE GERENCIAL
ÁREAS COM GRANDE POTENCIAL DE DESENVOLVIMENTO CADA VEZ MAIS DADOS ORÇAMENTÁRIOS E GERENCIAIS SÃO NECESSÁRIOS AO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÕES

17 CONTABILIDADE AMBIENTAL
CONTROLE DE PROTEÇÃO AO MEIO AMBIENTE PODE GERAR RETORNOS EXCELENTES À EMPRESA A CONTABILIDADE PODE EVIDENCIAR INFORMAÇÕES CONSISTENTES PARA ESTA ÁREA

18 CONTABILIDADE SOCIAL A EMPRESA NECESSITA CONSOLIDAR SUA IMAGEM NO CONTEXTO QUE ATUA DADOS CONTÁBEIS SÃO FERRAMENTAL CONSISTENTE PARA EXTERNAR SUAS AÇÕES BALANÇO SOCIAL

19 CONTABILIDADE - INTANGÍVEIS
GOODWILL CAPITAL INTELECTUAL CARTEIRA DE CLIENTES IMAGEM ÉTICA

20 CONTABILIDADE INTERNACIONAL
HARMONIZAÇÃO MERCOSUL C E G7(8) US GAAP PROJETO DE REFORMULAÇÃO DA LEI Nº 6404/76 DELIBERAÇÃO 488/05 - CVM

21 CONTABILIDADE 3º SETOR NORMATIZAÇÃO NO BRASIL É DEFICIENTTE
CARÊNCIA DE PROFISSIONAIS QUALIFICADOS NESTA ÁREA GRANDE NÚMERO DE ENTIDADES NECESSITANDO DE INFORMAÇÕES GERENCIAIS CONSISTENTES O CFC ESTÁ COMEÇANDO A SE MANIFESTAR SOBRE O ASSUNTO

22 E AÍ? O QUE FAZER? MARKETING EU NÃO SEI FAZER MARKETING.
FAZEMOS MARKETING À TODA HORA. NESTE MOMENTO ESTAMOS FAZENDO SE ESTE GERARÁ UM GOODWILL OU UM BADWILL DEPENDERÁ DE NÓS.

23 E AÍ? O QUE FAZER? NO ANO A ÉTICA APLICADA À PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS GERARÁ UMA QUALIDADE SIMILAR À DOS PRODUTOS INDUSTRIALIZADOS QUE HOJE ADQUIRIMOS. (Domenico de Masi)

24 E AÍ? O QUE FAZER? TERCEIRIZAÇÃO DOS SERVIÇOS CONTÁBEIS
RITMO ALUCINANTE E FALTA DE TEMPO NOS FORÇAM A ASSUMIRMOS PAPÉIS MÚLTIPLOS CONSUMIDOR VIGILANTE: ELE MANIPULA O MERCADO POR MEIO DE PRESSÃO PROTESTO E POLÍTICA

25 DUPLICAÇÃO DO CONHECIMENTO
E AÍ? O QUE FAZER? FUTURO NO PRESENTE DUPLICAÇÃO DO CONHECIMENTO A EVOLUÇÃO DA MULHER

26 A EVOLUÇÃO DA MULHER As mulheres compram e influenciam 80% de todas as mercadorias de consumo. Destas: -51% dos aparelhos eletrônicos, 75% dos remédios vendidos nas farmácias, 50% dos carros. Influenciam em 80% na aquisição destes produtos. Compram 50% de todos os computadores pessoais. -Abrem negócios em quantidade duas vezes superior aos homens, totalizando mais de 9 milhões de empreendimentos, movimentando cerca de 3,6 trilhões de dólares e gerando emprego para 27,5 milhões de pessoas. Isto representa mais do que todas as 500 maiores empresas americanas juntas.

