A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Engenharia de Software

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Engenharia de Software"— Transcrição da apresentação:

1 Engenharia de Software
Software como Produto Márcio Campos -

2 O que é um produto? Produto pro.du.to
sm (lat productu) 1 Aquilo que é produzido; resultado da produção. 2 Resultado ou rendimento do trabalho físico ou intelectual: Ele vive do produto de seu trabalho. 3 Resultado de uma ou mais forças postas em ação: "Os basaltos são produtos vulcânicos" (Séguier). 10 Econ polít Resultado útil do trabalho. portugues&palavra=produto

3 A importância do software
Aparecimento da internet e seu impacto na sociedade. Disseminação do conhecimento através de livros, bibliotecas, artigos e vídeos. Arquitetura baseada em padrões abertos e livres com reflexos em outros segmentos (carro da fiat). Software entrega hoje um dos produtos mais valiosos: a informação.

4 Características do Software
A ênfase do produto software está na concepção e não em sua manufatura. Software não desgasta. Software é específico para necessidades individuais.

5 Definição de Software Software é um conjunto de instruções de computadores que cuja execução fornece uma determinada funcionalidade e desempenho, um conjunto de dados que permitem ao programas manipularem informação e documentos que descrevem estes mecanismos.

6 Características do Software
É um processo de construção mental, efetivamente. Não se deprecia ou se desgasta, se desatualiza. É desenvolvido e não manufaturado. Potencializa aspectos cognitivos do homem. É maleável, configurável e customizável. Produção baseada em equipes.

7 Definição de Engenharia de Software
IEEE: engenharia de software é a aplicação sistemática, disciplinada, quantificada de desenvolvimento, operação e manutenção de software; isto é a aplicação da abordagem de engenharia a construção de software; o estudo destas abordagens. IEEE Standarts Collection: software engineering, IEEE Standart , IEEE, 1993. É o estabelecimento e uso de sólidos princípios de engenharia de forma a obter produtos confiáveis e efetivos para seus usuários.

8 Mas... Dada uma base grande o suficiente de beta- testers e co-desenvolvedores, praticamente todo problema será caracterizado rapidamente e a solução será óbvia para alguém. Ou, menos formalmente, ``Dados olhos suficientes, todos os erros são triviais.'' Eu chamo isso de: ``Lei de Linus''. Eric S. Raymond 1998.

9 ...segue que Porque software é um conjunto de conhecimento integrados que estavam anteriormente dispersos, tácitos, latentes eincompletos em grande medida, deduz-se que que o desenvolvimento de software é um processo de aprendizado social. Baetjer,Howrad, Software as Capital, IEEE Computer Society Press, 1998, p85 em R. Pressman., Engenharia de Software 5 edição.

10 Justificativa histórica
Crise do Software, ao final dos anos 60. Custos fora de controle. Qualidade pífia. Baixa confiabilidade. Imaturidade no processo de construção de software. Baixa maturidade das ferramentas e métodos. Novidade humana / formação profissional.

11 Sumário Software se transformou em um elemento chave do processo produtivo atual. Software é uma indústria à parte. Software é um limitador de crescimento das empresas e organizações. O objetivo da engenharia de software é prover um framework para construção de software de alto nível.

12 Dúvidas? Márcio Campos - camposmf@gmail.com
Software como Produto Dúvidas? Márcio Campos -

13 Engenharia de Software
Software como Processo Márcio Campos -

14 O que é um processo? Processo pro.ces.so
sm (lat processu) 1 Ato de proceder ou de andar. 2 Sociol Sucessão sistemática de mudanças numa direção definida. 3 Concatenação ou sucessão de fenômenos. 4 Seguimento, decurso: O processo dos tempos. 5 Série de ações sistemáticas visando a certo resultado: O processo de fazer vinho. 6 Ação ou operação contínua ou série de ações ou alterações que ocorrem de uma maneira determinada: Em adiantado processo de decomposição. 7 Ação de ser feito progressivamente. portugues&palavra=processo

15 O que é processo de software?
[Jair C. Leite] Um conjunto de atividades realizadas por pessoas cujo objetivo é desenvolvimento ou evolução de software e sua documentação. Atividades genéricas em todos os processos: Especificação – o que o sistema deve fazer (funcionalidade) e quais as restrições Desenvolvimento – produção do software Verificação – avaliar correção, validação e outros aspectos de qualidade Manutenção – mudanças no software Um modelo de processo de software é uma representação abstrata das atividades, papéis e artefatos eSoftware.pdf+processo+de+software&cd=5&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

16 Modelos de Processos - Cascata
(waterfall, Linear sequencial model)‏

17 Modelos de Processos - Cascata
O processo do modelo sugere que o desenvolvimento seja feito seguindo etapas específicas. Existem objetivos específicos para serem alcançados em cada etapa. Cada atividade dentro de cada etapa deve ser bem sucedida. O processo é considerado como não interativo. Cada estágio deve entregar um conjunto de documentos

18 Modelos de Processo - Cascata
1. Systems Concept/System Requirements Analysis 2. Software Requirements Analysis 3. Software Parametric Cost Estimating 4. Preliminary Design 5. Detailed Design 6. Coding and Computer Software unit (CSU) Testing 7. Computer Software Component (CSC) Integration and Testing 8. Computer Software Configuration Item (CSCI) Testing 9. System Integration and Operational Testing

19 Modelos de Processo - Espiral
me=computer_level1&path=computer/homepage/misc/Boehm&file=index.xml&xsl=article.xsl&

20 Modelos de Processo - Espiral
Captura o processo interativo de prototipação por natureza. Incorpora, de forma controlada, o modelo em cascata. Software é desenvolvido em uma série de construções. Tipicamente, o modelo espital está dividido entre 3 e 6 regiões de trabalho. Comunicação com cliente, planejamento, análise de riscos, engenharia, construção, avaliação do cliente.

21 Relação entre processo e produto
Questão de qualidade. Correlação entre a qualidade do processo e a qualidade do produto. Quanto maior a qualidade do processo, maior a qualidade do produto.

22 mas... Evaluating the service quality of software providers appraised in CMM/CMMI Rodrigo Pinheiro dos Santos1 Contact Information, Kathia Marçal de Oliveira1 Contact Information and Wander Pereira da Silva1 Contact Information (1) Catholic University of Brasilia, SGAN 916 Norte AV. W5, Brasilia, DF, Brazil The results show a considerable discrepancy between customers’ expectations and their perceptions of the services provided.

23 Software como um conjunto de tecnologias
Qualidade. Busca da melhoria contínua . Desenvolvimento de referências para a melhoria do produto e do processo. Modelos de avaliação e produtos de processos. Processo de desenvolvimento. Elemento integrador de métodos, técnicas, ferramentas e habilidades humanas. Métodos e Ferramentas Mecanismos de como fazer, abordar e executar um determinado problema apoiado por tecnologia.

24 Dúvidas? Márcio Campos - camposmf@gmail.com
Software como Produto Dúvidas? Márcio Campos -


Carregar ppt "Engenharia de Software"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google