27 A EVOLUÇÃO DA MULHER No Brasil é grande o número de mulheres que são chefes de família. - O IBGE revela que nas faixas de 30 a 39 anos ocupam postos de trabalho na proporção de 26,5% contra 20,8% ocupados pelos homens. - Entre 40 e 49 anos, as mulheres ocupam na proporção de 20,8% contra 19,1%. - A inserção de mulheres no mercado de trabalho tem sido maior que a dos homens, principalmente nas profissões liberais, em que o aumento foi superior a 300% desde a década de 90.

28 E AÍ? O QUE FAZER? HUMILDADE DE ADMITIRMOS QUE NECESSITAMOS MELHORAR
OBSERVAR OS COLEGAS "BONS" OBSERVAR OUTROS PROFISSIONAIS "BONS" BUSCAR CONHECIMENTO CONSTANTEMENTE

29 E AÍ? O QUE FAZER? DESPREZE MINÚCIAS AVALIE-SE CONSTANTEMENTE
RELACIONE-SE COM PESSOAS ESTEJA SEMPRE ALERTA A ALTERAÇÕES

30 E AÍ? O QUE FAZER? SÍNDROME DO SAPO FERVIDO

31 E AÍ? O QUE FAZER? DOMÍNIO DO IDIOMA PÁTRIO
FLUÊNCIA NA COMUNICAÇÃO ORAL E VERBAL

32 E AÍ? O QUE FAZER? COMUNICAÇÃO FLUENTE E ADEQUADA NO NÍVEL DE REPORTE.
GENTILEZA NO TRATO. COM LICENÇA OBRIGADO DESCULPE

33 E AÍ? O QUE FAZER? DOMÍNIO DE IDIOMAS NO MÍNIMO + 2 INGLÊS ESPANHOL
FRANCÊS MANDARIM ??? ... 1,3 x 109 habitantes INDIANO???... 1,0 x 109 habitantes

34 E AÍ? O QUE FAZER? PRODUÇÃO MUNDIAL DA CHINA 75% BRINQUEDOS
75% RELÓGIOS 55% CALÇADOS 50% CAMARAS DIGITAIS 50% CONTAINERS 42% MONITORES

35 E AÍ? O QUE FAZER? CONSUMO MUNDIAL DA CHINA 51% CARNE DE PORCO
40% MOTOCICLETAS 40% CIMENTO 33% ALGODÃO 32% TELEVISORES 31% AÇO

36 E AÍ? O QUE FAZER? ÍNDIA UM NOVO VALE DO SILÍCIO ESTÁ SE FORMANDO LÁ.
TREINAMENTO DE PESSOAS PARA ATENDIMENTO MUNDIAL DE TELEMARKETING, INCLUSIVE COM SOTAQUES REGIONAIS DE CADA PAÍS. EMBRAER COMERCIALIZANDO AVIÕES.

37 E AÍ? O QUE FAZER? INFORMAÇÃO
O PRINCIPAL GOODWILL QUE UM PROFISSIONAL DEVE AGREGAR ATUALIZAÇÃO CONSTANTE

38 E AÍ? O QUE FAZER? O PROFISSIONAL DA CONTABILIDADE É O DETENTOR DO MAIOR NÚMERO DE INFORMAÇÕES NO CONTEXTO CORPORATIVO.

39 E AÍ? O QUE FAZER? QUANTO MELHOR UTILIZAR ESTA INFORMAÇÃO PARA O CONJUNTO DE "NEGÓCIOS" DA EMPRESA MELHOR ESTARÁ PROJETANDO SUA IMAGEM PROFISSIONAL

40 E AÍ? O QUE FAZER? QUANTO MELHOR ESTIVER PROJETANDO SUA IMAGEM E PROFISSIONAL MAIS ESTARÁ CONTRIBUINDO PARA O RECONHECIMENTO DE NOSSA PROFISSÃO. NÃO BASTA SERMOS BONS. TEMOS DE CONSTANTEMENTE ESTARMOS DEMONSTRANDO ISTO.

41 OBRIGADO!


Carregar ppt "Prof. MSc. JOÃO MARCOS LEÃO DA ROCHA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google